ITIRAPINA/SP - A Prefeitura Municipal de Itirapina, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Defesa Civil de Itirapina, está realizando ações emergenciais para atender às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas. Entre domingo (25) e segunda-feira (26), o município registrou 160 milímetros de chuva em um período de 24 horas, provocando danos em diferentes trechos dos aproximadamente 700 quilômetros de estradas rurais de Itirapina. Cinco pontos foram identificados como os mais atingidos, exigindo atenção prioritária das equipes.
Na Estrada Velha de Graúna, um dos locais afetados, foram realizadas medidas emergenciais de contenção e sinalização, permitindo a passagem parcial de veículos e buscando preservar a segurança de quem utiliza a via.
Durante a vistoria, foi identificada a necessidade de substituir um tubo de drenagem danificado. As providências para a aquisição da peça necessária ao reparo já estão em andamento. A continuidade dos serviços depende da chegada do material e de condições climáticas adequadas para a execução.
As equipes também estão atuando em outras estradas rurais atingidas, com intervenções voltadas à recuperação das condições de circulação e à segurança da população.
A Prefeitura Municipal de Itirapina mantém o acompanhamento das áreas afetadas, priorizando os trechos que necessitam de intervenções para o restabelecimento do tráfego.
A orientação aos motoristas é redobrar a atenção e respeitar a sinalização nos locais afetados.
Yasmmin Salwaninin disputará as provas dos 400 metros rasos e 400 metros com barreiras, em Cuenca, entre os dias 11 e 13 de dezembro.
ARARAQUARA/SP - O atletismo de Araraquara alcança mais uma importante conquista no cenário esportivo internacional. A atleta Yasmmin A. Lima de S. Salwaninin, da Fundesport de Araraquara, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18, programado para os dias 11 a 13 de dezembro de 2026, na cidade de Cuenca, no Equador.
A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por meio da Nota Oficial nº 224/2026, que apresenta os atletas selecionados para representar o país na competição continental.
Yasmmin defenderá as cores do Brasil nas provas dos 400 metros rasos e 400 metros com barreiras, duas modalidades que exigem velocidade, resistência, técnica e preparação física.
A convocação representa um importante reconhecimento da trajetória esportiva da jovem atleta e projeta mais uma vez o nome de Araraquara no cenário internacional.
Araraquara no cenário esportivo internacional
A participação de Yasmmin na Seleção Brasileira reforça a importância do trabalho de formação e desenvolvimento de atletas realizado no município, além de representar um incentivo para outros jovens que encontram no esporte oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
A Fundesport, responsável pelo desenvolvimento e incentivo de diversas modalidades esportivas em Araraquara, celebra mais uma representante da cidade em uma importante competição internacional.
O Campeonato Sul-Americano Sub-18 reunirá jovens talentos de diferentes países da América do Sul, proporcionando intercâmbio esportivo e a oportunidade de competir em alto nível.
Mais do que uma conquista individual, a convocação de Yasmmin simboliza o potencial do atletismo araraquarense e a importância do investimento no esporte de base.
A Fundesport em nome do atual Diretor Executivo e Técnico Cassio Mascarenhas, parabeniza Yasmmin pela convocação e deseja sucesso em sua participação com a Seleção Brasileira, levando o nome de Araraquara, do Estado de São Paulo e do Brasil ao cenário internacional.
RIO DE JANEIRO/RJ - O Flamengo conta com alguns precedentes da Conmebol para pleitear uma vaga na final da Libertadores. Além da eliminação do Santos em 2018, o clube se apoia em outros casos depois da suposta escalação irregular de Marcos Rojo, do Estudiantes, na semifinal disputada no Maracanã, na semana passada.
Veja cada caso:
2017 - Chapecoense x Lanús - Libertadores
Em maio de 2017, a Conmebol informou minutos antes do início do jogo entre Chapecoense e Lanús que Luiz Otávio não estaria apto a jogar por suspensão pela expulsão contra o Nacional, do Uruguai. Os brasileiros alegaram não terem sido informados oficialmente da pena e bancaram a escalação do zagueiro, que fez o gol da vitória por 2 a 1 na quinta rodada da fase de grupos.
No fim, a entidade anunciou a punição à Chapecoense, que teve os pontos retirados e computados para o time argentino, com um placar de 3 a 0. Por isso, acabou eliminada da competição na época.
2018 - San Lorenzo x Deportes Temuco - Sul-Americana
O San Lorenzo enviou uma reclamação formal à Conmebol denunciando a escalação irregular de um jogador do Deportes Temuco, do Chile. Segundo a denúncia, Jonathan Requena estava inabilitado de atuar pelo Temuco porque seu nome estava relacionado aos jogadores do Defensa y Justicia na planilha oficial do jogo contra o El Nacional, em 18 de julho daquele ano.
Ainda segundo o San Lorenzo, Requeno se desligou do Defensa y Justicia no dia seguinte à partida. O regulamento da Conmebol proibia que um jogador fosse inscrito por mais de um clube na mesma competição. Portanto, a entidade acolheu a reclamação e atribuiu ao San Lorenzo a vitória por 3 a 0 no jogo de ida da segunda fase da competição.
O Temuco recorreu da decisão, mas a punição foi mantida. No jogo de volta, a equipe chilena venceu por 1 a 0, mas o placar foi insuficiente no placar agregado de 3 a 1 e o San Lorenzo avançou.
2018 - Independiente x Santos - Libertadores
Em 2018, a confederação sul-americana alterou o resultado de um jogo do Santos, que acabou eliminado nas oitavas de final do torneio. Na época, a equipe empatou por 0 a 0 o jogo de ida na Argentina com o Independiente, que no dia seguinte moveu um recurso na Conmebol alegando que o meia uruguaio Carlos Sánchez (curiosamente irmão de De la Cruz, atual jogador do Flamengo), foi escalado de forma irregular.
Quando ainda defendia o River Plate, em 2015, Sánchez foi expulso ao agredir um gandula na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Huracán. Em dezembro daquele ano, o jogador uruguaio recebeu uma suspensão de três jogos e multa de US$ 3 mil (R$ 11 mil na cotação da época). Ele precisaria cumprir as partidas na próxima competição Conmebol que disputasse, o que só aconteceu em 2018.
Em 2016, quando completou 100 anos, a Conmebol anunciou uma anistia a clubes e atletas com punições pendentes. Então, Sánchez teve a pena reduzida de três para um jogo.
A entidade abriu expediente, julgou o caso e decidiu pela punição ao Peixe com a perda do ponto que somou na partida. Com isso, o Santos viu o empate em 0 a 0 se transformar em uma derrota por 3 a 0 e se viu obrigado a golear os argentinos no jogo da volta para continuar na Libertadores. Porém, o Peixe não passou nem perto de levar a disputa ao menos para os pênaltis. Um novo 0 a 0, desta vez no Pacaembu, sacramentou a eliminação santista.
2019 - Barcelona SC x Defensor Sporting - Libertadores
Em 2019, faltando 24 horas para o jogo de volta da segunda fase da Libertadores, a Conmebol acatou a reclamação do Defensor Sporting por conta da escalação irregular de Sebastián Pérez pelo Barcelona de Guayaquil na primeira partida, e alterou o resultado do duelo de ida.
O jogador foi escalado pelo Barcelona de Guayaquil sem que seu Certificado Internacional de Transferência (CTI) tivesse chegado a tempo. Portanto, foi inscrito fora do prazo de 48 horas antes da partida. No jogo do Uruguai, Sebastián Pérez foi titular e atuou por 67 minutos. Os equatorianos venceram por 2 a 1. No jogo de volta, o Barcelona venceu por 1 a 0, mas o placar não foi suficiente para reverter a desvantagem.
Eliminado nos pênaltis na semifinal da Libertadores, o Flamengo foi incluído como parte do processo do Estudiantes na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para a liberação de Marcos Rojo na véspera do confronto de volta, no Maracanã. Por isso, avisou que se o jogador fosse escalado iria reivindicar os pontos da partida.
O clube argentino entrou em campo ciente da possibilidade. Rojo estava no Racing e teve uma transferência conturbada, rompendo relações com o presidente Diego Milito. O Estudiantes, desesperado porque perdeu dois titulares da defesa (Pirez e Tomás Palacios), suspensos para o primeiro jogo da semifinal, pagou US$ 500 mil (R$ 2,5 milhões) para concluir a contratação. Além de assumir bônus de mais US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão) se conseguisse a classificação para a final e de US$ 450 mil (R$ 2,2 milhões) em caso de título.
Ele foi inscrito no Campeonato Argentino no lugar do lesionado Gabriel Neves. Mas como o prazo de recuperação do jogador machucado não se enquadrava nos critérios da Conmebol para a abertura de uma vaga na Libertadores, sua inscrição foi rejeitada antes de sua estreia, que seria contra o Flamengo na Argentina. O Estudiantes, no entanto, recorreu ao CAS para poder escalar o reforço no Maracanã. Rojo foi titular na lateral esquerda.
O artigo 19 do Código Disciplinar da Conmebol diz que, em caso de escalação indevida de um jogador, "qualquer equipe cuja responsabilidade se determina o resultado de uma partida, será considerada perdedora desse encontro por 3 a 0".
Por Redação do ge
SÃO PAULO/SP - Apesar de uma pequena recuperação recente, a indústria de transformação brasileira segue entre as que menos crescem no mundo e está bem abaixo da posição que ocupava em 2024, quando figurava na metade de cima do ranking global.
Há apenas dois anos, no segundo trimestre de 2024, o Brasil ocupava o 28º lugar na lista dos países com maior avanço na produção industrial. Após forte aumento na taxa básica de juros (Selic), despencou para a 62ª posição no segundo trimestre deste ano.
A conclusão é de uma análise feita pelo Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) a partir de dados da Unido, a organização da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento industrial.
Os números apontam que, enquanto a indústria de transformação mundial avançou 7,6% entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2024, a brasileira cresceu somente 0,84% na mesma comparação.
O economista-chefe do Iedi, Rafael Cagnin, afirma que a escalada da Selic, que penaliza a indústria tanto do lado do investimento como da demanda dos consumidores, está diretamente relacionada ao tombo brasileiro no ranking durante o período.
Em setembro de 2024, os juros básicos, então em 10,50% ao ano, começaram a subir e atingiram 15% em junho de 2025, patamar onde se mantiveram até o início deste ano. Hoje a taxa, em um ciclo de queda desde março último, está em 13,75% ao ano.
"A taxa de juros é um condicionante poderoso da produção industrial. A indústria é muito sensível a ela porque produz bens duráveis, onde a demanda depende do patamar da Selic, e depende também de crédito para investir", diz Cagnin.
No final de 2025, o Brasil chegou a atingir o 75º lugar no ranking, mas subiu algumas posições nos últimos trimestres. Para o economista do Iedi, a base de comparação fraca do ano passado, aliada à queda recente dos juros, ajudaram nesse movimento.
Ele afirma que, após amargar três trimestres consecutivos de queda anual, a indústria avançou 0,5% entre abril e junho sobre igual período de 2025. Apesar disso, ressalva, a manufatura mundial cresceu 3,7% nessa comparação, ritmo sete vezes maior, o que mostra um descompasso prejudicial ao Brasil em relação ao resto do mundo.
"Na margem melhorou um pouco, mas ainda próximo de zero, e muito longe do que estávamos em 2024", afirma.
Entre os ramos da indústria mais afetados, ele diz que o destaque são os bens de capital (máquinas e equipamentos), onde juros elevados são especialmente prejudiciais. Esse segmento acumula queda de 5,3% da produção no ano até agosto, depois de fechar 2025 com recuo de 1,7%. Em 2024, havia crescido 9%.
"Essa é a parcela da indústria que está travada, porque existe o custo de oportunidade: para investir em bens de capital, as empresas precisam ter um retorno de no mínimo os juros básicos, porque senão vale mais a pena aplicar em títulos públicos."
Outro destaque negativo são os bens de consumo duráveis, que também dependem de financiamento e que tiveram crescimento de apenas 2,1% no acumulado do ano até agosto -em 2024, a alta havia sido de 10,7%.
Já os segmentos ligados à renda corrente, como alimentos, bebidas, vestuário e calçados, são menos afetados porque dependem menos de crédito para serem consumidos, apesar de ainda demandarem algum grau de financiamento no Brasil, segundo Cagnin.
Para Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, a indústria brasileira enfrenta uma série de desafios. "O problema estrutural da indústria é o custo elevado em praticamente todos os itens que compõem sua produção", diz.
Ele cita o custo Brasil (dificuldades estruturais, burocráticas, tributárias e econômicas que tornam o ato de produzir e fazer negócios no Brasil mais caro), além do custo trabalhista elevado e do custo de energia, historicamente alto. "Sem falar nos juros."
Para Vale, o fato de a economia brasileira ser uma das mais fechadas do planeta manteve o país afastado das cadeias globais de produção, o que fica mais visível na comparação setorial entre países.
"Nosso foco de competitividade é nos setores que têm exposição aos mercados externos, como as commodities. A indústria relacionada a esses setores foi ganhadora. Mas aqui há um novo problema no horizonte, que é a forte presença da China em nossa pauta importadora industrial", aponta.
Há outro lado que explica a forte queda do Brasil no ranking, e ele está relacionado com a resiliência mostrada pela indústria internacional, a despeito de guerras, que levaram a rupturas em cadeias globais de fornecimento, e inflação persistente.
O motor, segundo dados da Unido citados pelo Iedi, são os setores de alta intensidade tecnológica, ligados à digitalização e à transição energética. Eles cresceram 2% no mundo no trimestre, com destaque para outros equipamentos de transporte (+3,8%) e computadores e eletrônicos (+3,4%).
Enquanto isso, os setores de menor intensidade tecnológica avançaram 0,4%. "Existe um processo de dinamismo industrial, e o que está por trás é principalmente a indústria de alta intensidade tecnológica, liderada por computação, transporte, digitalização e eletrificação", diz Cagnin. "A Unido aponta que, desde a pandemia, essas atividades cresceram praticamente o dobro do que cresceu a indústria como um todo."
O Brasil, entretanto, não vem conseguindo aproveitar esse movimento, aponta o economista do Iedi, já que esses segmentos não possuem a força que poderiam ter no mercado doméstico.
"São os ramos mais dinâmicos da indústria global nesse momento da história, mas são sub-representados na estrutura da produtividade brasileira", diz. "Isso faz com que o Brasil perca o vento de popa que impulsiona o mundo."
Para Cagnin, o cenário para os próximos meses segue restritivo. Os juros caem lentamente, mas o endividamento de famílias e empresas e a incerteza eleitoral pesam sobre os setores que dependem de confiança para decidir investimentos, como os de bens duráveis.
O mercado interno, com emprego e renda razoáveis, evita uma queda maior, mas não basta para iniciar um ciclo de expansão. "A indústria reage, mas o suficiente apenas para estancar a queda", afirma.
Em 2027, ele espera mais desaceleração. O resultado dependerá da estratégia econômica do próximo governo e do ritmo de redução dos juros.
"A queda de juros demora para bater na atividade", lembra. "O cenário para os próximos meses e a primeira metade do ano que vem ainda é muito restritivo, de freio de mão puxado."
Vale, da MB Associados, afirma que a solução passa por buscar acordos com outros países e reduzir os custos de produção. "O caminho é por mais acordos comerciais com países mais ricos, como estamos fazendo com a União Europeia", defende.
por Folhapress
BRASÍLIA/DF - Ao terminar o segundo turno da eleição presidencial com 64.256.232 votos neste domingo (25), o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou a maior votação já obtida por um presidenciável na história do país.
Os mais de 64 milhões de votos de Lula superam o recorde que já pertencia a ele, ao vencer a eleição de 2022 no segundo turno com mais de 60 milhões de votos, impedindo a reeleição de Jair Bolsonaro.
Veja as maiores votações dos candidatos eleitos no país desde 1989, primeira eleição direta para a Presidência na redemocratização.
2026
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 64.256.232 votos
2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 60.345.999 votos
2006
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 58.295.042 votos
2018
Jair Bolsonaro (PSL): 57.797.847 votos
2010
Dilma Rousseff (PT): 55.752.529 votos
2014
Dilma Rousseff (PT): 54.501.118 votos
2002
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 52.793.364 votos
1998
Fernando Henrique Cardoso (PSDB): 35.936.916 votos
1989
Fernando Collor (PRN): 35.090.206 votos
1994
Fernando Henrique Cardoso (PSDB): 34.377.829 votos
Das dez eleições presidenciais após a redemocratização, apenas 1994 e 1998 foram decididas no primeiro turno.
Os números resultantes das urnas mostram crescimento do eleitorado brasileiro. Em 1989, o país tinha pouco mais de 82 milhões de eleitores. O contingente cresceu ano a ano até alcançar mais de 158 milhões em 2026.
Como houve o aumento do eleitorado, o recorde de votos recebidos por Lula nesse domingo não representa a maior vitória em termos de votos válidos. Lula conquistou 51,79% da preferência do eleitorado. O recorde pertence à primeira eleição do petista, em 2002, quando derrotou José Serra (PSDB) com 61,27% dos votos válidos.
2002
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 61,27%
2006
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 60,83%
2010
Dilma Rousseff (PT): 56,05%
2018
Jair Bolsonaro (PSL): 55,13%
1994
Fernando Henrique Cardoso (PSDB): 54,28%
1998
Fernando Henrique Cardoso (PSDB): 53,06%
1989
Fernando Collor (PRN): 53,03%
2026
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51,79%
2014
Dilma Rousseff (PT): 51,64%
2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 50,90%
O próximo mandato de Lula começa em 5 de janeiro de 2027.
AGÊNCIA BRASIL
BRASÍLIA/DF - As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2026, foram abertas nesta segunda-feira (26).
Os estudantes interessados poderão se inscrever gratuitamente até 3 de novembro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É preciso fazer login pela conta da plataforma Gov.br.
Saiba o passo a passo para a inscrição.
O programa oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em faculdades privadas bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O Fies cobre as mensalidades do curso e permite que o estudante pague, com condições facilitadas, o valor financiado após a conclusão da graduação.
Nesta edição, as vagas remanescentes destinam-se exclusivamente à contratação do financiamento no segundo semestre letivo deste ano, sem possibilidade de extensão do prazo.
Uma das etapas do processo seletivo vai verificar se os candidatos pré-selecionados têm condições de acompanhar as atividades acadêmicas e concluir o semestre com aproveitamento suficiente.
Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas de conhecimentos e nota acima de zero na redação.
O estudante não pode ter participado do exame como treineiro.
O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos, de acordo com o edital, que trata da ocupação das vagas.
Na parte acadêmica, o candidato pré-selecionado deve ter condições de cumprir a frequência mínima exigida pela instituição privada de ensino superior neste segundo semestre letivo de 2026.
Ao todo, são 50 mil vagas distribuídas pelo país.
O edital reserva 50% dessas vagas remanescentes a candidatos com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo e inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Para essa verificação, serão consideradas as informações cadastrais atualizadas até 8 de outubro de 2026.
Os estudantes pré-selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme as regras do programa.
O resultado da chamada única está previsto para 16 de novembro.
AGÊNCIA BRASIL
PORTO ALEGRE/RS - Desde a década de 1980, o Brasil registra surtos comprovados de dengue, mas só em 2007 o Rio Grande do Sul teve um caso que não tenha sido importado de outra parte do país. A explicação é simples: como o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, vive melhor em regiões quentes e úmidas, o clima funcionava como uma barreira de proteção.
Essa defesa natural ficou no passado. Em 2024, ano em que o Brasil registrou um número recorde de casos da doença, o Rio Grande do Sul teve quase 210 mil infecções confirmadas e 281 mortes.
Na Bahia, estado acostumado a temperaturas mais elevadas e com 3 milhões de habitantes a mais, os casos confirmados foram cerca de 163 mil, com 188 óbitos.
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que isso não ocorre apenas no Rio Grande do Sul. De 2006 a 2024, o número de microrregiões brasileiras com níveis epidêmicos de dengue mais do que dobrou, de 110 para 292, extensão que representa metade do país (54%).
As outras microrregiões (46%) apresentaram incidência de média a baixa, com risco esporádico ou incerto.
A principal explicação para essa mudança está no clima. A pesquisa identificou que a maior frequência de anomalias térmicas é o indicador climático que explica melhor o aumento das taxas de incidência de dengue no longo prazo. O conceito se refere ao registro de temperaturas muito diferentes das habituais em um local por determinado período de tempo.
"O que se observa é que o processo de expansão da área de transmissão da dengue parece ser irreversível. Uma vez introduzidos, o vírus e o vetor, é improvável que se retorne a um cenário de transmissão zero", alertam os autores.
De acordo com o infectologista Celso Granato, membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, o espalhamento da dengue é uma das maiores provas de como as mudanças climáticas podem incidir sobre as doenças infecciosas.
A doença tropical tem chegado não somente a regiões mais frias do Brasil, como a países do Hemisfério Norte. Neste momento, a região continental dos Estados Unidos vive o maior surto de dengue da sua história. Casos autóctones também foram registrados neste ano na França e na Itália.
Granato explica que todas as etapas da vida do mosquito transmissor da dengue são afetadas pelo clima.
"Eles colocam ovos com uma casca muito resistente, que podem permanecer por anos na natureza e se romper quando tem umidade e temperatura alta. E esses mosquitos já podem nascer infectados, porque há a transmissão da fêmea para os ovos".
A temperatura também altera o comportamento dos mosquitos já adultos.
"Quando está muito calor, eles têm que bater a asinha mais rapidamente para conseguir voar. Então, eles gastam mais energia e precisam picar mais para se alimentar e acabam transmitindo mais a doença também".
Mas a dengue não é a única doença afetada pelas mudanças climáticas. A febre do Oropouche, que circulava quase exclusivamente na Região Amazônica até 2023, causou mais de 12 mil infecções no ano passado, em 23 estados e no Distrito Federal.
A relação com o clima ainda está sendo investigada, mas especialistas acreditam que mudanças nos padrões de temperatura e chuvas, em conjunto com a degradação ambiental, tenham contribuído para a expansão da doença.
Granato chama atenção ainda para surtos que podem ocorrer após eventos extremos, como secas e enchentes, que têm se tornado mais frequentes com as mudanças climáticas. O alerta aumenta com a previsão de que o Brasil seja afetado pelo fenômeno El Niño, que favorece esses eventos.
"No Rio Grande do Sul, após o desastre das chuvas, aumentou muitas vezes a frequência de leptospirose", exemplifica.
A doença é causada por uma bactéria transmitida principalmente pela urina de ratos, que é espalhada durante enchentes.
"A água da enxurrada também se mistura com o esgoto e pode contaminar a que as pessoas vão beber ou lavar seus alimentos. Há um grande risco de se contaminar com bactérias que causam problemas gastrointestinais e com vírus, como o da hepatite A", complementa o infectologista.
Já as secas representam um perigo diferente e pouco conhecido: "Quando a gente tem incêndio, os animais que dependem da floresta migram para as casas das pessoas que moram perto, principalmente pequenos mamíferos, que têm uma série de doenças que podem passar para o ser humano".
O exemplo mais preocupante é o hantavírus. A cepa que circula no Brasil causa uma síndrome cardiopulmonar bastante grave. Desde 2016, 530 infecções foram confirmadas no país, com 212 mortes, uma taxa de letalidade de 40%.
"A gente tem vários exemplos anteriores, na Bolívia e no Paraguai, por exemplo. Quando ocorrem queimadas, os roedores infectados entram na casa das pessoas e causam essa doença", alerta Granado.
Outra ameaça pouco conhecida é a das doenças fúngicas. Na última edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, a professora da Universidade Federal do Espírito Santo Sarah Gonçalves Tavares alertou que as mudanças climáticas estão levando os fungos a se adaptarem e, com isso, alguns passam ser nocivos aos humanos.
"A gente tem uma temperatura corporal média de 37 graus Celsius, e 95% dos fungos que estão no ambiente não conseguem crescer nessa temperatura. Mas a temperatura do meio-ambiente tem aumentado, e os fungos estão se adaptando a isso. Então, essa barreira que a gente tem acaba sendo rompida".
A professora explica que a mudança de temperatura é uma das "engrenagens" desse processo, assim como o aumento de raios ultravioleta e outras alterações ecológicas, que se somam e propiciam a emergência de determinados fungos como patológicos.
"A gente tem micro-organismos que estavam no meio-ambiente e não eram causadores de doenças em seres humanos, mas eles foram se adaptando a vários tipos de estresse ao longo do tempo e começaram a surgir, principalmente, em pacientes em tratamento intensivo".
O maior exemplo é a Candida auris, identificada pela primeira vez na década de 1990 em áreas alagadas de países asiáticos, depois em regiões rurais e, por fim, em cidades. Ele apresenta duas características muito perigosas: consegue sobreviver em altas temperaturas e resistir por muito tempo no meio ambiente.
"Uma pessoa sadia dificilmente vai desenvolver uma infecção por esse tipo de fungo, mas os pacientes imunodeprimidos são vulneráveis", complementa Sarah. Por isso, os surtos de Candida auris têm acontecido em unidades hospitalares, com letalidade entre 40 e 60%".
O primeiro registro de infecção pelo fungo no Brasil foi em 2020, na Bahia. De lá para cá, foram 24 ocorrências em 15 estados, todas em unidades de saúde. Dos 146 pacientes colonizados, 56 morreram. Quando o fungo chegou a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada, a letalidade chegou a 82%.
Um exemplo mais recente é o Trichophyton indotineae, uma espécie de fungo que causa problemas de pele, identificada pela primeira vez em 2022.
"Ele já emergiu com resistência a antifúngicos, porque provavelmente estava exposto a isso no meio ambiente, e o remédio acaba selecionando cepas isoladas que são resistentes", conta a professora da Ufes.
Fungos resistentes não respondem aos tratamentos tradicionais, logo, são muito mais difíceis de serem combatidos. As mudanças climáticas também interferem indiretamente nesse processo: eventos extremos aumentam a vulnerabilidade das plantações, o que leva os agricultores a aplicarem mais fungicidas, acelerando a seleção de cepas resistentes.
Alterações ambientais causadas pelo clima também podem contribuir para a dispersão de fungos que normalmente existem em áreas delimitadas. Um exemplo é o Aspergillus, que se desenvolve melhor em regiões quentes e úmidas, e tem avançado para outros lugares, após mudanças nos padrões de temperatura e umidade, inclusive no Brasil.
AGÊNCIA BRASIL
MANAUS/AM - O desmatamento em áreas protegidas por unidades de conservação (UC) na Amazônia Legal chegou ao menor nível em 2026, em relação à contagem que começou em 2008. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Os dados também revelam queda do desmatamento nas unidades federais no bioma Cerrado.
A análise que constatou o menor nível de desmatamento considerou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que faz a verificação por meio de satélite.
Na Amazônia, foram registrados 111 quilômetros quadrados (km²) de desmatamento, 17% a menos que em 2025, quando o total foi de 134 km² de floresta derrubada. Em comparação com 2021, ano do pico de desmatamento da série histórica (618 km²), a redução foi de 82%, segundo os dados do INPE.
A queda do desmatamento nas unidades converge com a redução da derrubada de árvores em toda a Amazônia Legal. De acordo com o ICMBio, reflete ações de fiscalização e de proteção ambiental nas áreas mais pressionadas, apesar de 3% do corte ilegal ainda ocorrer em locais protegidos.
Concentram o desmatamento as Florestas Nacionais de Altamira e Jamanxim, no Pará, a Área de Proteção Ambiental do Tapajós, no Amazonas, e a reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, além do Parque Nacional do Juruena, entre Mato Grosso e Amazonas. Ao todo, a Amazônia Legal tem 150 UCs que cobrem 64 milhões de hectares.
Segundo o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o resultado da série demonstra a importância das unidades de conservação para a proteção da biodiversidade, assim como para a segurança das pessoas que vivem nesses locais.
"Nosso país tem, nessas unidades, um polo de proteção da vida", afirmou, em posicionamento enviado à imprensa. "[A redução] significa também que ativos econômicos e o nosso patrimônio estão resguardados para as próximas gerações".
A Amazônia Legal é uma região geográfica que corresponde a 60% do país, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Na região, vivem povos indígenas e populações tradicionais.
O desmatamento dentro de áreas protegidas do cerrado também caiu em 2026, mas em ritmo menor. A queda foi de 8%, em relação ao ano de 2025. O INPE identificou 47 km² derrubados, de uma área de 6,25 milhões de hectares em 29 unidades de conservação.
A área desmatada corresponde a 0,9% do total desmatado em todo o bioma, no ano. Ao todo o cerrado perdeu 5,5 mil km² de floresta, montante 23% menor que o desmatamento em 2025.
As cinco unidades do cerrado que mais perderam florestas foram as Áreas de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho, em Goiás, do Planalto Central, próxima ao Parque Nacional de Brasília, e a do Delta do Parnaíba. Juntas, essas unidades concentram 70% do desmatamento no bioma.
AGÊNCIA BRASIL
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.