fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Formatura do Tiro de Guerra encerra ano de instrução em Araraquara

Formatura do Tiro de Guerra encerra ano de instrução em Araraquara

Escrito por  Nov 19, 2025

Cerimônia reúne autoridades e marca mais um ciclo de formação de jovens atiradores no TGA, ativo há mais de um século.

 

ARARAQUARA/SP - O Tiro de Guerra de Araraquara realizou no último sábado (15), a formatura de sua turma anual de atiradores, encerrando o período de instrução que ocorre entre março e novembro. A solenidade destacou o papel histórico e social da instituição, considerada uma das mais antigas do país.

O prefeito Dr. Lapena, presidente da Junta de Serviço Militar e diretor do TGA, afirmou que a formação oferecida pelo órgão vai além do treinamento militar.

“O Tiro de Guerra transmite disciplina, responsabilidade e senso coletivo. São valores que acompanham esses jovens na vida adulta. Aqui, cada um entende que sua participação na sociedade importa e gera impacto direto no futuro da cidade.” disse.

Participaram da solenidade o chefe de Instrução, subtenente João Dias Esteves; o futuro chefe de Instrução, subtenente Antonio Cezar Risso; o capelão Antônio Jarbas Valentim; o vice-presidente da Câmara, Michel Kary (PL); e os vereadores Lelo (Republicanos) e Enfermeiro Delmiran (PL).

O subtenente Esteves destacou o desenvolvimento dos jovens ao longo do ano:
“Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do país. Cada ação diária, cada instrução e cada atividade coletiva reforçam esse processo. Vemos mudanças claras no comportamento, na postura e na relação deles com a comunidade.”

Com origem em 1911, o Tiro de Guerra de Araraquara é resultado do movimento nacional que buscou reorganizar o Serviço Militar após a Proclamação da República. A unidade passou por reestruturações ao longo do século XX, participou de momentos marcantes, como o período do Movimento Constitucionalista de 1932, e recebeu sua atual designação — Tiro de Guerra 02-002 — em 1979.

Hoje, cerca de 2 mil jovens se alistam anualmente no município, dos quais 100 são selecionados para a instrução. Além do treinamento militar, o TGA mantém ações conjuntas com a Prefeitura, principalmente em campanhas solidárias.

A formatura marcou o encerramento de mais um ciclo de aprendizado, no qual os atiradores vivenciaram rotinas de disciplina, organização e trabalho coletivo. Para o TGA, tais experiências contribuem diretamente para a formação civil e profissional dos jovens, reforçando o vínculo histórico entre Araraquara e a instituição militar.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.