Iniciativa voltada à educação financeira atenderá 1.600 alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental I.
DESCALVADO/SP - A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta semana à implementação do Programa “Financinhas na Escola”. A rede municipal foi convidada pela Cooperativa Crediguaçu, com sede em Descalvado, que apresentou a iniciativa desenvolvida pelo Instituto Sicoob direcionada ao público-alvo de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A ação tem como objetivo disseminar, de forma lúdica e acessível, conceitos de educação financeira entre as crianças, promovendo consciência e responsabilidade desde cedo.
Ao todo, todas as escolas de educação básica do município e outras duas particulares receberão o programa, com atividades previstas entre agosto e novembro deste ano. Só na rede municipal, a iniciativa atenderá cerca de 1.600 alunos, com idades entre 6 e 10 anos, matriculados nas seguintes unidades escolares:
- EMEF CAIC Dr. Cid Muniz Barretto
- EMEF Cel. Tobias
- EMEF Profª Dirce Sartori Serpentino
- EMEF Profº Francisco Fernando Faria da Cunha
- EMEF Profª Thereza dos Anjos Puoli
Estão diretamente envolvidos 77 professores de sala regular, 10 professores do ensino colaborativo, além de 5 coordenadoras pedagógicas e 5 diretoras escolares, que prestarão suporte à execução do programa.
A proposta pedagógica está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata a educação financeira como tema transversal alinhada aos conceitos de cooperação, consumo e cidadania. O conteúdo é transmitido por meio de uma metodologia exclusiva do Instituto Sicoob, com foco no desenvolvimento da autonomia, na compreensão das diferenças entre desejos e necessidades, e no planejamento financeiro de forma simples e próxima da realidade infantil.
O lançamento oficial do programa ocorreu na segunda-feira, 28 de julho de 2025, na sede da Crediguaçu, com a participação de professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, que conheceram os detalhes da metodologia e a proposta pedagógica. Ao todo, 120 profissionais participaram da cerimônia.
O prefeito de Descalvado, Luisinho Panone, ressaltou a importância da parceria:
“A educação financeira é um dos pilares para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania. Com o apoio de projetos como o Financinhas na Escola, Descalvado avança na preparação de crianças e jovens para uma vida mais organizada também no campo financeiro”, afirmou.