fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 12 Fevereiro 2025

SÃO CARLOS/SP - O Sistema Muralha Paulista entrou em operação nesta quarta-feira (12/02) em São Carlos, que se tornou o primeiro município fora da capital paulista a utilizar o reconhecimento facial para reforçar a segurança pública. Para marcar o início da integração, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Segurança Pública esteve na cidade.

A adesão ao programa foi alinhada na última segunda-feira (10/02), em reunião realizada na capital paulista entre o prefeito de São Carlos, Netto Donato, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e o deputado federal Maurício Neves. O encontro definiu os últimos detalhes para a integração efetiva da cidade ao programa.

Criado pelo governador Tarcísio de Freitas, o Muralha Paulista tem como objetivo aumentar o monitoramento por meio de câmeras de segurança integradas a sistemas digitais da polícia. O programa visa restringir a mobilidade criminal e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos. O sistema conta com soluções tecnológicas avançadas, operando em nuvem e com inteligência artificial, conectando câmeras em todo o estado às forças de segurança.

O sistema também possibilita o acesso a bancos de dados para consulta de cadastros de entregadores, atuando na prevenção de golpes; na verificação do IMEI de celulares; conferência de registro de armas; consulta de empresas em bases nacionais; e apoio à Operação Delegada e análise de cenas de uso.

O Muralha Paulista está integrado ao sistema Cortex, que reúne uma base de dados nacional e é operacionalizado pelo centro de fusão de dados (“fusion center”) da Secretaria de Segurança Pública. Com essa tecnologia, é possível reconhecer procurados pela Justiça, identificar veículos furtados ou roubados e localizar pessoas desaparecidas.

O secretário Michael Yabuki destacou a importância do programa para a atuação da Guarda Municipal. “A partir de hoje, os Guardas Municipais de São Carlos contarão com a integração do sistema de detecção de placas e reconhecimento facial. Os alertas serão enviados em tempo real para os dispositivos móveis dos agentes, que também poderão utilizar o aplicativo para identificação de indivíduos por meio de fotos capturadas no momento da abordagem”, explicou.

Segundo o secretário Guilherme Derrite, São Carlos foi escolhida para ser pioneira na implantação devido ao trabalho da Guarda Municipal e à tecnologia já utilizada no município. “A iniciativa permitirá que a Guarda Municipal receba sinais de alerta em tempo real, contribuindo significativamente para o combate ao crime e a segurança da população”, afirmou.

O Comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, destacou como o sistema impacta e agiliza o trabalho dos agentes da Guarda Municipal. “Foi liberado o sistema de uma maneira mais ampla, com uma ferramenta muito mais ampla, onde o agente da Guarda Municipal vai poder ter acesso tanto no centro de sistema operacional, quanto in loco, na rua, para poder fazer as consultas”. E completou: “O agente tem, através dessa ferramenta, uma base de dados que é assertiva, e vai conseguir ver em tempo real a situação criminal de uma pessoa que pode ter se envolvido em algum tipo de crime, ou um veículo que, por muitas vezes, possa estar envolvido também em alguma situação criminal. A gente vai ter uma agilidade naquela resposta quanto ao atendimento ao público”. 

Durante o evento de integração do programa em São Carlos, o Prefeito Netto Donato reafirmou seu compromisso com a segurança pública. “Dentro das prioridades que nós temos no nosso plano de governo, eu sempre ressaltei três: a limpeza da cidade, o combate às enchentes e segurança pública. E é isso nós já estamos fazendo desde o primeiro dia. Hoje, nem dois meses de governo, nós já estamos anunciando a integração do Muralha Paulista aqui no Município de São Carlos. O primeiro município do estado de São Paulo a receber essa integração. É assim que a gente vai construir o nosso escudo são-carlense, com todas as tecnologias necessárias para dar mais segurança pra você”, concluiu o Prefeito.

Publicado em Política

Procedimento foi realizado em paciente de 62 anos com morte cerebral

 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos realizou, na quarta-feira (12), a captação de fígado e rins de uma paciente de 62 anos, que teve a morte cerebral constatada na terça-feira (11). Com a autorização da família, os órgãos foram captados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa, em parceria com profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O coordenador de Enfermagem da Santa Casa e membro da CIHDOTT, Tiago Clezer, destacou a importância da conscientização sobre a doação de órgãos. “A gente faz questão de reforçar a importância da conscientização das famílias. A doação de órgãos salva vidas e pode transformar a realidade de muitas pessoas que aguardam um transplante”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, ressaltou o trabalho das equipes envolvidas e o acolhimento prestado à família da doadora. “A captação de órgãos é um processo que exige preparo técnico e sensibilidade. Nossa equipe atua com dedicação para garantir que esse gesto de generosidade se concretize, oferecendo também suporte e acolhimento à família nesse momento delicado”, declarou.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela na cidade. Apesar do Estado de São Paulo ter registrado 8 casos, sendo 7 autóctones e 1 importado de Minas Gerais, confirmados de febre amarela em humano neste ano, com 4 óbitos até o momento, São Carlos não tem casos confirmados ou suspeitos da doença desde 2008.

Em 2024,  118.966 doses foram aplicadas contra a febre amarela em São Carlos e este ano 4.084 doses. A cobertura vacinal é  de 81,82%. A meta do Ministério da Saúde é de 90%. 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. Desde 2020 o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, a vacina é em dose única.

“A vacinação é a principal forma de prevenção, por isso estamos reforçando a importância das pessoas que nunca se imunizaram para que procurem uma unidade de saúde e para que os pais fiquem atentos as duas doses que as crianças menores de 5 anos precisam receber", alerta Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.

O Estado de São Paulo confirmou, ainda, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo 20 em Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco. 

"A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde", disse o secretário de Saúde, Leandro Pilha.

SINTOMAS - A Vigilância destaca que os macacos não transmitem a doença, já que a transmissão do vírus se dá pela picada de mosquito silvestre infectado. Os sintomas iniciais da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

HORÁRIOS E LOCAIS - A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), com exceção da UBS da Vila São José que está em reforma,  e nas Unidades de Saúde da Família (USF’S).

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos proporcionou uma tarde de lazer para 136 crianças das instituições Madre Cabrini e  Casa da Criança. As crianças puderam se divertir em todos os brinquedos do Moreti Parque, instalado no estacionamento do Shopping Iguatemi. Todos receberam lanches, refrigerantes e pipoca.

A ação, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade foi realizada por intermédio de um Termo de Cooperação entre o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura e a empresa Moreti Parque que fez a doação de cortesias para crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos. 

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Penela, falou da estrutura do parque. “Muitas crianças vieram pela primeira vez em um grande parque como esse, com diversos brinquedos. Graças ao termo assinado e ao Fundo Social que fez a logística, conseguimos proporcionar esse entretenimento para todos esses alunos”.

“Recebemos mais de 370 cortesias do Park e entramos em contato com as instituições cadastradas e conveniadas com a Prefeitura que atendem crianças e adolescentes e repassamos os convites para aquelas que aceitaram trazer seus alunos para uma tarde de diversão”, explicou Herica Ricci Donato, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.

Nesta quarta-feira (12/02) foi a vez das crianças que frequentam a Nave Sala da Terra, a Associação Proara e o Nosso Lar, totalizando 225 alunos,  que se divertiram em todos os brinquedos do Moreti Parque.

Publicado em Cidadania

CAMPINAS/SP -  A DISE deflagrou, na quarta-feira (12), a Operação Garimpeiros para cumprir 35 mandados de busca, apreensão e prisão temporária nas cidades de Campinas, Artur Nogueira, Hortolândia e Sumaré. Até o momento, 23 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no interior de São Paulo foram detidos, sendo 16 deles em flagrante.

As investigações começaram há oito meses com o objetivo de desarticular a movimentação do tráfico na região. As apurações também apontaram esquemas de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Diante disso, os casos foram encaminhados à Justiça, que expediu os mandados.

Comandada pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Campinas, a ação conta com mais de 200 policiais, 48 guardas, cães farejadores, agentes da Delegacia Seccional e uma equipe do Serviço Aeronáutico da Polícia Civil. As buscas continuam para deter outros envolvidos no esquema.

Publicado em Outras Cidades

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - A energia contagiante de Us Agroboy desembarca em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, no dia 21 de fevereiro para um show imperdível no Bartolomeu JK. A dupla, que vem conquistando o Brasil com seu estilo inovador, promete uma noite inesquecível com muita música e animação.

Com a fusão única do "Hip-Roça", que mistura sertanejo, rap e funk, Jota Lennon e Gabriel Vittor apresentam um repertório repleto de sucessos, incluindo o hit "Tantão", que vem dominando as plataformas digitais e já ocupa a posição 98 no chart do Spotify Brasil e está entre as 100 músicas virais do país. A faixa reflete o novo momento do gênero sertanejo, unindo a tradição das raízes rurais às batidas eletrônicas modernas.

Apadrinhados por Fernando e Sorocaba, Us Agroboy têm levado uma experiência única aos seus fãs por onde passam. O show em São José do Rio Preto será mais uma oportunidade para o público conferir de perto a autenticidade e o carisma da dupla que se tornou um fenômeno nacional.

Não perca essa festa! Reúna os amigos e garanta seu ingresso para viver essa experiência ao vivo.

SERVIÇO - Us Agroboy no Bartolomeu JK
Data: Sexta-feira, 21 de fevereiro
Local: Bartolomeu JK - São José do Rio Preto/SP
Ingressos: https://linktr.ee/bartolomeu_jk

Publicado em Pop & Arte

Transportar menores de 10 anos exige cuidados especiais para garantir a segurança durante a viagem

 

SÃO PAULO/SP - O uso correto da cadeirinha em veículos para o transporte de bebês e crianças reduz significativamente o risco de lesões graves em caso de acidentes de trânsito. É o que revela um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta uma redução de até 70% no número de mortes de crianças em acidentes quando esses dispositivos são utilizados. 

O resultado do levantamento coloca em evidência a importância de medidas que aumentem a segurança no transporte de bebês e de crianças. Para isso, é essencial escolher o dispositivo de segurança adequado, considerando a idade, peso e a altura da criança. Existem diferentes tipos de equipamentos, como bebê-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação (boosters), cada um com recomendações específicas. 

A legislação determina que bebês com até 1 ano devem viajar em bebê-conforto, instalado no banco traseiro e voltado de costas para o motorista. Crianças de 1 a 4 anos devem ser acomodadas em cadeirinhas. E na faixa-etária dos 4 aos 10 anos, o transporte tem de ser feito no assento de elevação. Caso a criança tenha altura acima de 1,45 metro, é possível transportá-la apenas com o cinto de segurança no banco de trás. Caso a altura seja menor que 1,45 metro, o transporte deve ser feito com a criança acomodada no assento de elevação.

Crianças com menos de 10 anos não podem ser transportadas no banco dianteiro, exceto em veículos que não possuam banco traseiro. Essas medidas visam garantir que as crianças estejam protegidas em caso de acidentes, reduzindo significativamente o risco de lesões graves ou fatais.

A chamada “Lei da Cadeirinha”, estabelecida pela Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), está em vigor no Brasil desde 2008. Em 2021, houve uma atualização das regras com a publicação da Resolução nº 819/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa resolução estendeu a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança para crianças de até 10 anos de idade que ainda não tenham atingido 1,45m de altura. Antes dessa mudança, a obrigatoriedade era para crianças de até 7 anos e meio.

Proteção da vida

Para Viviane Riveli de Carvalho, coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP Concessionária de Rodovias, a implementação de medidas como o uso obrigatório de cadeirinhas é crucial para proteger a vida das crianças e minimizar o risco de lesões em acidentes. “Esses dispositivos são projetados para oferecer proteção adequada, de acordo com o peso e a altura das crianças, reduzindo o risco de ferimentos graves em caso de colisão ou freada brusca”, explica. 

Ela lembra que a ausência de equipamentos de segurança foi apontada como agravante em mortes de crianças registradas em acidentes recentes nas rodovias. Estudos destacam que, apesar da existência da legislação e das campanhas de conscientização, o descumprimento das normas de segurança ainda é um problema sério. Levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com outras instituições, revelou que 40% das crianças no Brasil ainda são transportadas em veículos sem o uso adequado dos dispositivos de retenção, como cadeirinhas ou assentos de elevação.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que transportar crianças sem o uso dos dispositivos de segurança é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e penalidade de 7 pontos na carteira de motorista (CNH).

Veja quais dispositivos usar

Bebê conforto: Para crianças até 1 ano, instalado no banco traseiro e voltado de costas para o motorista.

Cadeirinha: Para crianças de 1 a 4 anos, posicionada no banco traseiro, voltada para frente.

Assento de elevação: Para crianças de 4 a 10 anos, que ainda não atingiram 1,45 metro de altura

Publicado em Outras Notícias

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, informa que, a partir do dia 17 de fevereiro, a pista da Via Expressa no sentido rodoviária, ao lado do McDonald's, será interditada para a realização de obras.  

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias, podendo haver alterações no prazo em função das condições climáticas.  

Durante o período de interdição, os motoristas deverão utilizar *rotas alternativas, realizando o desvio pela  Avenida Dom Pedro II e Rua 1.  

Agentes de trânsito estarão no local para auxiliar na orientação dos condutores e garantir a segurança viária.  

 

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.