fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Quarta, 22 Abril 2026

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de Araraquara, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, segue atuando de forma intensiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nos últimos dias, as equipes realizaram ações em diversos bairros do município, incluindo Vila Xavier, Jardim Martinez, Yolanda Ópice, Parque dos Pinheiros, Santa Angelina, Valle Verde, Cecap, Jardim das Paineiras, São José, Santana, Parque das Laranjeiras, Jardim Cruzeiro e Jardim das Hortênsias. As equipes também realizaram vistorias em diferentes regiões da cidade, reforçando as ações de prevenção e controle.

As ações consistiram em vistorias realizadas pelos agentes de combate às endemias, com apoio da cooperativa na retirada de materiais inservíveis no entorno e no interior das residências.

O trabalho ocorre de forma contínua e estratégica, por meio de vistorias e orientações realizadas tanto nas ações de rotina (casa a casa) quanto nos bloqueios, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de orientar os moradores.

Diariamente, equipes estão nas ruas, atuando em diversos pontos da cidade, seja com ações de bloqueio (quando há casos confirmados) ou com vistorias de rotina.

A Vigilância Ambiental em Saúde reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações. Os cuidados com a dengue são uma responsabilidade de todos. Com apenas 10 minutos por semana, o morador pode eliminar possíveis criadouros dentro de casa.

É importante destacar que o combate não deve ocorrer apenas em locais com água parada. A fêmea do mosquito também deposita seus ovos em recipientes secos que possam vir a acumular água. Esses ovos podem resistir por até dois anos e, ao entrarem em contato com a água, voltam a se desenvolver.

A Prefeitura segue empenhada em proteger a saúde da população, contando com o apoio de todos no enfrentamento às arboviroses.

Ressaltamos que é fundamental permitir a entrada dos agentes para a realização das ações de controle e prevenção. Em caso de dúvida, entre em contato com o setor pelos telefones (16) 3303-3123 ou (16) 3303-3124. Para denúncias, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria pelos telefones (16) 3303-3115 ou (16) 3303-3104.

Publicado em Araraquara

Mulheres são maioria entre endividados, enquanto homens têm valores médios mais altos
 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Mais da metade dos endividados na região de Ribeirão Preto tem entre 25 e 44 anos, faixa que concentra 54,79% dos casos, segundo levantamento da Consumidor Positivo, em parceria com a Equifax Boa Vista. O cartão de crédito lidera com 24,26% das dívidas, seguido por contas de telefonia, com 22,84% e empréstimos e financiamentos, com 13,41%.
 
O recorte reforça o peso de despesas recorrentes no orçamento e o acúmulo de compromissos financeiros. “Hoje, o consumidor não está endividado por um único motivo. Ele acumula diferentes tipos de compromissos, muitos deles do dia a dia, o que torna mais difícil reorganizar o orçamento”, afirma Eduardo Cavalheiro, head de marketing da Acordo Certo. “Não estamos falando de um problema pontual, mas de um desequilíbrio financeiro que atinge uma parcela significativa da população.”
 
O levantamento também aponta diferenças no comportamento por gênero. As mulheres representam a maior parcela dos endividados na região, com 47,69% dos casos, cerca de quatro pontos percentuais acima dos homens. Entre o público masculino, porém, o valor médio das dívidas é mais elevado, chegando a R$4.493,75, enquanto entre as mulheres a média é de R$2.888,84.
 
O valor das dívidas também varia conforme a idade. Enquanto consumidores mais jovens têm débitos médios mais baixos, cerca de R$1.478 entre 18 e 24 anos, o montante cresce progressivamente, chegando a R$6.838 entre pessoas com mais de 65 anos.

Para quem busca sair dessa situação, a digitalização dos serviços financeiros tem ampliado o acesso a alternativas mais práticas de renegociação. A Acordo Certo reúne diferentes dívidas em um único ambiente online e conecta consumidores a propostas com descontos e condições facilitadas de pagamento, contribuindo para uma reorganização mais viável do orçamento. "Esse tipo de solução também ajuda a democratizar o acesso à regularização financeira, alcançando um número maior de consumidores e oferecendo mais autonomia no processo de negociação", conclui Cavalheiro.

Sobre a Acordo Certo
 
A Acordo Certo é a maior empresa de negociação de dívidas online do país. Nascida em 2016, faz parte do grupo Equifax/Boa Vista e já recuperou mais de meio bilhão de reais em renegociação de dívidas no Brasil e é parceira de mais de 45 empresas em todo o país, entre financeiras, varejistas e operadores de telecomunicações.
 
Sobre a Consumidor Positivo
 
Consumidor Positivo é um marketplace com soluções financeiras completas para cidadãos que precisam restabelecer sua vida financeira, seja para renegociar dívidas, ampliar seu score ou compreender quais as melhores ofertas de crédito disponíveis para seu perfil. A empresa nasceu em 2024, fruto da joint venture entre a Equifax/Boa Vista e a Red Ventures, companhia americana com expertise em marketing digital e data science. Acesse o site consumidorpositivo.com.br.

Publicado em Ribeirão Preto

SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar protocolou um requerimento na Câmara Municipal de São Carlos solicitando o reforço no patrulhamento da Guarda Municipal nas proximidades da base do SAMU, localizada na Avenida Professor Luís Augusto de Oliveira, no bairro Vila Marina.

De acordo com o documento, a unidade está situada ao lado do Hospital Universitário, em uma área com pouca movimentação durante o período noturno e com iluminação considerada insuficiente. A situação tem gerado preocupação, principalmente entre os profissionais da saúde que atuam no local, muitos dos quais iniciam suas jornadas de trabalho ainda na madrugada. 

O vereador destaca que, entre 0h30 e 1h15, há baixa circulação de pessoas e veículos, o que aumenta a sensação de insegurança para trabalhadores que chegam ao local ou se dirigem aos seus veículos. Além disso, há relatos de presença de indivíduos em atitude suspeita nas imediações, o que reforça a necessidade de medidas preventivas.

O parlamentar enfatiza que essa solicitação faz parte de uma atuação mais ampla voltada à segurança pública no município. Segundo ele, o gabinete vem realizando cobranças semelhantes em diferentes pontos da cidade, especialmente em locais com baixa iluminação, pouca movimentação noturna e relatos de insegurança, buscando ampliar de forma efetiva a presença da Guarda Municipal.

“Não é um caso isolado. Estamos acompanhando e cobrando melhorias em várias regiões da cidade. A segurança precisa ser tratada de forma preventiva e contínua”, destacou.

Segundo o vereador, a adoção de ações preventivas é fundamental para garantir a segurança dos profissionais e o pleno funcionamento de um serviço essencial à população.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - Na reta final antes da sabatina do Senado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem visitado senadores, preparado-se para responder sobre temas espinhosos e mantém a expectativa de um encontro com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Nesta quarta, senadores remarcaram novamente a sabatina, de novo para o dia 29, data originalmente prevista -eles chegaram a adiantar em um dia o agendamento, mas voltaram atrás.

Messias deve defender a senadores que a separação dos Poderes é essencial e que o Judiciário por vezes avança em prerrogativas do Legislativo e do Executivo. Deve afrmar que juízes têm de ter limites e um código de ética para a magistratura seria importante.

A indicação de Lula (PT) anunciada em novembro e enviada ao Senado apenas no último dia 1º contrariou o presidente da Casa, que passou a trabalhar inicialmente contra a aprovação, condicionada ao aval de ao menos 41 dos 81 senadores.

O que Messias e seus aliados conseguiram em quatro meses foi a neutralidade de Alcolumbre, cuja relação com Lula vem melhorando. O grupo ainda conta os votos e diz acreditar que o AGU será aprovado, apesar de a oposição bolsonarista afirmar que não.

Aliados também se valem do fato de a votação ser secreta, o que permite a opositores referendarem o nome indicado por Lula.

Interlocutores de Messias dizem confiar na habilidade do ministro nas conversas pessoais. Ele é tido por aliados como alguém bom de diálogo, pacificador e técnico, além de evangélico, o que ajuda entre os conservadores. Nos encontros com senadores, tem apresentado sua história e experiência em cargos públicos para tentar desconstruir a imagem de petista ideológico.

Nesta semana, Messias esteve com opositores como Carlos Portinho (PL-RJ) e senadores da base governista, principalmente do MDB. O beija-mão já alcançou mais de 75 senadores, e a contagem otimista de votos favoráveis gira em torno de 48.

O entorno de Messias pretende que Alcolumbre o receba e que o encontro consolide o entendimento entre eles, já que o indicado não teria mágoas. Para ele, seria natural que o presidente do Senado preferisse seu aliado Rodrigo Pacheco (PSB-MG), cujas aspirações ao STF também são vistas como legítimas.

Esse grupo comemorou o que viu como sinais positivos de Alcolumbre, como marcar a sabatina e permitir a peregrinação de Messias na Casa. Apesar de ainda trabalharem por seu apoio, senadores pró-Messias dizem que não podem exigir isso de Alcolumbre, que respeitam sua posição e que já é de grande ajuda que ele não demonstre oposição.

Da mesma forma, gestos de Pacheco, que já elogiou Messias publicamente, também foram lidos como importantes. A avaliação de Messias a pessoas próximas é a de que a torcida pelo senador na Casa era esperada, assim como a frustração, que exige tempo de cura.

A articulação por votos envolve várias frentes. No STF, a ajuda dada pelos ministros André Mendonça e Nunes Marques foi essencial, segundo aliados. Cristiano Zanin e Gilmar Mendes também tiveram participação.

No Senado, Teresa Leitão (PT-PE) e Dra. Eudócia (PSDB-AL), que é evangélica, estão a cargo de convencer a bancada feminina, de 15 membros. Além dos evangélicos e dos governistas, Messias conta com o apoio do MDB e do PSD.

Para ser aprovado, o chefe da AGU deve tentar evitar disputas políticas e a contaminação pelo caso do Banco Master. A sabatina ocorre em um momento de alta tensão entre o Senado e o STF, depois do embate em torno de CPIs a respeito de sua prorrogação e do indiciamento de ministros.

Discursos de bolsonaristas contra a corte dominaram o plenário nesta semana, com respingos em Messias.

"Se queremos preservar uma democracia liberal, que permita que haja visões diferentes de mundo, chegou o momento, e a grande resposta que este Parlamento pode dar. [...] Nós precisamos dar um não ao senhor Jorge Messias, a quem eu respeito como cidadão, mas não posso acreditar que ele, dentro do Supremo Tribunal Federal, vá contribuir de alguma forma para melhorar as condições de credibilidade daquela instituição", disse o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN).

Defensor de Messias e relator da indicação, Weverton Rocha (PDT-MA) diz que ele "preenche todos os requisitos".

"Tem notório saber jurídico, tem a reputação ilibada e é advogado-geral da União. É uma pessoa jovem que tem uma carreira brilhante", afirmou.

Apesar de esperarem temas difíceis na sabatina, auxiliares de Messias dizem que ele vai evitar cascas de banana e temas como o embate entre Gilmar e Alessandro Vieira (MDB-SE). O advogado-geral já tem prontas respostas para questões recorrentes ou controversas.

Para temas delicados, como o Master, a resposta deve ser institucional, no sentido de que o escândalo é grave, mas que a análise deve ser processual, a respeito de provas e autoria, sem pré-julgamento e com ampla defesa.

O discurso em relação ao escândalo do INSS, tema de CPI, é de que o esquema foi desbaratado no governo Lula. Messias deve fazer uma defesa do trabalho da AGU, dizendo que o órgão encabeçou a construção da proposta para a devolução dos valores aos afetados ainda em julho passado.

Aborto, 8 de Janeiro e emendas

Auxiliares do indicado listam entre possíveis assuntos da sabatina o aborto e o 8 de Janeiro. No primeiro caso, Messias vai defender parecer da AGU de 2024 que opinou pela inconstitucionalidade de uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que proibia o aborto legal em fetos com mais de 22 semanas. Eçe afirma ter uma postura legalista sobre a matéria.

A AGU argumenta que a resolução dificultava, na prática, o aborto legal em casos de estupro e que não cabe ao CFM impor um limite temporal para um procedimento que é direito das mulheres. O texto pretendeu disfarçadamente, diz o parecer, mudar a lei sobre o aborto, o que é uma atribuição do Congresso Nacional.

A respeito da ação golpista na praça dos Três Poderes, Messias tem dito que cumpriu seu papel constitucional ao pedir a prisão em flagrante de quem invadiu e depredou o patrimônio público.

As emendas parlamentares, que motivaram ações contra parlamentares no STF, também podem ser discutidas. Messias já defendeu publicamente a constitucionalidade das emendas, desde que preencham critérios de transparência e eficiência. Para ele, o representante legislativo é aquele que tem mais condições de acessar as demandas da população.

PLACAR DE APROVAÇÃO DOS MINISTROS DO STF NO SENADO

- Flávio Dino: 47 a 31, com 2 abstenções
- Cristiano Zanin: 58 a 18
- André Mendonça: 47 a 32
- Nunes Marques: 57 a 10, com 1 abstenção
- Alexandre de Moraes: 55 a 13
- Edson Fachin: 52 a 27
- Luiz Fux: 68 a 2
- Dias Toffoli: 58 a 9, com 3 abstenções
- Cármen Lúcia: 55 a 1
- Gilmar Mendes: 58 a 15

 

 

por Folhapress

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.