fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 24 Abril 2026

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, em parceria com o Senac São Carlos, lançou na quinta-feira (23/04), no auditório do Paço Municipal, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Módulo 1. A iniciativa integra as ações em alusão ao Dia Nacional da Libras, celebrado em 24 de abril.

A parceria entre a Prefeitura e o Senac ocorre desde 2021 e já resultou na capacitação de mais de 100 servidores municipais. Em 2025, uma turma específica foi destinada a profissionais da área da saúde, atendendo a uma demanda da comunidade surda. Neste ano, a principal novidade é a abertura de vagas também para o público em geral.

Com carga horária de 60 horas, o curso tem como objetivo capacitar os participantes para o uso da Libras, contribuindo para a inclusão e para a melhoria no atendimento à pessoa com deficiência. Ao todo, são ofertadas 40 vagas, sendo 20 destinadas a servidores municipais que atuam diretamente no atendimento ao público e outras 20 abertas à população.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, destacou a importância da iniciativa. “A Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil desde a Lei nº 10.436/2002. Com esse curso, ampliamos a acessibilidade e qualificamos o atendimento nos serviços públicos, promovendo mais inclusão para a comunidade surda”, afirmou.

“Hoje damos mais um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva e acessível. O lançamento deste curso de Libras reforça o nosso compromisso com a valorização da diversidade e com o respeito às pessoas surdas. Essa iniciativa não apenas capacita nossos servidores para um atendimento mais humanizado e eficiente, mas também abre as portas para que toda a população participe desse processo de inclusão. Quando ampliamos o acesso à comunicação, ampliamos também as oportunidades, o acolhimento e a cidadania”, disse o prefeito Netto Donato.

A Associação de Surdos de São Carlos fez uma apresentação que celebrou a cultura, a identidade e a expressão da comunidade surda, um momento de valorização da Libras não apenas como ferramenta de comunicação, mas como expressão cultural e social.

Também participaram do lançamento do curso a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Raquel Alves Borba, a executiva de contas do SENAC, responsável pelas parcerias da instituição, Sayonara Azevedo, o presidente da Associação dos Surdos de São Carlos, Eduardo Munhoz Parise e o vereador Bruno Zancheta, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal.

INSCRIÇÕES - As inscrições para os servidores públicos deverão ser realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de inscrição, devendo ser devidamente preenchido e encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já para o público em geral as inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro.

As aulas para a turma de servidores públicos serão ministradas na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos todas as segundas e quartas-feiras das 13h às 17h de 18/05 a 06/07, totalizando 15 aulas.

Já as aulas para a turma do público em geral serão ministradas na sede do SENAC São Carlos, localizada na rua Episcopal, nº 700, no centro, sempre de terças e quintas-feiras das 18h30 às 22h30 de 19/05 a 07/07.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos prendeu um homem procurado pela Justiça na noite de sexta-feira (24), no bairro Jardim Nova Santa Paula.

Segundo informações, os agentes patrulhavam a Avenida Liberdade quando perceberam a atitude suspeita de um indivíduo próximo a um córrego. Ao notar a presença da viatura, ele tentou escapar entrando em uma residência, mas foi interceptado pela equipe.

Apesar de não portar objetos ilegais, a verificação nos sistemas policiais revelou que o homem, identificado como M.M., de 43 anos, possuía mandado de prisão em aberto por crime previsto no artigo 213 do Código Penal.

O suspeito foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária, onde teve a captura formalizada.

Após os procedimentos, ele foi encaminhado à Cadeia Pública, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) a admissibilidade de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que reduzem a jornada de trabalho no país.

Na prática, as PECs acabam com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6x1). Os textos serão agora analisados por uma comissão especial e depois irão a plenário.

A PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõe reduzir a jornada semanal gradualmente das atuais 44 para 36 horas. A transição se daria ao longo de dez anos.

A proposta apensada (PEC 8/25), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

As duas propostas ganharam força com o movimento "Vida Além do Trabalho", que busca o fim da escala 6x1 para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores. A admissão das propostas foi aprovada por unanimidade em votação simbólica. 

A CCJ só analisa se os textos estão aderentes à Constituição Federal. O mérito caberá à comissão especial.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece apenas que a jornada normal do trabalhador não deve ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais.

Proposta do governo

Como essa tramitação pode se estender por meses e diante da tentativa da oposição de barrar a PEC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso, na semana passada, um projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6x1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.

O PL com urgência precisa ser votado em até 45 dias ou tranca a pauta do plenário da Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou que é prerrogativa do governo federal enviar um PL com urgência constitucional, mas a Câmara vai seguir com a tramitação da PEC.

O governo tem defendido que a proposta do Executivo não compete com a PEC em tramitação na Câmara, segundo explicou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

“Se a PEC for aprovada nesse prazo, evidentemente que o PL está prejudicado, não há mais necessidade. Mas o rito da PEC é mais demorado do que o PL. O PL vai avançar e pode ser que entre em vigor a redução de jornada de trabalho e depois se consolide por PEC para impedir eventuais aventureiros do futuro quererem aumentar a jornada como aconteceu na Argentina”, explicou Marinho.

Quando a PEC for a plenário, será exigido um quórum de três quintos dos votos dos deputados, o que corresponde a 308 parlamentares, em dois turnos de votação.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Até segunda-feira (27 de abril), São Carlos realiza mais uma edição do Feirão Casa Paulista, na Praça do Mercado Municipal. O evento é resultado da articulação da Prefeitura e da Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), em parceria com o Governo do Estado.

Nesta edição, o município foi contemplado com 1.314 cartas de crédito, no valor de R$ 11 mil cada, somando mais de R$ 14 milhões destinados às famílias das faixas 1 e 2 do programa, com renda mensal de até R$ 5 mil. O benefício será avaliado pela Caixa Econômica Federal e poderá ser utilizado na aquisição de imóveis junto às construtoras credenciadas.

O presidente da Prohab, Marquinho Amaral, destacou a conquista e a importância da iniciativa. “São 1.314 famílias que terão acesso a cartas de crédito de R$ 11 mil, fruto de um trabalho conjunto da Prefeitura e da Prohab. Temos sete construtoras participando, seis delas com carta de crédito e uma oferecendo boas opções de financiamento popular. Nosso objetivo é reduzir o número de pessoas que vivem de aluguel e não têm casa própria em São Carlos”, afirmou.

Marquinho ressaltou ainda a parceria entre poder público e iniciativa privada como estratégia para ampliar o acesso à moradia. “Estamos empenhados em unir esforços para diminuir consideravelmente o déficit habitacional da cidade. Essa ação mostra que é possível transformar a vida das pessoas com políticas públicas bem estruturadas”, disse.

O prefeito Netto Donato também enfatizou o impacto social do feirão. “E para garantir que a população prestigie o feirão, teremos transporte gratuito no sábado e no domingo, permitindo que mais famílias conheçam os empreendimentos e tenham acesso às orientações necessárias”, lembrou.

Além da exposição de empreendimentos e atendimento personalizado, o feirão oferece simulações de financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal, com possibilidade de uso do FGTS. A programação se estende até segunda-feira, das 9h às 18h.

Publicado em Outras Notícias

ANALÂNDIA/SP - Uma grande ação da Polícia Militar resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas e na apreensão de expressiva quantidade de entorpecentes nesta sexta-feira (24), em Analândia.

Participaram da ocorrência as equipes da viatura I-37208, com CB PM Dantas e CB PM Ícaro, com apoio das viaturas I-37002 (1º Ten PM Pires e SD PM Araújo), 17-445 (1º Sgt PM Fernando e SD PM Artur), 17-621 (CB PM Bernardes e CB PM Rene) e I-37103 (SD PM Brianezi e SD PM Puglieri).

Durante patrulhamento ostensivo pela Rua A, no bairro Nova Analândia, os policiais avistaram um veículo VW/Fox ocupado por dois indivíduos. Ao perceberem a presença da viatura, os ocupantes demonstraram nervosismo, momento em que o condutor foi visto arremessando uma sacola verde em direção a uma residência próxima.

Diante da atitude suspeita, foi realizada a abordagem imediata. Na busca pessoal, os policiais localizaram 66 pinos de cocaína com o passageiro e 30 pinos da mesma droga com o condutor.

Questionados, ambos admitiram que haviam adquirido os entorpecentes na cidade de São Carlos e que a droga seria destinada à comercialização em Analândia.

Durante a prisão de um dos envolvidos, houve resistência, sendo necessária a utilização de técnicas de contenção para garantir a segurança da equipe e do próprio abordado.

Na sequência, os policiais fizeram contato com a moradora da residência onde a sacola havia sido arremessada. Com autorização para entrada, localizaram no imóvel a sacola verde contendo mais 304 pinos de cocaína .

Ao todo, a operação resultou na apreensão de:

410 pinos de cocaína (266 gramas)
2 aparelhos celulares (iPhone 13 e Samsung Galaxy)
1 veículo VW/Fox preto

Os suspeitos foram conduzidos ao Plantão Policial de Rio Claro, onde o delegado ratificou a prisão em flagrante. Ambos permaneceram à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - Um incêndio em área de vegetação foi registrado na madrugada desta sexta-feira (24), no bairro Domingos Valério, em Ibaté.

A ocorrência foi registrada por volta da 1h20, na Rua Felício Ibelli, após a Defesa Civil ser acionada por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) para atender a situação.

Ao chegar ao local, a brigada de incêndio da Defesa Civil iniciou o combate às chamas, que atingiam uma área considerada de proporção razoável. A ação foi conduzida pelos agentes Gerivaldo Ferreira e Marco Vizzotto.

Segundo as informações, o incêndio atingiu cerca de 700 metros quadrados de vegetação. Apesar do susto, não houve registro de vítimas.

A ocorrência contou ainda com o apoio da GCM e da Polícia Militar, que auxiliaram no atendimento e na segurança do local durante o combate ao fogo.

Publicado em Ibaté

SÃO PAULO/SP - Histórico! Simone Mendes se prepara para viver mais um momento inesquecível em sua carreira. No dia 7 de maio, em São Paulo, a artista grava seu 5º DVD, intitulado “Minhas Memórias”, um projeto especial que promete emocionar o público ao revisitar suas referências e celebrar sua trajetória na música. Em uma noite majestosa, na Suhai Music Hall, o novo trabalho traz no palco nomes que fazem parte da história pessoal e artística de Simone. Estão confirmadas participações de Zezé Di Camargo, Daniel, Leonardo, Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó, artistas que são referências no sertanejo e que também marcaram a vida da cantora. “Esse projeto é muito especial pra mim, porque ele carrega a minha história. São artistas que sempre fizeram parte das minhas memórias, que eu cresci ouvindo, me inspirando… e hoje poder dividir o palco com eles é um privilégio enorme", celebra a sertaneja.

Mais do que um DVD, “Minhas Memórias” surge como um encontro entre passado, presente e futuro, conectando gerações e reforçando a essência da música sertaneja. “Trazer esses grandes ídolos para esse momento da minha carreira é emocionante e gratificante. Nem, nos meus melhores sonhos, imaginava viver tudo isso" disse Simone. 

O projeto promete uma experiência única, com repertório que mistura clássicos, releituras e momentos inéditos, em um espetáculo pensado para tocar o público de forma profunda e verdadeira. Com direção de Fernando Trevisan (Catatau) e direção musical de Eduardo Pepato, a gravação será aberta ao público, com ingressos limitados, e promete ser uma noite muito especial e emocionante que ficará para sempre gravada, não só na trajetória de Simone Mendes, mas na história da música sertaneja.


SERVIÇO
SIMONE MENDES - “MINHAS MEMÓRIAS”

SUHAI MUSIC HALL
Av. das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba, São Paulo – SP | Shopping SP Market
www.suhaimusichall.com.br | https://www.instagram.com/suhaimusichall/ 

DATA E HORA
7 de maio (quinta-feira)
Abertura da casa: 19h30
Show: 21h30
Classificação: 16 anos. Abaixo de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável.
Ar-condicionado
Acessibilidade

INGRESSOS

BILHETERIA ONLINE
Q2 INGRESSOS - https://q2ingressos.com.br/events/dvd-minhas-memorias-suhai-music 

BILHETERIA FÍSICA
LOCAL: Suhai Music Hall - Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo - SP, 04795-000)
FUNCIONAMENTO: de terça a domingo, das 12h às 20h (exceto feriados)
FORMAS DE PAGAMENTO: Cartões de débito e crédito, pix e dinheiro.

VALORES

VIP PLATINUM — R$ 450,00 (inteira) | R$ 225,00 (meia-entrada)
VIP GOLD — R$ 410,00 (inteira) | R$ 205,00 (meia-entrada)
PLATEIA CENTRAL — R$ 350,00 (inteira) | R$ 175,00 (meia-entrada)
PLATEIA LATERAL 1 — R$ 260,00 (inteira) | R$ 130,00 (meia-entrada)
PLATEIA LATERAL 2 — R$ 260,00 (inteira) | R$ 130,00 (meia-entrada)
PISO 1 - CAMAROTES SETOR A — R$ 480,00 (inteira) | R$ 240,00 (meia-entrada)
PISO 1 - CAMAROTES SETOR B — R$ 410,00 (inteira) | R$ 205,00 (meia-entrada)
PISO 1 - CAMAROTES SETOR C — R$ 360,00 (inteira) | R$ 180,00 (meia-entrada)
PISO 2 - CAMAROTES SETOR A — R$ 480,00 (inteira) | R$ 240,00 (meia-entrada)
PISO 2 - MEZANINO CENTRAL — R$ 290,00 (inteira) | R$ 145,00 (meia-entrada)
PISO 2 - CAMAROTES SETOR C — R$ 270,00 (inteira) | R$ 135,00 (meia-entrada)


CAPACIDADE
Até 4000 pessoas

COMO CHEGAR
A Suhai Music Hall está localizada dentro do Shopping SP Market, com acesso direto pela Av. das Nações Unidas e ao lado da estação Jurubatuba da CPTM (Linha 9 – Esmeralda). O local também conta com entrada interna pelo shopping, fácil acesso à Marginal Pinheiros, além de pontos sinalizados para embarque e desembarque de aplicativos e táxis.

ESTACIONAMENTO
Mais de 3.000 vagas com segurança 24h
Para verificar valores, clique aqui.

Publicado em Entretenimento

BARRETOS/SP - O pagode conquista de forma grandiosa, um dos palcos mais emblemáticos do país e passa a ocupar um espaço de destaque na programação da 71ª Festa do Peão de Barretos de 2026. Pela primeira vez na história do evento, o gênero ganha protagonismo em uma das maiores vitrines da música ao vivo no Brasil, levando ao Palco Amanhecer três dos seus maiores representantes: Belo, Turma do Pagode e Pixote. O encontro marca um momento histórico não só para o festival, reconhecido como o maior rodeio da América Latina, mas também para o próprio pagode, que amplia suas fronteiras e reafirma sua força como um dos gêneros mais populares do país.

Ícone absoluto da música romântica brasileira, Belo construiu uma trajetória marcada por sucessos atemporais e uma das vozes mais aplaudidas do país. Com uma carreira consolidada desde os anos 1990, o artista coleciona hits que atravessam gerações e mantém forte conexão com o público, sendo referência quando o assunto é emoção e interpretação no pagode.

Representando a força dos grupos que nasceram em São Paulo e ganharam o Brasil, o Turma do Pagode soma mais de três décadas de carreira, com um repertório repleto de sucessos que unem irreverência, carisma e identificação popular. O grupo se destaca pela capacidade de se reinventar, mantendo relevância nas plataformas digitais e nos palcos, sempre com shows vibrantes e cheios de interação.

Já o Pixote, um dos nomes mais respeitados do gênero, carrega em sua história a essência do pagode romântico. Com mais de 30 anos de música, o grupo acumula clássicos que fazem parte da memória afetiva do público, mantendo-se atual sem perder sua identidade, e sendo presença constante entre os artistas mais ouvidos do país.

A presença desses três gigantes no line-up da Festa do Peão de Barretos simboliza além da inovação na programação e o reconhecimento da força do pagode como um dos gêneros mais populares do Brasil, mas também a parceria com a GR Shows, reforçando esse movimento estratégico, conectando o festival a um dos escritórios mais influentes do mercado musical brasileiro, responsável pela gestão de grandes nomes do pagode.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Um Projeto de Lei que deve ser votado em breve na Câmara Municipal de São Carlos propõe medidas mais rígidas contra o abandono e o confinamento prolongado de animais domésticos sem supervisão. A proposta busca proteger cães e gatos de situações de negligência, incluindo casos em que são deixados sozinhos por longos períodos, sem água, alimento ou condições adequadas de higiene.

O texto define como irregular o chamado “confinamento desacompanhado prolongado”, especialmente quando há ausência de cuidados básicos ou quando o animal permanece mais de 24 horas sem supervisão humana. A proposta também estabelece multas que podem variar de R$ 3 mil a R$ 10 mil, com valores dobrados em caso de reincidência, reforçando o caráter educativo e punitivo da medida.

Segundo o autor do projeto, o vereador Elton Carvalho (Republicanos), a iniciativa responde a uma realidade preocupante. “Não podemos tratar o abandono temporário como algo normal. Deixar um animal sozinho por dias é uma forma de maus-tratos. Esse projeto é um passo necessário para garantir dignidade e proteção aos animais”, afirmou.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Servidores da Prefeitura de São Carlos participaram, nesta sexta-feira (24/04), da Oficina “Mapa de Processos e Resultados de Programas”, realizada na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP), em Araraquara.

A atividade integra o Projeto “Inteligência Artificial e Políticas Públicas” e reuniu técnicos de prefeituras e órgãos públicos da região, além de professores extensionistas, com o objetivo de aprimorar a estruturação, o monitoramento e a avaliação de programas públicos.
Durante a oficina, os participantes tiveram acesso aos conteúdos teóricos e, principalmente, a exercícios práticos voltados à construção de Mapas de Processos e Resultados (MaPR), ferramenta que permite maior clareza na definição de fluxos, metas, entregas e indicadores. Também foram apresentados outros  temas na área de gestão, administração pública e IA.

Para a secretária de Gestão Pública e Integração Governamental, Laurie Lubek, a participação de São Carlos reforça o compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento da gestão pública, a qualificação técnica das equipes e a adoção de metodologias que ampliem a eficiência, a transparência e a capacidade de entrega de resultados à população.

A iniciativa também contribui para a integração regional e o intercâmbio de boas práticas entre os municípios, alinhando São Carlos às agendas contemporâneas de inovação e transformação digital no setor público.

Participaram da oficina, além de servidores da Secretaria de Gestão Pública e Integração Governamental, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Secretaria de Justiça.

Publicado em Outras Notícias

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.