SÃO CARLOS/SP - Durante patrulhamento na madrugada desta terça-feira (28), a Guarda Municipal de São Carlos abordou um indivíduo em comportamento suspeito na região do cruzamento entre as ruas República do Líbano e Papa Paulo VI.
A ação aconteceu por volta das 1h58, quando a equipe decidiu realizar a abordagem. Na busca pessoal, os agentes localizaram fios e peças pertencentes a semáforos.
O homem, identificado como R.A.M., de 29 anos, foi conduzido até a Central de Polícia Judiciária para registro da ocorrência.
Após ser apresentado à autoridade policial, ele permaneceu à disposição da Justiça. As circunstâncias do caso serão apuradas.
Evento percorrerá várias cidades do estado.
ARARAQUARA/SP – A 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo divulgou a relação de equipes que estarão na disputa deste ano, programada para o período de 3 a 10 de maio. A apresentação oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, em São Paulo, na concessionária Original Alta GWM, em um cenário promissor e altamente competitivo. Reunindo equipes nacionais e estrangeiras, a prova se consolida como uma das principais do calendário, impulsionada tanto pelo nível técnico dos participantes quanto pela importância estratégica no ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
O pelotão contará com representantes de diferentes regiões do Brasil, como AD Facex (SP), ACRS Cycling Team (SC), Andbank Cycling Team (SP), EOS Pro Cycling Scott (SP), Imuni Brasil UCI Iracemápolis (SP) e a tradicional Santos Cycling Team (SP). Também integram a lista Soul Extreme Team (SC), Clube Maringaense de Ciclismo (PR) e Swift Pro Cycling (MG), além de equipes como São José Ciclismo e Fundesport Araraquara. As seleções estaduais também marcam presença, com destaque para a Seleção Paulista, Seleção Gaúcha e Seleção Paraense.
O cenário internacional reforça ainda mais o nível da disputa, com a participação de equipes como Allcyclin Team e Plus Performance, ambas do Chile, NU Colômbia e Team Medellín, da Colômbia, além da Team FAC PYR, da Argentina.
Integrante do calendário internacional da União Ciclística Internacional (UCI), na classe 2.2, a 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo se consolida como uma das principais provas do ciclismo de estrada no continente. A etapa final será disputada na capital paulista, em um circuito plano que também incluirá o Desafio das Américas, reforçando o caráter internacional da competição.
No aspecto esportivo, a expectativa é de uma disputa equilibrada. A chamada “etapa rainha” deve ligar Franca a Ribeirão Preto, em um percurso de aproximadamente 120 quilômetros, com trechos de subida que podem influenciar na classificação geral. Outra etapa considerada decisiva será entre Barretos e Franca, com chegada em subida.
Apesar desses pontos, o traçado geral favorece ciclistas com características de velocidade em terreno plano, já que não apresenta longas montanhas. A tendência é de uma competição bastante estratégica, com forte influência do trabalho em equipe, especialmente em etapas longas como a de abertura, com cerca de 164 quilômetros, onde fatores como vento e calor podem ser determinantes.
A edição 2026 também amplia sua visibilidade com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da federação, incluindo cobertura nas redes sociais e presença de equipe de reportagem.
Outro fator que eleva a importância da prova é a distribuição de pontos válidos para o ranking mundial, fundamentais no processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Dessa forma, além da disputa pelo título, a Volta ganha peso decisivo na briga por vagas olímpicas, tornando cada etapa ainda mais estratégica para atletas e equipes.
A 12ª Volta Ciclística do Estado de São Paulo tem o apoio do Detran, que elaborará uma ação especial em cada etapa em alusão ao “Maio Amarelo”, da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), Prefeitura de Três Fronteiras, Prefeitura de Bálsamo, Prefeitura de São José do Rio Preto, Prefeitura de Barretos, Prefeitura de Franca, Prefeitura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Araraquara, CET, Concessionária Original Alta GWM e Arrival Sports.
Equipes participantes:
AD Facex (SP)
ACRS Cycling Team (Rio do Sul - SC)
Andbank Cycling Team (Pindamonhangaba - SP)
EOS Pro Cycling Scott (SP)
Seleção Paraense (PA)
Imuni Brasil UCI Iracemápolis (SP)
Santos Cycling Team (SP)
Seleção Gaúcha (RS)
Seleção Paulista (SP)
Soul Extreme Team (SC)
Swift Pro Cycling (Nova Lima/MG)
São José Ciclismo (SP)
Clube Maringaense de Ciclismo (PR)
Fundesport Araraquara (SP)
Allcyclin Team (Chile)
NU (Colômbia)
Plus Performance (Chile)
Team FAC PYR (Argentina)
Team Medellín (Colômbia)
Percurso:
1ª – 4/5 – 11h – Três Fronteiras/Bálsamo – 164,2 km
2ª – 5/5 – 11h – São José do Rio Preto/Barretos – 121,8 km
3ª – 6/5 – 11h – Barretos/Franca – 139,4 km
4ª – 7/5 – 11h – Franca/Ribeirão Preto – 115,8 km
5ª – 8/5 – 11h – Ribeirão Preto/Araraquara – 112,5 km
6ª – 10/5 – 7h – São Paulo – Desafio das Américas – 91,6 km
Total: 745,3 km
Mais informações: www.fpciclismo.org.br
SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura realizou, na manhã desta segunda-feira (27/04), uma operação que resultou na interdição de dois boxes na Praça do Comércio.
A Praça do Comércio conta com 64 espaços destinados a permissionários, regidos pelo Decreto Municipal nº 171 de 2003, que estabelece regras para uso precário e gratuito dos boxes. A ação foi motivada por denúncias encaminhadas à Prefeitura e confirmadas em relatórios de fiscalização.
Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Penela, o objetivo é garantir que os espaços sejam utilizados de acordo com a legislação. “Após o recebimento da denúncia, realizamos vistorias periódicas para verificar o cumprimento das normas, especialmente em relação à frequência dos titulares. Dois permissionários tiveram a permissão revogada por não utilizarem os boxes conforme estipulado”.
A medida atende também a um ofício protocolado pelo vereador Djalma Nery, que solicitou providências administrativas diante das irregularidades constatadas. Rodolfo Penela reforçou que o trabalho de fiscalização continuará. “Nosso objetivo é coibir a utilização inadequada dos boxes e assegurar que o espaço cumpra sua função social e comercial. O monitoramento seguirá ativo para garantir o cumprimento das normas”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - A 57ª edição da Festa do Clima movimentou São Carlos neste fim de semana e trouxe de volta à cena cultural a Praça Coronel Salles, conhecida como Praça dos Pombos. O espaço histórico recebeu shows, gastronomia e atividades culturais que reuniram famílias inteiras em um ambiente leve e acolhedor.
No sábado (25/04), o público foi recebido pelo som contagiante da banda Maracatrio, que abriu a programação com ritmos brasileiros cheios de energia. Logo depois, a cantora e compositora Duda Stefano emocionou com um repertório inspirado na cultura nordestina, trazendo o forró como protagonista da noite. “Fiquei muito feliz de poder participar dessa festa linda, que já soma mais de 50 edições. É uma tradição da cidade e agradeço à Prefeitura por abrir esse espaço para os nossos artistas locais”, disse.
O encerramento ficou por conta da banda Brexó, que misturou estilos como pop, rock, disco, jazz, reggae e ritmos regionais, garantindo uma noite diversa e animada.
No domingo (26/04), a festa seguiu com a apresentação da Big Band do Guri São Carlos, que trouxe a sonoridade marcante do jazz norte-americano com instrumentos de sopro e base harmônica completa. Para fechar o evento, a dupla sertaneja João Pedro e Zé Paulo levou o público ao clima das raízes caipiras, encerrando a programação com muita música e emoção.
O evento também foi marcado pela diversidade de público e pela atmosfera de convivência. O ator e fisioterapeuta Márcio ressaltou a importância da acessibilidade e da integração social. “Esse tipo de evento permite juntar pessoas de diferentes classes e idades no mesmo ambiente, compartilhando lazer e gastronomia. Foi uma tarde deliciosa de cultura e família, com crianças e idosos dividindo o mesmo espaço. A Prefeitura está de parabéns”.
Já a professora de Educação Especial Maiara participou pela primeira vez e aprovou a experiência. “Achei muito interessante, porque é um evento de qualidade. Está sendo especial e bem legal. Parabéns para a cidade”.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou o simbolismo da retomada. “Resgatar a Praça Coronel Salles como local da Festa do Clima é valorizar nossa história e devolver à população um espaço de encontro e convivência. É um momento de celebração da cultura e da identidade da cidade”.
Para o prefeito Netto Donato que fez questão de prestigiar a festa no sábado (25), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato e dos filhos Pedro e Gabriela, mais do que um evento, a Festa do Clima representa a identidade, a história da cidade. “Resgatar a Praça Coronel Salles, a nossa querida Praça dos Pombos, como palco dessa celebração é devolver à população um espaço simbólico de convivência, de cultura e de memória afetiva. Ver famílias reunidas, crianças, jovens e idosos compartilhando momentos de lazer, música e gastronomia mostra que estamos no caminho certo, valorizando aquilo que realmente importa: as pessoas. Também é fundamental destacar e reconhecer os nossos artistas locais, que deram um verdadeiro espetáculo ao longo do fim de semana, mostrando a riqueza cultural que temos na cidade. São eles que ajudam a manter viva essa tradição”.
O prefeito finalizou, ressaltando, que a administração segue comprometida em fortalecer a cultura, ocupar os espaços públicos de forma positiva e em promover eventos que integrem a população, com qualidade, segurança e inclusão.
Ribeirão Preto, SP - A Polícia Militar do Estado de São Paulo vai utilizar o Sistema Muralha Paulista durante o Ribeirão Rodeo Music, que acontece nos dias 30 de abril, 2, 8 e 9 de maio.
O Sistema Muralha Paulista integra diversas câmeras, sendo utilizado o serviço de identificação facial da Polícia Militar sincronizado com a identificação facial do próprio evento. O reconhecimento ocorrerá tanto na entrada quanto durante todo o decorrer do Ribeirão Rodeo Music, com câmeras operando ininterruptamente para identificação em tempo real. A ferramenta visa localizar pessoas com mandados de prisão em aberto e capturar indivíduos que tentem adentrar o evento de forma irregular. No ano passado, a ação resultou na captura de três pessoas que eram procuradas pela justiça.
Na área externa do evento, haverá uma viatura específica acompanhando as entradas por meio desses sistemas, enquanto uma sala de operações será montada no local para coordenação das ações.
As ações da Operação contemplam a prevenção e repressão a diversos tipos de ilícitos, desde crimes graves - como roubo, latrocínio e homicídio — até demandas civis e administrativas, como cumprimento de pendências judiciais e de pensão alimentícia. A Polícia Militar enfatiza que a presença reforçada e a tecnologia auxiliam tanto na prevenção como na resposta rápida a ocorrências.
A operação é organizada pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, sob a coordenação do Major de Polícia Militar Eduardo Martins Ribeiro, Coordenador Operacional da área.
“A utilização do Sistema Muralha Paulista busca garantir que o evento aconteça com mais segurança, rapidez de resposta a incidentes e proteção ao público, integrando tecnologia e policiamento ostensivo. A iniciativa reforça a estratégia de prevenção e combate à criminalidade em grandes eventos, com foco na preservação da ordem pública e na proteção dos participantes”, afirma o Major Martins Ribeiro.
A sala de operações local funcionará como centro de comando, com comunicação direta entre equipes internas, externas e a central regional.
Para garantir atendimento ágil às ocorrências, boletins de ocorrência poderão ser realizados in loco pela Polícia Militar.
Serviço
Evento: Ribeirão Rodeo Music 2026
Datas: 30 de abril, 2, 8 e 9 de maio
Ação: Operação Ribeirão Rodeio Music – Sistema Muralha Paulista
Comando: 3º Batalhão / Major Martins Ribeiro
SÃO CARLOS/SP - O programa São Carlos Mais Bonita segue em ritmo acelerado e, nesta semana, chega ao bairro Cidade Aracy com um mutirão que vai mobilizar um grande contingente de trabalhadores. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de São Carlos, já contabiliza resultados impressionantes: são quase 6 milhões de metros quadrados de áreas públicas atendidas, entre roçadas, limpeza de praças, recuperação de pavimentação, sinalização viária e drenagem.
Os números chamam a atenção: já foram 5 milhões de m² roçados, 149 mil m² de praças e áreas de lazer revitalizadas, incluindo espaços de grande fluxo de circulação de pessoas como o Kartódromo e a Praça da Independência, além de mais de 23 mil m² de sinalização horizontal aplicados em vias estratégicas. A pavimentação também avançou com centenas de metros quadrados recuperados em diferentes bairros, da Zona Leste à Zona Norte. As equipes do SAAE somaram 42 ações de limpeza em galerias e bocas de lobo, 14 em piscinões e 60 intervenções com massa asfáltica, reforçando a infraestrutura urbana.
O assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, destacou a abrangência das ações. “Estamos falando de uma cidade que está sendo cuidada em todas as frentes. São Carlos
Mais Bonita chega às zonas Leste e Norte, passa por dezenas de bairros e envolve a comunidade em mutirões. É um esforço coletivo que mostra resultado e melhora a vida das pessoas”.
Já o prefeito Netto Donato ressaltou o impacto direto na rotina dos moradores. “Quando recuperamos ruas, limpamos praças e mobilizamos centenas de pessoas, mostramos que São Carlos é de todos e para todos. Esse balanço é a prova de que estamos construindo uma cidade mais organizada, segura e acolhedora”.
Além das obras, o balanço inclui iniciativas de saúde e mobilização social, como os Dias D da Dengue nos bairros Eduardo Abdelnur e São Carlos VIII. “O programa São Carlos Mais Bonita se consolida como um programa que alia eficiência administrativa, participação comunitária e resultados visíveis no dia a dia da população”, concluiu o prefeito Netto Donato.
Abordagem acontece com mais frequência em residências onde moram idosos e pessoas sozinhas.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa a todos os cidadãos são-carlenses que nenhum funcionário da autarquia realiza atividades profissionais sem estar devidamente uniformizado e com crachá de identificação.
O SAAE presta este esclarecimento porque, nos últimos dias, tem recebido alguns relatos de usuários de que pessoas têm se passado por servidores da autarquia pedindo para analisar contas de água e hidrômetros, sem que haja nenhum dos pré-requisitos citados acima (uniforme e crachá), além de veículo com nome do SAAE.
De acordo com usuários, essas tentativas de golpe, para promover assaltos e outras atividades ilícitas, tem ocorrido, com maior frequência, na região da rodoviária. E o alvo preferencial são idosos e pessoas que moram sozinhas.
Em função desses acontecimentos, o SAAE orienta: nunca, em hipótese alguma, entregue contas da tarifa de água e esgoto e, muito menos, abra porta ou portão para qualquer indivíduo que se passa por funcionário do SAAE sem a devida e necessária identificação. Para informações rápidas, pode ser acionado o 0800 300 1520, que também funciona como WhatsApp.
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté realizou com grande sucesso, no último sábado, mais uma edição do Ibaté em Ação, levando serviços gratuitos e atividades de lazer à população do bairro Popular.
O evento contou com expressiva participação dos moradores e durante a ação, a população teve acesso a diversos atendimentos como corte de cabelo, atualização do Cadastro Único e na área da saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e vacinação contra a Influenza e a Covid-19 para os grupos prioritários.
Também foram oferecidos serviços administrativos, como consulta de débitos junto à Prefeitura, emissão de segunda via de contas, solicitação da carteira do idoso e cadastramento de currículos no portal “Emprega Ibaté”.
A iniciativa também contou com a participação do Centro de Controle de Zoonoses, que disponibilizou cães e gatos para adoção, incentivando a guarda responsável.
Além dos serviços, o evento proporcionou momentos de lazer para toda a família.
As crianças puderam aproveitar o trenzinho, brinquedos infláveis, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
A programação incluiu ainda a apresentação da banda marcial e um animado aulão de Zumba e Hitbox, que envolveram o público presente e o Banco do Povo auxiliou as pessoas que pretendem empreender na cidade.
O prefeito Ronaldo Venturi destacou a importância da ação e a proximidade com a população. “O Ibaté em Ação é uma iniciativa que aproxima a Prefeitura das pessoas, levando serviços essenciais diretamente aos bairros. Ficamos muito felizes em ver a participação das famílias e o quanto esse projeto contribui para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
O sucesso do evento reforça o compromisso da administração municipal em aproximar os serviços públicos da população, promovendo cidadania, saúde e bem-estar, além de fortalecer a integração comunitária.
SÃO CARLOS/SP - A 3ª edição da Corrida de Conscientização do Autismo, realizada na manhã de domingo,26, no São Carlos Damha Golf Club, foi marcada por grandes performances — e um dos principais destaques foi a atleta Micaelli Scatamburgo Guerrero, que conquistou o 1º lugar geral na prova de 5 quilômetros.
Representando a Associação São-carlense de Atletismo, a atleta mostrou mais uma vez sua força e versatilidade. Especialista nos 1.500 metros, Micaelli vem demonstrando excelente adaptação também nas corridas de rua, colhendo resultados expressivos graças à dedicação intensa nos treinos.
A vitória reforça o bom momento da atleta, que segue em evolução e desponta como uma das promessas para representar São Carlos nos próximos Jogos Regionais.
O desempenho também é fruto do trabalho em equipe, com destaque para o técnico PC Paiutto, que vem acompanhando de perto o desenvolvimento da atleta.
Ao final da prova, o coordenador Altair Maradona Pereira fez questão de agradecer o apoio recebido. “Agradeço à Prefeitura Municipal de São Carlos e à Secretaria de Esportes pelo suporte”, destacou.
Com talento, disciplina e resultados dentro das pistas e nas ruas, Micaelli segue acelerando rumo a novos desafios — e, pelo que vem mostrando, ainda tem muita conquista pela frente.
SÃO CARLOS/SP - Em uma noite marcada pela exaltação de valores cívicos e reconhecimento público, o Teatro do Sesc São Carlos sediou a solenidade de entrega da Medalha MMDC, uma das mais altas honrarias do Estado de São Paulo. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa (ALESP) por iniciativa do deputado estadual Capitão Telhada, contou com a participação de Paulo Gullo, vice-presidente da FecomercioSP, conselheiro do Sesc SP e presidente do Sincomercio São Carlos.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares para homenagear personalidades que se destacam por serviços relevantes à sociedade. Entre os mais de 50 agraciados, destacaram-se figuras da região como o secretário de Segurança Pública de Ibaté, Major Luiz Fumagale, e o professor doutor Plínio Gabriel João, superintendente da ETEC de Ibaté.
Em seu pronunciamento, Paulo Gullo estabeleceu uma conexão entre a bravura histórica da Revolução Constitucionalista de 1932 e a atuação contemporânea do setor terciário. Para o líder empresarial, os ideais de 32 e o trabalho do comércio compartilham o mesmo objetivo: o bem comum.
"A medalha MMDC nos lembra de um episódio que nos diz respeito diretamente. São-carlenses lutaram e perderam a vida pela legalidade. Essa memória deve ser respeitada", afirmou Gullo. "Os princípios daquela época são os mesmos que justificam o trabalho diário do empresariado do comércio. Eles estão impressos neste espaço que nos acolhe, o Sesc São Carlos, local de convívio saudável e democrático."
Gullo também ressaltou a vocação acolhedora de São Carlos e a natureza do setor que representa, focado no relacionamento humano e na troca de experiências. "É típico da gente que vive do comércio a vontade de receber bem e compartilhar histórias. Esta noite é propícia para essas trocas, convidando-nos a aprender com o passado para sonhar futuros promissores", concluiu.
Sobre a Medalha MMDC
A honraria faz referência aos jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas mortes em 1932 foram o estopim para a Revolução Constitucionalista. A medalha reconhece o mérito de cidadãos que, com dedicação e compromisso, contribuem para o desenvolvimento e a ordem da sociedade paulista.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.