SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos encerra nesta quinta-feira (30/04) o prazo para o recadastramento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 (FAR), destinado às unidades do Residencial Santa Felícia II. Até esta quarta-feira (29/04), já haviam sido contabilizados 9.800 atendimentos, número que supera a expectativa inicial da administração municipal.
Inicialmente, foram distribuídas 4.800 senhas nos dias 22 e 23 de abril. Diante da alta procura, a Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária ampliou o atendimento com a emissão de novas senhas para contemplar a demanda.
De acordo com o secretário da pasta, Rodson Magno, a previsão é atingir cerca de 10 mil recadastramentos. Segundo ele, a média diária tem sido de aproximadamente 600 atendimentos. O secretário destacou ainda que, apesar da concentração de procura nos últimos dias, foram adotadas medidas para evitar que interessados ficassem sem atendimento.
O recadastramento está sendo realizado na Fundação Pró-Memória, na Estação Ferroviária, com atendimento das 9h às 19h. A estrutura conta com 30 profissionais, além do apoio de 10 atiradores do Tiro de Guerra, responsáveis pela organização do fluxo de pessoas.
Além do atendimento presencial, os interessados podem efetuar o recadastramento de forma online até o fim do prazo, por meio do sistema HABISOFT, disponível no site oficial da Prefeitura.
Para participar, é necessário atender a critérios como residir no município há mais de três anos, não possuir imóvel em nome próprio, não ter sido beneficiado por programas habitacionais nos últimos dez anos, manter o Cadastro Único atualizado e ter renda familiar bruta de até R$ 3.200,00.
No atendimento presencial, é obrigatória a apresentação dos documentos originais de todos os membros da família, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho digital, certidão de nascimento ou casamento, folha resumo do Cadastro Único e comprovantes de renda.
A Prefeitura ressalta que o recadastramento atende a exigências da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, em função de atualizações recentes no programa. Entre os grupos prioritários estão mães solo, famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), microcefalia, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
O processo é realizado por autodeclaração, sendo de responsabilidade do candidato a veracidade das informações. Após essa etapa, os dados serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, responsável pela seleção final.
Ao término do processo, 260 candidatos serão classificados para disputar as 200 unidades habitacionais disponíveis, sendo 60 deles mantidos como suplentes.
SÃO CARLOS/SP - A partir da zero hora do dia 1º de maio de 2026, os pedágios das rodovias administradas pela Ecovias Noroeste Paulista passarão a operar com novas tarifas. O reajuste, previsto no contrato de concessão com o Governo do Estado de São Paulo, foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026, representando uma correção de 4,11%.
Os valores foram homologados pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e publicados no Diário Oficial do Estado. Confira as novas tarifas para veículos de passeio:
● ARARAQUARA (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 22,80.
● AGULHA (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 13,80.
● CATIGUÁ (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 19,80.
● DOBRADA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 11,20.
● TAIÚVA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 10,20.
● JABOTICABAL (Rodovia Carlos Tonanni – SP-333): R$ 17,60.
● ITÁPOLIS (Rodovia Laurentino Mascari – SP-333): R$ 9,70.
● COLINA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 11,70.
● MONTE ALTO (Rodovia Orlando Chesini Ometto – SP-323): R$ 7,80.
● PIRANGI (Rodovia Comendador Pedro Monteleone – SP-351): R$ 12,80.
TAG com desconto
Os usuários que utilizam TAGs para pagamento e liberação automáticos têm 5% de desconto em cada passagem pelo pedágio (convencional e Free Flow). Eles pagarão:
● R$ 21,66 em Araraquara.
● R$ 13,11 em Agulha.
● R$ 18,81 em Catiguá.
● R$ 10,64 em Dobrada.
● R$ 9,69 em Taiúva.
● R$ 16,72 em Jaboticabal.
● R$ 9,21 em Itápolis.
● R$ 11,11 em Colina.
● R$ 7,41 em Monte Alto.
● R$ 12,16 em Pirangi.
Free Flow
As praças de Dobrada, Taiúva, Jaboticabal e Itápolis operam no sistema Free Flow, sem cabines físicas de cobrança. O usuário passa sem reduzir a velocidade e o valor é cobrado eletronicamente. Motoristas com TAG ativa têm a cobrança feita automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar, em até 30 dias, pelos canais oficiais: site pedagiodigital.com, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista, WhatsApp 0800-326-3663 ou, presencialmente, em totens disponíveis na SP-326, em Santa Ernestina, Jaboticabal, Pitangueiras, Bebedouro e Colina, e na SP-333, em Barrinha, Taquaritinga e Borborema.
Desconto Usuário Frequente (DUF)
Quem passa com frequência pelas praças de pedágio da Ecovias Noroeste Paulista tem ainda mais um motivo para usar TAG: o programa Desconto Usuário Frequente (DUF), que oferece reduções progressivas e automáticas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem pelo mesmo pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Quanto mais vezes o usuário passar, maior o desconto - até a 30ª passagem, quando o valor mínimo é atingido e se mantém fixo até o último dia do mês.
Para se ter uma ideia da economia: em Araraquara, por exemplo, na 10ª passagem o valor cai para R$ 8,96; na 20ª, para R$ 3,36; e a partir da 30ª, o usuário paga apenas R$ 1,26, uma economia de mais de 94% em relação à tarifa cheia.
Motociclistas
Os motociclistas também contam com tarifa diferenciada nas praças da Ecovias Noroeste Paulista. As motos pagam, exatamente, metade do valor cobrado para veículos de passeio em todos os pedágios da concessão. Os novos valores para motos são:
● R$ 11,40 em Araraquara.
● R$ 6,90 em Agulha.
● R$ 9,90 em Catiguá.
● R$ 5,60 em Dobrada.
● R$ 5,10 em Taiúva.
● R$ 8,80 em Jaboticabal.
● R$ 4,90 em Itápolis.
● R$ 5,80 em Colina.
● R$ 3,90 em Monte Alto.
● R$ 6,40 em Pirangi.
SÃO CARLOS/SP - A campanha de vacinação contra a gripe em São Carlos, iniciada em 28 de março, já aplicou 21.306 doses até agora. Apesar do esforço da Secretaria Municipal de Saúde, a adesão dos grupos prioritários segue baixa: apenas 23,19% da população-alvo se imunizou.
Entre os grupos mais vulneráveis, os números chamam atenção. Das 15.610 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, somente 1.413 receberam a vacina, o que representa 9,05% de cobertura. Entre as gestantes, foram aplicadas 446 doses, alcançando 24,78%. Já os idosos, que somam a maior parte do público-alvo, tiveram 13.547 doses aplicadas, o que corresponde a 27,64% de cobertura.
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, alerta para os riscos da baixa procura. “A gripe não é uma doença simples. Ela pode evoluir para complicações graves, especialmente em idosos, crianças e gestantes. A vacina é segura e gratuita, e é fundamental que a população aproveite essa oportunidade de proteção".
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, reforça o apelo. "Nosso objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários até o fim da campanha. A imunização é a melhor forma de evitar internações e mortes causadas pelo vírus influenza. Pedimos que todos procurem as unidades de saúde e façam a sua parte".
A campanha segue até o dia 30 de maio nas unidades de saúde do município, com exceção da USF e UBS Cruzeiro do Sul, que passam por reforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
A vacina protege contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. É importante lembrar que ela não causa gripe, já que os vírus utilizados são inativados.
Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a imunização é uma medida simples e essencial para garantir a saúde da comunidade.
SÃO CARLOS/SP - O programa São Carlos Mais Bonita começou, na manhã desta quarta-feira (29/04), as ações de zeladoria na região sul do município, com um mutirão de limpeza no bairro Cidade Aracy. Mais de 100 trabalhadores participaram do início dos trabalhos, concentrados na entrada do bairro.
O prefeito Netto Donato acompanhou o início das atividades ao lado do assessor de gabinete e coordenador do programa, João Muller, do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Derike Contri, e do vereador Dé Alvim.
De acordo com o prefeito Netto Donato, o programa já executou cerca de 6 milhões de metros quadrados de serviços de roçagem e limpeza em diferentes regiões da cidade.
“Nesta etapa, as equipes vão atuar no Cidade Aracy e também devem atender bairros como Presidente Collor, Antenor Garcia, Planalto Verde, Zavaglia e Eduardo Abdelnur. Na sequência, os trabalhos avançam para a região da Serrinha e, posteriormente, para a Vila Prado”.
As ações são realizadas em sistema de mutirão, com atuação simultânea de diversas frentes de trabalho, incluindo equipes do SAAE, serviços de tapa-buraco, roçagem, limpeza, pintura de guias e sinalização viária.
A administração municipal reforça a necessidade de colaboração da população para a manutenção dos espaços públicos, especialmente no que diz respeito ao descarte adequado de resíduos. A fiscalização também está intensificando as notificações a proprietários de terrenos particulares que não estejam em condições adequadas de limpeza.
Segundo o vereador Dé Alvim, o programa já atendeu mais de 60 bairros desde o lançamento, em fevereiro, com a retirada de aproximadamente 180 caminhões de entulho, além de serviços de limpeza em bueiros, galerias e piscinões. Ele afirmou que as equipes devem permanecer no Cidade Aracy até a conclusão dos trabalhos.
De acordo com o coordenador do programa, João Muller, a previsão é de que as equipes permaneçam na região por pelo menos 15 dias. Ele destacou que as ações já passaram pelas regiões Leste e Norte, totalizando cerca de 5 milhões de metros quadrados somente de roçagem.
O presidente do SAAE, Derike Contri, informou que a autarquia já realizou 42 ações de limpeza em galerias e bocas de lobo, 14 intervenções em piscinões e 60 serviços com aplicação de massa asfáltica.
Ainda segundo os dados apresentados, nas regiões Leste e Norte foram roçados cerca de 5 milhões de metros quadrados, revitalizados 149 mil metros quadrados de praças e áreas de lazer, além da execução de 23 mil metros quadrados de sinalização horizontal em vias estratégicas.
BRASÍLIA/DF - Após recentes embates com políticos, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Flávio Dino saíram em defesa da corte e de seus colegas durante julgamento na terça-feira (28) e criticaram parlamentares que, para eles, têm atacado o tribunal para conseguir votos.
Segundo Dino, o Judiciário deve atuar contra as críticas que visam o Supremo enquanto o "mercado político" não se autorregula. Já Moraes afirmou que os políticos usam a corte como "escada eleitoral".
"Em vez de discutir seus mandatos, querem pegar uma escada em uma suposta polarização contra o Supremo, não com críticas, mas com agressões verbais que seriam, em qualquer local do mundo, caracterização de um assédio moral. E, com isso, volto a dizer: querem likes, mas acham que o eleitor não tem consciência disso", afirmou o magistrado.
Os ministros deram as declarações durante julgamento na Primeira Turma que rejeitou uma denúncia apresentada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) contra o colega José Nelto (União Brasil-GO) pelos supostos crimes de injúria e calúnia.
O congressista do PL acionou o Supremo depois que Nelto chamou-o de "nazista", "fascista" e "idiota" durante um episódio do podcast Papo de Garagem, em 2023. Houve um empate e, dessa forma, a decisão deve ser a mais favorável ao envolvido.
Ao votar pela rejeição, Moraes afirmou que parlamentares usam programas do tipo para ofenderem uns aos outros, enquanto cada um repercute esses embates em suas redes sociais. "Eles próprios instrumentalizariam xingamentos recíprocos como forma de campanha eleitoral", disse o ministro.
Segundo Moraes, a mesma estratégia tem sido aplicada contra o tribunal e os ministros do STF.
"Parlamentares -independentemente de partido ou posição ideológica- de posições opostas se reúnem exatamente para isso: para um ficar ofendendo o outro. Cada um repercute nas suas redes sociais, cada um tem muitos likes e consegue elevar o conhecimento público sobre seus nomes. Ou seja, eles próprios instrumentalizam xingamentos recíprocos como uma forma de campanha eleitoral", disse.
"Estamos vendo isso não só em relação aos parlamentares, mas também ao próprio Supremo Tribunal Federal e a ministros desta corte. Políticos que não têm votos necessários para atingir as candidaturas que querem acabam querendo ofender o Poder Judiciário, a honra, a dignidade do Poder Judiciário, utilizando-o como escada eleitoral", completou.
Dino, que votou para receber a queixa de Gayer apenas pelo crime de calúnia, afirmou que as críticas ao Supremo são desleais e uma "covardia institucional". Ele defendeu que o Judiciário deve atuar em meio a uma "degeneração" do debate.
"Cada dia vejo com mais perplexidade essa ideia de alguns de que ao atacarem o Supremo estarão amealhando votos. Espero que o próprio mercado político possa se autorregular, mas, enquanto isso não ocorre e este livre debate de ideias se transforma nesse tipo de degeneração, creio que a tutela jurisdicional é o único mecanismo que pode conter a lei do mais forte", declarou.
Duas semanas atrás, em 14 de abril, os ministros da Segunda Turma usaram uma sessão do colegiado para criticar a proposta de indiciamento de magistrados da corte pelo relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Os magistrados também consideraram que houve viés eleitoreiro no relatório do congressista. Dias Toffoli, por exemplo, declarou que "a Justiça Eleitoral não faltará em punir aqueles que abusam do seu poder para obter votos".
Decano do tribunal, Gilmar Mendes foi responsável pela crítica mais contundente e chegou a acionar a PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Vieira para investigar possível abuso de autoridade.
O ministro também se envolveu em um embate com o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), após o pré-candidato à Presidência divulgar em suas redes sociais vídeos em que satiriza integrantes do Supremo.
Gilmar enviou a Moraes uma notícia-crime contra Zema e pediu que o político seja investigado no inquérito das fake news pelas postagens. O procedimento é sigiloso.
Após a divulgação dos vídeos anteriores, o decano do Supremo chegou a comparar as críticas feitas à corte a retratar o ex-governador como homossexual e questionou se isso não seria "ofensivo", mas depois pediu desculpas.
por Folhapress
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos - FESC, realiza nos dias 1º e 2 de maio a tradicional Festa do Trabalhador, um evento gratuito que promete reunir a população com muita música, cultura e opções de lazer.
A programação acontece no Campus 1 da FESC, localizada na Rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, e contará com apresentações musicais ao vivo, além de praça de alimentação para o público.
Na sexta-feira, dia 1º de maio, as atividades começam às 14h e seguem até as 22h. O destaque da noite fica por conta do Grupo Mistura Sertaneja, com tributo à dupla Mato Grosso & Mathias, além da participação especial de Denis Lucas. O evento também contará com apresentação de Wagner Seixas.
Já no sábado (02/05), a festa continua das 15h às 22h, com shows das bandas Conexão Amazônica (tributo à Legião Urbana) e Doce Veneno, trazendo ao público um repertório repleto de clássicos do rock nacional.
A Festa do Trabalhador na FESC reforça o compromisso da instituição em promover eventos culturais acessíveis, valorizando os trabalhadores e proporcionando momentos de integração e entretenimento para toda a comunidade.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) promoveu, na manhã desta quarta-feira (29/04), a reunião ordinária do Conselho Fiscal, no Campus 1 – Vila Nery. O encontro reuniu membros titulares e suplentes do colegiado e teve como objetivo cumprir as atribuições legais de acompanhamento, análise e fiscalização das atividades institucionais.
Durante a reunião, os conselheiros apreciaram o relatório anual das atividades da FESC, destacando os resultados alcançados em 2025 nas áreas administrativa, financeira e pedagógica. Também foram analisados o balanço e as demonstrações contábeis do exercício, documentos fundamentais para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.
Outro ponto de destaque foi a apresentação da execução orçamentária e financeira referente ao primeiro trimestre de 2026, permitindo ao Conselho Fiscal acompanhar de perto o planejamento e a gestão dos recursos no início do novo exercício.
Para o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, a reunião reforça valores essenciais da instituição. “Nosso compromisso é com a transparência e a responsabilidade na gestão pública.
O trabalho do Conselho Fiscal fortalece os mecanismos de controle interno e garante que as ações da FESC estejam sempre alinhadas com os princípios legais e com o interesse da população de São Carlos".
IBATÉ/SP - Um homem com mandado de prisão por tráfico de drogas foi detido pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (29), em Ibaté, após ser localizado durante patrulhamento preventivo.
Segundo informações, a equipe policial circulava pelo bairro Icaraí quando identificou um veículo suspeito, um GM/Cruze branco, conduzido por um indivíduo já conhecido nos meios policiais. Ao perceber a tentativa de abordagem, o motorista seguiu até a Rua Orestes Del Pontes, onde foi interceptado.
Durante a ação, não foram encontrados materiais ilícitos com o suspeito. No entanto, ao consultar os dados, os policiais confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele por envolvimento com tráfico de drogas.
O homem, identificado como Y. A. S., foi conduzido à delegacia de Ibaté, onde o caso foi formalizado pelo delegado responsável. Após os procedimentos, ele permaneceu preso e à disposição do Judiciário.
SÃO PAULO/SP - O Governo de São Paulo enviou, nesta terça-feira (28), o projeto de lei que estabelece o novo salário mínimo estadual para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O salário mínimo paulista deverá chegar a R$ 1.874 em 2026, com aumento nominal de 46% sobre o piso estadual pago em 2022, de R$ 1.284.
“Com o novo valor do salário mínimo paulista, chegamos a R$ 590 a mais do que era pago há quatro anos. Uma valorização que chega a 46% no período e que beneficia mais de 70 categorias previstas em lei. É mais um reflexo do diálogo com que gera oportunidades para que São Paulo avança na direção certa, com desenvolvimento econômico que dá mais dignidade e poder de compra para nossos trabalhadores”, afirmou Tarcísio.
Com a nova proposta, o valor do salário mínimo paulista será 15,6% maior em relação ao atual piso nacional de R$ 1.621. A diferença de R$ 253 representa um diferencial que reflete o impacto positivo da política paulista de proteção à renda.
Com valor 46% acima do piso estadual de 2022, o salário mínimo paulista garantiu desempenho melhor que o nacional, que teve aumento nominal de 33,7% no mesmo intervalo. O piso paulista mais que dobrou em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 19,5% no período.
BOTUCATU/SP - Uma ação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) resultou na prisão de um homem de 32 anos e na apreensão de mais de 300 quilos de drogas, após um acompanhamento policial que terminou em uma área rural da Estrada Municipal Pará Piapara, em Botucatu, no interior de São Paulo, na terça-feira (28).
A operação teve início após os investigadores receberem informações de que um veículo utilizado para o transporte de entorpecentes passaria pelo município. Diante disso, foi montada uma campana em um ponto estratégico da via para interceptar o automóvel.
O carro foi localizado, mas o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Equipes da Dise iniciaram o acompanhamento com viaturas descaracterizadas, contando com o apoio de agentes da Guarda Civil Municipal que estavam de moto.
Durante a fuga, o suspeito desrespeitou diversas sinalizações de trânsito e percorreu diferentes trechos da cidade sem sair do monitoramento dos agentes. Em determinado momento, ele acessou uma estrada vicinal que leva ao bairro Piapara, onde seguiu por vários quilômetros em via de terra.
Ao fazer uma curva, o motorista perdeu o controle da direção, capotando o veículo. Com o impacto, parte da carga foi lançada para fora do carro. Mesmo após o acidente, o homem tentou fugir a pé, mas foi detido.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito havia retirado a droga com um caminhoneiro em um condomínio da cidade. As investigações apontam que os entorpecentes seriam distribuídos a traficantes da região.
Ao todo, foram apreendidos diversos tijolos e pacotes de entorpecentes, sendo 207 quilos de maconha, 73,9 quilos de crack, 33,2 quilos de cocaína e 2,9 quilos de haxixe, totalizando 317 quilos. O celular do suspeito também foi recolhido durante a ação.
O homem foi encaminhado à delegacia e permaneceu à disposição da Justiça. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas e apreensão de veículo na Dise de Botucatu.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.