SÃO CARLOS/SP - Com a chegada do inverno, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social intensificou as chamadas rondas sociais por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), realizado por equipes da Cáritas Diocesana, entidade conveniada com a Prefeitura de São Carlos. O município sempre realizou as rondas nos períodos diurno e noturno todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, intensificando dessa forma o atendimento e acolhimento à população em situação de rua. As equipes oferecem vagas nas Casas de Passagem que também fornecem alimentação completa, porém para aquelas pessoas que não aceitam sair da rua, os profissionais oferecem agasalhos e cobertores.
Além da abordagem, também é realizada busca ativa, visando identificar a incidência de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade temporária e famílias. “O Serviço de Abordagem Social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos e constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança visando o atendimento, acompanhamento e mediação de acesso à rede de proteção social”, explica Rodolfo Hernane, secretário municipal de Cidadania e Assistência Social.
NÚMEROS DA SITUAÇÃO DE RUA - Desde a pandemia, o número de moradores em situação de rua vem aumentado em todos os municípios. Antes da pandemia, São Carlos contabilizava 290 moradores em situação de rua, hoje já são 403, sendo que 58,06% são de outros municípios, 41,69% de São Carlos mesmo e 0,25 de outros países. Os homens são maioria (90,32%), mulheres (9,68%) e 94,54% sabem ler e escrever. Quanto a raça/cor 46,40% é branca, 39,45% parda e 14,14% preta. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Os principais motivos alegados são: problemas familiares, desemprego, alcoolismo, drogadição, perda de moradia, ameaça, e alguns nem sabem o motivo da condição de rua. “A abordagem social é a primeira entrada para os usuários terem acesso aos direitos”, ressalta Rodolfo Hernane. A Prefeitura de São Carlos também disponibiliza o Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), que realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltados ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua.
No local, são atendidas 80 pessoas por dia que têm acesso à higiene, café da manhã, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e recebem encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como saúde, trabalho e educação, além de receber o cartão alimentação para as refeições no Restaurante Bom Prato”.
LOCAIS DE ATENDIMENTO - O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. Já o pernoite é oferecido na Casa de Passagem Masculina (Albergue) que fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina e na Casa de Passagem Feminina, na rua Treze de Maio, 1.816, no centro. Cada uma oferece 50 vagas para o pernoite. O município também tem parceria com igrejas, congregações e ONG’s que oferecem esse serviço, principalmente no inverno.
SEGURANÇA PÚBLICA – Samir Gardini, secretário de Segurança Pública de São Carlos, acredita que essa questão precisa ser discutida amplamente por todos os municípios do país. “É evidente que os impactos da pandemia levaram a um aumento no número de pessoas em situação de rua, e em São Carlos não foi diferente. Nós, da área da segurança, a Guarda Municipal, somos muito cobrados para resolver essa questão de pessoas vivendo em áreas públicas, porém a lei é clara, sendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu em liminar que os estados, o Distrito Federal e os municípios façam a remoção e o transporte compulsório de pessoas em situação de rua às zeladorias urbanas e aos abrigos. Na verdade, a nossa função é fazer as abordagens na busca de entorpecentes, de pessoas procuradas, que inevitavelmente se infiltram nos grupos de moradores em situação de rua. A Segurança Pública somente consegue agir em 5% da solução do problema”, explica Gardini, lembrando que documento também reforça a proibição da retirada de pertences pessoais.
O secretário também faz um apelo à população para que não forneçam mobiliários a essas pessoas em situação de rua. “A população é solidária, mas na verdade acaba não ajudando e sim incentivando que esses moradores permaneçam nas ruas, muitos caem na drogadição, não optando por serem atendidos em instituições preparadas para recebê-los”, finaliza.
SÃO CARLOS/SP - Na última Sessão Ordinária, terça-feira (25), a Câmara Municipal de São Carlos aprovou a ficha orçamentária para receber R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Celso Russomanno a pedido do vereador Malabim (PRD).
Esse recurso será utilizado em atividades que englobam a saúde do município, como custeio de exames e procedimentos e a compra de remédios.
Malabim ressalta a importância dessa conquista para aliviar a fila de espera daqueles que necessitam de exames e remédios e agradece ao deputado federal Celso Russomanno pela destinação e atenção que vem dando a São Carlos.
São Carlos ficou entre as três melhores das 5.570 cidades do Brasil na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana para municípios acima de 100 mil habitantes no prêmio Band de Cidades Excelentes 2024.
O prêmio mede a evolução do mandato de 4 anos (2021 – 2024) em várias modalidades, esse ano a Band e o Instituto Aquila em parceria com a BDO Consultoria, avaliaram as notas de cada prefeitura nos últimos 4 anos, sabendo como cada município vem se desenvolvendo e se aprimorando dentro do índice de gestão municipal Aquila o IGMA, que têm o objetivo de potencializar a eficiência da gestão pública. A programação é estruturada com base em inteligência artificial, e foi desenvolvida para calcular, dimensionar e dar uma nota para o desempenho de cada cidade nos diversos setores da administração pública, são 72 indicadores distribuídos em 6 pilares;
As cidades são divididas em categorias: Até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil e acima de 100 habitantes.
João Saad presidente do grupo Band ressaltou que ao longo dos 4 anos do evento os números tiveram uma evolução, ajudando o munícipe, o cidadão, é esse o principal objetivo do prêmio realizado pela Band.
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, ressalta que não há nada que expresse mais utilidade pública do que esse evento, que estimula as boas gestões.
“Certamente em algum lugar dos 5.570 municípios do Brasil, há uma boa experiência na áreas da saúde, educação, segurança, enfim, os problemas surgem e as soluções são dadas no município, o que é o Brasil se não a soma de todas as suas cidades, quanto melhor for administrada uma cidade melhor será o Brasil, melhor será a qualidade de vida de todos os brasileiros que terão acesso as políticas públicas de saúde, educação, segurança, infraestrutura e de lazer, o bem estar do cidadão acaba estando vinculado a boa ou a má administração do seu município, se ele demora mais no trânsito ou não, se têm a rua dele asfaltada, se têm uma praça para poder levar seu filho para passear, se têm uma escola de qualidade e um posto de saúde para ser atendido, portanto a lógica de uma boa administração é a lógica de um Brasil mais eficiente e de melhor bem estar a todos os brasileiros”.
Essa é a quarta edição do prêmio Cidades Excelentes, foram 849 cidades selecionadas para as etapas regionais e 63 cidades para a etapa nacional, mostrando a abrangência de todo o país na conquista desse importante prêmio.
SÃO CARLOS/SP - Um homem foi vítima de agressão e possivelmente tentativa de homicídio na Rua Hilário Martins Dias, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos, nesta quarta-feira, 03 de junho.
Segundo informações, um familiar foi até a casa da vítima e o encontrou caído na cozinha com alguns hematomas e perfurações pelo corpo.
O SAMU foi acionado e, após prestar os primeiros atendimentos, socorreu a vítima à Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. O agredido não soube dizer quem o agrediu.
A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.
Se a moda pega, misericórdia!
SÃO CARLOS/SP - Um supervisor de uma empresa que produz alimentos acabou apanhando de seu subordinado na última terça-feira, 02 de junho, na Rua Bruno Panhoca, em São Carlos.
Segundo consta, uma reunião foi convocada pela vítima, dois gerentes e o acusado. Durante a reunião, foi informado ao funcionário que seria advertido por três vezes, por ele não seguir ordens, desrespeitar o gerente e o supervisor.
Porém, os ânimos se exaltaram e o funcionário teria iniciado a discussão. O supervisor, ao tentar entregar as advertências, teria levado um soco no braço da vítima, foi quando os gerentes teriam retirado o acusado da sala.
O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência.
SÃO CARLOS/SP - Uma mulher foi encontrada sem vida na manhã desta quarta-feira, 03 de junho, na Vila Sônia, em São Carlos.
Segundo consta, os vizinhos sentiram falta da mulher e, com esse sumiço, acionaram a Polícia Militar (PM), que ao chegar viram o portão aberto, mas a casa trancada.
O Corpo de Bombeiros foi ao local e arrombou a porta. Na cozinha, foi encontrada Sirley Benedita Sanches, caída no chão.
O SAMU foi até o endedreço informado e o médico da USA constatou o óbito.
A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas e realizaram os procedimentos de praxe.
O corpo da mulher, de 58 anos, foi levado ao IML, de onde sairá um laudo sobre as causas da morte.
SÃO CARLOS/SP - Dream Santo Antonio vem sendo alvo de reclamações de algumas pessoas que fizeram a aquisição do empreendimento em São Carlos.
Uma das pessoas nos disse que a entrega era em dezembro do ano passado, mas havia em contrato um adicional de mais 180 dias, mas até agora não havia ocorrido.
“A construtora não entregou as chaves, estou pagando aluguel + taxa de obra + entrada da casa que foi parcelada. Tenho filhos pequenos e essa casa seria a realização de um sonho, porém a construtora tornou esse sonho pesadelo, pois eles não estão cumprindo os prazos do contrato, a caixa está sendo conivente, pois está prolongando dias após dias.
A última medição da obra, prejudicando assim os compradores e beneficiando a construtora, gostaria que a Rádio Sanca nos ajudasse nesse caso, fazendo uma matéria e divulgando essa injustiça que está acontecendo com os compradores do módulo 2. A obra já está 100% concluída, só faltam eles entregarem as chaves, ou repassar as taxas de obra para a construtora pagar, pois é isso que diz o contrato (sic)” desabafou o cidadão
Um boletim de ocorrência (B.O) foi registrado.
A COSTRUTORA
A construtora diz que as obras já estão terminadas, mas que há dois “procedimentos pendentes para garantir toda a segurança e assertividade no processo de entrega”.
“As solicitações já foram abertas e agora dependem dos órgãos competentes. A companhia aguarda a conclusão dessas etapas para compartilhar uma data correta de entrega das chaves”.
O que diz a Caixa Econômica?
“A Caixa esclarece que as obras do Módulo II do Residencial Santo Antônio estão concluídas e que a construtora aguarda a finalização da legalização e emissão do habite-se por parte dos órgãos competentes. Após o cumprimento dessa etapa, será possível realizar a entrega das unidades aos adquirentes, conforme a legislação vigente”, afirma.
SÃO CARLOS/SP - A convite do governador Tarcísio de Freitas, a Prefeitura de São Carlos, assina nesta quarta-feira (03/07), às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, o convênio com Governo do Estado de São Paulo de adesão ao Plano Estadual de Habitação, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Neste encontro com os representantes dos 645 municípios, o governador vai anunciar com quantas unidades habitacionais cada cidade será contemplada pelo Programa
Nossa Casa, modalidade Preço Social, criado pelo Decreto Estadual nº 64.419/19, que prevê a parceria das três esferas de Governo (Estadual, Municipal e Federal) juntamente com a iniciativa privada, em terrenos públicos municipais e estaduais.
Esta parceria possibilitará que famílias de baixa renda adquiram sua casa própria a preços abaixo do mercado e de forma mais acessível. Os empreendimentos viabilizados terão parte das suas unidades disponibilizadas a preço social, além de contar com subsídios adicionais para todas as unidades.
A Prefeitura já conquistou outras 953 moradias, sendo 400 apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida, outros 240 também pelo Minha Casa, Minha Vida, porém na categoria Entidades, 313 moradias, sendo 200 pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e 113 pelo Programa Casa Paulista - CCI (Carta de Crédito Individual).
Ano passado o Governo do Estado também entregou o primeiro condomínio república para idosos com 22 casas, construído por meio do programa Vida Longa.
SÃO CARLOS/SP - O Superintendente do Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), Fábio Neves, apresentou em encontro realizado na última semana, o trabalho que o HU tem realizado e investimentos destinados a aprimorar as condições do atendimento prestado à população de São Carlos e região. A apresentação se deu em reunião na Santa Casa de São Carlos, com participação de representantes da Prefeitura Municipal e do Departamento Regional de Saúde 3 e a convite da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A pauta principal foi a superocupação das unidades de pronto atendimento (UPA) e dos prontos-socorros hospitalares conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
No encontro, o Superintendente relembrou que todos os atendimentos do HU-UFSCar são regulados pela Secretaria Estadual de Saúde, abrangendo 24 municípios da região, com uma média de 3000mil pessoas atendidas por mês. Os pacientes são encaminhados ao HU-UFSCar de acordo com as especialidades previstas em contrato, com base no sistema Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).
Na ocasião, Neves esclareceu que o Hospital tem atendido, inclusive, um número de pacientes acima do previsto em contrato com a Secretaria Municipal de Saúde. O instrumento prevê 130 internações mensais e, nos últimos dois meses, o HU-UFSCar tem atendido o dobro disso, o que gera déficit financeiro para o Hospital.
"Reconhecemos os desafios orçamentários e estamos sempre em busca de mais recursos para o HU. Nós temos a infraestrutura e mais leitos para ampliar o número de internações, mas precisamos que o contrato seja ajustado, para termos a viabilidade financeira para manter esses leitos em funcionamento. Já vimos informando a Secretaria Municipal de Saúde, da necessidade de conversarmos e rever o contrato, adequando-o para a necessidade atual de atendimentos. Este encontro é importante justamente para apontarmos os pontos que precisam ser aprimorados e, juntos, buscar a solução para a ampliação dos leitos nas unidades de saúde pública do Município", ressaltou o Superintendente na reunião.
Fábio também enfatizou que o maior problema é a insuficiência de leitos clínicos para dar suporte à Rede de Urgência e Emergência regional. Com a falta de leitos, não há vazão dos pacientes que estão em observação nas UPAs e nos prontos-socorros hospitalares, gerando superlotação. A partir do cenário atual apresentado pelas unidades de atendimento em saúde, ficou acordado que será feito estudo para que seja viabilizada pelo Município a ampliação do número de leitos no convênio com o HU-UFSCar.
Investimentos
Recentemente, o HU-UFSCar abriu quatro novos leitos para atendimento de pacientes com dengue; em 2023, inaugurou novas áreas assistenciais (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Unidade de Internação Pediátrica), com 29 leitos, e administrativas (Apoio Operacional e Central de Resíduos); além da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), com infraestrutura adequada e uma equipe qualificada e especializada na realização de estudos clínicos para o desenvolvimento de novos medicamentos e insumos para a saúde.
O Hospital conta também com leitos para atendimento em saúde mental, que recebem pacientes de São Carlos, Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira. Durante pandemia da Covid-19, a unidade de saúde teve um papel fundamental no atendimento a pacientes de São Carlos e região, registrando uma das menores taxas de mortalidade na UTI Covid em nível nacional, 30%, ante 52,9% da média nacional, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
As melhorias, mesmo diante do cenário de restrições orçamentárias, têm sido resultado de uma gestão administrativa atenta às necessidades da população e às oportunidades de captação de novos recursos.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (01/07), no campus 1 da FESC, na Vila Nery, o quarto treinamento de uso do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), implantação e utilização do CAD-Sinesp, para 18 municípios do estado de São Paulo. A capacitação sobre a Central de Atendimento e Despacho (CAD) acontece até sexta-feira (05/07).
Participam do treinamento guardas das cidades de Araçariguama, Araraquara, Bebedouro, Caçapava, Cerquilho, Espirito Santo do Pinhal, Ibitinga, Iperó, Itapecerica da Serra, Itápolis, Lençóis Paulista, Mairiporã, Monte Alto, Ourinhos, Pirassununga, São José do Rio Preto e Vargem Grande do Sul.
Nesta terça-feira (02) serão capacitados municípios para a implantação do CAD Sinesp 3, que já fizeram o treinamento com os agentes multiplicadores da Guarda Municipal de São Carlos.
De quarta (3) a sexta-feira (5), também no campus 1 da FESC, serão capacitados com conhecimento técnico os outros municípios que ainda não fizeram a implantação do CAD 2. Os municípios que têm o sistema implantado geram para o Ministério da Justiça estatísticas dos atendimentos realizados pelas guardas municipais, de forma digital, online, otimizando recursos.
O CAD 3 é mais uma ferramenta do Sinesp, um software que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento a ocorrências solicitadas pela Guarda Municipal por meio do número 153.
Com a nova versão do CAD 3 a ligação do 153 é direcionada para a central e todo o processo é automatizado, o que antes era feito manualmente pelo Word ou Excel, isso traz economia de tempo, de recursos, sem dizer a facilidade de gerar relatórios, estatísticas que ajudam nas políticas públicas preventivas.
O comandante da Guarda Municipal de São Carlos, Michel Yabuki, abriu a capacitação e destacou que dentro de um aglomerado de 500 mil habitantes, São Carlos conseguiu trazer o treinamento para implantação do CAD Sinesp 1, 2 e 3, capacitando mais de 50 cidades. “A corporação é pioneira na utilização do sistema no estado de São Paulo e devido à nossa experiência, estamos credenciados para capacitar agentes de segurança de outras cidades. Sempre buscamos a inovação, isso nos traz um olhar diferenciado e tudo só foi possível graças ao apoio do prefeito Airton Garcia, do secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, e de servidores públicos, ou seja, uma equipe consolidada para que essa tecnologia seja sustentável”, salientou Yabuki.
O Sinesp CAD - Central de Atendimento e Despacho é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, etc.), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.
A plataforma Sinesp oferece informações integradas, possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança. Criado através pela Lei nº 12.681/2012 tem como finalidade armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Um de seus principais objetivos é a consolidação de dados e informações de interesse da segurança pública que permitam o tratamento, análise de divulgação de estatísticas nacionais.
O convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para que a Guarda Municipal tivesse acesso a plataforma Sinesp foi assinado em 21 de março de 2022. “A plataforma está interligada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, uma importante ferramenta de tecnologia, que trouxe agilidade aos agentes e prestação de serviço qualificado, porque o sistema oferece a capacidade de gerenciar o despacho desde o início da ocorrência com acesso a base nacional de dados. É uma solução com visão de futuro, porque São Carlos foi a primeira cidade do estado de São Paulo a ter essa nova tecnologia. A nossa realidade é superior à de muitos municípios importantes do estado, isso viabiliza operacionalizar ações e políticas públicas de Segurança e o mais importante, tudo gratuitamente sem nenhum custo para o município”, disse o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.