fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de São Carlos (CIPETI), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Departamento de Direitos Humanos, realiza nesta quinta-feira (13/06), a IV Oficina de formação do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), que tratará da “Importância das ações estratégicas de Defesa e Responsabilização no Enfrentamento ao Trabalho Infantil".

Como o apoio à defesa e responsabilização exige intensa articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e outros órgãos de defesa de direitos, assegurando as medidas protetivas as crianças, adolescentes e suas famílias, bem como articulando com os serviços da rede socioassistencial e de outras políticas para efetividade dos encaminhamentos, essa ação pretende dar continuidade ao fortalecimento do debate sobre o tema e sensibilizar os diferentes agentes sociais no enfrentamento ao trabalho infantil sobre a importância das ações de defesa e responsabilização.

A oficina será realizada das 9h às 11h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos, localizado na Rua Dona Alexandrina, 992, no Centro. 

Confira a programação do IV Oficina de formação do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI)
9h - Credenciamento 
9h30 - Mesa de Abertura com autoridades
9h45 - "A Importância das ações estratégicas de Defesa e Responsabilização no Enfrentamento ao Trabalho Infantil" - Dra. Marcia Cristina Sampaio Mendes - Juíza Titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) de Ribeirão Preto.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve um homem suspeito de furtar uma lanchonete na rua 7 de Setembro, região Central de São Carlos.

Na madrugada desta quarta-feira, 12 de junho, o CCO da GM foi acionado para informar que havia um sujeito andando pelos telhados de estabelecimentos comerciais.

A viatura se deslocou e, ao chegar no endereço informado, flagrou o indivíduo danificando condutores da fiação elétrica e o forro de uma lanchonete.

Diante da situação, o sujeito de 35 anos foi detido e conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), de São Carlos, onde ficou à disposição da autoridade policial.

Foram ter parciais decididas nos detalhes e equipe das universitárias venceu por 3 a 0

 

SÃO CARLOS/SP - Foram 84 minutos ou 1h24 de jogo. Três parciais decididas nos “mínimos” detalhes, com vitória das universitárias do Caaso. Assim foi o jogo solidário da 9ª Copa AVS/Smec realizado na noite de segunda-feira, 10, no ginásio de esportes João Marigo Sobrinho, o Ginasião.

Com destaque para a ponteira Talita, o Caaso venceu o São Carlos Clube A por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/22 e 25/21 em uma batalha marcada por muitos ralis, ataques potentes e jogadas bem trabalhadas.

A partida foi mediada pelos árbitros Demerval Mascarin e Alessandra Borges. O apontador foi Narciso Borges.

São Carlos Clube A: Monise, Juliet, Vanessa, Mariflávia, Geizilaine, Daíza, Cláudia Cury, Amanda, Juliana, Maria e Cláudia. Técnica: Sandra Mara;

Caaso: Carol, Bruna, Talita, Estela, Denise, Emily, Luise, Vic, Elis, Luiza, Suzana, Natália e Alice. Técnico Fernando.

SÃO CARLOS/SP - O jornalista Ivan Lucas esteve na creche Anita Costa na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, devido a uma paralisação dos funcionários da entidade filantrópica.

Segundo relatos dos funcionários, o salário está atrasado, não está sendo feito o depósito do FGTS, INSS atrasado e tem funcionário que não aparece o registro na carteira de trabalho digital.

Ainda segundo as funcionárias, tentaram conversar com a coordenadora, mas nada é resolvido, e que esta situação perdura desde a pandemia.

Enquanto isso, mães chegavam com seus filhos (as) e as vãs trazendo crianças, mas ninguém adentrava na unidade de educação. Os pais relataram que receberam um bilhete dizendo que não teriam aula de quinta-feira, 13, até o próximo dia 19, devido à manutenção na creche, mas hoje, já não teve aula devido a esse imbróglio entre funcionários e direção.

Nossa reportagem apertou várias vezes a campainha, inclusive com testemunhas no local, para falar com a diretora que estava na unidade, mas não fomos recebidos para ouvir o lado da direção.

Nós também entramos em contato com a prefeitura de São Carlos para saber sobre o repasse do poder público para entidade filantrópica, e a prefeitura nos informou que:

“A prefeitura de São Carlos fez o repasse no mês de maio no valor de R$ 90.367,98, porém para receber o mês de junho a entidade tem que prestar contas e fazer a entrega da documentação. Assim que for feita a entrega da documentação, o repasse será realizado.”

A creche atende por volta de 150 crianças.

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Bruno Zancheta e Elton Carvalho protocolaram no legislativo municipal um documento solicitando que o poder público realize um estudo para implantação de “Cursinhos Pré-Vestibulares” gratuitos no município.

Os vereadores pontuaram: “Nosso objetivo é dar oportunidade a todos os jovens que sonham com sua carreira e futuro. O mercado de trabalho exige cada vez mais uma mão de obra qualificada e preparada e os cursinhos pré-vestibulares tem como principal objetivo trazer uma disputa igualitária e preparar o estudante da melhor forma possível, podendo assim auxiliar na escolha de sua futura profissão”.

“Esperamos que o prefeito Airton Garcia acate nosso pedido e realize um estudo aprofundado sobre esse tema que é de fundamental importância. Carecemos dessa oferta em São Carlos para os nossos estudantes que cursam a fase final do ensino médio e necessitam de uma preparação voltada aos vestibulares e ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de pessoas que desejam retornar seus estudos em busca de um crescimento pessoal e profissional. Cada centavo investido em educação sempre vale a pena”, finalizaram Bruno Zancheta e Elton Carvalho.

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi detido acusado de furtar o patrão do seu pai em uma fazenda localizada às margens da rodovia Thales de Lorena Peixoto (SP-318), em São Carlos. A ação delituosa ocorreu na tarde desta terça-feira, 11 de junho.

Segundo consta, o pai do acusado trabalha na fazenda e, diante disso, o filho do trabalhador tem acesso liberado na propriedade. Desta forma, o acusado foi até a unidade administrativa na fazenda e teria se apossado de R$ 520,00 que estava em uma gaveta e saiu.

Ao sair, uma funcionária da fazenda percebeu algo estranho e questionou o sujeito que teria dito que foi ali pegar uns papéis e já estava saindo.

A moça, suspeitando do indivíduo, pegou um telefone e ligou para o proprietário da fazenda e contou o que aconteceu. O patrão, conhecendo o acusado, foi em um bar onde o sujeito costuma frequentar e o encontrou sentado e batendo papo numa boa.

Ao ser questionado sobre o dinheiro que havia sumido da gaveta, o sujeito teria confessado o crime.

A Polícia Militar foi acionada e deteve o larápio e depois o encaminhou à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi registrada a ocorrência como furto.

SÃO CARLOS/SP - O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até está quarta-feira(12/06), das 7h às 12h e das 13h às 15h30, na Rua José de Alencar, nº 36, esquina com a Avenida São Carlos, no Parque Arnold Schimidt, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS), HIV, sífilis e hepatites B e C pela a campanha “Testar também é um ato de amor”, alusiva ao Dia dos Namorados.

A ação tem por objetivo ressaltar a importância da testagem de ISTS como uma expressão de cuidado mútuo dentro dos relacionamentos e enfatiza que a testagem regular de ISTS desempenha um papel fundamental na promoção de saúde sexual e no bem estar emocional.

Identificar e tratar as ISTS precocemente não apenas protege a saúde individual, com ajuda a prevenir a disseminação dessas infecções para parceiros (as) sexuais.

É importante ainda que aconteça a prevenção combinada que é o uso de métodos de barreira como preservativos, juntamente com estratégias de redução de riscos, como a PREP (Profilaxia Pré-Exposição) para o HIV. A abordagem da prevenção combinada oferece uma camada extra de proteção, garantindo relacionamentos saudáveis e seguros.

Guilherme Dias Angelicio, supervisor do Centro de Atendimento à Infecções Crônicas, explica que a ação é importante para trazer as testagens uma triagem para as ISTS, hepatites B e C, sífilis e HIV, como uma forma de cuidado.

“É a partir do diagnóstico que o paciente será acompanhado e tratado. Na temática do Dia dos Namorados é importante falarmos também sobre os relacionamentos sorodiscordantes e sua possibilidade. A partir do momento que um paciente vive com HIV e passa a ser acompanhado, tende a ficar indetectável com a medicação disponível atualmente. Indetectável é o mesmo que intransmissível, ou seja, o paciente não transmite mais e os relacionamentos que esse paciente tiver passam a ser seguros, além de outras tecnologias existentes”, enfatizou Guilherme Angelicio.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CAIC (16) 3419-8240 ou (16) 3419- 8250.

SÃO CARLOS/SP - Durante o período diurno, a Guarda Municipal conseguiu localizar entorpecentes na Avenida João Dagnone, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

A Equipe Canil estava em patrulhamento preventivo pela região da USF Santa Angelina, quando ao adentrar a Av. João Dagnone, avistou dois indivíduos ao longe, que ao ver a viatura empreenderam fuga, tomando rumo ignorado.

Devido à suspeita de que pudesse haver algo de ilícito pelas imediações, empregou-se o trabalho de faro com a cachorra K9 Índia, que logrou êxito em localizar um pote enterrado, e em seu interior uma sacola contendo, 32 eppendorfs de cocaína, 83 pedras de crack, 22 invólucros de maconha e 6 tabletes da mesma substância.

O material localizado foi apresentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi registrada a ocorrência e a droga apreendida.

SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta terça-feira, 11 de junho, um acidente deixou um ciclista com traumatismo craniano na alça de acesso à Universidade Federal de São Carlos.

Segundo consta, o idoso vinha com sua bike no sentido capital/interior, quando no km 235 da Rodovia Washington Luís, foi atropelado por um motociclista. Ambos foram ao solo, causando traumatismo craniano no ciclista e ferimentos leves no homem que conduzia a moto.

O SAMU foi acionado e levou o idoso urgente para a Santa Casa de Misericórdia. Já o motociclista foi atendido pelo resgate da concessionária que administra a rodovia, mas negou ir até o hospital.

As causas do acidente não foram esclarecidas.

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) esteve no local e registrou a ocorrência.

SÃO CARLOS/SP - Em virtude da finalização da obra de recuperação estrutural e troca do pavimento do Viaduto 4 de Novembro (Viaduto Antônio Massei), a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, reforça que o local ficará interditado nos dois sentidos de 12 a 24 de junho.

Neste período os motoristas devem utilizar as rotas alternativas indicadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito. Os veículos que acessam o Viaduto 4 de Novembro no sentido Centro x Bairro poderão utilizar as rotas alternativas pela Rua Jesuíno de Arruda via Avenida Paulista para chegar na Avenida José Pereira Lopes. Outra rota alternativa é a Rua Jose Bonifácio com a Rua Itália (Travessa 8) ou via Praça Itália através da Rua João Lourenço Rodrigues.

As rotas para o sentido Bairro x Centro, que já estão consolidadas não sofrerão alterações, assim como a Rua Roberto Simonsen, sentido Poupatempo e Correios, permanece somente como acesso local e operando como mão dupla.

O itinerário do transporte público no sentido Centro x Bairro, a partir da estação, será realizado pela Rua Visconde Inhaúma via Rua Jesuíno de Arruda, Avenida Paulista, Rua Floriano Peixoto até Avenida José Pereira Lopes.

O trânsito de pedestres estará liberado em um dos lados do viaduto, portanto, os pedestres poderão utilizar normalmente o trecho entre a estação e o Senai.

A Prefeitura solicita a compreensão dos condutores e pedestres tendo em vista que é de suma importância a nova estrutura do referido viaduto, que terá sua vida útil renovada até 2074.

A obra está sendo realizada pela empresa Rumo, um investimento de R$ 15 milhões. A empresa também está finalizando a construção da alça viária que vai fazer a junção do Viaduto 4 de Novembro, permitindo acesso em declive a Rua General Osório. A obra faz parte da outorga onerosa da concessionária.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.