fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) adquiriu este mês mais um veículo para sua frota. O Furgão Peugeot Expert, zero quilômetro, foi entregue na última segunda-feira, 11 de dezembro, pela concessionária que foi a vencedora da licitação.
A compra faz parte do Programa “São Carlos Mais Inclusivo” para atender aos requisitos orçamentários do ano de 2023 da Prefeitura Municipal a fim de atender as pessoas com deficiência. O objetivo é proporcionar a entrega em domicílio dos equipamentos de tecnologia assistiva que estão disponíveis na SMPDMR.
Entende-se por equipamentos de tecnologia assistiva cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, colchões, suportes de soro, andadores, bengalas, entre outros, ou qualquer dispositivo que promove a reabilitação e proporciona ou amplia as habilidades funcionais de pessoas com deficiência (PCD).
A entrega em domicílio acontece quando é formalizado o contrato de empréstimo gratuito e a pessoa interessada, que pode ser familiar ou responsável, não consegue transportar o equipamento por algum motivo. Em 2023 a SMPDMR conseguiu suprir essa demanda com o apoio das vans adaptadas que são fruto de um convênio com o Governo Estadual. Com o furgão, esse serviço ganhará mais capacidade de carga, agilidade e economia.
A partir de janeiro de 2024, após os ajustes necessários, o furgão passará a atender diretamente à população, principalmente às pessoas de maior vulnerabilidade social que não dispõem de recursos para contratar um frete ou não possuem um veículo próprio.
“É mais uma conquista para a nossa secretaria que está sempre atuando junto à população porque nós conhecemos a dificuldade de um familiar ou de um parente que chega até nós para buscar recursos que, na maioria das vezes, não dispõem por serem equipamentos caros, pesados e que nem sempre estão facilmente disponíveis, e ainda mais ter que levar ou trazer uma cama hospitalar, como acontece tantas vezes, por isso investimos nossos recursos nesse furgão”, afirmou a secretária Lucinha Garcia.

SÃO CARLOS/SP - O Diário Oficial do Município de São Carlos, trouxe em sua edição do dia 14/12/2023, a sanção da lei do vereador Bruno Zancheta, (22043/2023) que dispõe sobre a instalação de pontos de internet gratuita nos bairros de nossa cidade.

 O parlamentar tem lutado desde o início de seu mandato para que a internet, através de pontos de Wi-Fi, seja implantada em diversos pontos de São Carlos. “Precisamos de internet gratuita para toda população em praças públicas e áreas de lazer, em pontos específicos. Sabemos que a internet é ferramenta de pesquisa e de conhecimento. Faremos tudo que for necessário para que esta lei efetivamente saia do papel”.

 “Como o vereador mais jovem do legislativo, sei a importância de tal medida na vida cotidiana de todos são-carlense. Nosso principal objetivo com essa implantação é promover a inclusão digital e ampliar a capacidade de comunicação entre cidadãos e aproximar de todo e qualquer tipo de conhecimento que possa agregar na vida das pessoas”.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Gustavo Pozzi participou na última quinta-feira (14), do lançamento do Programa Atleta do Futuro (PAF) de futebol feminino intitulado “A potência feminina entrou em campo”, do Sesi/SP.

O projeto, que vem sendo desenvolvido pelo Sesi-SP tem como objetivo incentivar que meninas entre 6 e 17 anos possam praticar o futebol feminino. O projeto, que já existe em outras unidades do Sesi, em São Carlos, vai atender 240 meninas de forma gratuita.

Para o vereador, que esteve representando a Câmara Municipal, o projeto vai muito além do esporte. “O PAF, que vai incentivar meninas a jogar futebol, é liberdade, inclusão social porque enquanto estão aqui, essas meninas não estão sujeitas a aliciamento de outras situações que podem trazer risco social para elas. O fato delas estarem aqui, praticando esporte, já é um grande ganho social. Esse programa traz libertação, inclusão social, saúde, educação e nesse sentido o SESI faz com excelência, não é fazer por fazer, é fazer muito bem feito e isso eu posso atestar por conhecer. Aos pais parabenizo por incentivar as crianças a praticar uma modalidade que ainda é machista. Parabenizo todas vocês, e digo que, a mulher pode estar onde ela quiser, inclusive jogando futebol.”, destacou em seu discurso no lançamento do PAF.

O Programa Atleta do Futuro (PAF), com mais de 25 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.

 

 

 

SÃO CARLOS/SP - O 190 foi acionado para atender uma ocorrência onde uma mulher teria desferido facadas em seu marido durante a noite de ontem, no Parque Fher, em São Carlos.

Segundo consta, o casal estava discutindo, quando ambos teriam partido para agressão física. Durante esse imbróglio a mulher teria pegado uma faca e ido pra cima do amor da sua vida, perfurando a coxa da vítima. Já a mulher estava com braço e o olho roxos.

A dupla teve que passar por atendimento médico.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Os recursos vão ajudar a comprar um gerador de energia para o hospital

 

SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira (14), a Santa Casa de São Carlos recebeu uma doação de R$ 40.335,00 da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos).

O provedor Antônio Valério Morillas Júnior, juntamente com o 1º secretário, Silvio Coelho e a gerente de relações institucionais da Santa Casa, Ariellen Guimarães, receberam o cheque do presidente da ACISC, José Fernando Domingues, que estava acompanhado do gerente administrativo e financeiro Alexandre Rosa, do assessor jurídico Estevam Muszkat e do diretor Hercílio Carvalho, da associação.

Segundo o provedor do hospital, os recursos vão ajudar a comprar um gerador de energia para o hospital. “Ficamos muito felizes com a iniciativa da ACISC, que sempre foi uma grande parceria. Esse recurso vai ajudar a aquirir esse gerador que vai fazer toda a diferença no dia a dia do hospital”, disse.

De acordo com o presidente da ACISC, a arrecadação do dinheiro foi possível graças a ajuda dos associados que doaram por meio de uma campanha em prol do hospital. “Os associados da ACISC são muito solidários e sempre apoiam as iniciativas que promovemos. Esperamos que toda a população se beneficie dessa doação”, destacou.

SÃO CARLOS/SP - O Centro de Referência da População em Situação de Rua denominado “Maria Marcondes Vilela” (Centro POP), coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (14/12), um almoço especial de natal para os moradores em situação de rua que usam o serviço oferecido pela Prefeitura de São Carlos.
Centro POP realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltados ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua.
De acordo com o chefe de Seção de Apoio à Pessoa em Situação de Rua, Rodrigo Octaviano Pereira, no local são atendidas 80 pessoas por dia. “Aqui as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, café da manhã, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e recebem encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como saúde, trabalho e educação, além de receber o cartão alimentação para as refeições no Restaurante Bom Prato”.
Danilo Rafael Baldan frequenta o Centro POP há 6 meses e garante que o serviço oferecido é ótimo. “É nota 10, eu não tenho o que reclamar. Aqui eu tomo banho, ganho roupa, tomo café e já fiz curso de capacitação. Tudo isso ajuda muito a gente”, afirma o usuário.
O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. Já o pernoite é oferecido na Casa de Passagem Masculina (Albergue) que fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina e na Casa de Passagem Feminina, na rua Treze de Maio, 1.816, no centro.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC), realizou na noite desta quarta-feira (13/12), no CEMAC, a entrega dos certificados de formatura dos programas educacionais da Universidade do Trabalhador (UNIT), do Programa de Inclusão Digital (PID) e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).
Foi uma noite especial com cantata de natal coordenada pela educadora Marluci Rios, com a presença de autoridades e a entrega   dos certificados de vários cursos como smartv fone, mídias sociais, smartv, tecnologia (introdução a informática), cursos de office, word, PowerPoint, costura, patwork, inglês, italiano e espanhol, entre outros.
Os programas têm como principal objetivo promover a educação e a inclusão social, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para diferentes públicos, através de cursos e atividades educacionais que buscam capacitar para a inserção no mercado de trabalho ou para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.
Marco Antônio Lozano Porta Lopes, chefe de Divisão dos programas UNIT e PID, explicou que foram entregues por volta de 800 certificados para cursos dos programas que tiveram início em julho e foram concluídos em dezembro.
“A formação do curso de informática, por exemplo, depois da pandemia de COVID-19, foi importante para ensinar as pessoas sobre a necessidade de acessar serviços com recursos tecnológicos, como utilizar o celular para fazer compras ou serviços bancários e os demais cursos também contribuem para que possamos tanto resgatar alguém que esteja fora do mercado de trabalho, como oferecer oportunidade de atualizar o currículo de quem já está trabalhando.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, desejou feliz natal e ano novo para todos os alunos e servidores da FESC ao explicar que foi um trabalho coletivo e essa foi a segunda formatura da FESC, ou seja, é a formatura do segundo semestre. 
“Temos, além do pessoal da terceira idade, também a formatura do pessoal do PID com bastantes jovens do Cidade Aracy, de várias escolas, do Centro da Juventude Elaine Viviane, ou seja, para a FESC é uma festa porque as pessoas valorizam as oportunidades, os alunos querem ser certificados. Esperamos aumentar as matriculas em 2024 porque a FESC recolocou em funcionamento a Escola Municipal de Governo, realizando convênios com diversas secretarias municipais e o objetivo é crescer ainda mais para atender quem mais precisa ou está excluída do processo educacional, complementando o bem viver e a saúde emocional, cognitiva e física dos nossos alunos”, finalizou Cotrim.
Também participaram da solenidade de formatura os vereadores Bruno Zancheta, Professora Neusa e Laíde Simões, o vice-prefeito Edson Ferraz, servidores da FESC e familiares.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de quarta-feira (13/11), encerrando o ano letivo, uma cantata de natal e inauguração da iluminação natalina do prédio. Centenas de pessoas acompanharam as atrações que teve início com o Ballet do Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas (CEMEAR), do Jardim Gonzaga, na sequência a Banda Marcial “Ariosto Gioiosa” da Escola Livre de Música “Maestro João Sepe”, uma parceria com o vereador Robertinho Mori Roda, subiu ao palco e a Orquestra Sinfônica Paulista de São Carlos, com a regência do Maestro João, com um repertório diversificado e é claro com muita música natalina, encerrou a cantata.
Roselei Françoso, secretário de Educação, falou da felicidade de encerrar mais esse ano com essa festividade no prédio da Secretaria de Educação, aproveitou para agradecer a todos que fazem parte da pasta e fez um balanço muito positivo do ano, com construção, reformas e ampliações de algumas escolas, introdução de novas tecnologias, como o ensino 3D, aquisição dos óculos com inteligência artificial para alunos com deficiência visual, a contratação de 100 professores de educação especial, mais de 200 professores de educação infantil para atuar na rede, cumprindo um principio constitucional, do direito ao acesso, a permanência e aprendizagem. “Também foi possível dar a cada professor um notebook, fazer a prova SARESP, SAEB, que fornece indicadores qualitativos e quantitativos para monitorar o desempenho escolar dos alunos, fazer a fluência leitora, entregamos os uniformes a todos os alunos e agora estamos nos preparando para o ano que vem, mas muito feliz com o que desenvolvemos durante o ano, que diferenciaram a nossa educação em todos os sentidos”.

Aulas começam em fevereiro de 2024

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o curso online de especialização em Fitoterapia Clínica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação, que está em sua quarta turma, conta com professores renomados de diferentes áreas e com disciplinas que abordam desde princípios básicos até conteúdos específicos relacionados a distúrbios dos sistemas cardiovascular, imunológico, renal, digestivo, nervoso, dentre outros assuntos. Na grade curricular também são tratados temas como o controle do estresse, fitoterapia no esporte e na estética.
Por meio de produtos feitos à base de plantas medicinais, a Fitoterapia - tradicional em diversas regiões do mundo - tem colaborado com a prevenção e o tratamento de diferentes doenças. Com o uso sustentável de ervas, raízes, folhas, flores e outros recursos naturais com propriedades medicinais, a abordagem terapêutica vem ganhando destaque na prática clínica, seja por seu baixo custo ou por apresentar menos efeitos colaterais em comparação com medicamentos sintéticos. Com sua importância reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seu uso incentivado por políticas públicas, junto com a conscientização sobre saúde natural chegando a mais pessoas - provocando um aumento na busca por alternativas aos tratamentos convencionais - a demanda por profissionais qualificados em Fitoterapia Clínica também tem crescido.
A farmacêutica Maida Alice Freitas, aluna da terceira turma da pós-graduação, classifica o curso online de especialização em Fitoterapia Clínica da UFSCar como excelente. "Indico o curso a todos os profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a Fitoterapia com abordagens bastante atuais e abrangentes, além de um corpo docente da mais alta qualidade", afirma. "O curso foi um divisor de águas na minha formação. O conteúdo é profundo e completo, os professores são extremamente comprometidos e o network multiprofissional é espetacular. Um curso incrível e aplicável a todas as áreas da Saúde", completa a nutricionista Olívia Barboza, aluna da segunda turma da especialização.
As aulas começam em fevereiro de 2024. Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, e outros profissionais graduados da área de Ciências Biológicas que estejam interessados podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página estão disponíveis o valor de investimento e outras informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (16) 3306-6748.

SÃO CARLOS/SP - Um acidente destruiu uma carreta que trafegava no sentido interior/capital pela Rodovia Washington Luís, em São Carlos.

Segundo consta, o motorista seguia pela rodovia, quando por motivos a serem apurados o motorista perdeu o controle, vindo atravessar o canteiro central e parar no sentido oposto da rodovia. A sorte que não atingiu nenhum outro veículo.

Funcionários da empresa que administra a rodovia estiveram pelo local para realizar os procedimentos de socorro à vítima.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.