fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza neste sábado (21/10), das 9h às 16h, no Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada Washington José Pêra, s/nº, na Água Fria, uma nova feira PET destinada à adoção consciente de animais domésticos.
Na feira os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos. Hoje o Canil Municipal abriga 120 gatos (20 filhotes) e 152 cachorros (12 filhotes), que estão à procura de um novo lar.
Ano passado foram adotados 353 animais que estavam abrigados no Canil Municipal. Já em 2023 esse número aumentou, sendo que 386 cães e gatos já ganharam um novo lar.
O Departamento de Defesa e Controle Animal também já tirou das ruas 367 animais esse ano. Em 2022 foram recolhidos 425 cães e gatos, entre eles animais abandonados, que recebiam maus tratos ou negligenciados.
Para adotar, basta o munícipe levar um documento pessoal com foto e o comprovante de endereço. É importante lembrar que todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), firmou parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, com benefícios técnicos/práticos e recebeu novos notebooks e aparelhos de Eletrocardiograma (ECG) para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) dos bairros Cidade Aracy, Vila Prado e Santa Felícia.
O aparelho para exames de ECG proporciona mais celeridade na assistência aos pacientes de urgência cardíaca assistidos nas UPAS e a cessão de mais aparelhos foi viabilizada pelo projeto “Boas Práticas na Atenção em Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, implantado nas unidades com objetivo principal de qualificação do atendimento às urgências cardiovasculares por meio da realização da Tele-eletrocardiografia, Teleconsultoria Cardiológica e capacitação quanto ao manejo das principais urgências cardiovasculares.
O ECG é destinado à assistência de pacientes que chegam com dor torácica, sendo referência para esse atendimento. As UPAS de São Carlos já tinham eletrocardiogramas, porém com essa parceria, recebeu novos equipamentos, além da assistência para diagnóstico.
Agora é possível que a partir do exame os médicos do HCOR gerem um laudo em poucos minutos, diagnosticando se o paciente necessita de intervenção imediata, como o cateterismo. Caso precise, o paciente é encaminhado de imediato a Santa Casa para que seja realizado o procedimento coronariano.
O DGCH informou, ainda, que no último dia (06/10) foi realizado o treinamento com os responsáveis técnicos de enfermagem de cada UPA. A capacitação reuniu Apoio ao diagnóstico – Tele-ECG; Apoio à decisão clínica – Tele consultoria cardiológica; Sessões de Aprendizagem Virtual às equipes das unidades participantes conforme descrição na metodologia; Implementação e Monitoramento das Diretrizes de Síndrome Coronariana Aguda.
A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da SMS, Daniele Robles Antoneli, ressaltou que os novos aparelhos já estão em funcionamento e destacou o benefício do projeto. “O maior benefício é a qualificação dos profissionais, pois o HCor é um hospital especializado em doenças cardiovasculares. Com essa parceria todo esse conhecimento está sendo transferido para as nossas UPAS. Com consultoria o atendimento é mais assertivo e tranquiliza a equipe, porque quando se trata de doenças cardiovasculares o tempo é importante para salvar vidas”, alertou Daniele Antoneli.

Encontro internacional acontece em São Luís (MA), com transmissão online

 

SÃO CARLOS/SP - De 7 a 9 de novembro, acontece o II Encontro Internacional do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra (UC) e Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o tema "Experiências inovadoras em participação ambiental". O evento, gratuito, será híbrido, realizado presencialmente na cidade de São Luís (MA), mas terá transmissão pela Internet, para possibilitar a participação também na modalidade online. As inscrições devem ser feitas no site https://encontroij.faiufscar.com. Os participantes receberão certificado.
A programação da segunda edição contempla a abordagem da participação ambiental pelo poder público (Judiciário e Ministério Público) e pela sociedade civil, com ações de educação ambiental. A programação preliminar pode ser conferida neste link (https://bit.ly/3ZXfkRs). 
O tema reflete o que tem sido pesquisado pelos membros do CEDA. Com a presença de autoridades e pesquisadores na área, o evento internacional se consolida como um momento de apresentar os resultados desses estudos, debater com outros pesquisadores (nacionais e estrangeiros) e avançar para a idealização de novos trabalhos nessa temática da participação ambiental.
"A exemplo do que ocorreu no primeiro encontro em abril deste ano na cidade de Coimbra, em Portugal, serão apresentadas ações cidadãs - como o caso do Fórum de Cidadãos Participantes de São Carlos -, sejam elas conduzidas pela academia ou mesmo espontâneas, como no caso de propositura de ações coletivas ambientais em defesa e proteção do meio ambiente", detalha Celso Maran de Oliveira, professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenador do CEDA.

Serviço
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://encontroij.faiufscar.com. Os participantes receberão certificado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Instagram @cedaufscar e também com o professor Celso Maran de Oliveira pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SÃO CARLOS/SP - Estarão abertas no período de 23 de outubro a 10 de novembro as inscrições para a segunda edição do Selo Carolina Maria de Jesus, atribuído à instituição de ensino e ao profissional da Educação pelo desenvolvimento de projetos de implementação da Lei 10.639 de 2003 no município. A lei trata da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na Rede de Ensino.

A premiação é uma iniciativa do mandato da vereadora Raquel Auxiliadora, em conjunto com o Conselho Municipal da Comunidade Negra e integra ações do mês da Consciência Negra. O objetivo é incentivar a promoção da igualdade racial e educação antirracista nas instituições de ensino de São Carlos.

Segundo a vereadora Raquel, o prêmio é “uma maneira de incentivo às práticas pedagógicas de inclusão e de valorização dos profissionais que cotidianamente planejam, desenvolvem e preparam atividades, currículos e projetos de promoção da igualdade racial”, comentou a parlamentar. 

“Uma sociedade que combate a discriminação, o preconceito e o racismo passa necessariamente por uma educação de base inclusiva e crítica”, observou. “A promoção da igualdade racial é tarefa de todos. Do poder público, da sociedade civil e de cada um de nós”.

Para se inscrever como instituição de ensino ou profissional da educação, basta preencher o formulário  pelo link: https://forms.gle/njztn4Loz9wqK4iZ6 

SÃO CARLOS/SP - Uma idosa e sua filha foram à Central de Polícia Judiciária para registrar uma ocorrência de furto no valor de mais de R$ 53 mil.

De acordo com a vítima (idosa), ela teria idosa até a agencia bancaria onde possui uma poupança e em posse de um extrato constatou que desde o mês 5 (maio), vários saques não autorizados por ela foram efetuados, somando mais de R$ 53 mil.

A idosa procurou o gerente da agência e o questionou, e a informação foi de que os saques foram presenciais, mas não apontaram ninguém.

O caso será investigado.

SÃO CARLOS/SP - Na noite de ontem, 18, um homem foi encontrado sem vida em uma residência localizada no Bela Vista, em São Carlos.

De acordo com informações, a ex-mulher da vítima teria acionado a polícia, apesar de estarem separados a harmonia prevalecia entre eles e segundo ela, desde o início da semana não conseguia falar com a vitima e ontem, ao ir até a casa dele, o encontrou caído sobre a cama e o corpo estava em estado de decomposição.

A Polícia Militar e Civil estiveram no local e registraram a ocorrência.

SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos recebeu, na quarta-feira (18/10), a vistoria técnica da Federação Paulista de Futebol (FPF) para averiguar as acomodações do município visando a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, competição que acontece em janeiro do próximo ano e tem São Carlos como uma das postulantes à cidade-sede.
A vistoria foi acompanhada por representantes da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, e teve como primeiro local visitado o Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, com os técnicos da FPF verificando a estrutura e indicando os pontos que precisam passar por adequações pontuais.
Depois, a delegação também esteve em praças esportivas municipais e em campos particulares que poderão receber treinos da competição, assim como em hotéis que estão habilitados a alojar equipes de acordo com o protocolo da FPF. Também foram abordadas outras questões que os municípios precisam cumprir para ser sede do torneio, bem como as perspectivas de São Carlos caso a cidade seja uma das escolhidas.
Para o secretário municipal de Esportes e Cultura, Anderson Ferrares, o resultado da agenda foi positivo. “Os representantes da FPF puderam conhecer nossas instalações e o que estamos preparando se tivermos a ‘Copinha’ em nossa cidade. Além disso, também apresentamos nosso planejamento com relação ao Estádio Luisão para o futuro e destacamos o nosso interesse em recebermos a competição não apenas nas primeiras fases, mas com o objetivo de tentarmos manter São Carlos como sede até os últimos jogos”, comenta Anderson.
Nas próximas semanas, a Federação Paulista de Futebol deverá anunciar as cidades-sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, posteriormente, os grupos da competição. A ‘Copinha’, como é popularmente conhecida, acontece de 2 a 25 de janeiro e conta com equipes de todos os estados do país.

SÃO CARLOS/SP - Os PMs cabo Rafael e o soldado Barros, conseguiram prender um homem que estava sendo procurado pela justiça, na Avenida Antonio Migliato, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Era por volta de 1h05 da madrugada de hoje, quando os Militares avistaram um indivíduo dentro de um veículo e ao tentar abordá-lo, o mesmo tentou reagir, mas foi contido. Ainda o sujeito teria oferecido R$ 10 mil para os Policiais não prendê-lo.

Diante da oferta e do mandado de prisão o sujeito foi conduzido à Central de Polícia Judiciária e recolhido ao Centro de Triagem De São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - No dia 17 de outubro, aconteceu a feira de profissões da UNICEP – Conexão Pró-Futuro, que reuniu 30 escolas na UNICEP, totalizando mais de 1600 estudantes do 3º do Ensino Médio.

Além de escolas públicas e privadas da cidade de São Carlos, também vieram escolas das cidades de: Ibaté, Descalvado, Araraquara, Torrinha, Ribeirão Bonito, Brotas, Itirapina e Dourado.

Maria Clara S. Ferreira, estudante do 3º ano do Colégio Anglo Araraquara, contou: “Achei muito legal a visita. A UNICEP tem uma ampla área para gente descobrir. Gostei muito das palestras, os professores são muito capacitados, eu acho uma faculdade bem legal. Estou pensando em cursar Administração e gostei muito de Recursos Humanos, foram as duas palestras que mais gostei.”.

Já o estudante de mecatrônica da ETEC (Escola Técnica Estadual) – Paulino Botelho, que curso o 3º ano do ensino médio, Jeferson Diogo Araújo de Souza, achou a visita muito boa: “foi muito bom conhecer diversas profissões, inclusive nessa área que a gente busca em diversas universidades, participamos de várias feiras. Participei de algumas palestras aqui e vi a da Engenharia Elétrica que é a minha área, é uma área que eu gostaria de fazer. Estou gostando bastante de toda a convivência aqui, estou andando com meus amigos e está tudo muito bom.”.

Outra pessoa que gostou bastante da feira foi a estudante do 3º ano da E.E. Dr. Álvaro Guião, Isabele L. Alvares Machado: “Tem bastante diversidade de curso aqui, gostei da diversidade de materiais também e das palestras. Eu quero fazer Medicina Veterinária, visitei os laboratórios e são muito legais”.

Julia Cristina Moreira Tiberi, de Descalvado, da E.E. José Ferreira, também gostou bastante: “Estava meio desanimada, pois estou focada nas públicas, mas eu vi que aqui tem muitas possibilidades, como utilizar a nota do ENEM e o curso de Pedagogia é maravilhoso, eu amei. Tem muitas matérias na grade que eu nem sabia que teria. Estou saindo daqui muito empolgada, é uma opção muito boa pra mim.”.

Você também quer conhecer a UNICEP, não perca essa chance, se inscreva no Vestibular do dia 22 de outubro, próximo domingo, às 9h e conheça o campus da UNICEP, acesse: https://www.unicep.edu.br/

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos começou na última segunda-feira (16/10), no auditório do campus 1 da FESC, na Vila Nery, o terceiro treinamento de uso do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), para agentes do estado de São Paulo e do Paraná. O comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki e o secretário adjunto de Segurança Pública, Paulo Cesar Belonci, abriram oficialmente a capacitação que acontece até esta quinta-feira (19/10).
A plataforma Sinesp oferece informações integradas, possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança. Criado através pela Lei nº 12.681/2012 tem como finalidade armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Um de seus principais objetivos é a consolidação de dados e informações de interesse da segurança pública que permitam o tratamento, análise de divulgação de estatísticas nacionais.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki, os cursos são ministrados em São Carlos porque a corporação é pioneira na utilização do sistema no estado de São Paulo. “Devido a nossa experiência, estamos credenciados para capacitar agentes de segurança de outras cidades”, explica Yabuki.
Dentre as soluções de Tecnologia da Informação desenvolvidas e fornecidas aos integrantes do Sinesp, destacam-se: Sinesp PPe – Procedimentos Policiais Eletrônicos, Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, Sinesp Integração – Integração de soluções de Tecnologia da Informação, Sinesp Infoseg – Pesquisa Inteligente de acesso restrito (Indivíduos, Veículos e Armas), Sinesp Cidadão – Pesquisa de dados públicos (Indivíduos, Veículos e Armas),  Sinesp InfoGGI – Monitoramento dos Gabinetes de Gestão Integrada,   Sinesp Análise – Análise de dados e informações (Tabelas, Gráficos, Mapas e Painéis), Rede Sinesp – Rede de comunicação e integração entre profissionais de Segurança Pública e o Suporte Sinesp (2º Nível) – Unidade responsável pela interlocução entre a equipe de 1º Nível (primeiro atendimento ao usuário), as equipes técnicas de cada solução (Sinesp PPe, Sinesp CAD, etc) e a equipe de 3º Nível (Centro de Comando Serpro).
Este é o terceiro treinamento realizado em São Carlos. O convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para que a Guarda Municipal tivesse acesso a plataforma Sinesp foi assinado em 21 de março de 2022.
Participaram do treinamento guardas das cidades de Santo Antônio da Alegria, Orlândia, Ibaté, Bebedouro, Catanduva, São José do Rio Pardo, Bebedouro, Cajuru, Taiaçu, Lençóis Paulista, Ibitinga, Lorena e Itatinga. Do Paraná participaram agentes de Apucarana, Arapongas, Guaíra, Maringá e de Sarandi.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.