fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos discutiu em Audiência Pública na quinta-feira (26/10), o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) enviado pela Prefeitura. A estimativa de arrecadação para o exercício de 2024 é de R$ 1.546.321.306,23. 
O resultado da LOA 2024 foi consolidado pelo Departamento de Planejamento e Orçamento (DPO). As estimativas de receita foram elaboradas em conjunto com a Secretaria Municipal de Fazenda.
O total da despesa para o próximo ano está dividido entre os poderes Legislativo e Executivo, ficando a Câmara Municipal com R$ 35.400.000,00, o Executivo (Administração Direta) com R$ 1.214.417.846,5, e para a Administração Indireta R$ 331.903.460,26, incluindo o SAAE, a Progresso e Habitação São Carlos (PROHAB), Fundação Educacional de São Carlos (FESC), e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.
O percentual de aplicação da receita resultante de impostos para a Saúde, conforme determina a Emenda Constitucional nº 29, prevê a destinação de 26,29% (R$ 242,2 milhões) das receitas próprias para a Saúde e de 25,4% (R$ 237,5 milhões) para a Educação, para manutenção e desenvolvimento do ensino, previsto no artigo 212 da Constituição Federal, sem contar os recursos destinados à alimentação escolar, ao transporte de alunos, e às atividades de educação desenvolvidas pela Fundação Educacional São Carlos (FESC). O percentual com despesas de pessoal foi de 43,74%.
Na LOA 2024 foram disponibilizados recursos para atendimento de processos judiciais, caso do processo da Santa Casa de São Carlos relativo aos anos de 2010 a 2016.
A LOA 2024 contempla recursos para investimentos no montante de R$ 235,9 milhões, que representa 15% da receita total do município.
Os valores aplicados na Lei Orçamentária Anual foram fornecidos pelas secretarias e órgãos da administração direta que detalharam suas despesas baseadas em seus contratos atuais, bem como as projeções futuras.
Diversas despesas previstas na peça orçamentária estão sustentadas por recursos provenientes de convênios e contratos firmados com os governos Federal e Estadual.

Interessados devem se inscrever até 30 de novembro

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para o Programa de Verão do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem como objetivos estimular alunos de graduação a desenvolverem atividades de iniciação científica; promover nivelamento aos alunos que ingressarem no PPGM; realizar a integração científica com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa; estimular e desenvolver atividades de pesquisa; dentre outros. 
As atividades serão desenvolvidas de 8 de janeiro a 1° de março de 2024. Serão oferecidas disciplinas em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Haverá ainda minicursos, palestras e encontros científicos nas áreas de pesquisa do PPGM.
As disciplinas oferecidas são: Análise na Reta - (Nível Iniciação Científica); Álgebra Linear - (Nível Mestrado); Teoria da Medida - (Nível Doutorado); e Singularidades de Aplicações Diferenciáveis - (Nível Doutorado). A carga horária de cada disciplina é de 60 horas.  
Em relação às palestras, estão previstos os seguintes temas: A indústria precisa de Matemática?; Uma introdução à Geometria Lorentziana; Alguns resultados da teoria de Ramsey; e Teoria de pré-imagem equivariante para G-aplicações. O minicurso programado é o Topologia e Análise: mais uma aplicação.
Dentro do Programa de Verão, acontece, nos dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2024, a XII Semana de Iniciação Científica. A programação completa e demais informações podem ser encontradas no site do evento (https://bit.ly/3FozBGf).

SÃO CARLOS/SP - Aconteceu na última terça-feira (24) no gabinete da vereadora Cidinha do Oncológico uma importante reunião para discutir a Lei Municipal nº 13.102/03, que trata da tributação do município de São Carlos, em especial a taxa da licença de funcionamento das Lotéricas.

Presentes no encontro estavam, além da vereadora, Márcio Faustino, secretário adjunto de Receitas e Rendas; Renato Daré, diretor de Receitas Mobiliárias; Iuri Rocha Bueno, chefe de seção, e Joice Rodrigues, representante dos lotéricos.

O cerne da reunião, explicou Cidinha, foi o futuro das lotéricas, que sofreram um aumento na taxa de licença de funcionamento. A parlamentar apontou a necessidade urgente da revisão da Lei nº 13.102/03. Segundo ela, a atual legislação impõe uma carga tributária injusta, ameaçando levar esses negócios ao fechamento.

A representante dos lotéricos, Joice Rodrigues, relatou os desafios enfrentados pelas Lotéricas e a importância de encontrar soluções para proteger esses negócios locais, que empregam muitas pessoas e desempenham um papel vital nas comunidades.

O secretário adjunto Márcio Faustino, sua equipe e a vereadora Cidinha comprometeram-se a liderar os esforços para revisar a Lei, a fim de equilibrar a cobrança tributária sobre essas empresas do município e garantir que esses estabelecimentos possam continuar operando de maneira viável.

SÃO CARLOS/SP - W.H.Q., foi preso por tráfico de drogas na Rua Antônio Rogano, na Vila Jacobucci, em São Carlos.

A Rocam realizava o patrulhamento, quando na rua citada encontraram o sujeito em atitude suspeita, e assim foi abordado. Em busca pessoal foi localizado drogas e dinheiro. Na localidade também foi encontrado mais entorpecentes.

Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição da justiça.

SÃO CARLOS/SP - PMs de Força Tática prenderam um sujeito que estava sendo procurado pela Justiça, na Rua Isak Faugen, no bairro Antenor Garcia, em São Carlos.

O patrulhamento tático era realizado, quando na rua citada foi visto o indivíduo, onde os Militares já tinham conhecimento de um mandado em desfavor do procurado.

H.H.G. dos S., foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição da justiça.

SÃO CARLOS/SP - O 190 da Polícia Militar foi acionado para atender uma ocorrência de agressão na E.E. Attília Prado, no Santa Felícia, em São Carlos, na noite de ontem, 25.

Segundo consta, um aluno chegou e ficou no portão da escola, quando o outro estudante ao chegar foi recebido com um soco no rosto e o imbróglio começou, onde foram separados por outras pessoas.

A vítima, voltou pra casa e informou a família o que havia ocorrido, e o pai do adolescente pegou um garfo de bicicleta e foi até a escola tomar satisfação com o acusado. O pai ao adentrar a escola procurou o agressor e ao encontrá-lo partiu pra cima, porém foi contido.

A Polícia Militar conduziu todos à Central de Polícia Judiciária para se explicarem ao delegado.

Dentro das ações do Outubro Rosa, todo o lucro líquido arrecadado no estacionamento do empreendimento na última quarta-feira, 25 de outubro, será doado para a OncoVitta.
 

SÃO CARLOS/SP - Reforçando o seu pilar de responsabilidade social, o Iguatemi São Carlos realizou mais uma edição da campanha “Estacionou, Doou”, um dos principais projetos da rede e que tem como objetivo apoiar entidades ou causas sociais das cidades onde seus shoppings estão presentes. A iniciativa faz parte do calendário de ações do Outubro Rosa que está sendo realizado pelo empreendimento.
 
Toda a receita líquida arrecadada com a cobrança do estacionamento do Iguatemi São Carlos na última quarta-feira, 25, será revertida para a OncoVitta. A entidade sem fins lucrativos trabalha com o suporte clínico e psicológico de pessoas diagnosticadas com câncer. 
 
“Cumprir nosso papel de apoiar instituições que defendem causas de extrema importância, como o combate ao câncer de mama, é fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade. Por isso, é um imenso orgulho promover mais uma vez essa ação que irá ajudar a OncoVitta a continuar o importante trabalho que já vem sendo feito", afirma Taciana Melo, gerente de marketing do Iguatemi São Carlos.
 
Sobre o Iguatemi São Carlos
O Iguatemi São Carlos é o segundo shopping da Iguatemi S.A no interior de São Paulo e está entre os principais shoppings da região, atendendo mais de 40 cidades. Muito mais que apenas um espaço para compras, o empreendimento se tornou um importante polo regional ao longo de seus 25 anos de história, sendo um local de entretenimento, lazer, diversão, gastronomia, serviços e compras que atendem aos mais variados perfis de consumidores. Atualmente, possui três salas de cinema, todas no formato stadium e telas gigantes - sendo duas salas com tecnologia 3D-, mais de 900 vagas de estacionamento e 92 lojas. Além disso, o Iguatemi São Carlos promove, com frequência, ações e eventos envolvendo a participação do público adulto, infantil e PCD’s, além de parcerias com importantes instituições.

Sobre a Iguatemi
A Iguatemi S.A. é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais. A Iguatemi detém participação em 14 shopping centers, 2 Premium Outlets e 3 torres comerciais que juntos totalizam 724 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente a 477 mil m², além do seu marketplace, o Iguatemi 365. A operação nasceu conectada ao espaço físico para a entrega de uma experiência multicanal e conta com mais de 450 marcas nacionais e internacionais de moda, casa, beleza, empório e lifestyle. A Companhia participa da administração de todos os seus shoppings centers, de seus premium outlets e das suas torres comerciais. As ações da Iguatemi estão listadas na B3 [IGTI11] e fazem parte do índice Ibovespa.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a instalação de um novo aparelho de radiografia digitalizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME). 
Ao entrar em operação no CEME serão 8 horas de atendimento diário, ofertando 60 exames/dia, o que representa um incremento de 1.300 exames/mês. Do total de exames em fila de espera, 7.660 no total, 56,6 % são do CEME. 
Os 1.300 exames/mês que o CEME conseguirá realizar serão somados à oferta de outros prestadores, como HU, AME e Santa Casa, que juntos realizam mais 1.400 exames/mês.
A radiografia é um exame complementar essencial para a prática de serviços de saúde, permitindo a avaliação de fraturas ósseas, do tecido pulmonar, das dimensões cardíacas, das alças intestinais e muitas outras estruturas do corpo humano.
A SMS explicou que para a instalação do aparelho é necessário a colocação de um vidro especial, importado, por isso exige um tempo maior para que os exames comecem a ser realizados. A Secretaria acredita que até a segunda quinzena do mês de novembro o raio x do CEME já esteja em operação.
A secretária de Saúde, Jôra Porfírio, disse que equipamento foi locado pela Secretaria de Saúde. “Fizemos isso na UPA Vila Prado e resolvemos o problema, pois todas as vezes que o aparelho necessitava de manutenção demorava muito para retornar já que a assistência não é em São Carlos. Com a locação, se ocorrer qualquer irregularidade no funcionamento, a empresa é obrigada ceder outro aparelho imediatamente”, afirma a secretária.
Antes o paciente tinha que esperar a revelação do filme para retornar à consulta e o médico fazer a avaliação do raio-x (chapa). Agora, com o sistema informatizado, o médico visualiza, juntamente com o paciente, na tela do computador que fica no consultório. Isso permite maior agilidade e otimização do acolhimento oferecido às pessoas.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou na Sessão Ordinária de (24/10), por unanimidade de votos, o Projeto de Lei (PL) de autoria da Prefeitura, alterando os dispositivos da Lei Municipal nº 13.889, de 18 de outubro de 2006 que dispõe sobre a estrutura e organiza a Educação Pública Municipal de São Carlos e institui o Plano de Carreira e Remuneração para os profissionais da Educação.
Mais conhecido como a Revisão do Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira dos Professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que antes de ser enviado para a apreciação dos vereadores, o Projeto de Lei foi amplamente discutido com o Sindicato do Servidores Públicos Autárquicos Municipais (SINDSPAM) e a Comissão Permanente de Revisão do Estatuto. 
Na prática as alterações permitirão à SME promover na Rede Pública de Ensino de São Carlos, ampliação do quadro de servidores, com contratação de mais professores (professor I passa de 940 para 1.082), professor II (de 340 para 390), diretores (61 para 66), coordenadores pedagógicos (15 para 27), agentes educacionais (100 para 120), supervisores de ensino (10 para 12), além de instrutores de libras e intérprete educacional de libras, ambas funções passando de 5 para 8.
O projeto permite ainda substituir diretores, diretores adjuntos, supervisores e coordenadores no caso de ausência e férias, sendo supridos por professores de carreira.
O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, ressaltou que por determinação do prefeito Airton Garcia, as revisões do Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira dos Professores da Rede Municipal de Ensino foram as metas da sua gestão na pasta.
“Agradeço a aprovação dos vereadores, poderemos viabilizar as modificações na regulamentação da função de apoio e substituição para reduzir o número de faltas na rede municipal, pois temos a missão social da recuperação da aprendizagem por conta do período da pandemia da COVID-19. Vamos promover também a redistribuição do número de coordenadores pedagógicos para a rede, hoje temos um 1 para cada 10 escolas do ensino infantil e teremos 1 para cada 4 escolas. Um ganho pedagógico educacional muito grande para as nossas escolas, além de garantir também esses coordenadores para o ciclo II da educação fundamental”, comemorou.
O secretário, explicou, ainda, outros benefícios da revisão como as alterações para designação das funções de supervisor de ensino e diretor de escola para as pequenas licenças. 
“Hoje a gente chama diversas vezes para o concurso público para trabalhar de maneira temporária, sem lograr êxito nessas contratações, e com a designação tenho a absoluta convicção que nós vamos ter melhores resultados”, frisou.
Sobre a aprovação do PL pelo Legislativo, Roselei Françoso, ressalta que a educação municipal de São Carlos ganha estabilidade no quesito direito ao acesso, permanência e aprendizagem dos alunos.
“De forma temporária já cumprimos uma parte destas medidas e agora a meta é efetivar esses professores para que possamos ganhar estabilidade. Queremos a partir do primeiro dia de aula de 2024 termos uma parte significativa destes profissionais em sala de aula ou em apoio ou substituição”, finalizou o secretário de Educação.

Estudos realizados apontam a importância da prevenção dos riscos psicossociais e da promoção da saúde mental no trabalho de Enfermagem

 

SÃO CARLOS/SP - A pesquisadora Fernanda Maria de Miranda, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi premiada em evento internacional de grande alcance e qualidade na área da saúde do trabalhador - The 11th International Scientific Conference on Prevention of Work-related Musculoskeletal Disorders (PREMUS); 6th Work, Disability, Prevention and Integration (WDPI); and 11th Myofascial Pain Syndrome and Fibromyalgia Syndrome (MYOPAIN) -, realizado recentemente na Índia. 
A estudante apresentou resultados de duas pesquisas realizadas na área de saúde mental do trabalhador, sob orientação de Vivian Aline Mininel, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, e coorientação de Vicki Kristman, da Lakehead University, no Canadá, e que contou com a participação da estudante de graduação da UFSCar Bruna Vasconcelos dos Santos.
De acordo com a organização do evento, o prêmio "Young research award WDPI 2023" foi concedido à doutoranda da UFSCar devido à "apresentação excepcional e às contribuições da pesquisa que demonstram um compromisso notável com o avanço no campo da saúde musculoesquelética e prevenção de incapacidades no trabalho". O primeiro artigo premiado refere-se a estudo que objetiva identificar as estratégias de promoção à saúde mental para trabalhadores de enfermagem hospitalar e foi fruto da Iniciação Científica de Bruna dos Santos, com bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O segundo resumo divulgou resultados do desenvolvimento de uma ação formativa online para promoção da saúde mental no trabalho na enfermagem hospitalar. Os resultados da revisão de literatura apoiaram a construção do programa, denominado Lidera-SMT, implementado no doutorado de Fernanda de Miranda, que tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo principal da pesquisa é avaliar a viabilidade de uma intervenção formativa dirigida a enfermeiros-líderes hospitalares para a promoção da saúde mental no trabalho. De acordo com Mininel, os transtornos mentais e comportamentais vêm aumentando consideravelmente na população trabalhadora, ocupando a terceira causa de afastamentos do trabalho no Brasil. A pandemia de Covid-19 acentuou esse adoecimento, especialmente entre os trabalhadores de saúde, incluindo a enfermagem hospitalar. "Apesar da multicausalidade dos transtornos mentais e comportamentais, há evidências científicas que apontam sua relação com o trabalho (podem ser causados ou agravados por ele). Neste sentido, existe uma responsabilidade do empregador em implementar estratégias de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores em uma perspectiva global, incluindo as questões de saúde mental. Ou seja: ainda que o trabalho não seja o fator causador do adoecimento, ele deve assumir a responsabilidade de proteger o trabalhador naquele ambiente (desejavelmente, deveria promover a saúde e bem-estar no trabalho)", destaca a orientadora do estudo.
Diante desse cenário, a professora relata que há um modelo de abordagem canadense, aplicado com sucesso em várias províncias do país, que considera a importância de estratégias coletivas implantadas pelas organizações para promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, evitando que o foco seja individual, em cada profissional. "Abordagens que consideram apenas os fatores humanos são insuficientes e não têm sustentabilidade, pois o foco deve estar no coletivo e, para tanto, é necessário endereçar os aspectos organizacionais que afetam as coletividades", pondera.
A professora da UFSCar aponta que alguns fatores organizacionais, enumerados no modelo canadense, podem proteger ou agravar a saúde mental dos trabalhadores. "Com base nesses fatores, podemos identificar quais aspectos no ambiente de trabalho podem representar um risco à saúde dos trabalhadores e buscar intervenção sobre eles", reflete. Mininel exemplifica vários pontos que devem ser considerados pelas organizações, não só hospitalares, para garantir a saúde mental de seus trabalhadores. Um deles é o gerenciamento das cargas de trabalho, que é um dos fatores imprescindíveis para proteção da saúde dos trabalhadores. Isso significa que as tarefas e responsabilidades atribuídas ao trabalhador devem ser coerentes com o tempo disponível que ele tem para executá-las, caso contrário, isso será uma fonte de estresse importante". Além do tempo, a docente aponta a importância dos empregadores atentarem-se aos recursos que os profissionais têm disponíveis para realização das tarefas, as condições e as relações que estão associadas à determinada atividade.
Vivian Mininel coordena também o Grupo de Pesquisa sobre Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (gfst.ufscar.br) da UFSCar e os estudos realizados, incluindo o de Fernanda de Miranda, apontam que a prevenção dos transtornos mentais e comportamentais implica um ambiente de trabalho saudável, com relações horizontalizadas, compartilhamento de decisões, demanda de trabalho coerente com tempo e recursos disponíveis. Esses fatores, inclusive, são considerados no Programa Lidera-SMT, implementado na pesquisa da doutoranda premiada.
O evento PREMUS, WDPI, & MYOPAIN 2023 contou com a participação de vários pesquisadores de diversos países e os trabalhos foram divididos em diferentes categorias. Para a Fernanda de Miranda, receber o prêmio foi um importante reconhecimento dos estudos realizados até o momento. "O prêmio reflete o trabalho e a potência do grupo de pesquisa Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GFST) da UFSCar", comemora.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.