Pesquisas iniciais remetem para um novo tratamento
SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), que desenvolvem seus trabalhos em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), na denominada Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), têm-se deparado várias vezes, ao longo do tempo, com pacientes procurando tratamento para patologias que não são muito vulgares. Habituados a tratar pacientes com tendinites, artrite reumatoide, ou mesmo artroses, os fisioterapeutas da UTF foram recentemente confrontados com um paciente apresentando artrite gotosa (hiperuricemia), uma doença inflamatória provocada pelo aumento da taxa de ácido úrico no sangue causada pela deposição de cristais nas articulações e com tendências para um desgaste prematuro.
A pesquisadora do IFSC/USP e fisioterapeuta, Drª Ana Carolina Negraes Canelada, salienta os efeitos dessa doença, que apresenta um aumento significativo de dores e uma acentuada diminuição dos movimentos. “A hiperuricemia é derivada de uma má alimentação caracterizada por refeições ricas em carne, sal, açúcar e também pelo excesso de consumo de álcool”. Recentemente, os pesquisadores da UTF atenderam um paciente sofrendo com inúmeras crises intensas ao longo de um mês inteiro, tendo sido diagnosticado com artrite gotosa (gota), tendo sido submetido ao tratamento com o uso de laser e ultrassom, obviamente sem interromper a medicação que se encontrava prescrita pelos médicos. “Realizei esse tratamento durante vinte sessões e o que mais me chamou a atenção durante esses dois meses e meio que durou o procedimento, foi que esse paciente não teve uma única crise durante esse período, retomando o seu cotidiano, mas dessa vez recuperando a sua qualidade de vida”, comemora a pesquisadora.
Por outro lado, na UTF estão sendo atendidos, atualmente, dois pacientes com a denominada “dor neuropática”, classificada igualmente no quadro de patologias incomuns. Essa dor deriva de uma lesão, de uma disfunção do sistema nervoso periférico e do sistema nervoso central. “Essa é uma dor diferente das outras mais comuns, agudas, já que ela se assemelha a agulhadas e queimações semelhantes a choques elétricos. Essas dores são instantâneas e não são prolongadas. Há um tempo atrás, atendi - e ainda estou atendendo - uma paciente com neuralgia pós-herpética e também com neuralgia no nervo trigêmeo. Quanto à neuralgia do trigêmeo, ela se dá na região crânio facial e surge devido a vários fatores: uma compressão de vasos periféricos, lesões tumorais, podendo aparecer também através de uma reativação do vírus varicela zoster, que é a catapora. E a incidência normal dessa patologia gira em torno de 4,5 a cada cem mil indivíduos, principalmente mulheres com idades compreendidas entre os 60 e os 70 anos”, pontua Ana Carolina.
De fato, essa paciente tratada por Ana Carolina chegou até à UTF com dores na região da mandíbula, sensação de choques elétricos, pontadas, agulhadas, tendo informado os pesquisadores de que vinha sofrendo dessa condição há muito tempo, tendo, entretanto, testado vários tratamentos - sem sucesso -, mantendo a administração de analgésicos muito fortes, contudo, com pouco efeito na dor neuropática. “Quando a paciente chegou para fazer o tratamento, ela alegou que morria de medo de mastigar, de realizar o movimento da mastigação. Então, ela triturava antecipadamente os alimentos e tomava sopa e outros líquidos para não ter que realizar a mastigação. Ao final da quinta sessão, na visita seguinte, a paciente comentou com um sorriso: “Eu estou tão feliz! Participei de um churrasco, comi carne, mastiguei carne e estou tomando menos um comprimido do lote que tomava antes do tratamento”. Ainda não terminamos o processo com ela, já que ainda está em tratamento. De zero a dez - sendo que o zero significa ausência total de dor -, segundo a própria avaliação da paciente, ela classificou o seu estado atual em 3”, conclui a pesquisadora.
O Dr. Antonio Eduardo Aquino Junior, coordenador dos tratamentos que se realizam na UTF, destaca a importância de futuramente se abrir uma nova fronteira para tratamentos de patologias incomuns. “Ao identificar esses casos raros, incomuns, cujas primeiras abordagens já nos deram uma orientação muito positiva, nossa proposta é que, após a submissão dos artigos científicos relativos a esses estudos, podemos avançar em mais experimentos e pesquisas para, junto com novos pacientes, conseguirmos consolidar esse novo tratamento”.
SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos informa que durante a Semana do Código de Defesa do Consumidor, de 11 a 15 de setembro, estará realizando atendimentos nos bairros, com registro de reclamações e orientações, sem necessidade de agendamento.
O atendimento será feito nos dias 11 e 12/09, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Praça da Igreja de Santo Antônio (Praça Padre Roque Pinto de Barros); na quarta-feira (13/09), das 9h às 12h, na Agência Comunitária dos Correios do distrito de Santa Eudóxia, localizada na rua Floriano Peixoto, nº 20; ainda no dia 13, das 13h às 16h, no CRAS do distrito de Água Vermelha, localizado na rua Bela Cintra, nº 750.
O cronograma de atendimento do Procon segue na quinta-feira (14/09) e na sexta-feira (15/09), das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Praça do Mercado Municipal.
De acordo com o Procon os serviços ofertados serão orientação e abertura de reclamação de casos consumeristas, ou seja, casos como problemas com contratos, serviços e produtos de uma maneira geral, bem como problemas com lojas ou outros tipos de estabelecimentos comerciais, incluindo também reclamações contra bancos, financeiras e cartões de crédito, incluindo, ainda, o setor de telecomunicações (Internet e telefonia fixa e móvel).
SÃO CARLOS/SP - O caminhão itinerante do Fundo Social de Solidariedade (FSS) vai estar nesta terça-feira (12/09), das 9h às 12h, na parte externa da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jockey Club, localizada na rua Rio Araguaia, nº 720,
Durante toda a manhã famílias do Jockey e região poderão escolher entre 2.500 peças de roupas, cobertores e calçados que serão levados para o bairro no caminhão itinerante do FSS. Cada pessoa terá direito de escolher 15 peças de acordo com o tamanho e até mesmo pela cor e modelo das roupas.
O objetivo é atender famílias carentes que não conseguem se deslocar até a sede do Fundo Social. As roupas doadas são arrecadadas durante na Campanha do Agasalho.
De acordo com a presidente do FSS, Lucinha Garcia, o caminhão baú vai lotado com todos os tipos de agasalhos. “Levamos tudo separado por tamanho e modelo, feminino, masculino e infantil, para facilitar na hora da escolha”.
Outras informações podem ser obtidas na sede do FSS, localizada na Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina ou pelo telefone (16) 3372-0865.
A empresa Rumo também vai realizar a recuperação da estrutura do viaduto
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que em razão do início da construção de uma nova alça de saída e da recuperação da estrutura do Viaduto 4 de Novembro (Viaduto Prefeito Antonio Massei), obras que serão realizadas pela empresa RUMO, a partir desta segunda-feira (11/09), a rua General Osório, no trecho entre a rua Visconde de Inhaúma e Rua Roberto Simonsen, ficará interditada. O trânsito de veículos também ficará interditado na rua Roberto Simonsen no cruzamento com a rua General Osório.
Os veículos que acessam o Viaduto 4 de Novembro somente poderão chegar na avenida Dr. José Pereira Lopes, em continuidade ao trajeto que faziam, pela rua General Osório ou rua Roberto Simonsen, acessando o desvio pelas ruas Cândido Padim, avenida Dr. Teixeira de Barros (rua Larga) e rua Dr. Duarte Nunes.
A rua Roberto Simonsen, sentido Poupatempo e Correios, ficará somente como acesso local, e passará a operar, de forma provisória, como mão única de direção, devido a interdição no cruzamento com a rua General Osório.
De acordo com o secretário adjunto de Transporte e Trânsito, Sebastião Batista, o trecho da rua General Osório entre as ruas Floriano Peixoto e Roberto Simonsen, ficará aberto somente para acesso local. “Durante a obra esse trecho operará em mão dupla de circulação. Pedimos aos motoristas a máxima atenção e o respeito a sinalização de trânsito nesta região, além de cautela na passagem pelos locais da obra”, reforça o secretário adjunto.
João Muller, secretário de Obras Públicas, disse que essas são intervenções importantes para a cidade. “A construção dessa alça viária é uma exigência prevista no contrato de concessão da malha paulista, porém o reforço estrutural de todo o viaduto foi um pedido do prefeito Airton Garcia a empresa. O investimento deve ultrapassar R$ 15 milhões e prazo para finalização das obras é de 240 dias”, explica Muller.
“Condicionamos o reforço estrutural de todo o viaduto, tendo em vista que com o fechamento da passagem em nível pela linha do trem na rua General Osório, deverá aumentar o fluxo de veículos entre 20% a 25%”, finaliza o prefeito Airton Garcia.
O projeto de duplicação do Viaduto 4 de Novembro, elaborado pela Rumo, respeita a questão ambiental e também evita grandes intervenções na rua Visconde de Inhaúma e também foram preservados acesso ao Poupa Tempo, aos Correios e ao comércio no entorno.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos contratou a construtora Ipê Ambiental, vencedora do processo licitatório, para iniciar, nesta segunda-feira (11/09), as obras de construção da escola estadual do Jardim Ipanema.
Com custo de R$ 8,2 milhões, sendo R$ 1,6 milhão já liberados pelo Governo do Estado para início da obra, a unidade escolar do Jardim Ipanema terá 8 salas e capacidade para atender 560 alunos.
“A obra foi viabilizada por meio de um convênio do Estado com o município que doou a área no Jardim Ipanema e a Secretaria de Obras emitiu a ordem de serviços para o início da construção da unidade em um prazo estimado de 360 dias”, anunciou o secretário municipal de Obras Públicas, João Muller.
Em junho deste ano, durante reunião dos representantes da Prefeitura com o coordenador de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE) da Secretaria Estadual de Educação, Fabrício Moura Moreira, na capital paulista, o Governo do Estado de São Paulo manteve o compromisso de construir unidades escolares também no Jardim Abdelnur, no Parque Novo Mundo, Jardim Embaré e no Jardim de Cresci.
A Prefeitura de São Carlos reivindica, ainda, do Governo do Estado a liberação de recursos para a construção da escola prevista no projeto inicial no Jockey Clube. A Prefeitura vai cumprir diligências e espera receber autorização para iniciar a construção desta outra unidade ainda esse ano.
A escola prevista para o Jockey Clube terá 12 salas, capacidade para 800 alunos e custo de R$ 12,5 milhões. Já a escola do Jardim De Cresci também terá 12 salas, mas capacidade para 700 alunos e custo de R$ 12,5 milhões; a unidade escolar do Jardim Embaré com 16 salas, capacidade para mil alunos tem custo estimado em R$ 14,5 milhões e a escola do Parque Novo Mundo com 12 salas, e capacidade para atender 800 alunos deve custar também R$ 12,5 milhões.
A Prefeitura informou, ainda, ao Governo do Estado a intenção de dar prosseguimento as obras que já estavam encaminhadas com o Governo do Estado para a construção do novo prédio do CEMEI Dionísio da Silva, no distrito de Santa Eudóxia, o projeto da obra já está na Secretaria Estadual de Educação, além das obras de ampliação dos CEMEIS Maria Lúcia Peres e Paulo Freire que serão analisadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos inicia nesta segunda-feira (11/09), as obras de canalização do córrego do Mineirinho na chegada do córrego Monjolinho, na Rotatória do Cristo, e realiza a alteração do traçado do emissário de esgoto dessa região. Essa é mais uma obra contra enchentes que o município executa para resolver o problema das enchentes na região.
Com custo estimado de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1,05 do Governo do Estado e R$ 750 mil de recursos próprios da Prefeitura, a obra tem prazo de 90 dias para conclusão e será executada pela empresa vencedora do processo licitatório, a Verde Bianco Engenharia de São Paulo.
SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Bruno Zancheta, Lucão Fernandes e Ubirajara Teixeira (Bira) estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Vila Isabel para acompanhar o início das reformas que serão realizadas.
Na ocasião, os parlamentares verificaram que as obras foram iniciadas e a unidade irá receber uma nova pintura, troca de portas e janelas e principalmente manutenções estruturais necessárias: “Essa unidade é de grande valia para a comunidade local e necessitava dessas manutenções para oferecer aos munícipes e servidores melhores condições de atendimento e trabalho”.
“Serão realizadas manutenções estruturais internas e externas e principalmente a pintura da unidade. Gostaríamos de agradecer o trabalho da Comissão de Saúde da Câmara e do prefeito municipal Airton Garcia por acatar o pedido de todos os vereadores e iniciar as manutenções desta unidade”, concluíram os parlamentares.
SÃO CARLOS/SP - As cooperativas de crédito estão presentes em mais da metade dos municípios brasileiros e, em alguns casos, são a única opção presencial de acesso a serviços financeiros. Esta informação foi divulgada pelo Banco Central do Brasil.
De acordo com dados do último Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) divulgado em julho, pessoas físicas e jurídicas somaram 15,6 milhões no final de 2022, sendo que 55,3% dos municípios contavam com unidade física de atendimento em dezembro.
De forma sustentável e com bases sólidas, as cooperativas de crédito cresceram em 2022 mais do que o restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), em ativos, carteiras de crédito e de depósitos, entre outros indicadores.
“Os dados divulgados pelo Banco Central confirmam uma tendência que as cooperativas de crédito estão percebendo há algum tempo, estamos crescendo e aumentando a presença física nas cidades”, observa a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacisc, Lídia Maria Mendes.
No levantamento do panorama do SNCC aparecem uma rede de 799 cooperativas singulares, 32 cooperativas centrais, quatro confederações e dois bancos cooperativos. Ao todo eram 9.122 unidades em todas as regiões do país. Entre os 15,6 milhões de cooperados, um aumento de 14,5% com relação ao ano anterior, 13,2 milhões são pessoas físicas. Homens mais jovens formam a maioria dos cooperados.
“Assistir ao crescimento do cooperativismo de crédito é bastante estimulante para nós que já estamos há 18 anos no mercado local de São Carlos e região”, observa o presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli. “Mais cooperativas significa assistir a inclusão financeira de parcela importante da população e também das empresas menores”, detalhou.
Leia matéria na íntegra no site do Banco Central ou direto pelo link https://www.bcb.gov.br/
SÃO CARLOS/SP - O Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos em parceria com do Grupo de Economia Solidária Talento e Arte, realiza neste domingo (10/09), a partir das 13h, na Praça dos 500 Anos, localizada na rua Roque José Florêncio, em Santa Eudóxia, a Feira de Economia Solidária do distrito.
Além do artesanato e das várias opções de alimentação, o grupo Eudóxia Morais And Brothers se apresenta com o melhor do flashback.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.