Jornalista/Radialista
Pesquisa apresentada hoje ao prefeito de Campinas mostra que número de vagas fechadas passou de 15 mil para 22 mil e casas fechadas foi de 2,4 mil para 4,5 mil
CAMPINAS/SP - Com atendimento presencial suspenso desde março por conta da pandemia de coronavírus, o setor de Alimentação Fora do Lar na Região Metropolitana de Campinas (RMC), ainda na fase vermelha, continua sendo fortemente impactado. É o que mostra uma nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), realizada junto aos associados no período de 7 a 13 de julho.
Sem vendas, caixa e financiamento bancário, os bares e restaurantes, responsáveis por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) regional da área de turismo, ampliaram o número de demissões de 15 mil para 22 mil no período de um mês. O número de estabelecimentos com operações encerradas também saltou de 2,4 mil para 4,5 mil, de acordo com os dados apurados.
De acordo com a pesquisa, o número de pessoas demitidas pelo setor representa 36,8% dos postos de trabalho na região. Para os empresários, este percentual poderá aumentar ainda mais nas próximas semanas, passando para 50,4% (cerca de 30 mil, dos quais 15 mil só na cidade de Campinas), caso tenham de manter as portas fechadas.
O levantamento também revela outro dado preocupante, segundo a Abrasel RMC: com dificuldades financeiras para manter a casa aberta e dívidas, o número de bares e restaurantes fechados passou de 2,4 mil na última pesquisa, realizada há um mês, para cerca de 4,5.
Além das dificuldades atuais e sem horizonte para reabertura, o setor também deve demorar para se recuperar. Uma pesquisa recente divulgada pela IPC Maps indicou uma queda de 39,91% na expectativa de consumo com alimentação fora do lar neste ano.
Os novos números de demissões e negócios fechados foram apresentados na manhã desta terça-feira (14) ao prefeito de Campinas Jonas Donizette, também presidente da Frente Nacional de Prefeitos, durante encontro com o conselho da Abrasel RMC, com cerca de 20 empresários e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da categoria (Sinhotel).
“Levamos estes números ao prefeito para mostrar a real dificuldade que o setor vem passando na região, um momento dramático não apenas para os empresários, mas também para os funcionários e seus familiares”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.
Na reunião on-line, o setor reivindicou ao prefeito a urgência da reabertura dos estabelecimentos, como já vem ocorrendo em grande parte do Brasil e no próprio Estado, de forma criteriosa e com maior período de atendimento ao público, para evitar aglomerações.
“Abrir apenas de quatro a seis horas só vai provocar aglomerações e inviabilizará a abertura da grande maioria dos estabelecimentos, pois com estas restrições não haverá equilíbrio econômico para reabertura. A conta já não fechava e desta maneira vai piorar, quebrando mais empresas”, explica.
Mason diz, ainda, que já existem outros municípios no Estado que estão indo contra os critérios do Plano São Paulo e reabrindo com regramentos e condições mais consistentes, viabilizando a volta da atividade com segurança para a população e funcionários e salvando empresas e empregos.
Após sucesso da primeira live realizada num drive-in no Brasil, o sambista repete a dose, desta vez convidando os amigos. A apresentação acontece no dia 28 de julho, na Arena Estaiada Drive-In, a partir de 18h.
SÃO PAULO/SP - Se um sambista só é bom, imagina seis reunidos! Após o sucesso de sua primeira live show realizada em um drive-in no Brasil, Ivo Meirelles se encontra no próximo dia 28 de julho com Xande de Pilares, Dudu Nobre, Arlindinho, Andrézinho do Molejo e Salgadinho para a apresentação “Resenha de samba”. O show live acontece na Arena Estaiada Drive-In, em São Paulo, e será transmitido pelo Youtube nos canais de todos os artistas participantes. Thobias da Vai Vai, uma das referências de Ivo na carreira, será o apresentador.
“Vamos cantar, nos divertir e contar alguns 'causos' vividos por nós. Digo alguns porque nem todos passam pela censura”, brinca Ivo Meirelles sobre a formação deste verdadeiro clube do samba com os amigos expoentes do samba carioca e paulista.
Essa reunião dos sambistas já acontece há dois anos em São Paulo, no Paris 6 Burlesque, quinzenalmente, e sempre com a casa cheia. Porém, devido à pandemia do coronavírus, a 'bagunça' - como eles mesmo chamam - vai acontecer num drive-in.
“Não sabemos como vai ser, mas que vai ter resenha, ah vai”, garante Dudu Nobre. “Nosso encontro sempre foi uma festa nas terças do Burlesque, por isso escolhemos a terça-feira para matar a saudade das noites divertidas”, completa Andrézinho do Molejo. Xande de Pilares também está animado: “Espero muito dessa experiência, pois todas as vezes que divido palco com meus parceiros, sempre tiro aprendizado. Isso me alimenta”. Arlindinho finaliza: “Amigos, resenha, música boa e aquela recepção bacana que São Paulo sempre nos proporciona”.
Assim como o modelo utilizado pelos cinemas drive-in, as apresentações poderão ser ouvidas dentro dos veículos através de uma frequência específica de rádio FM. Os artistas farão seus shows no palco e terão sua imagem ampliada no painel ao fundo. Quem não puder comparecer ao local, poderá acompanhar o show através dos canais de Youtube de todos os artistas participantes.
Ivo acredita que os shows no formato drive-in permanecerão ainda por um bom tempo como parte da rotina do segmento do entretenimento: “Nossa categoria será a última a ser autorizada a voltar aos trabalhos. A única alternativa que teremos, para fazer nosso meio girar, serão os shows drive-in”.
Serviço:
Data: Terça-feira, 28 de julho
Horário: 18h
Local: Arena Estaiada Drive-In (Av. Ulysses Reis de Mattos, 230 - Real Parque, São Paulo – SP
Telefone: (11) 99608-5760
Ticket: R$ 265,00 por carro
Venda de ingressos: https://www.ingresse.com/
Transmissão ao vivo: em todos os canais de Youtube dos artistas participantes
Informações do evento:
- A transmissão do áudio do show será via rádio FM, portanto é necessário que o carro tenha transmissor de rádio;
- Obrigatório o uso de máscaras;
- Proibido sair do carro: Será terminantemente proibido qualquer saída do veículo para fotos, vídeos, selfies e/ou qualquer outra finalidade que não seja a utilização dos banheiros;
- Respeite o distanciamento demarcado;
- Proibida a entrada de carro conversível;
No ar a partir de Hoje, 15/7, campanha comemora o amor dos "tipos" de pais, traz muita variedade com dicas de presentes espalhadas pelo shopping e descontos na loja ON Stores
São Paulo/SP – Em um ano repleto de surpresas e ressignificações, o Tietê Plaza Shopping apresenta sua nova campanha em homenagem ao Dia dos Pais. Nesta quarta-feira (15), o Shopping disponibiliza um vídeo emocionante que vai celebrar nas redes sociais todos os “tipos” de pais e o amor da relação de pais e filhos, de forma vibrante e com uma moderna campanha digital, fruto de mais uma parceria com as agências de publicidade Lavanderya e AKM.
“Estamos muito felizes com mais uma campanha de Dia dos Pais, principalmente neste momento de retomada gradual das rotinas. Nós, do Tietê Plaza Shopping, queremos que todos os filhos e pais sintam-se parte desta data e comemorem conosco”, afirma Ana Paula Cacciari, gerente de Marketing do Tietê Plaza Shopping. O vídeo, embora tenha 30 segundos, promete ser suficiente para emocionar o público. “A campanha vem com características visuais que trazem energia junto às hashtags #MEUPRIMEIROHEROI e #MEUPRIMEIROPROFESSOR para reforçar que o melhor pai do mundo é aquele que exerce o seu amor, não importa como”, conta Julio Andery, head e criativo da Lavanderya, que junto com Mauro Nagaroto da AKM, trabalharam o conteúdo audiovisual da campanha on e off line.
A comemoração da data vai contar com um apoio de criatividade na hora de presentear. A partir de sexta-feira (17), os visitantes do Shopping poderão acompanhar as vitrines e manequins com dicas de produtos dos lojistas. Durante o passeio, os clientes poderão se inspirar nas churrasqueiras, games, itens esportivos, serviços e muito mais. Tudo para presentear as pessoas queridas de um jeito diferente.
Mas não para por aí: os clientes do ON Stores não ficarão de fora das oportunidades. O Tietê Plaza terá descontos exclusivos para aqueles que adquirirem produtos e serviços na loja on-line do Shopping.
Retirada via drive-thru
Para retirar as compras, os clientes também podem utilizar o sistema de Drive-Thru que está sendo oferecido pelo Shopping, tornando a compra mais prática e segura, diante das restrições atuais em função da pandemia da COVID-19. Todos os produtos são devidamente higienizados e entregues por profissionais preparados e protegidos, sem que o cliente precise sair do carro.
Para utilizar o serviço, o consumidor precisa acessar o site do shopping, ver a lista de lojas participantes da ação com seus devidos contatos ou fazer a compra dos itens desejados pelo ON Stores (https://
O ponto de retirada fica na portaria principal do shopping/área de embarque e desembarque e deve ser acessada pela Av. Raimundo Pereira de Magalhães.
Para garantir suas comprar com descontos especiais no ON Stores, acesse:
https://loja.
Confira também as lojas participantes do sistema de Drive Thru:
https://tieteplazashopping.
Tietê Plaza Shopping
Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465 - Jd. Iris - São Paulo - SP
Horário de funcionamento: de segunda à domingo, das 16h às 22h*
Instagram: @tieteplazashopping
Facebook: facebook.com/
Canal do YouTube: Tietê Plaza Shopping
SÃO CARLOS/SP - O vereador Daniel Lima (PSB) apresentou na Câmara Municipal uma moção de apelo à juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Carlos, para que julgue “com máxima urgência” o mérito dos autos do processo que impôs ao Município de São Carlos a obrigação de cumprir o Decreto Estadual que suspende as atividades dos estabelecimentos privados de serviços e atividades não essenciais, entre elas as realizadas pelos profissionais da beleza e da estética. A moção foi aprovada por unanimidade em regime de urgência durante a sessão plenária desta terça-feira (14).
Conforme relatou o vereador, a categoria de beleza e estética já sofre há cerca de 120 dias com a suspensão de suas atividades em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. No documento, Daniel Lima cita as necessidades dos profissionais e considera “certo e líquido os seus direitos de continuar a prestação de suas atividades profissionais, evitando-se, assim, risco de ter de encerrar suas atividades por inviabilidade financeira”.
“Os profissionais não têm mais com quem apelar. Quase mil famílias sofrem a cada dia com a proibição do exercício das suas profissões. Estamos preocupados não apenas com a sobrevivência dos negócios, mas também com o sustento dessas famílias”, argumentou Daniel Lima.
O setor vem se organizado para que providências sejam tomadas e nesta segunda-feira (13) foi realizado um protesto pacífico em frente à Prefeitura pedindo a reabertura dos estabelecimentos comerciais da área. Durante a manifestação, afirmou o parlamentar, foram colhidas assinaturas em um termo, no qual os profissionais se comprometem a trabalhar conforme os protocolos de profissões correlatas, como a odontologia.
Na moção, o vereador ainda pede que sejam levados em consideração os esforços do Poder Público na adoção de medidas de prevenção e combate à pandemia para manter a saúde da população, bem como o recente acordo entre a Prefeitura e a Santa Casa para abertura de novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19.
O processo ao qual Daniel Lima pede análise com urgência é o de número 1004103-86.2020.8.26.0566, que impôs ao Município de São Carlos a obrigação de cumprir o Decreto Estadual nº 64.881/2020 e suas prorrogações, suspendendo, por ora, as atividades dos estabelecimentos privados de serviços e atividades não essenciais, cujo funcionamento foi autorizado pelo decreto municipal nº 210 de 26 de maio de 2020.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.