Jornalista/Radialista
MUNDO - A segunda maior companhia aérea chinesa lançará uma nova empresa, mesmo que a pandemia tenha causado um colapso global no setor de viagens e no número de passageiros. Por trás do paradoxo, a estratégia é coerente com a retomada do consumo doméstico no gigante asiático.
Não se trata uma aventura improvisada. Para lançar sua nova companhia aérea, a China Eastern Airlines reuniu fortes parceiros e aliados. Entre eles, a Juneyao Airlines (Shanghai) e, especialmente, a Trip.com, líder em viagens on-line no mercado chinês. Um projeto centrado em um dos principais destinos turísticos da China: a ilha de Hainan, apelidada de "pequena Tailândia", com seus oito milhões de habitantes e seu status de zona franca (pouco ou nada taxada pelos impostos).
Questões não faltam sobre o “timing” escolhido para este novo projeto, num momento em que o setor global de companhias aéreas está lutando por sua sobrevivência, amplamente afetado pela pandemia de coronavírus.
De acordo com um anúncio feito no domingo (14) na bolsa de Hong Kong, a China Eastern, principal estatal do setor, deterá 51% do capital da nova empresa. Ela será chamada de Sanya International Airlines, batizada a partir do nome da cidade mais famosa de Hainan, e a mais popular entre os turistas. A data de lançamento não foi oficialmente definida. O projeto ainda exige a aprovação do organismo regulador chinês.
Xi Jinping e a maior zona franca da China
O objetivo dos acionistas da nova companhia aérea é simples: capitalizar na crescente importância da Hainan na China. A ilha é 30 vezes maior que o território de Hong Kong e se afirma cada vez mais como um popular destino de férias para turistas chineses.
No entanto, não se trata apenas de uma simples transação financeira. É também o símbolo da estratégia de Xi Jinping. O presidente chinês quer fazer de Hainan a maior zona franca do país. Pequim pretende reduzir o imposto de renda para 15% para certas categorias de pessoas e empresas, além de suavizar os critérios para a obtenção de um visto para turistas e empresários.
Setor aéreo global em turbulência
O plano de lançamento da Sanya Airlines ocorre justamente quando a Covid-19 deixou os aviões colados no chão e forçou o estabelecimento de quarentenas rigorosas para impedir a propagação do vírus. Muitas empresas estão lutando pela vida, como a Thai Airlines ou a Virgin. O setor poderá perder mais de US$ 84 bilhões em 2020, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo.
A aposta chinesa na nova companhia ainda está longe de ser ganha, de acordo com Greg Waldron, editor-gerente da revista FlightGlobal: "O lançamento oficial da empresa dependerá, sem dúvida, da retomada do tráfego aéreo doméstico na China e da situação da Covid-19, tanto no país como na região. Leva tempo para construir uma companhia aérea: é preciso muito trabalho para instalar equipamentos e pessoal antes que o primeiro avião possa decolar."
Patriotismo turístico e isento de impostos
Mas, para Shaun Rein, fundador do China Market Research Group, o período escolhido para lançar a Sanya Airlines seria perfeito. "Mesmo antes da Covid-19, 2020 já era o ano do turismo doméstico na China, quando os chineses queriam se concentrar em seu próprio país, especialmente em locais importantes como Hainan, Yunnan ou destinos emergentes como Gansu", analisou. Segundo Shaun Rein, a guerra comercial sino-americana "trouxe patriotismo entre os cidadãos chineses que querem mostrar a seus filhos a grandeza de seu país e ensiná-los mais sobre a herança nacional."
*Por: RFI
MOGI MIRIM/SP - A técnica de enfermagem Roseane Dias Ribeiro, de 35 anos, foi a primeira profissional de saúde a morrer em decorrência da Covid-19 em Mogi Mirim. De acordo com a prefeitura, ela faleceu na madrugada do último domingo (14) e foi a quarta morte de moradores por novo coronavírus.
Roseane trabalhava na linha de frente no combate ao coronavírus no Hospital São Francisco, em Mogi Guaçu (SP), cidade vizinha. Ela não tinha doenças anteriores. A técnica estava internada no Hospital 22 de Outubro, localizado na cidade onde trabalhava.
Em um post de pesar na rede social, a Prefeitura de Mogi Mirim lamentou a morte da técnica de enfermagem e lembrou a importância do isolamento social.
“A Saúde está em luto. A cidade está em luto. Perdemos uma guerreira na batalha contra a Covid-19. E a vida dessa profissional e de tantos outros não pode ser em vão. Fique em casa e respeite o isolamento social”.
O sepultamento de Roseane ocorreu neste domingo. Ela deixa esposo e uma filha.
*Por: Repórter Beto Ribeiro
SÃO PAULO/SP - Chegou a hora de espantar o tédio e colocar pra dançar as pessoas que moram na mesma casa que você. Orgulhosamente, Rionegro e Solimões apresentam o seu “Arraiá”. Trata-se de uma transmissão ao vivo celebrando o período de festa junina e que acontecerá no canal oficial da dupla. A festança está marcada para o dia 20 de junho, impreterivelmente às 17h. Então prepare a paçoca, o quentão e bora acessar www.youtube.com/
Nesta guinada dada no mercado da música, muitos artistas apostam nas transmissões ao vivo para levar um pouco de diversão e entretenimento ao público. E é realmente neste caminho que seguirá o “Arraiá de Rionegro e Solimões”. É claro que também terá um tempero fundamental – a ação será em prol de doações. “É a fórmula perfeita. Unir entretenimento com um gesto beneficente, levando alegria e ajuda ao povo brasileiro”, comenta Rionegro.
Para esta grande ação, a dupla elabora um repertório especial. “Vamos colocar a turma pra dançar. Só não pode tropeçar no tapete, hein? Afaste os móveis, deixe o salão livre e bora arrastar o pé”, pede Solimões. Com certeza estarão no repertório “Frio da Madrugada”, “Peão Apaixonado”, “O Cowboy Vai Te Pegar”, “De São Paulo a Belém”, “Velha Fazenda”, “Na Sola da Bota”, “Romântica”, entre muitas outras.
Pra completar o clima de festa junina, além da decoração e trajes típicos, a dupla escolheu a dedo o local para este Arraiá. Será em uma casa no campo, no interior do estado de São Paulo – mais especificamente na cidade de Franca. “O cenário vai dar o toque final nesse projeto. Estamos ensaiando até fazer um fogueirão daqueles” adianta Solimões. “Com certeza será mais um lindo projeto e contamos com a audiência de todos vocês. Vamos nos esforçar pra levar o máximo de entretenimento e juntos ajudar quem precisa. Contamos com vocês”, finaliza Rionegro.
Sobre Rionegro e Solimões
Rionegro e Solimões completaram no dia 1 de abril, 31 anos de carreira levando nas costas o lema "Bote um sorriso na cara e mande embora a solidão", Rionegro e Solimões chegam a essa marca sendo uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números extremamente satisfatórios.
Entre coletâneas e registros de sucesso, eles somam mais de 300 músicas gravadas, 19 CDs e 4 DVDs. Nestes anos, já subiram no palco mais de 7.000 vezes, venderam mais de 13 milhões de cópias e bateram recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, receberam dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Em tempo: eles foram os segundos artistas nacionais a gravarem um DVD no Brasil. O primeiro foi Caetano Veloso.
Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família ("Peão Apaixonado", 2000), Cabocla ("Floresce", 2004), América ("Na Sola da Bota", 2005) e A Favorita ("Vida Louca, 2008).
Site: www.rionegroesolimoes.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/
Twitter: @rnegroesolimoes
Instagram: dupla @rionegroesolimoes
Rionegro: @rionegrocantor
Solimões: @solimoescantor
Canal Oficial do Youtube: https://www.youtube.com/user/
A ferramenta no site permite atender o turista em tempo real e esclarecer dúvidas diversas, assim como acompanhá-lo na hora da compra de hospedagem e day use
OLÍMPIA/SP - Tudo o que é possível ser feito e resolvido no ambiente virtual, já estava deixando o mundo físico antes mesmo da pandemia. A quarentena veio para comprovar que essa mudança de espaço é possível e, na maioria das situações, vantajosa. Coincidentemente, o Complexo Hot Beach Olímpia já estava prestes a implantar em seu site chatbot, ferramenta de inteligência artificial para assistência virtual. A nova tecnologia, que permite atender o turista em tempo real 24 horas por dia e esclarecer dúvidas diversas sobre o parque aquático Hot Beach, seus três resorts – Hot Beach Resort, Celebration Resort Olímpia e Thermas Park Resort & Spa – e ainda sobre Olímpia, entrou em operação no final de maio. Com a imagem da garotinha Mel, um dos personagens da Galera do Guarany, que é a turma da diversão do Hot Beach Olímpia, o novo serviço reforça o atendimento ao turista já realizado nos demais canais de comunicação do complexo turístico.
A qualquer hora do dia e da noite, quem entrar no site do Hot Beach Olímpia pode, conversando com a Mel, esclarecer dúvidas, solicitar informações, se informar sobre preços, datas e condições para hospedagem ou visita ao parque aquático. Se quiser, já fecha a compra com assistente virtual e ainda pode pedir dicas para a viagem, como localização e melhor transporte, e sobre a cidade de Olímpia. O chatbot, como inteligência artificial, interage de forma natural, como se uma pessoa estivesse respondendo, e assertiva. “No turismo, o uso de tecnologia para estreitar o relacionamento e facilitar e melhorar a experiência do turista é fundamental. Por isso, nós aqui no Hot Beach Olímpia adotamos soluções neste sentido. O nosso parque aquático inaugurou, em 2017, já com a tecnologia da pulseira para pagamento por aproximação. E continuamos buscando essas ferramentas tecnológicas para nossos empreendimentos”, afirma Sergio Ney Padilha Garcia, CEO do Hot Beach Olímpia.
A escolha da imagem da assistente virtual não poderia ser outra. Afinal, os personagens da Galera do Guarany, amados pelas crianças, representam muito bem o espírito de diversão aquática do Hot Beach Olímpia. “Estamos certos de que um complexo turístico da envergadura do Hot Beach, com um parque aquático e três resorts, precisa adotar o que há de mais prático para o turista, tudo o que melhore a experiência dele desde quando buscar informações no nosso site, no momento da compra do pacote até quanto chegar no nosso resort e no nosso parque aquático para, enfim, usufruir dos serviços de hotelaria e de diversão aquática”, completa Garcia. Ele lembra que o Hot Beach Olímpia já é o décimo parque aquático mais visitado na América Latina e que Olímpia é um destino consagrado de diversão aquática para famílias.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.