fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO PAULO/SP - Quase uma em cada três mulheres – cerca de 840 milhões em todo o mundo – já sofreu algum episódio de violência doméstica ou sexual ao longo da vida. O dado, divulgado na quarta-feira (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), praticamente não mudou desde o ano 2000.

Apenas nos últimos 12 meses, 316 milhões de mulheres – 11% delas com 15 anos ou mais – foram vítimas de violência física ou sexual praticada pelo parceiro. “O progresso na redução da violência por parceiro íntimo tem sido dolorosamente lento, com uma queda anual de apenas 0,2% nas últimas duas décadas”, destacou a OMS.

Pela primeira vez, o relatório inclui estimativas nacionais e regionais de violência sexual praticada por alguém que não seja o parceiro. É o caso de 263 milhões de mulheres com 15 anos ou mais. “Um número que, segundo especialistas, é significativamente subnotificado devido ao estigma e ao medo”, alertou a OMS.

“A violência contra mulheres é uma das injustiças mais antigas e disseminadas da humanidade e, ainda assim, uma das menos combatidas”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Nenhuma sociedade pode se considerar justa, segura ou saudável enquanto metade de sua população vive com medo”, completou, ao citar que acabar com a violência sexual contra mulheres não é apenas uma questão política, mas de dignidade, igualdade e direitos humanos.

“Por trás de cada estatística, há uma mulher ou menina cuja vida foi alterada para sempre. Empoderar mulheres e meninas não é opcional, é um pré-requisito para a paz, o desenvolvimento e a saúde. Um mundo mais seguro para as mulheres é um mundo melhor para todos”, concluiu Tedros.

Riscos

A OMS alerta que mulheres vítimas de violência enfrentam gestações indesejadas, maior risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis e depressão. “Os serviços de saúde sexual e reprodutiva são um importante ponto de entrada para que as sobreviventes recebam o atendimento de alta qualidade de que precisam”.

O relatório destaca ainda que a violência contra mulheres começa cedo, e os riscos persistem ao longo da vida. Ao longo dos últimos 12 meses, 12,5 milhões de adolescentes com idade entre 15 e 19 anos (16% do total) sofreram violência física e/ou sexual praticada pelo parceiro.

“Embora a violência ocorra em todos os países, mulheres em países menos desenvolvidos, afetados por conflitos e vulneráveis ​​às mudanças climáticas são afetadas de forma desproporcional”, ressaltou a OMS.

A Oceania, por exemplo, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, registrou uma taxa de prevalência de 38% de violência praticada por parceiro ao longo do último ano – mais de três vezes a média global, de 11%.

Apelo à ação

Segundo o relatório, mais países coletam dados para fundamentar políticas públicas de combate à violência contra a mulher, mas ainda existem lacunas significativas – sobretudo em relação à violência sexual praticada por pessoas que não são parceiros íntimos, e a grupos marginalizados como mulheres indígenas, migrantes e com deficiência.

Para acelerar o progresso global e gerar mudanças significativas na vida de mulheres e meninas afetadas pela violência, o documento apela para ações governamentais decisivas e financiamento com o objetivo de:

  • Ampliar programas de prevenção baseados em evidências;
  • Fortalecer serviços de saúde, jurídicos e sociais centrados nas sobreviventes;
  • Investir em sistemas de dados para monitorar o progresso e alcançar grupos mais vulneráveis;
  • Garantir a aplicação de leis e políticas que empoderem mulheres e meninas.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - Dois atletas da Associação São-carlense de Atletismo (ASA) brilharam na tradicional Corrida Lupo, realizada na manhã de domingo (16), em Araraquara, nas distâncias de 5 km e 10 km. A prova, conhecida pelo alto nível técnico e pela premiação em dinheiro, reuniu competidores de toda a região.

Nos 5 km, Miguel Luciano conquistou o 2º lugar geral, cruzando a linha de chegada com o excelente tempo de 15min30s, ficando apenas meio segundo atrás do vencedor. Segundo o atleta, “a prova teve início forte do começo ao fim. Cruzei os 5 mil metros em 15min30s, empatado com o primeiro colocado, perdendo por meio segundo. Estou motivado, treinando muito para levar sempre o nome de São Carlos ao lugar mais alto do pódio. Agradeço a todos pelo apoio — juntos somos mais fortes.”

Já nos 10 km, Luiz Shianti garantiu o 3º lugar geral, mostrando evolução e competitividade na disputa pelas primeiras colocações. Ele comemorou o desempenho: “Fiquei em terceiro lugar geral nos 10 km da Corrida Lupo e estou muito feliz com o resultado e com meu desenvolvimento na prova, brigando o tempo todo pelas primeiras posições. Agradeço todos que torceram — amigos, familiares — e às equipes ASA São Carlos e Shianti Sports pelo trabalho e apoio. Também agradeço aos apoiadores. Juntos somos mais fortes. Semana que vem tem mais, dessa vez em casa, na tradicional corrida de 6 km do Sesc.”

O coordenador da ASA, Altair “Maradona” Pereira, celebrou o desempenho dos atletas. “O nível da competição é muito forte, e isso mostra que os atletas de São Carlos estão correndo em altíssimo nível. Parabéns aos atletas e agradeço à Prefeitura Municipal de São Carlos e à Secretaria de Esportes pelo apoio e incentivo.”

INDAIATUBA/SP - A Polícia Civil de São Paulo, por meio do 1º Distrito Policial de Indaiatuba, deflagrou a operação Compra Fantasma para desarticular um bando responsável por fraudes e estelionatos praticados contra o comércio varejista na região. Dois homens e uma mulher foram presos. 

Os mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos nos municípios de Indaiatuba, Jundiaí e Cabreúva, no interior de São Paulo. 

As investigações identificaram que os criminosos usavam dados vazados de clientes para realizar compras de alto valor pela internet com as informações das vítimas. Em seguida, os produtos eram retirados presencialmente nas lojas com documentos falsos. Depois, os suspeitos vendiam os eletrônicos na internet por meio de aplicativos.  

Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Durante a ação, os policiais apreenderam R$ 16 mil em espécie, um simulacro de arma de fogo, oito celulares, um tablet, videogames, notebooks, 20 cartões bancários, três máquinas de pagamento, sete relógios, cinco chips de celular, pendrives, além de roupas usadas nos golpes e eletrônicos de origem ilegal.

O bando foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Indaiatuba, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos no esquema.

A operação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Campinas. O caso foi registrado como captura de procurado, localização e apreensão de objeto e cumprimento de mandado de busca e apreensão.

ARARAQUARA/SP - O Subsecretário Municipal de Defesa do Consumidor de Araraquara, Vinicius Motta, irá representar oficialmente o município no IV Seminário de Relações de Consumo de Caxias do Sul (RS) do dia 25 ao dia 28/11, considerado o maior e mais relevante encontro sobre defesa do consumidor da Região Sul do Brasil. O evento, que reúne especialistas, gestores públicos, coordenadores de Procons e representantes de diversos órgãos do país, ocorrerá ao longo de quatro dias.

Reconhecido por projetar modelos inovadores de trabalho, o seminário se destaca por apresentar práticas que podem ser adotadas por outros Procons do Brasil, fortalecendo a atuação em políticas públicas de proteção e direitos do consumidor.

Além de acompanhar as discussões e atividades técnicas, Vinicius Motta também irá palestrar sobre o Protocolo “Não se Cale”, legislação estadual de São Paulo que vem ganhando relevância pela proteção de mulheres em situação de violência em ambientes públicos e privados.

Em sua apresentação, o subsecretário explicará o que é o protocolo, quais obrigações ele impõe aos estabelecimentos, e como Araraquara vem aplicando a lei na prática, com ações de fiscalização, conscientização e orientação ao setor privado. O município tem sido referência regional em sua implementação, tornando-se exemplo de políticas integradas entre poder público e sociedade civil.

A participação no seminário reforça o compromisso do Procon Araraquara em buscar atualização constante, absorver boas práticas nacionais e compartilhar experiências bem-sucedidas desenvolvidas na cidade.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.