fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ITIRAPINA/SP - Uma ação rápida da Polícia Militar evitou que um episódio de violência se agravasse na manhã desta quinta-feira (23), em Itirapina. Um homem foi detido após ameaçar professores e alunos do CEI Dulce de Faria e arremessar pedras contra o prédio da escola.

Segundo relatos da direção, o suspeito, que mora em frente à unidade, vinha apresentando comportamento agressivo e já havia feito intimidações anteriores. A situação gerou medo entre funcionários e pais de alunos.

A equipe policial composta pelo cabo Emanuel e soldado Nascimento chegou rapidamente ao local, conteve o homem e o levou ao Distrito Policial, onde ele confessou os atos. O boletim de ocorrência foi registrado por ameaça e dano ao patrimônio público.

Para o 2º sargento PM Cimas, do Comando de Grupo Patrulha, a ação demonstra o comprometimento da PM com a proteção das escolas. “Nossa prioridade é garantir um ambiente seguro para crianças e educadores”, afirmou.

O caso reacende o debate sobre segurança nas unidades escolares e a necessidade de ações preventivas integrando poder público, educação e forças de segurança. A comunidade escolar pede mais vigilância nas áreas próximas às instituições para evitar novos episódios de violência.

Subsecretário Coronel Alexandre dos Santos e vice-prefeita Meire Laurindo representam o município em ação estratégica do Governo do Estado para o período de chuvas

 

ARARAQUARA/SP - Gavião Peixoto sediou, nesta quinta-feira (23), o Treinamento SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo preparar e fortalecer a atuação das Defesas Civis Municipais durante o período de chuvas intensas.

Representando Araraquara, participaram do evento o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Luis dos Santos, e a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, que acompanharam as atividades técnicas e a entrega dos kits verão, contendo cerca de 1.060 itens distribuídos a 26 municípios da região.

O treinamento aconteceu no Espaço do Saber, com a presença de autoridades estaduais e regionais, entre elas o prefeito de Gavião Peixoto, Adriano Marçal, o Conselheiro Dimas Ramalho, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, o Tenente-Coronel Araújo Monteiro, Chefe de Gabinete da Casa Militar de São Paulo, e o Amarildo Calegari, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil Estadual.

Durante o encontro, foram entregues pluviômetros, lonas e equipamentos de proteção individual (EPIs), fundamentais para apoiar as equipes locais no enfrentamento de alagamentos, deslizamentos e demais situações de risco. Além disso, as Defesas Civis receberam orientações técnicas sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), monitoramento meteorológico e ações integradas entre Estado e municípios.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Coronel Alexandre dos Santos, destacou a importância da capacitação e da integração regional: “Esse treinamento regional, realizado aqui em Gavião Peixoto, é fundamental porque reúne todas as Defesas Civis da nossa região com um único propósito: preparar os municípios para o período de chuvas de verão, que, ano após ano, vem sendo cada vez mais desafiador devido às mudanças climáticas. A capacitação permite que as cidades aprimorem seus planos de contingência, realizem o mapeamento das áreas de risco e atuem com base nos alertas meteorológicos que são emitidos pela Defesa Civil — ações que também fazem parte da rotina de Araraquara. Com esse planejamento e integração entre os órgãos — Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CPFL, secretarias municipais e demais equipes envolvidas — conseguimos mitigar os impactos das chuvas, reduzindo danos e preservando vidas, que é a missão principal da Defesa Civil. Estamos nos preparando para enfrentar possíveis alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e problemas em represas, sempre com foco na prevenção e na resposta rápida às ocorrências.”

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, também ressaltou a importância da cooperação regional e do papel das Defesas Civis na proteção da população: “Trabalhar de forma articulada é o que faz a diferença na hora de proteger vidas. Esses treinamentos reforçam o compromisso dos municípios com a prevenção e com o cuidado com a população, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, afirmou.

Após a cerimônia de abertura, prefeitos e representantes municipais participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Gavião Peixoto, conduzida pelo Tenente-Coronel Araújo Monteiro e pelo Capitão PM Eduardo Henrique Schulte Leme, onde puderam apresentar demandas específicas de seus municípios.

O programa SP Sempre Alerta – Operação Chuvas segue percorrendo diversas regiões do Estado com o propósito de capacitar e equipar as Defesas Civis Municipais, garantindo uma atuação mais eficiente, coordenada e preventiva durante o período de chuvas, promovendo segurança e resiliência para a população paulista.

IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio da Divisão de Recursos Humanos, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de cozinheiras, conforme a Lei Municipal nº 2.159, de 12 de janeiro de 2005, e suas alterações.

O processo tem como objetivo suprir vagas essenciais ao funcionamento dos serviços públicos, garantindo a continuidade das atividades de preparo, armazenamento e distribuição de refeições nas unidades municipais. As contratações terão prazo de até seis meses, podendo ser prorrogadas por igual período.

As inscrições estão abertas  até o dia 28 de outubro de 2025, em dias úteis, das 9h às 17h, na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura de Ibaté, localizada na Avenida São João, nº 1771, Centro.

Para se inscrever, os candidatos devem atender aos requisitos básicos, como: ter idade mínima de 18 anos, nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar quite com a Justiça Eleitoral, não possuir antecedentes criminais e não ter sido exonerado do serviço público por processo administrativo disciplinar, entre outros previstos no edital.

O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão de Acompanhamento, composta por servidores efetivos designados pela Portaria Municipal nº 252, de 13 de outubro de 2025, responsável pela análise das inscrições, atribuição de pontos e divulgação dos resultados.

Mais informações e o edital completo podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Ibaté ou diretamente na Divisão de Recursos Humanos.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou na noite de quarta-feira (22/10), na Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho, localizada no bairro Cidade Aracy, a quarta audiência pública voltada à revisão do Plano Diretor Estratégico do município. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias, representantes de entidades, vereadores, o promotor de justiça Sérgio Domingos de Oliveira e membros da administração municipal, incluindo o prefeito Netto Donato e o vice-prefeito Roselei Françoso.

O tema central da audiência foi o parcelamento, uso e ocupação do solo - um dos eixos mais relevantes do processo de revisão. A proposta da gestão é garantir que o novo Plano Diretor reflita as reais necessidades da cidade, promovendo qualidade de vida com sustentabilidade e justiça social.

“O Plano Diretor é uma lei rígida, com vigência de dez anos, e por isso precisa ser construído com o máximo de participação popular. A cidade é um organismo vivo, que se transforma, e a legislação precisa acompanhar essas mudanças”, destacou João Muller, assessor do prefeito Netto Donato. Ele também anunciou que outras duas audiências públicas estão previstas para novembro e dezembro, além de encontros em Água Vermelha e Santa Eudóxia, regiões com potencial de crescimento logístico e industrial.

Já o vice-prefeito Roselei Françoso elogiou os técnicos da Secretaria de Habitação responsáveis pela condução dos trabalhos e ressaltou o envolvimento dos servidores públicos de carreira. “É a primeira vez que muitos deles participam diretamente desse debate, trazendo diagnósticos valiosos do dia a dia no atendimento à população”, disse.

O prefeito Netto Donato reforçou a importância da escuta ativa da população. “Essa audiência foi mais uma oportunidade para que os moradores expressem seus anseios. A presença do Legislativo e do Ministério Público mostra a transparência e a qualidade do debate que estamos promovendo”, afirmou.

Durante o encontro, cerca de 30 pessoas se manifestaram, apresentando sugestões, críticas e elogios. A diversidade de participantes, moradores de diferentes bairros e representantes de variados setores econômicos, foi apontada como um dos pontos altos da audiência.

A revisão do Plano Diretor é uma exigência legal prevista no Estatuto da Cidade e busca atualizar o planejamento urbano diante das transformações sociais, econômicas e ambientais das últimas décadas. A expectativa é que, ao final do processo, São Carlos tenha um documento robusto, representativo e alinhado com os desafios e oportunidades do futuro.

A próxima reunião do Plano Diretor está prevista para acontecer no dia 10 de novembro, partir das 18h, na Escola Estadual Attília Prado Margarido, no Santa Felícia, com o tema: “Governança e Participação Popular”.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.