fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
UFSCar lança aplicativo de Vigilância Ativa em Saúde (Imagem: Divulgação)

UFSCar lança aplicativo de Vigilância Ativa em Saúde

Escrito por  Out 28, 2021
App será utilizado para monitoramento da Covid-19 e retomada segura das atividades presenciais

 

SÃO CARLOS/SP - Foi lançado o aplicativo Guardiões da Saúde (GdS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O aplicativo é uma ferramenta importante para a estratégia de vigilância participativa em saúde da Universidade e permite o monitoramento de possíveis casos de Covid-19 na comunidade universitária e o avanço seguro das fases do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Instituição.
O Guardiões da Saúde foi proposto no âmbito do "Vencendo a Covid-19", plano da UFSCar de enfrentamento à pandemia, e configura-se como uma estratégia de cuidado que conta com a contribuição voluntária da comunidade universitária para o monitoramento da Covid-19 nos quatro campi da UFSCar, a partir do informe diário, pelo aplicativo, do estado de saúde da pessoa. Por meio do GdS, as pessoas reportam seu estado de saúde, com total sigilo dos dados, permitindo o acompanhamento pela equipe de profissionais de saúde da Vigilância Epidemiológica da Universidade e o controle interno da pandemia.
"O lançamento do Guardiões da Saúde é um passo essencial para o enfrentamento da pandemia. Juntamente com as ações do Grupo de Trabalho Retorno, que está atuando para preparar os espaços físicos da Universidade, com base nos protocolos sanitários, para receber a nossa comunidade, o Guardiões da Saúde vai permitir à comunidade o retorno seguro e efetivo", aponta Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-Reitora da UFSCar e Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP). 

Guardiões da Saúde
Idealizado pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2007, o aplicativo já foi utilizado para monitorar grandes eventos no território brasileiro, como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Em 2020, ele foi reformulado para auxiliar na elaboração de soluções frente à Covid-19 e, desde então, tem sido utilizado com sucesso por diferentes instituições, como a Universidade de Brasília (UnB).
O Guardiões da Saúde funciona como um calendário, em que diariamente as pessoas reportam o seu estado de saúde, atuando de forma participativa em prol da vigilância. O usuário responde à pergunta "Como você está se sentindo?". Quando responde "bem" e sua localização está ativa, gera um status "verde" para sua área em um mapa da saúde. Caso o usuário responda que se sente "mal", o GdS oferecerá alternativas de sinais e sintomas que se relacionam à síndrome gripal, incluindo sinais de gravidade. A partir da informação dos sintomas, o aplicativo gera um status "vermelho" na localização do usuário no mapa e oferece orientações básicas sobre a busca de serviços de saúde em sua localidade. Além disso, a ferramenta envia uma notificação automática sobre a ocorrência de "pessoa com sintomas" para o e-mail institucional da equipe do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica da UFSCar, gerando então um "caso suspeito". A privacidade dos dados dos usuários é totalmente garantida.
Além de ser uma forma de proteção individual e coletiva fundamental para bloquear a transmissão interna da Covid-19 e avançar na retomada das atividades presenciais na UFSCar, o uso do Gds pela comunidade universitária permitirá que a equipe de vigilância em saúde da Universidade tenha uma comunicação mais direta com as pessoas, podendo auxiliar nas orientações e cuidados com a saúde. Além disso, a equipe de vigilância poderá atuar de forma mais ágil e precisa no controle interno da pandemia, evitando as subnotificações e auxiliando na otimização e eficácia da testagem.
"Se mais pessoas utilizarem o aplicativo, conseguiremos fortalecer os indicadores epidemiológicos da nossa comunidade universitária e isso é fundamental para a tomada de decisões internas frente ao retorno das atividades presenciais. Seja na pesquisa, na extensão ou no ensino, nossas definições quanto à retomada precisam desses indicadores e, portanto, é importante que toda a comunidade utilize o aplicativo e participe da Vigilância Ativa em Saúde da UFSCar", destaca Gustavo Nunes de Oliveira, professor do Departamento de Medicina da Universidade e integrante do Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (Nevs) da Instituição.
Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja de aplicativos no celular, buscar por Guardiões da Saúde e fazer o download gratuito. O lançamento do GdS ocorreu na edição #33 do programa "Na Pauta", que pode ser conferida na íntegra nos canais da UFSCar Oficial no YouTube e Facebook. Na página do "Vencendo a Covid-19" (www.vencendoacovid19.ufscar.br), na aba Vigilância> seção Estratégia Guardiões da Saúde, é possível encontrar todas as informações sobre o aplicativo, bem como os tutoriais para a sua utilização.
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31