MUNDO - A Cinemark chegou a um acordo para permitir que a Universal Pictures ofereça seus filmes em lançamentos domésticos nos Estados Unidos em até 17 dias após a estreia nos cinemas, anunciaram as empresas nesta segunda-feira.
O acordo que vale para os próximos anos é semelhante ao que a Universal fez neste ano com a AMC Entertainment, a maior rede de cinemas do planeta, aceitando uma grande mudança nos padrões tradicionais de lançamentos de filmes.
Sob o novo acordo, a Universal poderia oferecer filmes para venda em serviços sob demanda após eles serem exibidos por pelo menos três finais de semanas nos cinemas, segundo disse uma nota das empresas. Isso diminui a janela exclusiva na qual um filme é exibido nos cinemas para até 17 dias, em vez dos quase 90 dias que eram a prática comum anteriormente.
Filmes que estreiam com mais de 50 milhões de dólares nas bilheterias serão exclusivos para os cinemas por pelo menos cinco finais de semanas, ou 31 dias, antes de serem oferecidos em serviços sob demanda.
Isso provavelmente incluiria grandes franquias da Universal, como "Velozes e Furiosos" e "Jurassic World".
Poucos novos filmes estão atualmente em exibição nos cinemas, já que muitos deles ainda estão fechados para conter a pandemia do coronavírus. As grandes redes fizeram empréstimos ou tomaram outras medidas para se manterem em operação, e operadoras menores apelaram ao governo norte-americano para conseguir auxílio até o final da crise.
As redes de cinemas há muito resistem às medidas para reduzir a janela de tempo na qual podem exibir um filme de maneira exclusiva, e ameaçaram se recusar a exibir filmes se eles forem lançados muito rapidamente em serviços sob demanda. Isso mudou em julho quando a AMC chegou a um acordo com a Universal para permitir que filmes sejam lançados em tais serviços após três semanas.
*Por Lisa Richwine / REUTERS