SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, representada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou, na última quarta-feira (21/12), uma festa de fim de ano no Centro de Convivência “Teresinha de Fátima Massuccio Teixeira”, na Vila São José. A celebração, já tradicional, reuniu as crianças das casas de acolhimento assistidas diretamente pelo município e contou com o apoio de parceiros da iniciativa privada, que doaram brinquedos e roupas.
Atualmente, a Prefeitura de São Carlos gerencia três casas de acolhimento infantil. Os espaços são destinados às crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e que estejam com vínculos familiares rompidos, isto é, sem qualquer assistência familiar, o que as torna em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, ficam sob a responsabilidade do município, que realiza o acolhimento e trato desta população.
“O município possui toda uma estrutura para atender estas crianças, envolvendo profissionais como assistentes sociais, psicólogos e equipes multidisciplinares. Inclusive, sempre pensamos em ir além das atribuições e trabalhamos para que estas pessoas consigam um emprego antes de serem desacolhidas ao completarem 18 anos, ou seja, tentamos também reinseri-las da melhor forma no contexto social”, expõe a secretária municipal de cidadania e assistência social, Vanessa Soriano.
Em função do trabalho desenvolvido, o projeto ganhou parceiros da iniciativa privada, que colaboram ativamente com a causa e auxiliaram na realização da festa de fim de ano.
“Fazemos uma festa de Natal todos os anos com estas crianças e, neste ano, mobilizamos a iniciativa privada e parceiros que sempre nos apoiam. Na pessoa do Marcel Zambon e do Danilo Broggio, representantes da Top Imóveis, e do Felipe Soares, da Imobiliária E2, além do grupo Unimed São Carlos, quero agradecer o apoio destas empresas que compraram roupas e brinquedos para estas crianças e, na data de hoje, estiveram conosco entregando estes presentes. O prefeito Airton Garcia sempre nos pede para cuidarmos dos mais vulneráveis com o maior carinho possível e, com o auxílio destes parceiros, mais uma vez o fizemos”, comenta Vanessa.
Para que pudesse acontecer, a festa também dispôs do trabalho integrado da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, representado pela diretora Simone Botega, do Departamento de Proteção Social Básica, representado pelo diretor Daniel Mourão, e da Seção de Alta Complexidade, representada pela chefe Dayane Costa.