SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realiza neste domingo, dia 23 de outubro, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa, ação que faz parte das atividades do mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Para a Corrida foram disponibilizadas 1.000 vagas e todas já foram preenchidas. Para a Caminhada são 700 vagas e ainda restam algumas disponíveis. A corrida será disputada na distância de 5 km com largada prevista para 8h. A caminhada será na distância de 3 km, com largada a partir das 9h. A concentração será no Parque do Kartódromo, a partir das 7h.
Quem fez a inscrição para a Corrida deve retirar o KIT (chip e camiseta) na sexta (21/10) e no sábado (22/10), das 9h às 17h, no Passeio São Carlos, Loja 037, sendo que, o inscrito deverá doar um pacote de fraldas (geriátrica ou infantil) para retirar seu KIT. A entrega das 1.000 camisetas para a Corrida será por ordem de chegada, sendo que, o inscrito poderá optar pelos tamanhos disponíveis (P, M, G e GG) no momento da retirada.
Para a Caminhada é necessário trocar produtos de limpeza ou de higiene pessoal pelo ticket que dá direito a camiseta do evento. A troca deve ser realizada até a próxima sexta-feira (21/10), das 8h às 17h, no Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, 1.575, no centro; na sede do Fundo Social de Solidariedade, rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina; no FSS de Santa Eudóxia (Casa Amarela) ou no Ambulatório Oncológico, na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza. O ticket que deverá ser trocado, somente no dia caminhada, 23 de outubro, a partir das 7h, no parque Kartódromo, pela camiseta.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, reforça que no dia da Corrida e Caminhada, 23 de outubro, serão diversos serviços aos atletas e a população em geral no Parque do Kartódromo. “Vamos oferecer orientação nutricional para todos que nos procurarem no Kartódromo, além de corte de cabelo, design de sobrancelhas, informações sobre direitos para pacientes com câncer, pedidos de mamografia, aferição de pressão e teste de glicemia. Também será disponibilizado espaço kids”, ressalta Lucinha Garcia.
O Fundo Social de Solidariedade conta com inúmeros parceiros para a realização do Outubro Rosa. Entre eles: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Instituto Mix, Senac, UNICEP, UNIMED, Rede Feminina de Combate ao Câncer, além da Câmara Municipal, por meio da vereadora Cidinha do Oncológico que destinou emenda no valor de R$ 60 mil para a realização das atividades do programa. A vereadora é autora do projeto de lei que instituiu outubro como o mês de luta e prevenção ao câncer de mama no município e da Lei Municipal nº 17.605/15, que instituiu nos hospitais de São Carlos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama, destinado às mulheres que sofreram mutilação total ou parcial da mama, decorrente do tratamento para o câncer.