fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Estudantes da UFSCar criam podcast de diálogo entre Biologia e Sociedade Divulgação

Estudantes da UFSCar criam podcast de diálogo entre Biologia e Sociedade

Escrito por  Abr 22, 2021

"Sério, Sapiens?" aborda Ciência e Educação buscando promover o pensamento crítico, em episódios mensais

 

SÃO CARLOS/SP - "Sério, Sapiens?" A questão, que dá nome a podcast criado e mantido por estudantes e profissionais já formados pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), exprime muito da motivação para o projeto, com episódios mensais que estão entrando em seu segundo ano de produção. "É uma crítica, na forma de sátira, em relação à espécie Homo sapiens, da qual fazemos parte, no sentido de estarmos falhando como sociedade. Muitas vezes nos pegamos pensando 'Sério, Sapiens?', 'isto é real', como, por exemplo, diante da desvalorização do ensino e da pesquisa, dos crescentes cortes na área da Educação, das questões ambientais, ao longo dos últimos anos", explica o grupo, formado por oito pessoas, sendo sete graduadas em Ciências Biológicas e um estudante de graduação em Educação Musical na UFSCar, parte delas mestres ou ainda estudantes de pós-graduação na Universidade.

Do questionamento, o grupo partiu para a ação. Os episódios, mensais, buscam aproximar a Universidade e o conhecimento nela produzido da sociedade como um todo, pela divulgação científica associada ao debate de temas como desigualdade, gênero, racismo, inclusão no universo científico, dentre outros. Dentre os 12 episódios já publicados - sempre na última sexta-feira do mês -, alguns dos tópicos escolhidos foram pandemias e epidemias; florestas urbanas; polinização; privatização da água; e mulheres na Ciência.

"Além dos debates sobre temas atuais do universo das Ciências Biológicas à luz de informações confiáveis, buscamos estimular o pensamento crítico, compartilhando ferramentas que apoiem os ouvintes na construção de suas próprias ideias. Para isso, mostramos as etapas de nosso raciocínio, o caminho feito para chegar na conclusão apresentada, e fazemos indagações e reflexões sobre o tema trabalhado. Não queremos simplesmente fornecer informações prontas para nossos ouvintes, pois seria mais do mesmo", relata a o grupo responsável pela produção.

Além da produção em áudio, o projeto também tem um perfil no Instagram (@seriosapiens), com conteúdos adicionais e séries especiais. "Com o conhecimento que adquirimos na Universidade, vemos que a Biologia está em tudo! Está nos lugares mais óbvios, como nas florestas e mares, mas também está em filmes, desenhos, jogos, programas de TV e outros passatempos. Buscamos usar diferentes elementos para despertar o interesse das pessoas", explica a equipe. "Buscamos fugir da fama da Biologia, de ser 'decoreba'. Sim, é preciso guardar muitas coisas, mas é mais fácil relacionar uma espécie de animal a um Pokémon que você adorava e fez parte da sua infância, não é?", ponderam, exemplificando com uma das séries criadas no Instagram, que justamente relaciona os personagens de Pokémon a diferentes animais.

"Sério, Sapiens?" tem perfis, além do Instagram e no Spotify, no Facebook (www.facebook.com/seriosapiens), Twitter (@SerioSapiens) e YouTube (http://bit.ly/seriosapiens).

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31