fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

São Carlos: Aulas na rede municipal de ensino começam nesta quinta-feira de forma remota

Escrito por  Fev 17, 2021

Para este ano letivo a Secretaria Municipal de Educação também trabalha com as propostas híbrida (remota e semipresencial) e presencial, que serão implantadas futuramente conforme o controle da COVID-19 no município

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia a partir desta quinta-feira (18/02), as aulas do primeiro semestre letivo de 2021. Devido a pandemia da COVID-19 e a fase vermelha do Plano São Paulo, as aulas retomam de forma remota para todos os alunos do ensino fundamental e vivências lúdicas para todos os alunos matriculados na educação infantil.

Para o retorno das aulas de forma remota os meios de comunicação que envolvem o aluno, os pais e responsáveis, os professores e a direção da escola serão principalmente pela internet, com o apoio das redes sociais (WhatsApp, Facebook, Youtube, site, etc.), da mesma forma como foram conduzidas as ações pedagógicas no ano passado. Todos os alunos terão acesso às aulas que ficarão disponíveis na página da SME na internet: https://sites.google.com/view/educacaosaocarlos.

Na busca de uma melhor comunicação, ainda neste semestre será feita gradativamente uma transição das redes sociais para outras plataformas com um sistema de gerenciamento de conteúdo que irá simplificar a criação de aulas, a distribuição de conteúdo e a avaliação de trabalhos. Vale ressaltar, que quem tiver dificuldade de conexão ou não tiver conexão à internet poderá retirar os conteúdos das aulas nas unidades escolares onde os filhos estão matriculados. O objetivo da SME é garantir ao aluno o acesso a esse material didático impresso.

Para o ano letivo de 2021, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com três propostas: Remota, híbrida (remota e semipresencial) e presencial, que serão implantadas futuramente conforme o controle ao COVID-19 ao longo do ano, porém, ainda não há data definida para a implantação dos modos híbrido ou presencial, já que isso dependerá da situação doença no município, imunização da população e da autorização das autoridades sanitárias e de saúde.

De acordo com a secretária de Educação de São Carlos, professora Wanda Hoffmann, o ensino de forma remota será iniciado dentro do calendário escolar previsto para esse ano, mas o governo Airton Garcia já planeja desde do ano passado todas as medidas necessárias, para garantir o retorno gradual para as aulas presenciais. Segundo ela, essas ações vão desde a criação de um protocolo de biossegurança, passando pela aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), até a execução de adequações físicas nas unidades educacionais.

“Neste primeiro momento vamos retornar as aulas de forma remota, mais adequada e coerente para o momento. Para a implantação das outras etapas, é importante continuarmos na busca da vacina para todos os professores, trabalhadores da educação e dos nossos alunos”, enfatizou Wanda Hoffmann.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO  - Atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino mais de 18 mil estudantes. São mais de 11 mil inscritos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e aproximadamente 7 mil nas Escolas de Educação Básica (EMEBs). Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 340 pessoas participam das atividades do programa que oferece ensino fundamental e médio para aqueles que já passaram da idade escolar.

Com as aulas de forma remota, os alunos de 6 a 14 anos matriculados nas EMEBs retomarão as atividades com atenção no aproveitamento dos conteúdos para garantir o vínculo com a escola e valorizar o processo de aprendizagem. Já para os CEMEIs, onde estão matriculadas as crianças de zero a 5 anos, o foco será voltado ao acolhimento e apoio às famílias em contato com os professores, tendo a tecnologia como ferramenta.

Para entrar em contato com as EMEBs, as CEMEIs e com a EMEJA os endereços e os telefones estão disponíveis em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/cidadao/educacao.html.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28

Comércio e Serviços em Geral