SÃO CARLOS/SP - Tecnologias sociais e disponibilizadas ao mercado em parceria com a iniciativa privada, pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), integram o Conecta Sebrae Agrolab Amazônia. Realizada pelo Sebrae Rondônia, a feira ocorre de 22 a 24 de setembro, das 9h às 19h, no formato 100% virtual.
O Specfit, aparelho que incorpora a metodologia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), desenvolvido em parceria com a Fine Instrument Techonology (FIT), reduziu o tempo de análise do óleo de dendê de dois dias para poucos segundos, impactando num ganho de eficiência de 6% - em média - na extração do óleo para a Dendê do Pará S.A (Denpasa).
"Alcançamos 92% de eficiência, preconizados pela literatura, contra os 85 ou 86% obtidos anteriormente. Esse foi o maior benefício na aquisição do aparelho de RMN", contabiliza o empresário e produtor da oleaginosa, Roberto Yokoyama, acrescentando outra consequência da adoção da tecnologia, a mudança de uma prática tradicional na precificação do dendê – a compra passou a ser realizada pelo teor de óleo e não pela massa do fruto.
Sistema preserva recursos naturais
Caracterizado pela simplicidade, baixo custo e eficiência, o sistema de saneamento básico para áreas rurais é outro destaque. A Fossa Séptica Biodigestora, com cerca 12 mil unidades instaladas em mais de 250 municípios brasileiros nas cinco regiões, também foi adaptada para atender áreas inundáveis do estuário do Rio Amazonas, onde o nível da água varia diariamente em função das marés oceânicas.
O modelo instalado na Ilha das Cinzas, na fronteira entre o Pará e o Amapá, desenvolvido em parceria com a Embrapa Amapá (AP), abre caminho para o emprego do sistema em outras regiões similares. O sistema evita contaminação dos mananciais e ainda gera um tipo de adubo para pequenos produtores.
O Clorador Embrapa é um aparelho simples para tornar a água potável, que pode ser produzido com canos de PVC e é conectado entre a entrada da água e a caixa de armazenamento. O Jardim Filtrante é destinado à purificação das chamadas águas cinzas - de pias, chuveiros e tanques - ricas em detergente, sabões, restos de alimentos e gorduras. O sistema de saneamento básico rural pode ser encontrado em soluções tecnológicas para a gestão da propriedade e da produção na página do Agrolab Amazônia.
Tecnologia incrementa a aquicultura
A Sonda Acqua Probe, desenvolvida em parceria com a startup Acqua Nativa, pode ser encontrada na área de produção animal da vitrine de soluções tecnológicas. A tecnologia é capaz de aferir, em tempo real e de forma remota, por meio de celular, tablet ou computador, as propriedades da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos.
Entre os 12 parâmetros que a Sonda Multiparâmetros para Aquicultura é capaz de monitorar estão níveis de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, potencial de oxi-redução, turbidez da água, além da clorofila-a e condutividade elétrica. Outra vantagem é o custo menor, um quarto em relação ao similar importado, além de assistência técnica disponível no País.
*Por: Joana Silva