fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Evento marca a nova credencial unificada para pessoas com deficiência em cerimônia que reforça compromisso com a inclusão

Evento marca a nova credencial unificada para pessoas com deficiência em cerimônia que reforça compromisso com a inclusão

Escrito por  Jul 29, 2025

Lançamento do novo modelo de identificação marca evento sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

 

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara deu um passo importante rumo à promoção da cidadania e da inclusão ao lançar, na última quinta-feira (25), durante cerimônia realizada na Sala Multiuso Distrito Revee (antigo CEAR), a nova credencial unificada da pessoa com deficiência. O evento integrou a programação do “Inclusão PCD – Direitos e Deveres no Mercado de Trabalho” e marcou a apresentação oficial do novo modelo de identificação, que representa um avanço tecnológico, social e humano no reconhecimento dos direitos da população PCD.

Durante a solenidade, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, foi apresentado o novo modelo da credencial municipal, que agora integra a identificação da pessoa com deficiência com a CIPTEA (Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). A unificação dos documentos reduz a burocracia, amplia o acesso e simboliza um marco de respeito à diversidade.

Na composição da mesa estiveram presentes o Secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Leandro Guidolin, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, o subsecretário de Promoção em Defesa dos Direitos Humanos, João Clemente, a Assessora Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Daniela Wetterich Marmorato, além das palestrantes da OAB, Dra. Lana Caroline Guerra Ferreira e Dra. Cinthia Santos Silva de Almeida, além do vereador Marcelinho, representando a Câmara Municipal.

Durante o evento, o prefeito Dr. Lapena recebeu simbolicamente a primeira credencial unificada para pessoas com deficiência, representando o início oficial da implementação do novo modelo. O ato reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à inclusão e à valorização da diversidade.

Modernizada e digital, a nova credencial pode ser solicitada de forma totalmente online e, após análise técnica, é liberada para impressão em casa. Ela traz, ainda, um QR Code exclusivo, que permite o acesso a um cadastro com laudo médico, informações de saúde e dados essenciais para acolhimento em situações de emergência. O cordão de uso segue sendo fornecido gratuitamente pela Prefeitura.

Durante o evento, o prefeito Dr. Lapena destacou a importância de políticas públicas estruturadas que não apenas reconheçam os direitos da pessoa com deficiência, mas que também contribuam de forma prática para sua plena integração social e econômica:

“A nova credencial representa mais do que uma atualização administrativa; ela simboliza uma mudança de perspectiva na forma como o poder público se relaciona com a pessoa com deficiência. Ao unificar documentos, simplificar processos e incorporar tecnologia, estamos promovendo autonomia, eficiência e respeito. Como gestor e também como médico, entendo que inclusão não se faz apenas com acessibilidade física, mas com políticas que reconhecem a complexidade da vida humana e respondem com soluções concretas às necessidades reais da população.”

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, reforçou o protagonismo da população PCD na formulação dessa mudança:

“Estamos falando de mais do que um novo modelo de credencial. Estamos falando de um novo olhar da gestão pública: mais acessível, mais eficiente e, acima de tudo, mais empático. Esta conquista é fruto de escuta ativa e de diálogo com a comunidade.”

O evento também promoveu um importante debate sobre o papel da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. Com apoio do CIESP e da OAB, as palestras abordaram os direitos e deveres tanto do público PCD quanto do setor empresarial, reforçando que o acesso ao trabalho é um dos pilares para a emancipação social.

A iniciativa se soma a uma ampla rede de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência em Araraquara, que inclui o Centro de Referência do Autismo, o Centro Dia PCD (em parceria com a APAE), a piscina aquecida e exclusiva no Complexo da Ferroviária, o espaço de equoterapia e a praça inclusiva no Parque do Pinheirinho, além do COMDEF e da Assessoria Especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.