ARARAQUARA/SP - Na tarde de segunda-feira (05), funcionárias de uma lotérica foram vítimas de um golpe que causou um prejuízo de mais de R$ 110.000,00.
As vítimas, ambas de 36 anos, trabalham em uma lotérica, na Vila Xavier, em Araraquara e é comum entre o proprietário e suas funcionárias, a comunicação através do WhatsApp, em um aparelho celular único para esta finalidade.
Em depoimento, as duas funcionárias informaram que através desse aparelho, receberam uma ordem do patrão, para que elas recebessem e dessem atenção a um amigo que seria proprietário de uma rede de postos de combustíveis.
O tal amigo deveria passar uma lista de depósitos a ser efetuado e que o dinheiro já estaria na conta da lotérica.
Atendendo a solicitação do patrão, que, na verdade, era um hacker golpista que havia invadido o aparelho, as duas funcionárias passaram a efetuar uma lista de operações por meio de pix e transferências para 12 contas diferentes, efetuando em torno de 56 operações bancárias.
A ação só parou quando a própria Caixa Econômica Federal, que coordena e fiscaliza as lotéricas, notou a operação suspeita e bloqueou transferências dos terminais usados e informou sobre a possibilidade de fraude.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência e escancara a fragilidade dos sistemas de comunicação através das redes sociais. A Polícia Civil promete investigar o caso.
Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA