ARARAQUARA/SP - Na tarde de quinta-feira (1), um indivíduo foi preso em flagrante acusado de tráfico de entorpecentes, na Praça Santa Cruz, na cidade de Araraquara. O homem de 37 anos foi detido por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal).
De acordo com as informações, os agentes faziam patrulhamento dos próprios municipais do Centro, quando uma pedestre se aproximou da viatura e fez uma denúncia sobre tráfico de drogas.
Segundo a mulher, dois indivíduos estariam vendendo entorpecentes no cruzamento da Rua São Bento com a Avenida José Bonifácio, ou seja, em frente à Igreja e Praça Santa Cruz. A região apontada pela mulher ultimamente vem sendo alvo de críticas e debates pela crescente utilização do espaço por moradores em situação de rua.
Antes de se deslocarem até a praça, os agentes fizeram contato com a central de monitoramento, que informou aos guardas que um dos indivíduos teria escondido algo no jardim da praça. Os agentes então passaram uma vez pelo local e visualizaram um dos indivíduos com uma pochete e um pote de paçocas. Ele estava sentado com o outro rapaz no mesmo lugar onde a droga foi encontrada posteriormente.
Por volta de 12h30, os agentes deram a volta e partiram para a realização da abordagem, mas no momento em que chegaram, o indivíduo que estava com a pochete conseguiu correr e se evadiu. O outro rapaz foi abordado e relatou que estaria pelo local apenas consumindo bebida alcoólica.
Nas proximidades foram localizados um pote de drops e, atrás de onde o rapaz estava sentado, foi encontrado um saco plástico com treze pedras de crack prontas para a venda. Ele foi questionado e em sua defesa, disse que os doces e as pedras de crack pertenciam ao rapaz que correu.
Na bolsa do rapaz foi encontrada a quantia de R$ 125,00, mas ele também negou que fosse proveniente da venda de drogas. O dinheiro seria o valor que sobrou de seu auxílio do governo de R$ 440,00 recebido no último dia 30.
Apesar das explicações e diante da apreensão das drogas e de imagens que comprovam a movimentação da dupla na praça por cerca de 15 dias, o indivíduo recebeu voz de prisão.
Na delegacia, o delegado Doutor Antônio Carlos da Silva confirmou a voz de prisão dada pela GCM e o homem foi preso em flagrante por Tráfico de Entorpecentes.
Depois de autuado, ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Santa Ernestina-SP. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.
Ed Junior / PORTAL MORADA