ARARAQUARA/SP - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 13, nova fase da Operação Covil, que investiga crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil via internet. Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária na cidade de Araraquara/SP. As investigações foram iniciadas no mês de junho deste ano, a partir de relatórios recebidos pela Polícia Federal em São Paulo.
Após diversas medidas investigativas, a PF conseguiu identificar dois suspeitos de adquirir, armazenar e compartilhar arquivos de fotos e vídeos contendo abuso sexual infantil. Após representação da PF, a 3ª Vara Criminal de Araraquara/SP expediu os mandados que foram cumpridos nas residências dos investigados. Além de aparelhos celulares, foram apreendidos pen-drives e notebook, que podem ter sido utilizados para a prática do crime, e serão periciados.
O suspeito será encaminhado ao presídio, onde ficará à disposição da Justiça e poderá responder por estupro de vulnerável previsto no Código Penal, e pelos crimes de produção, compartilhamento e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Operação Covil é uma operação permanente da Delegacia da Polícia Federal em Araraquara, dedicada exclusivamente a repressão aos crimes de exploração e abusos sexuais relacionados à crianças e adolescentes, através da Internet.