Atividades desenvolvidas durante o mês de setembro envolveram alunos, pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros
JAÚ/SP - As ações educativas realizadas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias durante todo o mês de setembro impactaram 4.124 pessoas. Foram sete ações desenvolvidas, cujas atividades envolveram alunos de escolas públicas municipais, pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros. A maior parte da programação ocorreu durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25.
O destaque ficou para a participação de alunos das escolas públicas municipais na faixa etária de 6 a 10 anos. Por meio de atividades lúdicas, foram passadas às crianças noções a respeito da importância de atitudes que promovam a segurança no trânsito, como atravessar sempre na faixa de pedestre, prestar atenção aos sinais dos semáforos e usar cinto de segurança, entre outros cuidados.
O projeto "Vira e Mexe Tem Arte", com o tema Educação no Trânsito, desenvolveu atividades simultâneas dentro das salas de aulas utilizando exibição de esquetes cênicas com brincadeiras dinâmicas envolvendo todos os alunos. No encerramento das atividades, os alunos assistiam a uma peça teatral montada no pátio ou na quadra de esportes das escolas ressaltando a necessidade da colaboração de todos para um trânsito seguro.
O outro projeto desenvolvido com os alunos foi a oficina de contação de estórias que teve como base o livro "Segurança Para Todos", o primeiro da coleção Esquadrão da Floresta, patrocinado pela Eixo SP por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As apresentações de ambos os projetos percorreram escolas inseridas em todo o trecho da Concessionária incluindo Cabrália Paulista, Oriente, Rancharia, Panorama, Tupi Paulista, Pacaembu, Adamantina, Osvaldo Cruz, Quintana, Lupércio, Piratininga, Jaú, Santa Maria da Serra e Itirapina.
Além das ações educativas com as crianças, foram desenvolvidas também atividades pontuais com foco em pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros ao longo do trecho concedido. A abordagem que teve o maior impacto ocorreu nas dependências da Klabin, em Piracicaba, onde a Eixo SP, em parceria com a Yamaha, o Sest/Senat e a Polícia Militar Rodoviária, ofereceu uma série de orientações aos colaboradores/motociclistas das duas unidades da empresa.
As atividades fazem parte do Programa Eixo Pela Segurança e tiveram como objetivo despertar nos participantes a conscientização sobre a importância da condução segura. "Essas ações educativas desempenham um papel crucial na formação de uma cultura de respeito e de responsabilidade no trânsito, tornando-o mais seguro para todos", afirma Viviane Riveli, coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP.