fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Deic de Ribeirão Preto já apreendeu mais de 5,8 toneladas de drogas desde a sua criação

Escrito por  Ago 09, 2021

Em funcionamento desde o ano passado, Divisão também deteve 358 criminosos e esclareceu mais de 1,3 mil casos

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto, que reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência, foi criada no início do ano passado e, desde então, já deteve 358 criminosos e apreendeu mais de 5,8 toneladas das mais variadas drogas.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (Deinter 3), a Deic de Ribeirão Preto é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade especializada foi criada por meio de decreto estadual em fevereiro de 2020 e desde o ano passado se encontra em pleno funcionamento. Como resultado, até o final de junho deste ano, as investigações da Deic resultaram em 215 prisões em flagrante e outras 143 por mandado e na apreensão de 5.869 quilos de drogas, como maconha, crack e cocaína.

Os trabalhos da Divisão também incluíram a retirada de 54 armas de fogo ilegais das ruas, dentre elas dois fuzis de origem americana, calibre 5,56, e o sequestro de mais de R$ 3,4 milhões em ativos, após investigações sobre lavagem de dinheiro e crimes de roubo e associação criminosa. Também foram instaurados 970 inquéritos policiais e esclarecido 1.342 casos.

Combate ao tráfico de drogas

Entre as ocorrências de destaque da Deic estão casos de combate ao tráfico de drogas, como ocorreu abril do ano passado. Na ocasião, dois homens foram presos e 122 tijolos de maconha apreendidos, assim como 104 frascos de lança-perfume.

Em maio do mesmo ano, 1,2 tonelada de drogas, além de um fuzil calibre 223, com diversas munições, foram recolhidos. Na mesma ocasião foram apreendidos R$ 23 mil em espécie.

Em agosto de 2020, 1,4 tonelada de maconha foi apreendida, resultando na prisão de um casal. No mês seguinte, outros 110,3 quilos da mesma droga foram recolhidos.

Em dezembro de igual ano, 640 tijolos de maconha e 88 porções do mesmo entorpecente foram apreendidos, após serem encontrados dentro do freezer de uma residência.

No início de 2021, as atividades para coibir o comércio de substâncias continuaram a ser realizadas, permitindo já no primeiro mês – janeiro – prender dois homens e recolher 579 tijolos de maconha. Outros 112 tijolos e três pacotes da mesma droga também foram apreendidos no dia 14 do mesmo mês.

Em março deste ano, 141,8 quilos de entorpecentes foram recolhidos e um homem preso. (http://www.ssp.sp.gov.br/LeNoticia.aspx?ID=50822). Já em abril, houve duas ocorrências de relevância neste contexto. No dia 26, 276 tijolos de maconha foram apreendidos e no dia 29 outros 160 quilos da mesma droga.

Outras ocorrências de destaque

A unidade também foi fundamental em outras ocorrências criminosas.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a Deic foi responsável pela prisão de uma mulher, de 30 anos, identificada como integrante de uma facção criminosa do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) realizou a detenção em apoio ao Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Em dezembro do referido ano, a especializada apoiou o RJ novamente e prendeu seis integrantes de um grupo envolvido com lavagem de dinheiro durante a quarta fase da operação "Shark Attack".

Em fevereiro de 2021, por sua vez, a Deic coordenou a operação “Panaceia”, deflagrada em diferentes regiões do Estado de SP e de Minas Gerais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de medicamentos oncológicos. Como resultado, seis pessoas foram detidas e nove veículos recuperados. Também foram apreendidos drogas, munições e coletes balísticos.

No mês passado, um intenso trabalho de investigação realizado pela 3ª Delegacia de Homicídios, possibilitou a prisão de um homem, de 52 anos, que foi condenado por homicídio em 2008. O autor foi detido por agentes da Bahia.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.