Trabalhos terão início neste sábado (5) com estreitamento de pista durante o dia e à noite, o que exigirá atenção e cautela dos motoristas
CORDEIRÓPOLIS/SP - As obras de revitalização do pavimento da SP 310 - Rodovia Washington Luís, realizadas pela Eixo SP desde maio, entram em uma nova fase. A partir deste sábado (5), os trabalhos serão executados no trecho de Cordeirópolis, na altura do km 153, no entroncamento com a SP 330 - Rodovia Anhanguera. Os serviços seguirão pela pista sentido Interior até o km 165, em Santa Gertrudes. Após a conclusão deste trecho, as equipes iniciarão a recuperação do pavimento no sentido contrário, ou seja, na pista em direção à Rodovia Anhanguera.
A previsão inicial é de que as intervenções sejam concluídas em um prazo de 30 dias em cada sentido da rodovia. Durante esse período, os motoristas precisarão ficar atentos com alterações no tráfego em razão da movimentação de máquinas e de trabalhadores na pista. Haverá estreitamento de faixa para que os serviços possam ser realizados.
Como medida para agilizar a conclusão das obras, as equipes atuarão todos os dias da semana, em dois períodos. Durante o dia, entre às 7h e 17h, e à noite, entre 21h e 5h do dia seguinte. A Concessionária reforçará a sinalização com placas de advertência e homens-bandeiras para alertar e orientar os usuários sobre a realização dos serviços e alteração no tráfego.
As obras fazem parte do Programa de Revitalização do Pavimento, que teve início em maio. Os trabalhos serão realizados em toda extensão da Rodovia Washington Luís, entre São Carlos e Cordeirópolis, em um total de 74 quilômetros. A programação das obras inclui ainda o trecho da SP 225 entre os municípios de Itirapina e Bauru, numa extensão de 144 quilômetros. O investimento nas melhorias é estimado em R$ 248 milhões.
A Eixo SP está realizando reparos profundos com reforço na base de sustentação do asfalto para oferecer maior resistência ao pavimento das duas rodovias. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até maio do ano que vem. Antes de chegar a Cordeirópolis, as equipes atuaram na recuperação de vários trechos da SP 310, entre Itirapina e São Carlos.
Asfalto-borracha
A revitalização do pavimento da Rodovia Washington Luís ocorre com a aplicação de um material diferenciado, que leva em sua composição borracha moída proveniente da reciclagem de pneus usados. Além dos benefícios ao meio ambiente, o asfalto-borracha é considerado mais resistente a trincas e buracos em razão do nível de elasticidade presente no material.
Estudos indicam também que esse tipo de pavimento reduz o nível de ruído produzido pelos veículos em movimento. A borracha incorporada no asfalto proporciona uma superfície mais flexível, que ajuda a absorver parte do atrito dos pneus no asfalto.