fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Acirp assina termo para revitalização do Centro Divulgação Marketing Acirp

Acirp assina termo para revitalização do Centro

Escrito por  Mar 03, 2024

Parceria com IPCCIC vai viabilizar programa de cooperação para requalificação da região central

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) firmou na tarde da última terça-feira (27/02) um termo de parceria com o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) para revitalização da região central do município.  
Pelos próximos dois anos, o documento estabelece uma Cooperação Técnica para a “Requalificação do Centro de Ribeirão Preto” e deve promover atividades escalonadas de restauro arquitetônico, revisão de legislação, educação urbana e ocupação cultural da região central. 
A coordenação será de Adriana Silva, gestora de projetos do IPCCIC, que irá apresentar em breve um plano com estratégias de ação, e por Carlos Henrique Ferreira, gestor de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais da Acirp.   
“A Acirp quer mudanças reais para o Centro e com este acordo estamos vendo isso acontecer”, celebra Ferreira.  
A entidade deverá financiar parte das ações ainda a serem determinadas e ajudar a gerir os recursos financeiros. O Instituto, por sua vez, além da parte técnica, deve encabeçar outras parcerias e a busca por recursos públicos e privados, nacionais e internacionais e eventuais apoiadores.  
“Tenho 40 anos de Centro como empresária e tenho muito carinho por essa região, que é sempre tão deixada de lado. Estamos muito animados e queremos envolver os comerciantes nesse processo”, diz a presidente da Associação, Sandra Brandani Picinato. quem assina o termo juntamente com a diretora presidente do IPCCI, Sandra Rita Molina.  
De acordo com gestora de projetos do IPCCIC, a ideia é envolver toda a sociedade, embora o executivo municipal deva ter uma importante participação. “O programa não se limitará a ações governamentais, de modo que possa acontecer em várias frentes e com celeridade”, diz Adriana Silva. Como exemplo, ela cita um termo já assinado junto à Santa Casa para reforma do Edifício Diederichsen.  
O programa de revitalização do Centro terá cinco eixos principais, conforme adiantou a gestora. As etapas previstas são: 1) Elaboração do diagnóstico situacional; 2. Proposta de atividades de fortalecimento da identidade do Centro Histórico para ampliação das relações de pertencimento; 3. Projetos de incentivo à permanência no centro e atração de novos frequentadores e investidores; 4. Ação de preservação histórica e 5. Requalificação urbana. 
O coordenador de comunicação da Acirp, José Manuel Lourenço, reforça que a revitalização é uma questão urgente da qual depende a própria sobrevivência do Centro.  
“Existe um processo, natural no desenvolvimento das cidades, de desertificação do Centro. Em Ribeirão, temos que fortalecer os serviços, tornar a região atrativa e funcional, operando além do horário comercial com opções de cultura e gastronomia. Os espaços vazios precisam ser ocupados pela economia criativa, como ateliês, oficinas, criadores de roteiros, enfim, pelas profissões do pensamento, do futuro”, aponta Lourenço. 

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.