TAMBAÚ/SP - Nesta semana o município de Tambaú deu início a Vacinação Infantil para as crianças entre 05 a 11 anos, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) proposto pelo Ministério da Saúde. A primeira criança tambauense a ser vacinada foi o Miguel Felipe Pimentel, aluno da APAE - Tambaú, que desenvolve um trabalho de excelência com muito zelo e amor pelas crianças tambauenses!
O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A vacinação será realizada casa a casa pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro!
Neste primeiro momento serão vacinadas crianças com comorbidades, dentre as listadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo encontram-se: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatia e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de down, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV. A Coordenadoria Municipal de Saúde também inclui neste grupo as crianças portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Para a comprovação de comorbidade será necessário apresentar comprovante da condição de risco com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados.
Mais informações sobre a vacinação de crianças diretamente na Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Acompanhe os canais oficiais para receber atualizações sobre as datas e demais informações da campanha infantil de vacinação contra COVID-19.
Acompanhe os canais oficiais para receber atualizações sobre as datas e demais informações da campanha infantil de vacinação contra COVID-19.