fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 19 Agosto 2021

Atividade econômica ganha força com avanço da vacinação

 

ARARAQUARA - A indústria paulista se encontra em um processo de aceleração. É o que garante o diretor executivo de economia e estratégia da Fiesp/Ciesp, André Rebelo. Segundo o economista, essa avaliação foi feita com base nos últimos dados econômicos e indicadores analisados pelas entidades, que destacam o crescimento da economia.

De acordo com Rebelo, a expansão da vacinação será fator essencial para a retomada das atividades econômicas, uma vez que a privação de acesso a alguns serviços e viagens pode ter gerado queda no investimento de recursos, que, agora, podem ser utilizados em atividades comerciais. “Outros fatores que devem favorecer a economia brasileira é o forte crescimento global, que impulsionará os preços das commodities, as exportações e o baixo nível de estoques da indústria de transformação”, destaca.

Ainda segundo o diretor, o nível de exportação, de janeiro de 2020 a junho de 2021, evidencia o processo de recuperação. “Se olharmos os níveis de exportações de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados, eles estão em um patamar bem superior ao pré-crise, sejam pelos volumes, sejam pelos preços”, analisa.

Essa confiança se reflete, inclusive, na regional do Ciesp em Araraquara, onde as exportações registraram aumento de 26,7% até julho, no comparativo interanual, representando uma movimentação de U$$ 986,4 milhões no período. Já as importações somaram US$ 287,5 milhões, uma queda de 8,4% frente ao mesmo período do ano passado.

Expectativa dos industriais

Um dos principais indicadores que trazem esperança para o setor é o Sensor da Fiesp, que mede mensalmente as expectativas dos industriais. Em julho, o índice fechou em 51,6 pontos, resultado que o mantém no campo de expansão (acima de 50,0 pontos). A avaliação geral das condições de Mercado, no entanto, teve queda e fechou em 48,8 pontos. Já o Índice de Vendas atingiu 51,0 pontos, também se mantendo em expansão.

As vagas de empregos ofertadas pela indústria de transformação também aumentaram. No total, o saldo formal na indústria do Estado de São Paulo foi de 11.032 no mês passado, um crescimento de 0,46%. A regional de Araraquara gerou 265 dessas oportunidades.

“Estamos recebendo e avaliando diversos dados animadores que, de certa forma, também nos trazem boas perspectivas regionais. Já começamos a reagir na geração de empregos e nossa balança comercial se mantém positiva nos últimos meses. Isso nos dá a certeza que, em breve, teremos um crescimento contínuo”, afirma Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.

Serviço:

Ciesp – Regional Araraquara

Endereço: Rua Napoleão Selmi Dei, 803 – Vila Harmonia – Araraquara- S.P

Contato: (16) 3322-1339

Publicado em Araraquara

São Carlos/SP – O Iguatemi São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, novamente participará do plantão de vacinação neste sábado (21), das 9h às 13h. Por meio do sistema drive thru, o posto volante localizado no estacionamento do centro de compras aplicará a segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca.

Serão disponibilizadas 500 senhas no local. Para receber a aplicação, basta apresentar a carteira de vacinação da campanha contra a Covid-19 com data para a segunda dose agendada para os dias 21 e 22 deste mês e o documento pessoal.

Horário de funcionamento do Shopping

O Iguatemi São Carlos funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Restaurantes e praça de alimentação abrem todos os dias, das 11h às 22h. O centro de compras adota os protocolos recomendados pelos órgãos competentes para a segurança de todos, como o uso obrigatório de máscaras. Para mais detalhes, acesse o site: www.iguatemisaocarlos.com.br.

 

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - Conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica, evitando desperdícios, é o objetivo de uma campanha nacional lançada esta semana pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério de Minas e Energia (MME).

Realizada também em anos anteriores, a Campanha de Uso Consciente de Energia deste ano coincide com o que especialistas consideram a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Desde o fim do ano passado, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país tem ficado abaixo da média histórica para o período, afetando reservatórios de água e, consequentemente, a produção de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento do parque termelétrico, o que encarece a produção.

Com o mote Energia Elétrica: se Desperdiçar, vai Faltar, a iniciativa prevê duas fases: na primeira, a ideia é conscientizar a população sobre a atual situação; na segunda fase, prevista para ser lançada em setembro, os organizados intensificarão a divulgação das formas de consumo mais consciente e sustentável.

“A divulgação da campanha foi estrategicamente pensada de forma a atingir o público em geral, de forma segmentada e com uma cobertura precisa. Para isso, a iniciativa procura acompanhar a rotina diária e comportamento da população, segmentando as divulgações conforme cada um destes diferentes targets [público]”, explica, em nota, a diretora de comunicação da Abradee, Sigrid Guimarães.

Além da veiculação de peças publicitárias na televisão, rádio e internet, a campanha também conta com um site que dá dicas sobre como economizar energia no dia a dia.

Considerada de utilidade pública, a campanha é realizada com recursos federais do Programa de Eficiência Energética da Aneel, cuja diretoria aprovou sua realização no início de julho, com o objetivo de reduzir os riscos que a crise hídrica representa ao fornecimento de energia elétrica. A iniciativa também foi aprovada pelo Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

 

 

*Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

BRASÍLIA/DF - Na decisão que autorizou os mandados de busca e apreensão contra o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, proíbe que os dez alvos da operação da manhã desta sexta-feira (20) participem de qualquer evento em ruas e monumentos no Distrito Federal.

Os investigados estavam organizando um ato para o dia 7 de setembro em favor do impeachment dos ministros do Supremo e pelo voto impresso nas próximas eleições.

Moraes determinou ainda que eles não podem se aproximar, no raio de um quilômetro, da Praça dos Três Poderes, em Brasília, de integrantes do STF e de senadores.

Segundo a decisão, a medida tem o objetivo de "evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações."

A única exceção serve para o parlamentar, em razão da necessidade do exercício de suas funções.

O ministro do STF determinou ainda a imediata suspensão dos perfis dos investigados nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e decidiu bloquear a chave Pix que vinha recebendo dinheiro para bancar as manifestações do dia 7 de setembro.

Os dez alvos da operação também estão proibidos de se comunicar entre si.

 

 

*Por: CAMILA MATTOSO / FOLHA

Publicado em Política

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta sexta-feira (20/08) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 26.923 casos positivos para COVID-19 (31 resultados positivos foram divulgados hoje), com 510 óbitos confirmados e 132 descartados.

Dos 26.923 casos positivos, 24.665 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 51 óbitos sem internação, 2.207 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.673 receberam alta hospitalar e 459 positivos internados foram a óbito. 26.202 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 46.406 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (175 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 42 pessoas, sendo 7 adultos na enfermaria. 3 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 1 paciente está em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 26 pessoas, sendo 21 em leitos de UTI/SUS e 5 em leitos de UTI da rede particular. Cinco crianças estão em enfermaria SUS neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 6 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 47,73% (21 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 84.137 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 83.151 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 986 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 57.821 pessoas já realizaram a coleta de exames, 40.420 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.315 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 86 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar deteve dois bandidos na noite de ontem, 19, na região norte de São Carlos.

Segundo consta, os bandidos assaltaram um estudante de 23 anos, na Alameda das Crisandálias, levando uma blusa da vítima. O jovem ligou 190 e os PMs foram para região para tentar encontrar os meliantes.

Os assaltantes não contentes, avistaram três jovens e tentaram assaltar os mesmos, mas as vítimas perceberam que os criminosos não estavam armados, aí a ‘batata deles assou’, pois as vítimas partiram pra cima da dupla, que saiu correndo.

Os Militares avistaram dois sujeitos com as características dos assaltantes e abordou a dupla e conduziram ao Plantão Policial, onde foram reconhecidos, autuados em flagrante e recolhidos ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

Setor de itens para casa e decoração constata crescimento; Iguatemi São Carlos reúne diversas opções para renovar os ambientes

 

São Carlos/SP – Uma pesquisa recente revelou que os brasileiros estão mais preocupados em deixar o lar bonito e confortável. O estudo, feito pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado, em conjunto com a Abcasa, aponta que, em 2020, o segmento de produtos para casa e decoração cresceu 4,65% nas vendas de varejo. Essa expansão também é esperada para 2021, pois, conforme outro estudo da instituição, é nítida a disposição das pessoas em estar mais tempo em casa, seja pelo home office, seja pelos momentos de lazer, tornando real a necessidade de investir mais na decoração e funcionalidade dos ambientes.   

E há alternativas que não precisam de muitos investimentos para começar o processo de redecorar a casa. Para salas e quartos, por exemplo, a Imaginarium do Iguatemi São Carlos oferece opções criativas, como luminárias em formato de árvores, porta-retratos com modelos de placas de carros e letreiros personalizados. Itens que, de maneira simples e rápida, dão outro aspecto para os espaços.

Cortinas, tapetes, mantas de sofá e demais itens para cama, mesa e banho também são responsáveis por repaginar os ambientes. Adelaine dos Santos, líder da Pernambucanas no Shopping, destaca o poder visual das almofadas. “São diversas estampas e formas disponíveis, como florais e quadriculadas, redondas e quadradas. Além de proporcionarem mais conforto, as almofadas decorativas deixam a casa mais alegre e dão um ar inovador, tanto em sofás como em poltronas, camas e pufes”, diz. Na loja do Iguatemi São Carlos, tem modelos para os mais diversos perfis: clássico, contemporâneo, retrô ou moderno.

Ainda para redecorar os quartos e deixá-los mais aconchegantes, a escolha da cama e da cabeceira é fundamental. Fernando Viccini Júnior, proprietário da ProHouse, que chega nesta sexta-feira (20) ao centro de compras, reforça os itens que garantem um quarto cheio de conforto e, especialmente, sonos mais tranquilos. “Para quem deseja otimizar o espaço, temos uma linha de camas box funcionais que contam com gaveteiros, bicamas e baús, em todos os tamanhos e com diversos acabamentos. São mais de 25 modelos”. E ao comprar o conjunto box na loja do Shopping, o cliente ganha 60% de desconto na aquisição da cabeceira, em dois modelos disponíveis.

Esses e muitos outros itens estão disponíveis nas lojas do Iguatemi São Carlos, que adota os protocolos recomendados pelos órgãos competentes para a segurança de todos, como o uso obrigatório de máscaras. O centro de compras funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Restaurantes e praça de alimentação abrem todos os dias, das 11h às 22h. Para mais detalhes, acesse o site: www.iguatemisaocarlos.com.br.

 

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência do legislativo, presidida pelo vereador Bruno Zancheta (PL), tendo como secretário o vereador Ubirajara Teixeira (Bira – PSD), e membro, o vereador Robertinho Mori (PSL), protocolou novamente um ofício solicitando a cessão de um intérprete de libras para a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Os vereadores citaram a importância do intérprete de libras: “O intérprete é fundamental para que haja melhor comunicação entre pessoas com deficiência auditiva que buscam o órgão público e os setores competentes. Além disso, torna a Secretaria um lugar mais inclusivo e eficiente.” disseram os parlamentares.

“A Língua Brasileira de Sinais é uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002. A Libras é uma importante ferramenta de inclusão social. Reforçamos nossa cobrança à Prefeitura Municipal”, completaram os membros da Comissão.

Publicado em Política

BELO HORIZONTE/MG - Acordos entre responsáveis por atividades poluidoras ou prejudiciais à natureza e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) poderão voltar a ser celebrados. Desde maio, os Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) estavam suspensos pela Justiça, atendendo ao Ministério Público, que considerava o instrumento inconstitucional.

Na página da Semad, há disponíveis para consultas 827 TACs firmados com o setor produtivo em todas as regiões mineiras, desde ajustamentos para impedir derrubada da vegetação, expansões de minas e outras atividades, alguns desses instumentos prevendo até compensações para a sociedade por danos já causados.

No dia 4 deste mês, a decisão foi revertida na Justiça, após atuação judicial da Advocacia-Geral do Estado (AGE) a partir de subsídios técnicos fornecidos pela Semad, permitindo a retomada da assinatura dos TAC’s.

De acordo com a Semad, o TAC é instrumento "utilizado para garantir a continuidade da operação do empreendimento, ainda sem a devida regularização ambiental, sem causar danos ao meio ambiente".

Durante o período de vigência do termo, o empreendedor é monitorado constantemente pelo órgão ambiental até que seu processo de regularização seja analisado pela unidade competente. A secretária Marília Melo ressaltou a compreensão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre a importância dos TAC’s e destacou que o instrumento não substitui a licença ambiental.

“A decisão foi um grande acerto e uma garantia para a continuidade da celebração de TAC'S com requisitos essenciais, que garantem a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado”, salientou.

Para embasar a atuação da AGE, foram elaboradas cinco notas técnicas por diversas áreas da Semad. Os documentos foram considerados como as diretrizes para a celebração dos TAC’s. Dentre as notas técnicas que foram elaboradas destaca-se a Nota Técnica Suram 004/2021, que define a estrutura do Termo de Ajustamento de Conduta fixando as obrigações e forma de instrução do pedido.

“O TAC é um instrumento importante para que se tenha alternativas de conseguir manter o desenvolvimento sustentável da atividade produtiva, mantendo a higidez técnica, e garantindo a proteção ambiental no território mineiro”, avalia o assessor de Gestão Regional da Semad, Vitor Salum.

As cláusulas para assinatura do TAC apresentam condições e prazos para adequar o empreendimento à legislação. Isso será feito com determinações de medidas de controle de fontes de poluição e adoção de medidas mitigadoras de danos ambientais, conduzindo o empreendimento à regularidade ambiental. O TAC também deve conter as obrigações da empresa junto ao órgão ambiental, além de descrever as medidas de monitoramento, controle e fiscalização por parte da Semad.

Outro fator presente no instrumento é a previsão de punições administrativas em caso de descumprimento das determinações feitas no âmbito do TAC. As medidas vão desde a aplicação de multas até a suspensão e embargo total das atividades. Todos os Termos de Ajustamento de Conduta firmados deverão ser publicados, também, do Diário Oficial do Estado, e disponibilizados no site da Semad.

 

 

*Por: Mateus Parreiras / ESTADO DE MINAS

Publicado em Natureza

BRASÍLIA/DF - O Ministério da Educação divulgou hoje (20) o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) relativo ao segundo semestre de 2021. Os selecionados no programa podem receber bolsas de 50% ou 100% em instituições de ensino superior particular de todo o país. O resultado está no site do programa na internet.

A próxima etapa para os candidatos pré-selecionados é a comprovação das informações prestadas, por meio da apresentação de documentação exigida, o que deverá ser feito a partir da próxima segunda-feira (23). Os candidatos devem ficar atentos porque esse prazo termina na sexta-feira (27).

No segundo semestre de 2021, o programa oferece 134.329 bolsas de estudo - 69.482 integrais e 64.847 parciais - em mais de 10 mil cursos de quase mil instituições particulares de ensino superior.

 

Critérios

Para obter uma bolsa integral, o interessado precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até três salários mínimos.

 

 

*Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.