fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 21 Julho 2024

Ministério da Educação faz, durante o evento, anúncio de investimentos nos campi da Universidade

 

BURI/SP - Nesta terça-feira, 23 de julho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do lançamento das comemorações de 10 anos do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lula será acompanhado pelos ministros Camilo Santana, da Educação, Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. 
Durante a cerimônia, o Ministério da Educação confirmará o anúncio de investimentos na UFSCar. Serão R$46,2 milhões destinados a nove obras, algumas que estavam paradas e também de novos projetos, que integram uma lista que a própria Universidade encaminhou para o Governo Federal. 
O evento terá dois momentos distintos: a partir das 9h30, inicia-se a programação organizada pela UFSCar, e após às 11 horas, começa a cerimônia oficial, que deve se estender até o meio-dia e meia, momento que contará com a participação de Lula e de autoridades, do Governo Federal e da Universidade. 
Ao longo da programação organizada pela UFSCar, acontecem apresentações culturais, com a participação da comunidade do Campus Lagoa do Sino, bem como a exibição de produções audiovisuais, que contam parcialmente a história do Campus, celebram os resultados alcançados a partir de relatos de egressos e egressas e traz depoimentos de pessoas que participaram do processo da doação da fazenda para a Universidade. Além do evento desta terça-feira, também está organizada uma programação, que se estende até janeiro de 2025, com atividades acadêmicas, esportivas, além de momentos culturais e de cunho histórico.

História

Localizado no município de Buri, a 266 quilômetros da capital do Estado, Lagoa do Sino é uma fazenda-escola. A propriedade foi doada pelo escritor Raduan Nassar para a Universidade, a partir de desejo do próprio escritor de desenvolvimento socioeconômico da região. A fazenda virou, em 2014, Universidade; cursos foram criados para apoiar o desenvolvimento regional, com atenção devida ao que desejava a população local. O Campus está edificado a partir de três eixos temáticos: Desenvolvimento Territorial, Soberania e Segurança Alimentar e Agricultura Familiar. 
Uma página na Internet, dedicada às celebrações, publicada no Portal de Lagoa do Sino, traz informações sobre o histórico do Campus, linha do tempo, perfil do escritor Raduan Nassar e depoimentos de pessoas da comunidade. O endereço eletrônico da página é https://www.lagoadosino.ufscar.br/o-campus/10anos.
O marco dos 10 anos impulsionou um movimento para avaliar e dimensionar os impactos da implantação do Campus na região. Estão sendo realizados estudos junto a egressos e egressas dos cinco cursos de graduação, bem como análises a partir da produção científica e das atividades de extensão desenvolvidas pela comunidade, sob a coordenação do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), parceria da UFSCar com sua Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Na madrugada desta segunda-feira, 22, a Estação de Tratamento de Esgoto foi assaltada, sendo roubados:

  • 1 escada de fibra de vidro
  • 4 furadeiras
  • 1 máquina inversora de solda
  • 1 lixadeira grande de disco 150 mm
  • 2 bolsas cheias de ferramentas de utilização dos técnicos mecânicos
  • 1 talha
  • 1 maçarico com cilindros de oxigênio e acetileno
  • 1.040 metros de cabo 95mm
  • 450 metros de cabo 70mm
  • 95 metros de cabo 10 mm
  • 750 metros de cabo 4 mm
  • 1.900 metros de cabo pp 4 X 2,5
  • 2000 metros de cabo de 1mm
  • 850 metros de cabo 0.50
  • 120 metros cabo pp de 6mm - 4 vias
  • 1 Bebedouro
  • Chaves das motos usadas por servidores
  • 1 veículo montana do SAAE Placa FEW5B30
  • 1 veículo corola de funcionário do SAAE Placas EVT2J08
  • 1 veículo uno do vigilante

A Guarda Municipal realiza uma varredura na cidade para tentar encontrar os bandidos e o material roubado. Na tarde de hoje, os GMs conseguiram localizar os três veículos roubados.

O SAAE esclarece que os veículos estão à disposição da polícia científica para análise.

Ninguém foi preso até o momento.

Publicado em Policial

RIO DE JANEIRO/RJ - Após 8 anos longe das novelas, o público está podendo matar as saudades de ver Malu Mader, 57, no formato que a tornou famosa nos anos 1980, quando protagonizou sucessos como "Top Model" e "Fera Radical". E, para a atriz, a participação como a fazendeira Aurora no remake de "Renascer" (Globo) também tem sido um momento especial.

"Está sendo com todas as emoções que um reencontro tem direito", contou ela à repórter Renata Ceribelli em entrevista que irá ao ar neste domingo (21) no Fantástico. "Está sendo realmente uma viagem. Eu estou muito feliz, muito surpresa com tanto carinho e muito impressionada com a qualidade dessa novela."

"A qualidade quando eu digo não é só artística, mas humana", continuou. "Quando eu fui convidada, logo liguei para o Marquinhos [Marcos Palmeira, que vive o protagonista José Inocêncio], que é meu amigo. E ele falou: 'Malu, você tem que fazer porque é o filé mignon. A equipe, o elenco, o Gustavo Fernández [diretor] são demais'."

Na versão original, de 1993, Aurora foi interpretada por Mara Carvalho. Ela e José Inocêncio (Antonio Fagundes, com quem Mara era casada na vida real) tiveram um caso rápido. Recém-separado de Mariana (Adriana Esteves), ele preferiu não assumir um novo relacionamento. Se mandou de volta para Ilhéus (BA) depois de passar uns dias na fazenda ao lado dela, no centro-oeste, para onde havia ido com o intuito de aprender a criar gado.

Desta vez, a personagem é uma mulher firme, independente e preocupada com os impactos da mudança climática. Aurora convida José Inocêncio para ir a uma de suas fazendas, no Espírito Santo. É nesse contexto que eles se aproximam, apaixonam-se e vivem um grande romance -bem diferente do caso fugaz da versão original.

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Celebridades

CARDOSO/SP - Quatro jogadoras de vôlei estavam entre os cinco ocupantes de um carro que capotou na Rodovia Vicinal José de Abreu na noite de sexta-feira (19). O acidente aconteceu por motivos ainda a serem apurados pela polícia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-SP), o veículo seguia pela vicinal quando perdeu o controle, capotou e caiu em uma valeta. Todos os ocupantes do carro ficaram feridos com levidade e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a Santa Casa de Cardoso.

A Polícia Militar e a Polícia Científica também estiveram no local do acidente para realizar os procedimentos cabíveis. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

 

REGIÃONOROESTE.COM

Publicado em Outras Cidades

PIRAJU/SP - Dois homens, de 36 e 50 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município de Piraju. Duas pistolas e três simulacros foram apreendidos. Outros dois suspeitos são investigados por participação nos crimes.

Após receberem informações, policiais militares identificaram um suspeito de traficar drogas na região e o abordaram. Com ele, foi encontrada uma pedra de crack embalada para venda. Na casa dele, os policiais encontraram uma arma calibre 380, com numeração raspada e um simulacro. No local, ainda havia 28 porções de cocaína embaladas e prontas para venda e R$ 530 em notas diversas. Ele foi preso.

De acordo o boletim de ocorrência, o suspeito informou que adquiriu a pistola em um estabelecimento comercial. As equipes foram ao endereço e encontraram um revólver calibre 38, dois simulacros de arma de fogo e três celulares. O proprietário foi conduzido ao plantão policial.

O caso foi registrado como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e comércio ilegal de arma de fogo no 1º Distrito Policial de Piraju.

 

 

Por Amanda Ramos

Publicado em Outras Cidades

EUA - Ter relações sexuais pode ser benéfico para o corpo, trazendo melhorias para o estado de ânimo e a saúde mental. No entanto, o oposto também é verdadeiro, e um período de celibato pode desencadear certas mudanças, exigindo preparação.

Especialistas da área, como Sari Cooper, terapeuta sexual, e Lauren Streicher, foram consultados pelo site The Healthy para esclarecer o que pode acontecer quando se passa algum tempo sem um parceiro sexual.

 

Sensação de depressão:

O contato sexual envolve carícias e toques que promovem a regulação do humor entre os parceiros, explica Sari Cooper.

 

Menos lubrificação:

A lubrificação vaginal tende a diminuir com a idade, e, se não houver excitação através da intimidade pessoal, a lubrificação pode diminuir rapidamente, de acordo com Lauren Streicher.

 

Desconforto durante relações futuras:

A ausência de relações sexuais regulares pode resultar em afinamento das paredes vaginais, causando desconforto durante o sexo.

 

Aumento do estresse:

Embora haja uma associação entre pessoas menos estressadas que tendem a ter mais sexo, essa relação é de correlação e não de causa e efeito, acrescenta Lauren Streicher.

 

Possíveis cólicas menstruais:

O útero é um músculo e muitas mulheres experimentam contrações uterinas durante o orgasmo, o que pode causar a expulsão mais rápida do sangue menstrual.

 

Possível diminuição da cognição:

Um estudo publicado nos Journals of Gerontology revelou que pessoas sexualmente ativas tiveram resultados melhores em testes cognitivos.

Lembrando que a abstinência sexual pode afetar cada pessoa de forma diferente, e esses efeitos podem variar dependendo de diversos fatores, como idade, saúde e circunstâncias individuais.

Relações sexuais saudáveis, consensuais e emocionalmente satisfatórias são fundamentais para o bem-estar geral, enquanto a ausência de tais experiências pode ter um impacto negativo na saúde mental e emocional.

 

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Publicado em Saúde

EUA - O MPF (Ministério Público Federal) processou a Meta, na terça-feira (16), pelo compartilhamento de dados do WhatsApp com outras plataformas da empresa -incluindo o Facebook e o Instagram. As informações dos usuários podem ser usadas em anúncios, por exemplo.

A ação civil pública (ACP) pede uma indenização de R$ 1,7 bilhão. Trata-se de um valor sem precedentes no tema de direitos digitais no país. Só a petição inicial tem 240 páginas. Há, ainda, um inquérito com cerca de 3.000 páginas de documentos usados como base.

O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) está na causa junto com o MPF. A ação também mira a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), acusada de falta de transparência e ineficiência.

As instituições alegam que o WhatsApp "forçou as pessoas a aderirem" à política de compartilhamento de dados entre as plataformas do grupo Meta em 2021, no auge da pandemia. Segundo o MPF, a conduta da Meta em 2021 foi ilegal, já que seria uma possível coação durante o consentimento para o uso de dados pessoais.

Na época, o WhatsApp afirmou que o compartilhamento de dados não criptografados era padrão na indústria para fins de marketing.

Segundo a política de privacidade da empresa, a Meta compartilha informações de contatos, fotos e descrições de grupos, quem vê conteúdos publicados nos status ("stories do WhatsApp"), comunicação com empresas registradas no WhatsApp Business, transações, entre outras.

 

A política de privacidade do WhatsApp também diz que a empresa pode enviar os dados para o centro de processamento da Meta nos Estados Unidos.

Para quem não concorda com essa política de privacidade, é possível se opor ao tratamento e limitar o compartilhamento de dados somente ao necessário.

 

VEJA COMO FAZER

Seria necessário encontrar o formulário de oposição que fica entre as muitas páginas da central de ajuda do WhatsApp, se a Folha não disponibilizasse o formulário neste link.

  • No formulário, escolha "Como eu posso me opor ao processamento dos meus dados"
  • Aguarde o email da Meta
  • Responda a quais tratamentos quer se opor e, se quiser, explique o porquê

Como isso também pode demandar pesquisa, o Idec sugere a resposta padrão abaixo, que visa manter o tratamento de dados limitado ao mínimo possível para fazer o app funcionar.

"Desejo contestar a coleta e compartilhamento de meus dados pessoais com as empresas da Meta. Quero que ocorra somente o tratamento de dados pessoais necessários para a execução do serviço de mensageria. Também quero que todos os dados coletados não estritamente necessários para o uso da plataforma, como disposto na Política de Privacidade, sejam apagados do sistema e seu compartilhamento seja interrompido, como resguardado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Não fui informado devidamente em 2021 sobre essa mudança e minha privacidade é violada por essa prática. Assim, revogo o meu consentimento referente à alteração da política de privacidade de 2021 e manifesto minha oposição ao compartilhamento de minhas informações pessoais com outras empresas da Meta. Se meu pedido não for aceito, entrarei com as medidas administrativas e legais cabíveis".

Há, ainda, o risco de o Whatsapp negar a solicitação. Nesse caso, a recomendação do Idec é abrir uma reclamação junto à ANPD.

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Ciência & Tecnologia

MALDIVAS - Um vídeo registra o momento em que um mergulhador encontrou uma baleia azul. As imagens foram capturadas na sexta-feira, nas Maldivas.

Rizkhan Mohamed, da empresa Shadow Palm Tours, é o autor das imagens, conforme compartilhado pela Storyful. A empresa descreveu o encontro como o ponto alto de suas aventuras em uma postagem no Instagram, onde divulgou o vídeo.

Segundo eles, nadar ao lado da baleia azul os encheu de admiração e alegria. "Nossos corações estão cheios de gratidão pelo oceano e pelos momentos inesquecíveis que ele nos proporciona", afirmaram.

Nas redes sociais, as imagens têm recebido muitos elogios. "Uma experiência incrível. Ele estava fazendo mergulho livre?", questionou um internauta. Comentários como "inesquecível", "wowww, isso é lindo" e "uau, quem me dera ser eu" são comuns na publicação do vídeo.

Veja o vídeo Aqui!

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Publicado em Meio Ambiente

EUA - Uma menina de 12 anos do Tennessee, nos Estados Unidos, foi acusada de homicídio, por ter sufocado a sua prima de 8 anos enquanto esta dormia. Um familiar revelou que as duas tinham discutido por causa de um iPhone.

De acordo com o procurador do condado de Gibson, uma câmera de segurança gravou o crime, no interior do quarto que compartilhavam, a 15 de julho, em Humboldt, Tennessee.

A gravação mostra a criança mais velha usando a roupa de cama para sufocar a prima enquanto ela dormia no beliche de cima, afirmou o procurador Frederick Agee. Depois da morte da criança, "a menor limpou a vítima e reposicionou o seu corpo", acrescentou.

Um familiar disse à WREG-TV, em Memphis, que as meninas haviam discutido por causa de um iPhone, depois de terem vindo de fora da cidade para ficar com a avó.

A adolescente foi acusada de homicídio em primeiro grau e de adulteração de provas depois de as autoridades terem obtido o vídeo na quarta-feira.

"Considero que este é um dos atos violentos mais perturbadores cometidos por um adulto ou por um jovem que o meu gabinete já processou", salientou Agee.

Agee esclareceu que vai pedir a um juiz que processasse a menina, que faz 13 anos no final deste mês, no tribunal de adultos, o que permitiria "uma sentença mais longa, quer seja através de encarceramento ou supervisão com condições ordenadas pelo tribunal".

 

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Publicado em Policial

EUA - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não tem a intenção de renunciar ao cargo e espera concluir o mandato e "entregar mais resultados históricos ao povo americano". A informação foi divulgada por Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca.

Logo após Biden anunciar a desistência de sua candidatura à reeleição, adversários pediram que ele renuncie ao cargo.

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, por exemplo, afirmou que o democrata não está apto para atuar como presidente.

"Ele deve renunciar ao cargo imediatamente", disse em uma publicação no X (ex-Twitter).

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, disse que "se Biden não está apto para concorrer à presidência, ele não está apto para dirigir a presidência".

Assessores e aliados do presidente descartam a possibilidade e afirmam que ele é capaz e está determinado a cumprir os últimos meses de seu governo.

"O presidente Biden herdou uma economia em queda livre, uma taxa de crimes violentos em alta e alianças em frangalhos de seu antecessor. Ele reverteu essa situação para entregar o maior crescimento econômico do mundo e a menor taxa de crimes violentos em quase 50 anos, enquanto tornava a Otan maior do que nunca," disse o porta-voz Andrew Bates. "Ele continuará lutando para proteger as liberdades dos americanos contra proibições radicais ao aborto e ataques ao estado de direito."

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.