EUA - Acabou o mistério! O astro argentino Lionel Messi afirmou nesta segunda-feira, em entrevista ao canal NBC, dos Estados Unidos, que pretende disputar a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, Canadá e México.
Campeão com a Argentina na Copa do Catar-2022, Messi liderou sua seleção nas Eliminatórias para 2026, mas depois de garantir com facilidade a vaga, o camisa 10 evitava dizer claramente se iria continuar na seleção até o próximo Mundial.
Nesta semana, porém, o craque renovou seu contrato com o Inter Miami até 2028, aumentando os rumores de que iria à Copa, confirmação que chegou nesta segunda com a entrevista.
- É algo extraordinário estar na Copa do Mundo e eu vou adorar estar lá. Eu espero estar bem e ser importante para ajudar minha seleção, seu eu estiver lá - disse o craque na entrevista.
Messi fará 39 anos no dia 24 de junho de 2026, durante a Copa do Mundo. Se disputar o Mundial, ele será o primeiro jogador presente em seis edições da Copa masculina, um recorde que também pode ser alcançado pelo português Cristiano Ronaldo e pelo goleiro mexicano Guillermo Ochoa.
O argentino afirmou que, apesar do desejo de disputar a Copa de 2026, a decisão final vai depender da sua condição física às vésperas da competição.
- Eu vou avaliar isso no dia a dia quando começar a pré-temporada com o Inter Miami ano que vem e vou ver se eu poderei estar 100%, se poderei ser útil ao grupo, e então tomarei minha decisão. Tenho muita vontade (de ir), porque é uma Copa do Mundo. Nós ganhamos a última Copa, e poder defender este título em campo novamente é espetacular, porque é sempre um sonho jogar pela seleção, especialmente em competições oficiais.
Por Redação do ge
SÃO CARLOS/SP - O Centro Esportivo Multi Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e a ONG Formiga Verde, realizou no último domingo (26/10) um momento muito especial: a entrega de uniformes e carteirinhas aos alunos do projeto “Esporte Inclusivo Formando Vencedores”, no C.E.M.E.I. Professor Vicente de Paula Rocha Keppe.
Após a entrega dos uniformes, os presentes puderam acompanhar apresentações das modalidades de futsal e atletismo desenvolvidas no polo, além de participarem de sorteios de brindes, que animaram ainda mais a manhã.
Para encerrar, um delicioso coffee break reuniu famílias, professores e convidados, celebrando o espírito de união e inclusão que o projeto representa.
O CEME agradece a presença das autoridades que prestigiaram o evento: o vereador Thiago de Jesus, a representante da Associação de Pais Érica Thomazi e o presidente da ONG Formiga Verde, Rodeney de Santi.
No feriado de 15 de novembro, as lojas de São Carlos e Ibaté poderão abrir das 9h às 13h. O comércio também terá horário estendido até às 22h na Black Friday
SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura do comércio de São Carlos e Ibaté no feriado nacional de 15 de novembro (sábado), Proclamação da República, das 9h às 13h.
Além disso, as lojas das duas cidades poderão funcionar em horário estendido durante a Black Friday, no dia 28 de novembro até às 22h, e no sábado (29 de novembro), das 9h às 17h.
Nos demais feriados do mês, o comércio permanecerá fechado.
Confira os horários de funcionamento do comércio em novembro:
SÃO CARLOS/SP - A UFSCar recebe inscrições, de 3 a 28 de novembro, para o Vestibular Indígena 2026, seleção específica voltada a pessoas indígenas que desejam ingressar nos cursos de graduação presenciais da Universidade. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Realizado em parceria com a Unicamp, o processo seletivo destina-se exclusivamente a pessoas indígenas de etnias brasileiras que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino. As provas serão aplicadas no dia 11 de janeiro de 2026, em Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
A seleção será composta por provas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Redação, todas em Língua Portuguesa. As avaliações serão elaboradas e corrigidas pela Comvest, que também é responsável pela organização do processo.
O Vestibular Indígena oferece até duas vagas adicionais em cada um dos cursos de graduação presenciais da UFSCar, conforme autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). A classificação das pessoas candidatas será feita de acordo com o desempenho nas provas, e os resultados serão divulgados nos sites www.ingresso.ufscar.br e www.comvest.unicamp.br.
Para efetuar a matrícula, as pessoas aprovadas deverão apresentar documentação que comprove a conclusão do Ensino Médio e o pertencimento étnico, por meio do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), da Carteira de Identidade com etnia declarada ou de declaração de vínculo com comunidade indígena, assinada por lideranças e atestada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Todas as informações pertinentes à seleção, incluindo requisitos, etapas e prioridades de convocação, entre outras, constam do edital do processo seletivo, disponível nos sites www.ingresso.ufscar.br e www.comvest.unicamp.br.
A identidade visual do Vestibular Indígena 2026 da UFSCar parte do trabalho realizado por estudantes indígenas da Universidade em mural no Campus Sorocaba, com autoria de Reginaldo (Tuyuka), Marcella (Pankararu), Juarez (Baniwa), Oreme (Ikpeng), Gabriel (Baré), Claudilene (Dessana) e Kelly (Tikuna).
MALÁSIA - Aliados de Jair Bolsonaro (PL) buscaram destacar o elogio de Donald Trump ao ex-presidente, enquanto os de Lula (PT) foram às redes sociais para elogiar o avanço nas conversas entre Brasil e EUA e destacar a defesa da soberania –que se tornou uma das principais bandeiras do petismo neste ano.
A disputa de versões mobilizou os dois grupos políticos neste domingo (26) depois da reunião de Lula com Trump em Kuala Lumpur, na Malásia, para discutir as tarifas impostas pelo americano.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) recorreu às imagens do encontro para apontar um suposto incômodo do presidente brasileiro com elogio de Trump ao ex-presidente.
Eduardo está nos Estados Unidos articulando sanções contra as autoridades brasileiras e virou alvo da esquerda e de parte da direita, crítica à sua atuação referente ao tarifaço a produtos brasileiros. As sanções comerciais foram um ponto de inflexão na atuação dos bolsonaristas neste ano e se tornaram a principal vulnerabilidade política do grupo.
Trump foi questionado por jornalistas sobre Bolsonaro e disse que se sente mal pelo que aconteceu com ele. Afirmou que sempre gostou do ex-chefe do Executivo brasileiro. Em seguida, indagado se essa situação seria tratada na reunião com Lula, o republicano respondeu: "Não é da sua conta".
Em postagem em seu perfil no X (ex-Twitter), Eduardo afirmou que há "na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: BOLSONARO". O texto acompanha vídeo no qual os dois presidentes respondem a perguntas da imprensa na manhã deste domingo.
Na sequência das publicações de Eduardo, influenciadores bolsonaristas foram às redes socias dizer que governo brasileiro ainda não anunciou avanço nas negociações pelo fim do tarifaço. E o principal destaque que buscaram dar foi ao elogio de Trump a Bolsonaro.
O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) replicou uma publicação que questiona a fala do chanceler Mauro Vieira sobre a reunão ter sido "muito positiva", mas que só agora vai começar a negociação. "Deve ser a terceira reunião e os caras que atacam diariamente Trump se fazem de idiotas para enganar outros idiotas", escreveu.
Já o deputado estadual de Minas Gerais Bruno Engler (PL) disse, na mesma toada de Eduardo: "Lula, visivelmente desconfortável, ouve o apoio ao capitão feito pelo norte-americano que sempre compara à caça às bruxas. Isso incomoda o petista, que defende o regime junto ao STF".
Além da esquerda, até mesmo uma ala da direita utilizou o episódio para dizer que a atuação de Eduardo estaria beneficiando Lula. Como a Folha mostrou no último dia 19, aliados do ex-presidente já admitiam ver o petista lucrando positivamente com o avanço das negociações. A expectativa deles é de que ao menos parte das tarifas deve ser revista.
O ex-ministro da Educação de Bolsonaro Abraham Weintraub, que rompeu com o clã, debochou: "Estratégia 4D do Trump para pegar o Lula desprevenido. Confie no bananinha! Aguarde mais 72 horas!".
O movimento de ataques ao deputado federal foi antecipado por seus aliados, que na noite de sábado (25) fizeram publicações nas redes sociais em sua defesa.
"Eduardo é um guerreiro silencioso, que trabalha nos bastidores com lealdade e coragem. Sua missão nunca foi apenas um mandato, mas a defesa de um ideal.
Diferentemente de muitos que hoje trabalham para desmerecer o grande trabalho que ele fez, e continua fazendo por todos nós", afirmou o deputado federal Mário Frias (PL-RJ).
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou o encontro de Lula e Trump como "sensacional, pois fica provado que o tarifaço nunca foi culpa do Eduardo Bolsonaro e sim do Lula".
O parlamentar disse ainda torcer para que o governo brasileiro consiga renegociar as tarifas. "Demorou tanto tempo agir. Espero que mesmo atrasado resolva", completou.
Parlamentares de esquerda e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebraram o encontro entre os dois chefes de Estado.
"Cumprimento os presidentes Lula e Donald Trump pelo importante encontro de hoje. Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos. Quando líderes escolhem conversar, a história agradece", disse.
A reunião entre os dois chefes de Estado foi usada como munição para a esquerda destacar o papel de Lula na negociação das sobretaxas impostas pelo governo dos EUA a produtos do Brasil.
O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou que a conversa teve "avanços imediatos na agenda comercial e na busca de soluções para as tarifas e sanções". "Assim se faz política externa –com respeito, soberania e determinação!", ressaltou em seu perfil no X.
O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) disse que Lula se comportou como um estadista diante das tarifas impostas por Trump. Com isso, disse, o presidente está "recuperando as boas relações comerciais entre os dois países". "Lula agiu bem desde a imposição das sanções e agora, colhe os frutos!", concluiu.
O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) escreveu nas redes que a reunião entre os dois foi produtiva e "resultou no restabelecimento do diálogo e da parceria entre Brasil e Estados Unidos, superando divergências anteriores orquestrada pelos traidores da pátria".
Já o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) ironizou Eduardo e o ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo, afirmando que ambos ficarão sem passaporte após o encontro entre os dois líderes.
por Folhapress
SÃO PAULO/SP - Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não fizeram a prova de vida estão sendo notificados pelo órgão para regularizar a situação. O instituto afirma que enviou 4 milhões de notificações por meio do banco no qual o cidadão recebe o benefício.
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema. Eles têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar a validação e evitar o bloqueio do pagamento.
Quando vai receber o benefício do INSS, aparece na tela uma mensagem informando sobre a pendência. Se o segurado não vai ao caixa eletrônico, ele pode acessar o Meu INSS para verificar se há pendência no campo relacionado à prova de vida. Se for o caso, o sistema indicará que há pendências.
A prova de vida é obrigatória para continuar recebendo o benefício. O segurado que perde o prazo e não comprova estar vivo pode ter a renda bloqueada. O desbloqueio ocorre ao fazer a comprovação. Se isso não ocorrer, a aposentadoria ou pensão é cortada.
Segundo o instituto, a mensagem foi entregue apenas para quem não teve a comprovação de vida de forma automática pelo sistema. Cidadãos com biometria registrada no governo federal têm a prova de vida realizada automaticamente.
COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS?
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- Informe seu CPF e a senha do Gov.br
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial, caso seja solicitado pelo sistema
- Em alguns bancos, é possível realizar a prova de vida online, no app do próprio banco
- Também é possível ir à agência bancária responsável pelo pagamento para fazer a prova de vida
PROVA DE VIDA MUDOU EM 2022
A prova de vida mudou em 2022, com a publicação da portaria 1.408, que determinou a comprovação de que o segurado está vivo por meio do cruzamento de dados, como biometria na rede bancária ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo.
Com isso, 94% dos aposentados e pensionistas não precisam procurar a Previdência Social. Segundo o INSS, dos 36,9 milhões de beneficiários do instituto em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados aé o mês de agostos. Os demais estão sendo convocados.
Em geral, oito em cada dez segurados não precisam fazer prova de vida. O INSS diz que eliminou filas e deslocamentos desnecessários com a medida.
SISTEMA AUTOMÁTICO PODE FALHAR
Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar que o cidadão está vivo. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.
Para isso, está sendo convocado pelo órgão.
POR QUE É PRECISO FAZER PROVA DE VIDA DO INSS?
A prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. A medida previne fraudes e garante os pagamentos corretos para quem contribuiu e tem direito ao benefício.
CUIDADO COM GOLPES; INSS NÃP LIGA PARA O SEGURADO
O INSS afirma que ocorrem muitos golpes em seu nome. O instituto não faz ligações para o celular ou casa do segurado, não envia cartas por Correios, não manda SMS pedindo dados e não envia servidores para fazer a prova de vida.
O instituo orienta o segurado a ligar, caso seja procurado. "Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais", diz o órgão.
A orientação é para nunca compartilhar dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.
EM CASO DE DÚVIDAS, PROCURE O INSS POR:
- site: gov.br/inss
- Aplicativo Meu INSS
- Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
por Folhapress
A charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal é referência em turismo romântico no interior paulistano
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL/SP - Mais que prazeroso, viajar, descansar e namorar em cidades românticas é uma forma de viver momentos especiais e criar memórias que ficam para sempre nas vidas dos casais. Nesse sentido, sem dúvida, Santo Antônio do Pinhal é o destino mais indicado. Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, a cidade do Santo Casamenteiro é reconhecida como um dos destinos mais românticos do interior paulista, a apenas 170 km da capital paulistana. E o feriadão de Consciência Negra é última oportunidade do ano para viver essa experiência.
É claro que toda viagem romântica só ficará completa com a escolha de uma hospedagem adequada. A Pousada Quatro Estações de Pinhal, uma das mais tradicionais e charmosas da cidade, é uma opção para quem busca romantismo, tranquilidade, contato com a natureza e vistas lindas das montanhas. Além disso, para o feriadão de Consciência Negra, a pousada está com tarifas bem atrativas. Os pacotes de três diárias, de 20 a 23/11, têm preços variando a partir de R$ 3.195 para o casal, com um delicioso café da manhã incluso.
Decoração romântica para os chalés
A Pousada Quatro Estações de Pinhal oferece serviços opcionais para garantir momentos especiais para os apaixonados. Entre as opções estão o pacote Brisa, que conta com velas e pétalas por R$ 100,00. Há ainda a opção do pacote Estrelas, com velas, ramalhete Nosso Amor, pétalas e fondue de queijo, que sai por R$ 395,00. O casal ainda pode optar pelo serviço opcional de massagem relaxante no próprio chalé. Neste caso, para contratar basta solicitar o agendamento na recepção da pousada.
Atrativos de Santo Antônio do Pinhal
No centro histórico, os visitantes podem conhecer a Igreja Matriz, construída no século XIX, a Fonte de Santo Antônio com água fresca que desce direto das montanhas, além de diversas lojas de artesanato local que comercializam desde peças de crochê e patchwork até produtos feitos com pinhão, o símbolo da cidade.
Para os amantes da natureza, a Cachoeira do Lageado é um atrativo de fácil acesso, oferecendo uma infraestrutura com banheiros, área de piquenique e trilhas disponíveis. O destaque absoluto é o Pico Agudo. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico oferece vista panorâmica de 360° das montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba: um cenário perfeito para relaxar e contemplar a natureza.
Os amantes de arte vão encontrar na cidade diversos artistas de renome internacional, cujas obras são produzidas em madeira, cerâmica, tecido, além de velas e muito artesanato local, estabelecendo o famoso "caminho das artes". Os ateliês estão espalhados pela cidade e garantem aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas, ideais para presentes diferenciados.
Bistrô Seu Beneditu: gastronomia da Serra da Mantiqueira
A experiência de conhecer Santo Antônio do Pinhal é complementada pela gastronomia da Serra da Mantiqueira no Bistrô Seu Beneditu, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. Com um cardápio variado com saladas, carnes, peixes e frango, o bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na região. O café da manhã também é preparado com produtos locais e orgânicos, que nutrem o corpo e a alma, proporcionando energia para as atividades de reconexão com a natureza. Aberto tanto para hóspedes quanto para não hóspedes, o Bistrô funciona diariamente das 8h30 às 11h para café da manhã, e das 12h às 21h30 durante a semana e das 12h às 22h aos fins de semana para almoço e jantar.
Hospedagem romântica, charmosa e com diferenciais únicos
A Pousada Quatro Estações de Pinhal oferece 10 chalés equipados com todas as comodidades para uma estadia perfeita: Wi-Fi, lareira, frigobar free, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais e cama Queen Size. Entre os diferenciais estão atendimento personalizado, chalés com hidromassagem e teto solar retrátil, permitindo um banho relaxante enquanto se contempla o céu estrelado.
As opções de lazer incluem jacuzzi aquecida, piscina, salão de jogos e uma confortável sala de estar, além de área externa aconchegante para momentos de contemplação. A pousada também é pet friendly, aceitando cães de pequeno porte mediante taxa de R$ 40 por diária, dispondo de espaço cercado e seguro com brinquedos e equipamentos para treinar os pets, permitindo que toda a família, incluindo os filhos peludos, se divirtam juntos.
Serviço:
Pousada Quatro Estações de Pinhal
Valor: os pacotes de três diárias para o feriadão têm tarifas variando a partir de R$ 3.195, para o casal, incluso café da manhã.
End.: Estrada Vereador Arlindo Inácio Fernandes, 2389, Machadinho | Santo Antônio do Pinhal (SP).
Reservas: www.pousada4estacoesdepinhal.
Monitoria de lazer, ceia, atividades temáticas e chegada do Papai Noel para entrega dos presentes são alguns dos atrativos do Hotel fazenda para a data
BROTAS/SP - Se você está em busca de um destino para curtir o Natal com a família, unindo descanso, diversão e aventura, Brotas é o destino mais indicado. é uma das datas mais esperadas do ano por conta das guloseimas e da diversão em família. Considerada a Capital Nacional do Turismo de Aventura, a cidade fica a apenas 220 km da capital paulista e oferece atrativos para todos as idades. Entre as opções estão trilhas, cachoeiras, passeios a cavalo, caminhadas, visitas ao centro histórico e, claro, muitas opções de esportes de aventura.
No Brotas Eco Hotel, os turistas vão encontrar a atmosfera tranquila e divertida da fazenda. A programação especial para Natal será conduzida pela tradicional equipe de monitoria, considerada uma das melhores do interior paulista. Haverá diversas atividades temáticas, gincanas em família, oficinas, música ao vivo, jantares especiais e muito contato com a natureza. Confira abaixo a programação exclusiva.
A programação inclui coquetel de boas-vindas, jantares temáticos, oficinas de Natal, monitoria infantil e para adultos, chegada do Papai Noel para entrega dos presentes e muito mais. Na noite de 24 de dezembro, o Brotas Eco Hotel Fazenda servirá um coquetel às 18h e a ceia de Natal será realizada às 21h, juntamente com a chegada do Papai Noel para entrega dos presentes.
Os pacotes de 4 diárias para casal têm tarifas variando a partir de R$ 7.097, em regime de pensão completa, exceto bebidas. Uma criança de até 9 anos é cortesia. No valor também está incluso um ingresso para fazer uma sessão de observação das estrelas no planetário do CEU (Centro de Estudos do Universo).
Lazer e diversão para toda a família
No Natal, os hóspedes poderão aproveitar uma intensa programação de lazer. As atividades contam com visita à fazendinha, ordenha das vacas, oficinas interativas, gincanas em família, arco e flecha, piscina natural com tirolesa, gincana na piscina com concurso de sucos, desafios no paredão de escaladas e nos toboáguas, futebol de sabão, beach tennis, discoteca e muito mais. Para os adultos haverá ainda um tour gratuito para conhecer a cidade de Brotas com visitas à Casa da Cachaça, Parque dos Saltos, quedas d’água do rio Jacaré Pepira.
As famílias mais aventureiras podem aproveitar atividades opcionais de esportes de aventura. Neste caso, as atividades são realizadas por agências parceiras e são pagas à parte. Vale destacar que Brotas é reconhecida especialmente pela enorme variedade de esportes radicais que podem ser praticados na região. Entre os mais procurados estão o rafting (R$ 148), duck no rio Jacaré Pepira (R$ 200), canionismo (R$ 350), super tirolesa (R$ 165) e trilhas (a partir de R$ 109). Os preços são por pessoa e podem variar de acordo com a agência prestadora dos serviços. Consulte antecipadamente.
Lagoa Encantada: piscina temática aquecida
Uma das atrações exclusivas do Brotas Eco Hotel Fazenda é a Lagoa Encantada, uma piscina temática única no Brasil. A piscina é coberta e aquecida. Ambientada em uma caverna cenográfica, a Lagoa Encantada possui iluminação cênica computadorizada, som digital, cachoeiras, jatos de água e pontos de jacuzzi divididos por uma área de 600 m².
Pets são bem-vindos
As famílias que viajam com pets podem ficar tranquilas. O Brotas Eco é o único hotel de São Paulo a oferecer uma estrutura exclusiva para os peludos: o Dog Park. Com uma área de 1.000 metros quadrados, o Dog Park conta com 2 pistas de agility para cães de todos os portes, 6 dog-apartamentos (canis) com portões e cadeados, caso os hóspedes queiram deixar o pet em segurança enquanto curtem o parque aquático ou realizam alguma atividade inapropriada para cães.
Infraestrutura de lazer e culinária
A infraestrutura de lazer conta com um verdadeiro parque aquático com cinco piscinas, dois toboáguas, além de cama elástica, jacuzzi coberta, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas, ginásio, campos de futebol, beach tennis, paintball, fazendinha com minizoológico, lago com tirolesa, sala de leitura, sala de TV, brinquedoteca, redário, além de serviços opcionais de babá e massagem.
Outro ponto forte do Brotas Eco é a gastronomia. São três restaurantes cujos cardápios variados oferecem o que há de melhor em comida típica da fazenda, com destaque para saladas, pratos quentes, e um grande buffet de doces caseiros, frutas, compotas e queijos, produzidos no próprio estabelecimento.
Serviço
Brotas Eco Hotel Fazenda
Site: www.brotasecohotelfazenda.com.
Telefone: (14) 3653-9998
WhatsApp: (14) 99181-6650
End.: Emilio Dalla Dea Filho, 201, portão 3, Campos Elíseos, Brotas – SP.
Prefeito Dr. Lapena se reúne com a secretária estadual Natália Rezende, durante evento na Praça dos Advogados para discutir iniciativas sustentáveis para o município.
ARARAQUARA/SP - Na tarde de quinta-feira (23), o prefeito de Araraquara, Dr. Lapena, se encontrou com a secretária estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Rezende, durante a passagem da Carreta do deputado estadual Tomé Abduch pela cidade. O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria entre o município e o governo estadual em projetos voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano.
Durante a conversa, o prefeito apresentou à secretária algumas demandas locais relacionadas ao meio ambiente, destacou a importância de parcerias técnicas e de investimentos que possam garantir qualidade de vida à população e crescimento equilibrado.
Natália Rezende, por sua vez, ressaltou o compromisso da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) em apoiar os municípios na execução de políticas que unam preservação ambiental e eficiência urbana. Segundo ela, o governo do Estado busca estreitar o diálogo com as prefeituras para planejar ações conjuntas nas áreas de mobilidade, saneamento e logística sustentável.
Com essa aproximação, Araraquara reforça seu compromisso com uma agenda de crescimento sustentável, baseada na cooperação institucional e no planejamento responsável do território urbano.
MATÃO/SP - O Programa Casa Paulista participou, na sexta-feira (24/10), da entrega de mais 103 casas do Residencial Vila Flórida, em Matão, Região Administrativa Central. Por meio da modalidade da Carta de Crédito Imobiliário (CCI), o governo estadual investiu R$ 1 milhão, na forma de subsídio para a aquisição das unidades. A cerimônia de entrega das chaves contou com a presença do assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Rômulo Rippa.
O assessor de Relações Institucionais da SDUH destacou a importância do subsídio para as famílias contempladas, que possibilita que aquelas que não possuem, ou têm dificuldade com o valor da entrada, consigam acessar o mercado formal de crédito. “O sonho da casa própria se realiza hoje para mais de 103 famílias de Matão que conseguiram acessar os programas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Casa Paulista. Esses subsídios para famílias que ganham até três salários mínimos viabilizam a conquista do imóvel. É muito bom acompanhar a realização desse sonho e a alegria de tantas famílias que passam a ter mais segurança habitacional”, disse Rippa.
As casas foram edificadas em terrenos de 160 m², permitindo futura ampliação do imóvel. Com 45 m² de área útil, as unidades têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, além de duas vagas de garagem. O Residencial Vila Flórida oferece infraestrutura de lazer completa, com áreas verdes, playground, quadra poliesportiva, quadra de beach tennis, academia ao ar livre, pista de caminhada e praças para convivência familiar.
O empreendimento foi construído pela iniciativa privada e financiado pela Caixa Econômica Federal. As famílias beneficiadas receberam subsídios de R$ 10 mil, pela modalidade CCI, para a compra do primeiro imóvel diretamente com a construtora. Ao todo, o Programa Casa Paulista subsidiou 601 casas no Residencial Vila Flórida, das quais 498 foram entregues em agosto último. O total de investimento estadual foi de R$ 6 milhões.
A faxineira Débora Cristina Romão da Costa Batista foi uma das contempladas com o subsídio do Casa Paulista. Agora, com a nova moradia, deixará de morar no fundo da casa de sua sogra para ter o próprio lar, junto ao seu esposo e seus dois filhos. "Esse é um dia muito importante, porque é uma grande conquista para a vida da gente, né? Todo mundo espera por isso, e a minha hora chegou, graças a Deus", falou, emocionada.
A carta de crédito oferecida pelo Estado, segundo ela, foi essencial para concluir a compra. "Ajudou muito, porque somente o meu marido trabalha com carteira registrada. Eu sou autônoma. Então, essa ajuda foi muito boa. Eu sou muito grata e agora, finamente, estou na minha casa", concluiu.
Sobre a modalidade CCI
O Casa Paulista, na modalidade CCI, concede subsídios a famílias com renda mensal de até três salários mínimos para a compra de unidades habitacionais em empreendimentos aprovados pela SDUH, no âmbito dos financiamentos Caixa-FGTS.
Os subsídios, que variam entre R$ 10 mil e R$ 16 mil, conforme a localização do imóvel, podem ser combinados com benefícios federais e com o uso do FGTS, reduzindo o valor das prestações e adequando-as à capacidade de pagamento das famílias.
A demanda é aberta a todos os interessados que atendam aos critérios do programa e tenham a habilitação aprovada pela Caixa Econômica Federal, responsável pela concessão do financiamento habitacional.
Desde o início da atual gestão, o Casa Paulista já entregou 42,5 mil moradias na modalidade CCI, com aporte de R$ 518,4 milhões e impacto estimado de R$ 22,5 bilhões na economia. Outros 65,1 mil imóveis seguem em produção, com investimento estadual de R$ 819,6 milhões.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.