Prefeitura e SAAE entregaram o local na segunda-feira, 10/02; ex-funcionário da autarquia foi homenageado com seu nome no espaço.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entregaram à população na segunda-feira, 10/02, o sexto Ecoponto da cidade, desta vez no Jardim Ipanema, localizado na Avenida Miguel Petrucelli, s/n. Ele atenderá, além do Jardim Ipanema, Santa Felícia, Santa Angelina, Araucária, Romeu Tortorelli e Embaré. O horário de funcionamento é o mesmo dos outros Ecopontos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração o prefeito Netto Donato; o presidente do SAAE, Derike Contri; o vice-prefeito Roselei Françoso; o vereador Elton Carvalho, autor do projeto de lei que deu o nome de ‘Herminio Rodrigues Asenha Filho’ ao Ecoponto, além de diversos servidores do SAAE, Secretários Municipais, os vereadores Bruno Zancheta, Paulo Vieira, André Rebello, Fábio Zanchin, e quatro familiares do homenageado: o filho, Welington Aparecido Asenha; a neta, Júlia Camila de Oliveira Asenha; a irmã, Hilda Rodrigues Asenha Soares e a nora, Rosângela de Oliveira Asenha.
HOMENAGEADO/ EX-FUNCIONÁRIO DO SAAE – O Ecoponto do Jardim Ipanema recebeu o nome de ‘Herminio Rodrigues Asenha Filho’, que nasceu em 12/01/1937, em São Carlos, e faleceu na cidade em 24/03/2012. Durante 39 anos, Sr. Asenha, ou ‘Nenê Asenha’, como era conhecido entre amigos e colegas, exerceu suas atividades no SAAE.
O prefeito Netto Donato disse que o Ecoponto do Jardim Ipanema é mais uma grande conquista para a cidade de São Carlos. “O nosso compromisso com a população é ter uma cidade limpa, uma cidade bonita para se viver, e isso também passa pelos Ecopontos. Nós iremos aumentar o número de Ecopontos, claro, mas este sexto espaço já é um avanço extraordinário. Quero agradecer ao ex-prefeito Airton Airton Garcia e ao ex-presidente do SAAE, Mariel Olmo, que estiveram envolvidos demais nessa proposta de ampliação dos Ecopontos”.
“O Ecoponto do Jardim Ipanema fará uma diferença enorme nesta grande região da cidade. E a população está a convidada a dividir conosco a tarefa da responsabilidade de zelar por este espaço. Observem os materiais que podem e devem ser descartados, bem como respeitem o horário de funcionamento, que é bem elástico, de segunda a sexta e, inclusive, sábados, domingos e feriados. Reforço o apelo para que não haja descarte fora do horário permitido e que ninguém jogue qualquer material na calçada, portão ou arredores”, salientou o presidente do SAAE, Derike Contri.
O vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Roselei Françoso, enalteceu a importância deste novo espaço público. “É motivo de muito orgulho porque este equipamento busca a destinação correta dos resíduos sólidos. Nós temos um plano de saneamento básico e uma das vertentes deste plano prevê que as pessoas tenham um local apropriado para descartar os resíduos que produzem. Portanto, é fundamental que todos façam o uso correto para que o maior número possível de cidadãos possa utilizá-lo também”.
O vereador Elton Carvalho disse que a homenagem prestada à família do Sr. Herminio foi justa e honesta. “Ele foi um funcionário público exemplar e este reconhecimento chegou em tempo. Faço votos, também, que a população saiba usar este Ecoponto de maneira eficaz e de modo consciente. Jardim Ipanema e grande região ganham demais com esta conquista. Parabenizo a todos os que estiveram envolvidos nesta demanda que hoje está entregue para sua operação diária em favor do meio ambiente”.
A neta de Herminio Rodrigues Asenha Filho, Julia Camila de Oliveira Asenha, enfatizou que a homenagem prestada ao avô deixou a família inteira emocionada e orgulhosa. “Ele foi uma pessoa incrível, fantástica, e é muito bom saber que depois de tantos anos do falecimento ele não foi esquecido. Isso nos dá uma alegria enorme. Obrigada a todos!”.
DESCARTE CORRETO NO ECOPONTO - No Ecoponto do Jardim Ipanema poderão ser descartados resíduos de construção civil (RCC), podas e cortes de árvores, volumosos (sofás, poltronas, armários, mesas, etc), eletroeletrônicos, pneus e outros materiais recicláveis (papel, papelão, plástico, etc). Não poderão ser descartados, em hipótese alguma, pilhas e baterias, gesso, amianto, recipientes de agrotóxicos, solventes e óleos e outros resíduos considerados perigosos. No caso específico de descarte de volumosos, será permitido 1 metro cúbico por pessoa, por dia, o que equivale, por exemplo, para ilustrar, a um sofá ou duas poltronas.
SÃO CARLOS TEM 6 ECOPONTOS – Com a inauguração do Ecoponto do Jardim Ipanema, São Carlos tem seis espaços para descarte correto de resíduos. Além dele, vale lembrar, o SAAE administra outros cinco: Ecoponto São Carlos VIII, Ecoponto Jardim Paulistano, Ecoponto Cidade Aracy, Ecoponto Jardim Medeiros e Ecoponto Vida Nova (Planalto Verde). E em breve, nos próximos meses, São Carlos também terá seu sétimo Ecoponto, no Distrito de Santa Eudóxia.
SÃO CARLOS/SP - Em 2025 já foram registradas 1.588 notificações para Dengue, com 577 casos descartados e 403 casos positivos, sendo todos autóctones, 608 ainda aguardam resultado de exame. Para Chikungunya foram registradas 20 notificações, com 16 casos descartados e 4 aguardando resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz. Para Zika foram registradas 15 notificações, com 15 casos descartados e Febre Amarela até o momento não foi registrada nenhuma notificação.
2024 – Em 2024 foram registradas no total 30.312 notificações para Dengue, com 16.241 casos positivos, sendo 15.506 autóctones e 735 importados. Para Chikungunya foram registradas 338 notificações, com 299 casos descartados e 4 positivos, sendo 3 autóctones e 1 importado. Para Zika foram registradas 178 notificações, com 178 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados. Em 2024 foram registrados 6 óbitos por Dengue.
Atividades gratuitas são para empreendedores que querem melhorar seus negócios
SÃO CARLOS/SP - O Sebrae-SP está com 420 vagas abertas para oficinas e cursos que serão realizados em fevereiro em diferentes cidades da região de São Carlos. Os temas incluem planejamento, vendas, marketing e inovação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Para mais informações, é só acessar agenda de cursos da região, disponível neste link: https://agenda.sebraesp.com.br/saocarlos.
Os cursos ocorrerão em Araras, Leme, Pirassununga e São Carlos, mas também tem opções online, que podem ser aproveitadas por empreendedores de qualquer cidade da região. O objetivo é compartilhar conhecimento e promover capacitação, facilitando o aprimoramento dos negócios.
As capacitações ocorrem em diferentes áreas. Uma delas, "Faça a contratação de uma equipe vencedora" é voltada para empresários que precisam contratar, mas têm poucos recursos e margem para erro. A oficina ajudará os participantes a desenvolver habilidades e técnicas para entrevistas e seleção, tornando o processo mais eficiente e assertivo.
Tem também conteúdo voltado para lidar com os desafios do empreendedorismo. “Faça o planejamento e transforme a crise em oportunidade" foca em estratégias para que empreendedores enfrentem momentos de crise com mais segurança, utilizando ferramentas que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento para transformar desafios em oportunidades.
“As jornadas são definidas com base na demanda dos próprios empreendedores e nas percepções da nossa rede de agentes” explica Maurício Piasentin Salvador, analista de negócios do Sebrae-SP. “Os temas surgem a partir das dúvidas mais frequentes dos clientes e das sugestões de nossos parceiros, como associações, entidades e gestores públicos. E, quando há mudanças no ambiente empreendedor, como novas legislações ou tendências tecnológicas, incluímos esses temas na nossa agenda”, relata.
Para cada conteúdo programado, o Sebrae-SP acompanha os impactos das capacitações nos negócios dos participantes. “No dia seguinte à atividade, o gestor responsável entra em contato para coletar o feedback do participante. Além disso, realizamos pesquisas para avaliar o impacto do atendimento do Sebrae no crescimento do faturamento e na rentabilidade do negócio”, destaca Salvador.
As aulas trazem conteúdos diversificados e direcionados aos pequenos empresários ou pessoas que desejam iniciar seu negócio, mas ainda precisam organizar as ideias.
CATANDUVA/SP - Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a encontrar mais de 130 quilos de maconha em um caminhão trator na região do Polo Industrial Pedro Luís Boso, em Catanduva, no interior de São Paulo, no sábado (8). As drogas seriam entregues na capital paulista.
Equipes da 4ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) receberam informações de que um veículo estaria transportando grande quantidade de drogas. Com conhecimento do modelo, cor e placa do caminhão, os policiais realizaram campana nos possíveis trajetos que poderiam ser realizados pelo motorista para localizá-lo.
Os agentes abordaram o caminhão pela rodovia Washington Luís. Durante a vistoria, foram encontrados 131 tabletes de maconhas, que totalizaram mais de 130 quilos.
As drogas e o celular do motorista, de 48 anos, foram apreendidos para a perícia.
O suspeito foi encaminhado à 4ª Dise, do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde permaneceu preso por tráfico de drogas.
CRUZEIRO/SP - Por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Cruzeiro, a Polícia Civil (PC), prendeu quatro homens, entre 18 e 46 anos, e apreendeu um adolescente, de 17, por tráfico de drogas em Cruzeiro, no interior de São Paulo. O bando é suspeito de movimentar mais de R$ 10 mil com a atividade ilícita.
Com o apoio de equipes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher e de agentes do 1º e 2º Distrito Policial, as equipes cumpriram sete mandados de busca e apreensão decorrentes de uma investigação que apurava o envolvimento do bando com o tráfico.
No decorrer das buscas, cinco pessoas foram localizadas em uma casa no bairro Rita Lucrécia Pinto. A equipe apreendeu no local um revólver, 42 munições, duas balanças de precisão, tesoura, além de 92 pinos de cocaína, 46 pedras de crack, 19 porções de maconha e quatro celulares.
O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e cumprimento de mandado de busca e apreensão na DIG da cidade. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.
SÃO PAULO/SP - A pensão alimentícia é um valor pago a partir de um acordo pessoal ou quando a Justiça determina e é muito mais comum de ser paga aos filhos menores de 18 anos. Mas ela é também devida quando houver a necessidade por parte de um familiar que não pode prover seu próprio sustento e a possibilidade por parte de outro de fornecer esse auxílio, principalmente pais que já são idosos.
"A pensão é um direito recíproco entre pais e filhos e esse pedido é amparado pelo Estatuto do Idoso e pelo Código Civil.O pedido pode ser feito quanto o idoso não possui condições suficientes de sustentar sem auxílio dos seus filhos", esclarece o advogado especialista em Direito da Família Daniel Romano Hajaj.
O advogado pontua que o idoso precisa comprovar as necessidades. Além disso, o auxílio é rateado proporcionalmente à renda quando o idoso tiver mais que um filho."Se todos os filhos possuírem condições financeiras semelhantes, a pensão será dividida igualmente, se tiverem condições diferentes, ela será proporcional à renda de cada um deles. Obviamente o idoso tem que comprovar documentalmente as suas necessidades, como gastos com moradia/aluguel, despesas corriqueiras, como água, luz, vestuário, e saúde, por exemplo".
Netos também podem ser obrigados pela justiça a pagar pensão aos avós, segundo o especialista. "Na ausência dos filhos do idoso, por serem falecidos ou mesmo se não tiverem condições financeiras".
E não são apenas pais que já são idosos têm esse direito, de acordo com Daniel Romano Hajaj. "Se os pais não forem efetivamente idosos, podem pedir que os filhos paguem a ele pensão, pois a obrigação alimentar é uma via de mão dupla, do pai para o filho e do filho para o pai", finaliza.
E quando um pai foi ausente que não pagava pensão e na velhice pede o auxílio? O advogado diz que o progenitor pode ingressar com o processo, mas o advogado diz que a Justiça pode rejeitar o pedido.
"O Poder Judiciário vê a questão com bastante cautela, rejeitando o pedido na grande maioria dos casos. É importante esclarecer que o pedido de pensão não está condicionado ao histórico do relacionamento entre pai e filho, mas sim à reciprocidade da obrigação alimentar", finaliza.
Interessados devem comparecer ao local das aulas a partir da próxima quarta-feira (12), para garantir vagas
ARARAQUARA/SP - Após o retorno das férias dos profissionais que trabalham no programa Escolinhas de Esportes, a Secretaria Municipal de Esportes iniciou, na primeira semana de fevereiro, o planejamento e a organização dos locais, dias e horários das aulas. As inscrições estarão abertas a partir da próxima quarta-feira (12), diretamente nos locais onde as atividades acontecem (consulte a tabela abaixo). A grande variedade de modalidades esportivas, em diversos polos da cidade, garante ampla participação de crianças e adolescentes.
O propósito é oferecer um ambiente inclusivo e estimulante, onde cada criança e adolescente possa explorar seu potencial por meio do esporte, fortalecendo não apenas habilidades motoras, mas também valores como disciplina, cooperação e resiliência.
O planejamento foi pensado para efetivar uma aprendizagem significativa nas práticas pedagógicas ao longo do ano. A partir daí, os profissionais foram alocados nos locais onde as atividades ocorrerão, para cadastrar e preparar os alunos para mais um ano de aprendizado. A secretaria ofereceu recursos para que os monitores estejam motivados, comprometidos e conscientes do papel que têm na transformação cognitiva, afetiva, motora e social dos alunos.
O secretário de Esporte, João Henrique Silvestre enfatizou a relevância do programa. "Nós enxergamos o esporte como uma importante ferramenta de inclusão e de formação. As escolinhas de base acabam fazendo o papel de um primeiro acolhimento quando apresentamos o esporte às crianças, aos jovens, e mostramos seus benefícios na socialização e no lazer. Nós acreditamos que é possível transformar positivamente a realidade das pessoas. As escolinhas também fazem parte de um conjunto de políticas públicas, e nosso papel é garantir que elas sejam aplicadas com muita qualidade. Por isso nós temos um enorme carinho e um cuidado muito especial, o retorno das escolinhas é sempre um motivo de muita satisfação", destaca.
Confira os locais e horários das atividades no link: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_10022025143913.pdf
ÍNDIA - Ed Sheeran estava pronto para dar um espetáculo nas ruas da Índia, quando foi impedido pela polícia. Agentes informaram o cantor de que não tinha permissão para se apresentar.
Sheeran foi visto cantando o seu single de sucesso, 'Shape of You', e tocando um violão numa rua da cidade de Bengaluru, no sul da Índia, antes do seu show que aconteceu na noite de domingo, 9 de fevereiro.
Em um vídeo que percorreu as redes sociais, é possível ver um policial se aproximando do artista, enquanto ele cantava para a multidão. Assim que Sheeran viu o agente, desligou o microfone e os fãs contestaram. Porém, o cantor teve de acabar com o espetáculo e foi retirado do lugar pela polícia.
A polícia disse que os organizadores do evento tiveram a permissão negada para a apresentação de rua, que ocorreu na Church Street, uma das áreas mais movimentadas da Índia.
Sheeran, que começou sua carreira como artista de rua no Reino Unido e é conhecido por se apresentar em lugares inesperados, insistiu, mais tarde, na sua conta do Instagram, de que tinha permissão para se apresentar.
"Tínhamos permissão para tocar na rua. Por isso, tocar naquele exato lugar foi planejado com antecedência. Não fomos nós que aparecemos aleatoriamente. Mas tudo bem", escreveu Ed Sheeran que está na Índia com a turnê 'The Mathematics'.
NOTÍCIAS AO MINUTO
MOSCOU - Após quase três semanas de um vendaval de contatos desorganizados, o governo de Vladimir Putin colocou um pé no freio nas negociações com a administração Donald Trump acerca de um acordo para acabar com a Guerra da Ucrânia.
O motivo principal é a percepção de que o novo presidente americano ainda não tem um plano estruturado para a crise, e também que a posição de seus enviados é muito mais próxima da de Kiev do que Trump fazia parecer.
Nas palavras de um observador próximo das conversas do lado russo, Trump queria "uma saída Gaza" para a guerra. Ou seja, como fez ao propor assumir o controle do território palestino destruído na guerra Israel-Hamas, tirar uma proposta mirabolante da cartola e tentar forçar os rivais a discutir em torno dela.
O problema, disse esse observador à Folha, é a impressão generalizada em Moscou de que nem isso tem uma cara definida. A ideia pode ser burilada até o fim da semana, quando o enviado de Trump para a crise, Keith Kellogg, deve falar sobre o plano de paz na Conferência de Segurança de Munique.
Segundo o site Semafor publicou nesta nesta segunda (10), Kellogg disse a aliados que irá apresentar várias opções para acabar com a guerra, mas não detalhou nenhuma delas. Nesse caso, a resistência russa também é uma forma de elevar seu cacife na disputa.
A reportagem conversou com três pessoas próximas do Kremlin e ouviu a mesma desconfiança. Todas disseram que o anúncio feito por Trump de que já conversou com Putin sobre a negociação, publicado pelo jornal "The New York Post" no domingo (9), é falso.
Questionado sobre o tema nesta segunda, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, apenas disse que não podia "nem confirmar, nem negar", já que há "diversas comunicações em curso".
Logo no início do governo, no dia 20 de janeiro, elas foram encabeçadas pelo filho presidencial Donald Trump Jr., segundo os negociadores russos. Ele tinha experiência pregressa: seus contatos com a Rússia em 2016 ajudaram a fazer crescer a suspeita, nunca comprovada, de influência de Putin no pleito que elegeu seu pai pela primeira vez naquele ano.
Mas a coisa ficou difusa, com diversos contatos em nível diplomático e empresarial ocorrendo ao mesmo tempo. Para piorar, do ponto de vista russo, quase todos traziam soluções que se aproximavam mais das demandas de Zelenski do que da posição de Putin.
Ao longo da campanha de 2024 e até antes de assumir, Trump sempre sugeriu estar mais ao lado dos russos e falava em acabar com a guerra "em um dia". Logo que chegou à Casa Branca, dilatou o prazo para seis meses e resolveu falar grosso e ameaçar mais sanções contra a Rússia se Putin não aceitasse negociar.
Ao mesmo tempo, os contatos com os ucranianos começaram a se intensificar. Kellogg, por exemplo, já conversou com o embaixador ucraniano nos EUA e deverá visitar Kiev neste mês, após encontrar-se com Zelenski em Munique no fim da semana.
Trump resolveu sugerir que manteria o apoio militar a Kiev, algo que sempre criticou, em troca de terras-raras e outros minerais importantes da Ucrânia. Zelenski gostou do que ouviu e topou um acordo, ainda que boa parte das reservas ucranianas esteja nas terras ocupadas por Putin.
Segundo a reportagem ouviu, os negociadores do Kremlin viram nisso mudança de Trump e "assustaram" os enviados americanos ao rejeitar soluções como a troca de uma grande fatia território ocupado por Putin no leste ucraniano pela pequena porção da região russa de Kursk invadida por Zelenski.
Hoje, a Rússia ocupa cerca de 20% da Ucrânia, contando aí a anexação da Crimeia em 2014 e os territórios tomados a partir da invasão de 2022, que completará três anos no dia 24. No primeiro ano da guerra, Putin promoveu um referendo denunciado como farsesco em quatro regiões e as incorporou oficialmente.
Agora, depois de muito vaivém, está a caminho de controlar a totalidade da principal delas, Donetsk, e prepara avanços no que falta conquistar -Putin desde junho passado diz que se contentaria com as quatro áreas, além da neutralidade militar de Kiev e a desmilitarização do vizinho.
Zelenski resiste a isso. "Um conflito congelado vai levar a mais agressão. Se nós tivermos um entendimento que os EUA e a Europa não irão nos abandonar, que irão nos apoiar e prover garantias de segurança, eu estarei pronto para conversar em qualquer formato", disse no domingo à rede britânica ITV.
Já Moscou desenhou: o vice-chanceler Serguei Riabkov, um dos mais importantes diplomatas do país, disse nesta segunda que "o quão mais cedo os EUA e o Ocidente entenderem que todas as condições de Putin têm de ser aceitas, o mais cedo haverá um acordo".
Ele afirmou que a Rússia "não ouvirá ultimatos". Antes, também à agência RIA, o também vice-chanceler Mikhail Galuzin também cobrou Trump acerca de um plano efetivo que atenda às exigências russas. "Propostas concretas desta natureza ainda não foram recebidas", disse.
ELON MUSK PODE AJUDAR PUTIN?
Por fim, há uma questão mais sutil em jogo. Segundo alguns de seus aliados, Putin segue interessado na guerra, mas gostaria de reduzir sua intensidade devido ao custo econômico e humano. Mas ele crê que os primeiros passos de Trump no governo possam sugerir um caminho alternativo para sua vitória.
Segundo essa visão, o russo acha que a campanha de Trump contra o que chama de Estado Profundo dos EUA, liderada pelo bilionário Elon Musk, irá enfraquecer politicamente os americanos, já que instituições governamentais tenderão a ter seu funcionamento afetado.
Enquanto isso, reforça a rede de apoio internacional com seus aliados, China à frente. Do ponto de vista do Brics, a presença anunciada de Xi Jinping e de Lula (PT) nas celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial em maio em Moscou é parte desse jogo.
Mas ele pode incluir outros países assustados com a agressividade do americano -a Coreia do Sul, no alvo das novas tarifas sobre importação de aço, aplica sanções a Moscou, mas ao mesmo tempo é grande consumidora de seu combustível nuclear, por exemplo.
Enquanto isso, Putin cozinharia Trump, aceitando a cúpula que ambos os presidentes dizem ter interesse em fazer. Ela pode ocorrer em breve na Arábia Saudita ou nos Emirados Árabes Unidos, já que a Finlândia, que sediou o encontro deles em 2018, não está disponível como território neutro desde que aderiu à aliança militar Otan devido à guerra.
FOLHAPRESS
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.