fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 14 Fevereiro 2025

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA (Educação de Jovens e Adultos), política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. 

O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo. As finalidades do Pacto são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

“A adesão ao Pacto Nacional reafirma o compromisso de São Carlos com a qualificação dos profissionais da EJA, promovendo formações para professores, coordenadores, gestores e demais interessados na área. O pacto busca garantir não apenas a alfabetização de jovens, adultos e idosos, mas também a formação continuada e a melhoria das práticas pedagógicas, criando uma base sólida para o desenvolvimento educacional no município”, afirma Maria Alice Zacharias, chefe de Seção de Educação de Pessoas Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação.

MATRÍCULAS – A articuladora da EJA também comunica que as matrículas estão abertas para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano e podem ser feitas na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos -   EMEJA Austero Mangerona, localizada na rua Sete de Setembro, nº 1.767, no centro . A EMEJA também conta com polos, do 6º ao 9º ano, distribuídos nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Arthur Natalino Deriggi (Cidade Aracy), Carmine Botta (Jardim Beatriz) e na Dalila Galli (Jockey Clube). Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental funcionam 4 polos na EMEJA Austero Mangerona, 2 no CEMEI Vicente de Paulo Rocha Keppe e 2 na Igreja Nossa Senhora Aparecida, garantindo maior acesso à educação para jovens, adultos e idosos em diferentes regiões da cidade.

Para facilitar o processo de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma equipe específica para prestar orientações aos interessados. A equipe está preparada para atender tanto educandos quanto seus familiares, esclarecendo dúvidas relacionadas aos programas e matrículas na EJA no ensino fundamental, que abrange desde a alfabetização até o 9º ano.

Para ingressar na EJA, é necessário ter idade igual ou superior a 15 anos. A aprendizagem ao longo da vida não tem limite de idade. A matrícula na EJA é totalmente gratuita, incluindo os materiais didáticos necessários para o acompanhamento das aulas. Estão sendo disponibilizadas 524 vagas.

Outras informações  sobre as matrículas podem ser obtidas pelo telefone (16) 3364-2434.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos comunica que a partir da próxima terça-feira (18/02) estará com as inscrições abertas para o curso de Depilação Facial com Linha. Serão oferecidas 16 vagas.

A depilação facial com linha, também conhecida como depilação egípcia, é uma técnica que remove pelos pela raiz. É um método preciso e eficaz para eliminar pelos do rosto, como buço, sobrancelha, lábio superior, queixo e bochechas. O curso, com 20 horas, capacita o aluno para realizar esse tipo de depilação facial. As inscrições podem ser realizadas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na rua Francisco Maricondi,  nº 375, na Vila Marina. As aulas começam em 25/02 e terminam em 25/03 e serão ministradas todas as terças e quintas das 14h às 17h no Fundo Social.

Para se inscrever é necessário ter 16 anos, ensino fundamental 1, ter renda familiar de até 2 salários mínimos por pessoa, não estar matriculado em outro curso do Fundo Social ou do Senac e não ter abandonado, nos últimos 6 meses, curso oferecido pelo Fundo Social ou Senac.

Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O PROCON de São Carlos e o Departamento de Fiscalização da Secretaria da Gestão da Cidade e Infraestrutura vistoriaram essa semana um estabelecimento comercial acusado de promover a venda de aparelhos celulares e não entregar o produto, deixando diversos consumidores no prejuízo. 

O estabelecimento comercial, situado na esquina da rua Cândido Padim com a avenida Sallum, apresenta sinais de abandono e um cartaz com os seguintes dizeres: “Loja em manutenção! Nos chame via WhatsApp (16) 98836-9412”.

Diversas reclamações foram registradas no PROCON, inclusive com relatos de compras realizadas por meio do aplicativo de mensagens popularmente conhecido como WhatsApp, com pagamento via pix e cartão, para entrega futura.

O Procon recomenda que os consumidores lesados promovam o registro da ocorrência junto à Delegacia Eletrônica, por meio do  link https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/fraude-e-estelionato/triagem-fraude-estelionato e formalizem uma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor. O caso será encaminhado ao Ministério Público para a adoção das providências cabíveis.

O Procon São Carlos está localizado na Rua Rui Barbosa nº 1.190, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-4510 ou pelo site www.procon.saocarlos.sp.gov.br.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O ex-deputado federal Lobbe Neto esteve na Câmara Municipal de São Carlos nesta semana para uma visita cordial ao presidente da Casa, o vereador Lucão Fernandes (PP). Durante o encontro, Lobbe destacou a importância do trabalho realizado pelo Legislativo municipal e reforçou seu apoio à nova gestão da Mesa Diretora.

"Lucão assumiu novamente a presidência da Câmara, e como amigo dele, não pude deixar de passar aqui para parabenizá-lo. Vim tomar um café e desejar um bom mandato a ele e a toda a direção da Câmara", afirmou Lobbe Neto.

O ex-deputado também ressaltou a necessidade de uma atuação harmônica entre os poderes para o desenvolvimento da cidade. "Cada poder tem o seu papel, mas é fundamental que o Legislativo e o Executivo trabalhem juntos para o bem de São Carlos", completou.

Lucão se inspira em Lobbe

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes (PP), recebeu com satisfação a visita do ex-deputado federal Lobbe Neto nesta quinta-feira (13). Durante o encontro, Lucão destacou a importância de Lobbe para a cidade e relembrou a trajetória política e administrativa do ex-parlamentar.

"Fico muito feliz em receber hoje o nosso sempre deputado Lobbe Neto. Tive o prazer de trabalhar com ele enquanto servidor público municipal, quando foi vice-prefeito. Ele é uma autoridade em nossa cidade, alguém que tem o nosso carinho, respeito e admiração", afirmou o presidente da Câmara.

Lucão também ressaltou o impacto do trabalho de Lobbe para São Carlos e para outros municípios do estado de São Paulo. "Infelizmente, ainda sentimos sua ausência na vida pública, pois ele trouxe muitos recursos e benefícios para os municípios paulistas. Ele tem um trânsito muito bom aqui na Câmara, é amigo de todos os vereadores e um grande parceiro de São Carlos", completou.

Por fim, Lucão agradeceu a visita e destacou o papel inspirador do ex-deputado. "Esta é minha terceira gestão na presidência da Câmara, e em todas as vezes Lobbe esteve aqui comigo, parabenizando e incentivando. Sempre me espelhei na sua trajetória, marcada pela honestidade, dedicação e compromisso com a população de nossa cidade", finalizou.

Publicado em Política

Artigo apresenta dados e recomendações para prevenção e controle dessas doenças, além de destacar os principais fatores de risco

 

SÃO CARLOS/SP - As doenças cardiovasculares (DCV) representam um dos principais desafios de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, elas são a principal causa de morte, especialmente entre as pessoas idosas. Mas como o envelhecimento influencia o sistema cardiovascular?

Quais são os fatores de risco e as estratégias para prevenção dessas doenças?

Essas questões são abordadas no artigo mensal da coluna EnvelheCiência, de autoria de Camila Bianca Falasco Pantoni, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa, idealizada por Márcia Regina Cominetti, também docente no DGero, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.
O objetivo da coluna é divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.

Na publicação deste mês - "Como as doenças cardiovasculares afetam as pessoas idosas?" -, Pantoni explica como o envelhecimento impacta o sistema cardiovascular, tornando-o mais vulnerável a condições como hipertensão arterial, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC).

O artigo também destaca os principais fatores de risco, incluindo histórico familiar, tabagismo, diabetes e sedentarismo, e discute estratégias de prevenção baseadas em estilo de vida saudável.

A publicação está disponível para leitura no site do ICC, em https://bit.ly/envelheciencia-dcv.

Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.

Publicado em Educação

Mais de 20 mil pessoas, entre prefeitas e prefeitos, vices, além de diversos gestores de órgãos municipais e autarquias, estiveram reunidas entre 11, 12 e 13 de fevereiro.

 

SÃO CARLOS/SP - O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE ), Derike Contri, esteve presente no ‘Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas’ organizado pelo Governo Federal, em Brasília, entre os dias 11 e 13 de fevereiro,  no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Juntamente com mais de 20 mil participantes, entre chefes de executivo e gestores públicos municipais e estaduais, ele acompanhou conferências e oficinas, e também conheceu estandes de apresentação de serviços de diversos órgãos públicos federais. Todos os ministérios fizeram atendimento presencial aos gestores no local do encontro.

As atividades foram baseadas em seis eixos temáticos/básicos: Boa Governança; Sistemas Informatizados e Serviços; Programas e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica e Transferências Governamentais; Lideranças Femininas e Pacto Federativo Brasileiro.

FORTALECER O PAC - A ideia do Governo Federal de promover o encontro foi para fortalecer parcerias com as prefeituras, para que programas da União cheguem de forma mais rápida e consistente até os municípios. Durante o encontro, o presidente Lula disse que o Governo Federal prepara mais um edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado especificamente para atender a projetos prioritários apresentados pelos municípios para áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana (onde está incluído saneamento básico) e mobilidade.

O presidente do SAAE, Derike Contri, e secretários da prefeitura de São Carlos representaram a cidade em Brasília. “Foram três dias extremamente positivos e enriquecedores. Nós, da Prefeitura, tivemos condições de absorver um volume extraordinário de informações acerca de como elaborar projetos, garimpar as fontes de recursos para execução e fazer com que nossas necessidades mais urgentes possam ser atendidas com qualidade e rapidez. Esta, aliás, tem sido a orientação do prefeito Netto Donato. Com o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que repassa para  empresas públicas e autarquias de água e esgoto também a responsabilidade pelos resíduos sólidos e drenagem, percebi que muitos prefeitos e gestores dedicaram uma atenção e preocupação especiais com este setor. Afinal, há prazos estabelecidos e metas a cumprir. Enfim, um encontro que chegou na hora certa”.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na sexta-feira (14) manter a íntegra da decisão da Corte que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

O Supremo julga, no plenário virtual, recursos protocolados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo para esclarecer o resultado do julgamento, que foi finalizado em julho do ano passado.

Até o momento, oito ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Na semana passada, no início do julgamento virtual, o relator votou pela rejeição dos recursos.

Além de Mendes, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin votaram no mesmo sentido.  A deliberação virtual será encerrada às 23h59.

Não legaliza

A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha.  O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

 A Corte manteve a validade da norma, mas entendeu que as consequências são administrativas, deixando de valer a possibilidade de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

 A advertência e presença obrigatória em curso educativo foram mantidas e deverão ser aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem repercussão penal.

Publicado em Política

AMERICANA/SP - A Polícia Civil apreendeu mais de dez toneladas de carnes e queijos vencidos em um estabelecimento comercial localizado no bairro Jardim Progresso, em Americana, no interior de São Paulo, na quinta-feira (14). O responsável pelo local foi preso em flagrante.

Equipes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) foram ao endereço verificar uma denúncia de tráfico de drogas. Os policiais realizaram campana e esperaram até o comércio ficar vazio para realizar a vistoria.

Quando estava apenas um funcionário, os investigadores entraram e solicitaram a abertura das câmeras frias para a verificação, onde foram encontradas diversas carnes e queijos dentro de embalagens em sacos plásticos sem armazenamento adequado e com forte odor.

A maioria dos alimentos constava como vencido. Os demais aparentavam estar com as datas de validade alteradas na embalagem.

O dono do comércio, de 52 anos, foi acionado para comparecer no local. Equipes de perícias técnicas também estiveram presentes, bem como a Vigilância Sanitária, que fechou o estabelecimento.

O comerciante foi encaminhado à Dise de Americana, onde permaneceu preso em flagrante e à disposição da Justiça. O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e falsificação, corrupção e adulteração de produto.

Publicado em Outras Cidades

BRASÍLIA/DF - A senadora Damares Alves (Republicanos) foi condenada a pagar uma indenização de R$ 7 mil a uma professora após acusá-la de ameaçar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em nota, a assessoria da parlamentar informou que Damares ainda não foi notificada, mas deverá recorrer da decisão do 2º Juizado Especial Cível de Brasília.

Em 2023, Damares publicou um vídeo em suas redes sociais em que, segundo Elenira Oliveira, editou e retirou suas falas de contexto de forma intencional. Na época, a professora, que ocupava o cargo de vereadora em Florianópolis, em Santa Catarina, participou do programa do portal Opera Mundi, no Youtube, junto ao ex-deputado federal José Genoino (PT), em um debate chamado "A direita está mais fraca ou mais forte?".

Durante o programa, Elenira citou Michelle Bolsonaro em dois momentos. No primeiro, a professora afirmou que a ex-primeira-dama é uma pessoa "inteligentíssima, articuladíssima, que possui uma capacidade de comunicação muito melhor que a de Bolsonaro e que se elegeria como senadora por qualquer Estado".

Em seguida, a professora concluiu: "se a gente não arrumar um jeito de destruir ela politicamente e quiçá, de outras formas, jurídica, por exemplo, comprovando os crimes e tornando ela também inelegível, nós vamos arrumar um problema para a cabeça".

Damares compartilhou o vídeo editado em suas redes sociais destacando o trecho "quiçá de outras forma" e questionando se aquilo seria uma ameaça de morte.

"Pera aí. Querem destruir a minha amiga Michelle Bolsonaro politicamente e 'quiçá de outras formas'. Que formas seriam essas? Isso é uma ameaça de morte?", afirmou a parlamentar. Elenira afirmou ter recebido ataques virtuais após a divulgação do vídeo.

Na decisão, o juiz Flávio Augusto Martins Leite afirma que o conteúdo é "calunioso" uma vez que a ex-vereadora não ameaçou Michelle Bolsonaro de morte.

"O abalo moral decorre dos próprios fatos demonstrados, que são reconhecidamente aptos a provocar sofrimento psicológico e grave abalo emocional, em decorrência dos efeitos negativos que o comentário pode ter sobre a imagem pública da vítima. Com efeito, a liberdade de expressão, a oposição política ou qualquer manifestação de indignação, não é sinônimo de permissão para a violação de direitos alheios, ainda mais quando falsa, portanto, injusta", escreveu o juiz.

O magistrado ressaltou ainda o fato de ser uma parlamentar. "Há que se ter um mínimo de comprometimento com a ética, a verdade e a justiça", ressaltou.

Damares foi condenada a pagar R$ 7 mil de indenização e retirar imediatamente o conteúdo das redes sociais, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

 

 

ESTADAO CONTEUDO

Publicado em Política

Aulas terão início no dia 19 de fevereiro, mas inscrições seguem até 14 de março; Araraquara conta com 87 vagas

 

ARARAQUARA/SP - Seguem até o dia 14 de março as inscrições para o GURI, programa que oferece cursos gratuitos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, para crianças a partir de 6 anos. As aulas terão início no próximo dia 19 de fevereiro no Centro de Arte e Ofícios Judith Lauand e as inscrições seguirão até o próximo mês.

O programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, é gerido pela Santa Marcelina Cultura e conta com o patrocínio das empresas: Arteris, Citrosuco, Tintas Maza, Frisokar e Usina Ipiranga Agroindustrial e em Araraquara tem a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A gerente regional do Projeto GURI, Edenilva Souza Rios Ferreira Bonicelli, conta que, neste ano, o Guri celebra 30 anos com mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens participantes no programa de educação musical. “Muitas famílias e comunidades foram beneficiadas e o maior programa de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil segue o seu trabalho”, aponta.

Vagas - O Polo Araraquara do GURI está com inscrições abertas para os cursos: iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, canto, madeiras, metais, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

A coordenadora do Polo Araraquara, Maria Alice Fanuele Ribeiro, explica que são 87 vagas em Araraquara, sendo: 3 vagas pra “Sopros madeira” (flauta: 1 vaga, clarinete: 1 vaga e saxofone: 1 vaga), 14 vagas para “Sopros metais” (trompete: 5 vagas, trombone: 6 vagas, eufônio: 3 vagas), além de: 12 vagas para violino/viola erudita, 10 vagas violoncelo/contrabaixo, 6 vagas para Canto, 3 vagas para Percussão, 10 para Iniciação Musical I, 14 para Iniciação Musical II e 15 vagas para Iniciação musical de adultos.

“As vagas para a iniciação musical de adultos são para pessoas acima de 18 anos”, lembra Maria Alice.

Inscrições - Não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa para ingressar no GURI.

Para realizar a matrícula é necessário comparecer ao polo de ensino do GURI, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.

O Polo Araraquara do GURI está localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Jardim Floridiana, com funcionamento: às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 16h30; quintas, das 13h30 às 16h30; e quartas e sextas, das 13h30 às 19 horas. O fone para contato é o (16) 3336-8047.

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.