SÃO CARLOS/SP - Informamos que nesta segunda-feira (20/11), comemorado Dia da Consciência Negra, decretado feriado estadual pelo governador Tarcísio de Freitas, o funcionamento de alguns serviços públicos será paralisado, retornando na terça-feira (21/11), sendo mantidos somente os serviços essenciais.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Santa Felícia e Vila Prado seguirão com plantões 24h todos os dias. O mesmo acontece com os serviços da UPA Cidade Aracy, que, por conta da reforma no local, está atendendo no Centro da Juventude “Lauriberto José Reyes”, localizado ao lado da própria UPA. Para casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) não funcionarão na segunda-feira (20/11) voltando a atender normalmente na terça-feira (21/11). A UBS Vida Nova São Carlos inicia o atendimento na quarta-feira (22/11).
Na Casa do Trabalhador e no Procon, também não haverá expediente no feriado do Dia da Consciência Negra, retornando às atividades na terça-feira, dia 21 de novembro. O mesmo vale para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, seja para os serviços de administração ou das Unidades de Atendimento ao Usuário. Na próxima segunda-feira (20/11), o atendimento do SAAE ocorrerá somente por meio do telefone 0800-300-1520. A ligação é gratuita.
Os restaurantes populares do Cidade Aracy, Antenor Garcia, São Carlos VIII e do Santa Felícia não funcionarão no feriado, retomando o atendimento na terça-feira (21/11). São Carlos conta com quatro restaurantes populares: unidade do Cidade Aracy (Avenida Vicente Laurito, nº 68) que serve jantar das 18h às 19h30; unidade do Antenor Garcia (Rua Jaime Bruno, nº 55), também com jantar das 18h às 19h30; Unidade do São Carlos VIII (Rua José Nazari, esquina com a Rua Capitão Luiz Brandão), onde é servido almoço das 11h30 às 13h e unidade do Santa Felícia (rua José Quatrochi, Nº 40), também com almoço das 11h30 às 13h.
O Mercado Municipal acompanha o horário de funcionamento do comércio, portanto no feriado desta segunda-feira (20/11), não estará aberto.
O Parque Ecológico Municipal não abre as segundas-feiras em virtude da rotina de manejo, portanto no feriado do dia 20, também não estará aberto para visitação pública.
A Guarda Municipal e o Conselho Tutelar podem ser acionados pelo telefone 153. Já a Defesa Civil atenderá a população pelo telefone 199 ou 3368-1781.
A coleta domiciliar de lixo permanece sem interrupções e mudanças de horário durante o feriado
SÃO CARLOS/SP - Nesta segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, será realizada das 8h às 22h, no Ginásio do Zuzão, localizado na avenida Araraquara, nº 414, na Vila São José, a 24ª Festa Afrodescendente de São Carlos.
O evento faz parte também da programação do Mês da Consciência Negra sendo realizada por João Carlos de Oliveira desde a primeira edição do evento com apoio da Prefeitura de São Carlos e da Câmara Municipal.
A festa começa logo cedo com um torneio de futebol. A partir das 16h começam os shows musicais que seguem até 22h. O DJ Joia Rara, os grupos “Chega Pra Sambar” e “Quem sabe Samba” e o cantor Carica Sensação são as atrações desta edição da festa.
A entrada é 1 kg de alimento não perecível. Ano passado, na 23ª edição da festa, foram arrecadados 300 kg de alimentos que foram repassados para o Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que na próxima terça-feira (21/11), será realizada a implantação de mão única de circulação do trânsito na rua João Assef, no Jardim Medeiros. A rua João Assef passará a ter mão única de direção no sentido da rua Geraldo Domingos Adabbo para a avenida Hum.
A ação visa proporcionar maior segurança para o trânsito de veículos e pedestre, considerando que a mão única melhora a capacidade de fluidez da via e reduz os fatores de risco de acidentes nos cruzamentos. A SMTT recomenda aos motoristas atenção a sinalização de trânsito e ao sentido de circulação da via para evitar acidentes.
Crediacisc prepara transição com orientações do Sicoob
SÃO CARLOS/SP - A partir de fevereiro de 2024 os produtos financeiros DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito), utilizada por empresas para pagamento de benefícios dos funcionários deixarão de existir. O Sicoob está no processo de orientação de suas cooperativas e de seus cooperados.
A descontinuidade desses serviços é uma determinação do Banco Central do Brasil que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já adotou. A partir do dia 15 de janeiro de 2024 os produtos serão descontinuados. “O Sistema Financeiro Nacional irá processar DOCs e TECs previamente agendados com transferência prevista até 29 de fevereiro”, explica o diretor operacional do Sicoob Crediacisc, Adão Luís Garcia.
No Sicoob Crediacisc os cooperados serão informados da mudança e estimulados a utilizar o TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o PIX. Criado em 1985, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. Levantamento feito pela Febraban mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações realizadas.
Os dados reunidos pela Febraban mostraram ainda que o DOC ficou atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões de operações.
“O sistema financeiro também evolui com as novas tecnologias e com a moeda cada vez mais digital”, observa o diretor presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli. Para ele, integrar o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil é fundamental para acompanhar essa evolução. “Enquanto sistema Sicoob estamos bastante adiantados e trabalhando em novas funcionalidades que atendam esse novo momento”, observou.
No ranking “Melhores Bancos do Mundo 2023”, elaborado pela Forbes, o Sicoob consta como uma das melhores instituições financeiras do Brasil. E segundo o Banco Central, o Sicoob tornou-se a maior rede de atendimento físico do país, com mais de 4,3 mil pontos de atendimento, ultrapassando players bancários relevantes.
“Em mais de 360 cidades brasileiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente fisicamente”, salienta Martinelli. Segundo ele, essa é a característica do cooperativismo de crédito, “união para atender a todos, mas sem perder o caráter local e regional”, frisa.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL) destacou, na sessão ordinária da última terça-feira (14), a destinação de R$ 100 mil para a área de saúde de São Carlos, por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Katia Sastre (PL).
O parlamentar frisou a importância de recursos destinados à Saúde: “Este recurso será de grande valia para nossa cidade, pois necessitamos de maiores investimentos para melhorar a qualidade e o atendimento prestado à população. O recurso foi votado e aprovado por unanimidade no Legislativo municipal e agora a Secretaria de Saúde fará toda a tramitação necessária para utilização desse montante”, argumentou.
Bruno Zancheta destacou que a deputada federal esteve em São Carlos em 2022 e, em visita à Santa Casa, se comprometeu a destinar essa emenda. “Agradeço à deputada Katia Sastre por atender nosso pedido que, consequentemente, é do município de São Carlos”, finalizou o parlamentar.
Katia Sastre é deputada federal, policial militar, engenheira e arquiteta. Exerce seu primeiro mandato como parlamentar. Foi eleita no pleito de 2018 com 264.013 votos. Na última eleição, teve novamente a expressiva votação de 60.330 votos, ficando como primeira suplente de seu partido.
O vereador Bruno Zancheta, em seu primeiro mandato como parlamentar, já conquistou junto a deputados estaduais e federais mais de R$ 1 milhão em recursos para São Carlos, nas áreas da saúde, educação, segurança e outras.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve um homem acusado de descumprir uma medida protetiva no Jardim Zavaglia, em São Carlos.
A solicitante ligou 153 e uma viatura foi ao local e a mulher disse que seu ex-marido estava no quintal de sua casa lhe importunando, porém no local o acusado já não estava mais presente, porém os GMs ao sair da casa encontrou o homem na esquina.
Diante dos fatos, o indivíduo foi levado à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde ficou à disposição da Justiça.
SÃO CARLOS/SP - A lei nº 21.780/23, que visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças até 6 anos, de autoria do vereador André Rebello, foi sancionada pelo prefeito Airton Garcia e já está em vigor.
O vereador André destacou, “a neurociência comprova o que muitos estudos da psicologia já afirmavam: o que acontece nos primeiros anos fará diferença para toda a vida! Entre o zero e os 6 anos, período conhecido como Primeira Infância, é a época que o cérebro está em desenvolvimento mais intenso, mais aberto a novos aprendizados e, principalmente, é quando se constrói a base para o funcionamento do nosso cérebro ao longo de toda a vida.”
A Lei institui o mês de agosto como o “Mês da Primeira Infância”, para promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 (seis) anos de idade e a suas famílias, na cidade de São Carlos. No Mês da Primeira Infância serão realizadas ações integradas entre as Secretarias Municipais, com o objetivo de promover um amplo conhecimento sobre o significado da primeira infância à família, à sociedade, aos órgãos do poder público, aos meios de comunicação social, aos setores empresarial e acadêmico.
“A primeira infância é uma fase determinante para o desenvolvimento humano e, por isso, essa Lei é um investimento na saúde e no bem-estar que desejamos para as crianças de São Carlos!”, declarou André.
Próximo passo é buscar recursos para a compra de equipamentos e materiais para a unidade
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos inaugurou nesta sexta-feira (17), a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) NEONATAL “Airton Salvador Leopoldino”, onde serão instalados mais de 17 leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), reforçando a referência do hospital para o atendimento de recém-nascidos.
A cerimônia de inauguração foi realizada no auditório Alois Partel, e contou com as presenças de profissionais da Santa Casa, autoridades e entidades que participaram do descerramento da placa inaugural e puderam conhecer as novas instalações.
Segundo a diretora de Práticas Assistências, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, com a nova unidade pronta, a UTI passará a ter 22 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e mais 12 de cuidados intermediários, o que vai possibilitar um aumento de cerca de 50% do número de atendimentos. “Bebês que nascem prematuros, abaixo do peso ou que desenvolvem alguma patologia durante a gestação ou ao nascer precisam desse tipo de leito. Nos últimos anos a unidade manteve sua taxa de ocupação acima de 100% durante todo o ano e essa nova instalação vai ajudar muito nos atendimentos”, destacou.
As obras foram realizadas com o apoio do Grupo Bandeirantes, e para que a nova unidade comece a funcionar, será necessária a compra de novos equipamentos clínicos e de suporte, que representará um investimento de R$ 2.916.371,47. “Essa é a primeira fase de toda a obra garantida pela família Leopoldino, e agora nós vamos buscar a captação de recursos com empresas, usando incentivo do Governo Federal. Também vamos buscar recursos junto à coletividade de forma geral para conseguirmos os R$ 3 milhões para equipar toda a UTI para a ampliação no atendimento ao Sistema Público.”, disse o provedor da Santa Casa Antônio Valério Morillas Júnior.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.