SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos está realizando obras de drenagem, com execução de guias e sarjetas na rua Ray Wesley Herrick, no Jardim Embaré e guias, sarjetas e pavimentação na Estrada do Lobo, no distrito de Água Vermelha. As obras fazem parte do Programa Nossa Rua, convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo no valor total de R$ 16,9 milhões.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, João Muller, as obras na rua Ray Wesley Herrick, no Jardim Embaré, realizadas pela empresa Sólida, compreendem 850 metros de comprimento com intervenções de drenagem e construção de guias e sarjetas, um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Na Estrada do Lobo, no distrito de Água Vermelha, a empresa de engenharia Bandeirantes está concluindo a execução de guias e sarjetas e iniciou a pavimentação de uma extensão de 525 metros lineares.
“Dessa forma a Prefeitura está investindo junto com o Governo do Estado aproximadamente mais de R$ 16 milhões em obras de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico. As obras já são realidade nestas duas importantes avenidas da cidade. Na sequência vamos dar continuidade nas outras avenidas e ruas definidas no convênio. Vale lembrar ainda, que 12 ruas serão pavimentadas, recebendo antes drenagem, além de guias e sarjetas, com isso vamos interligar importantes regiões da cidade. Estamos trabalhando no viário da cidade, na mobilidade urbana”, finalizou Muller.
Entre as interligações a Secretaria de Obras Públicas cita como exemplo a rua Umberto Morasco atrás do Parque Fher, na confluência da Miguel Petroni, que vai ser interligada com a João Derigge, chegando na avenida Otto Werner, dando acesso aos residenciais Moradas e Terra Nova. Desta forma, se o motorista pegar a rua Vera Helena Pulcinelli, ele chegará rapidamente a região do shopping, desafogando o trânsito nessa região, principalmente nos horários de pico.
Os próximos lotes de obras executadas pela empresa Bandeirantes contemplam intervenções na Rodovia Gabriel Crnkrovic, avenida Bela Cintra, no distrito de Água Vermelha e as ruas Sebastião Ramos e Profa. Vera Helena Trinta Pulcinelli no Tutoya do Vale.
Já o lote de obras em execução pela empresa Sólida compreende obras na rua Alessandro Di Salvo, no Jardim Novo Horizonte, na avenida Paulista, no Jardim Paulista, rua Giacomini Vaccari, no Jardim Santa Maria II, na via de acesso da rodovia Washington Luís no km 226 + 735 metros, na rua Caetano Ferragini e rua João Deriggi, no Parque Fehr, na avenida Clemente Talarico, no Jardim Embaré, no prolongamento rua do Parque, na Vila Nery, e no prolongamento da avenida Paulista até a avenida Tancredo de Almeida Neves.
Do total de R$ 16.9 milhões de investimentos, a Prefeitura de São Carlos está custeando R$ 9,4 milhões e o Governo do Estado repassou R$ 7,5 milhões.
SÃO CARLOS/SP - O Curso de “Atendimento em Auriculoterapia: integralidade e Medicina Tradicional Chinesa”, foi oferecido em caráter de Educação Permanente, pela Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Educação Popular em Saúde – COMPICS&EPS conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, num total de 18 horas.
Participaram do curso 17 auriculoterapeutas da Rede, incluindo profissionais de instituições conveniadas com a Secretaria de Saúde. O curso foi ministrado pelo Drº Mário Sebastião Cabral, professor do Curso de Auriculoterapia do Ministério da Saúde. O conteúdo foi dividido em módulos teórico e prático, ofertado junto a USF da CDHU.
A formação de profissionais para oferta de PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no SUS é uma das frentes de atuação dessa Comissão, e faz parte das ações que estão sendo promovidas pela COMPICS&EPS para implementação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde, aprovado na Lei Municipal Nº 18.798 de 21/09/2018.
As PICS são tratamentos baseados no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.
É importante ressaltar que as PICS servem para complementar e integrar o tratamento convencional que o paciente recebe no SUS. Elas não substituem o tratamento convencional, mas podem potencializar os seus efeitos, reduzir o uso de medicamentos e diminuir os custos com a saúde melhorando a qualidade de vida.
AURICULOTERAPIA - Inspirada na terapia milenar chinesa, a auriculoterapia tem sido importante aliada da medicina brasileira. Embora possa utilizar agulhas, não causa nenhum desconforto. Pelo contrário, alivia dores do corpo e da alma, sem efeito colateral nem dependência química.
A auriculoterapia trata doenças como enxaqueca, paralisia facial, enurese noturna, neuralgia intercostal, artrites e espondilites, dores ciáticas; lombalgias e fibromialgia.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos recebeu na manhã de sexta-feira (10/11), da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura doações de alimentos arrecadados em contrapartida a sessão de espaços públicos.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini, recebeu do secretário Anderson Ferrares, 50 cestas básicas e 52 caixas de leite.
De acordo com o secretário de Esportes a sua pasta implantou esse novo sistema para o empréstimo de praças esportivas. “Toda a entidade que nos solicita espaço para fazer competições ou atividades esportivas ou culturais, agora solicitamos em contrapartida cestas básicas para ajudarmos as pessoas que o Fundo Social atende”, explicou Ferrares.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade agradeceu as doações e falou da importância dessas ações para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social. “Vamos repassar essas cestas para as entidades do terceiro setor cadastradas no Fundo. Também estamos aguardando do Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), 250 cestas básicas que também vão ter o mesmo destino, ou seja, atender famílias que necessitam de ajuda neste momento”, disse Rosária Mazzini.
A primeira-dama revelou, ainda, que está organizando uma festa de natal para crianças carentes. “O Fundo Social vai distribuir brinquedos para aquelas crianças cuja as famílias não têm condições de presentear seus filhos”, explicou a presidente do FSS.
O Fundo Social em São Carlos está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina e recebe doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.
Com autoridade, time de Américo Brasiliense se impôs diante do Fênix e fez 3 sets a 1
SÃO CARLOS/SP - O Golden Team, de Américo Brasiliense, comandado pelo técnico Balu, é finalista da série Prata da Copa de Vôlei Feminino Elisângela Rebordões.
Em uma batalha de quatro sets e 1h56 de jogo, o time de Américo fez 3 sets a 1 no Fênix e vai disputar o título da competição em 2023. As parciais foram 25/20, 22/25, 25/19 e 25/19.
O destaque do jogo, eleita a melhor atleta, foi Luana, do Golden. A partida, realizada no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, foi marcada por pura adrenalina. As quatro parciais foram equilibradíssimas e decididas nos detalhes.
As atletas do técnico Balu tiveram mais sangue frio e conseguiram concretizar as jogadas com mais eficiência e garantir presença na decisão do torneio regional. O Golden aguarda agora o vencedor do encontro entre UFSCar x São Carlos Clube B, que acontece na próxima terça-feira, 14.
Golden Team: Giovana, Luana, Tati, Greyce, Dani, Josie, Ana Laura, Marli, Isabela, Carla e Luelen. Técnico: Balu.
Fênix: Jéssica, Rafa, Marília, Carol, Valéria, Jéssica, Cris, Erica, Fran, Melissa, Taline, Duda, Renata e Luiza.
Árbitros: Fausto José de Lara e Alessandra Borges. Apontador: Narciso Borges.
SÃO CARLOS/SP - Um adolescente foi detido pela Polícia Militar na noite de ontem, 09, na Rua Nathalya Andrecioli Fernandes, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.
Segundo consta, o jovem foi visto em atitude suspeita e ao ser abordado e revistado, foi localizado 37 pedras de crack, 26 porções de maconha, 29 pinos de cocaína e R$ 125,00 em dinheiro.
O indivíduo foi levado à Central de Polícia Judiciária e depois recolhido à Fundação Casa.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza de 20 a 26 de novembro a 1ª Semana da Saúde da População Negra com objetivo de debater sobre a saúde integral da população negra. A programação visa promover discussões sobre a determinação social da saúde.
A programação terá atividades gratuitas de Saúde e Beleza da Mulher para o público feminino, orientações sobre DST e AIDS, testes rápidos de HIV, Hepatites, Sífilis, solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, palestras sobre hipertensão e clínica geral, saúde mental, negritude, consciência, perencimento, além de atividades culturais.
A abertura oficial da Semana da Saúde da População Negra será realizada na segunda-feira (20/11), às 10h, no auditório do Paço Municipal. No período da tarde acontece a sessão solene de entrega de título de cidadão honorário para João Carlos Cassiano e a partir das 16h começa a Festa Afro em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
Confira a programação completa da 1ª Semana da Saúde da População Negra:
20/11
10h: Abertura oficial
Local: Auditório do Paço Municipal (Rua Episcopal, 1.575 - Centro)
14h: Programação Cultural e Sessão solene de entrega de título de cidadão honorário
Local: Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão"
16h: Festa Afro
Local: Estádio Luiz Stevan de Siqueira Neto - Zuzão (Av. Araraquara, 422 - Vila Brasília)
21/11
9h às 17h: Atividades gratuitas - Saúde e Beleza da Mulher - para o público feminino
Local: Instituto MIX (Rua Jesuíno de Arruda, 2.545 - Centro)
14h: Orientações sobre DST e AIDS, testes rápidos, HIV, Hepatites, Sífilis, Câncer de Cólo de Útero, solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos
Local: CAIC - Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (Av. São Carlos, 3.392)
19h às 22h: Palestra com a dra. Ana Carolina Kitencourt sobe hipertensão e clínica geral
Local: ACISC - Associação Comercial e Industrial de São Carlos (R. General Osório, 401 - Jd. São Carlos)
22/11
14h às 17h: Palestra sobre Saúde Mental do Trabalhador - Dr. Ivair Alves dos Santos (ex-Secretário Nacional dos Direitos Humanos, Professor da UNB com passagem pela Federal e um dos fundadores do Movimento Negro de São Carlos)
Local: SINDSPAM (Rua dos Ferroviários, 81 - Vila Prado)
23/11
10h às 21h: Palestra sobre o SUS e o Racismo Estrutural - Dra. Marene Conceição
14h às 17h: Palestra sobre negritude, consciência, perencimento e organização. As lutas por reparação histórica e por um projeto político de nação inclusivo pelo membro da OLPN - Organização para a Libertação do Povo Negro, Reginaldo Bispo
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos (Rua Dona Alexandrina, 844 - Vila Monteiro)
24/11
9h às 16h: Conversa sobre a saúde da mulher e realização de exames oftalmológicos
Local: Centro de Convivência Vila São José (Rua Porto Rico, 1.466 - Vila Brasília)
19h às 21h: Saúde do Homem - Dr. Helder Polido - Urologista
Local: Auditório da OAB (Rua Dona Alexandrina, 992 - Centro)
25/11
14h às 15h: Palestra Escravo a Cidadão: Racismo Institucional - Sérgio Pires
15h às 17h: Palestra Psicanálise: Saúde Mental - Danilo Carduchi, Luan Cardoso e Adriano Farias
17h às 18h: SOS Racismo - Iara Bento - ALESP
Local: FESC Vila Nery (Rua São Sebastião, 2.828)
26/11
14h às 17h: Aulão de Anemia Falciforme - Dra. Berenice Kikuchi Local: FESC Vila Nery (Rua São Sebastião, 2.828).
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Esportes e Cultura, por meio do Departamento de Artes e Cultura, realiza neste domingo (12/11), a partir das 18h, no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, anexo ao Teatro Municipal, mais uma edição do Circuito Arena,
A apresentação vai ser especial em homenagem aos 166 anos de São Carlos com um encontro da Associação de Escolas de Dança de São Carlos. Doze escolas de ballet vão apresentar suas coreografias no palco do Teatro de Arena.
Quem for prestigiar o evento vai poder assistir à apresentação do Ballet Paula Turci - Coreografia Pas de Trois Oceano e Pérolas (adaptação coreográfica Paula Turci); da escola ComDança Centro de Movimentos – Coreografia Eterno Enquanto Dure (coreógrafo Itamar Mattos), da Escola Ballet Corpo e Arte – coreografia Lá Fille Mal Gardee (adaptação coreográfica Myrna Jamus e José do Amaral); da Escola Ballet Expressão – coreografia No Acorde da Paixão (coreógrafos Ana Carolina Chieppe e Bruno Thomaz); do Espaço Yala Bina – coreografia Dança Árabe Moderna (coreógrafos Silvana Soares e Reginaldo Rossler); do Quartzo Estúdio de Dança – coreografia Logo te Pate (coreógrafo Grupo Quartzo); da ComDança Centro de Movimento – coreografia Amor Liberto (coreógrafa Graziela Mariconi); da Escola de Ballet Corpo e Arte – coreografia From Inside (coreógrafo José do Amaral); da Escola Ballet Expressão – coreografia Saideira (coreógrafos Bruno Thomaz, Dan Gomes, João Vitor Cordinal e Miguel Cossio); Espaço Yala Bina – coreografia Saber Quem Sou (coreógrafa Silvana Soares); do Quartzo Estúdio de Dança – coreografia Minha Aldeia (coreógrafo Grupo Quartzo) e o Espaço Yala Bina – coreografia Manhãs de Setembro (coreógrafa Silvana Soares).
As homenagens ao aniversário de São Carlos continuam durante todo o mês de novembro. No domingo (19/11) acontece o Circuito Arena com a Batalha de MC’s e apresentação de street dance e no dia 26 de novembro com o show com a Banda Vinil 78.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) aderiu à campanha Novembro Azul para reforçar a importância da prevenção, da realização de exames regulares e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês, o edifício localizado na altura do número 1.800 da avenida São Carlos, no Centro, permanecerá iluminado de azul.
A iluminação é uma iniciativa da equipe técnica da SMPDMR em parceria com a One Six para fortalecer o alerta perante os homens. A empresa doou um refletor de Led que, por controle remoto, altera a tonalidade dos diodos emissores de luz.
Em outubro passado, de forma simbólica, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o Fundo Social de Solidariedade do Município, a fachada também foi iluminada como adesão à campanha Outubro Rosa.
O Novembro Azul foi criado no início dos anos 2000, na Austrália, quando um grupo de pessoas decidiu deixar a barba crescer para chamar a atenção da população sobre o tema. O movimento ficou conhecido como Movember (uma junção das palavras "bigode" e "novembro", em inglês). No Brasil, a campanha foi lançada pela primeira vez em 2011, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).
SÃO CARLOS/SP - Você sabe qual a importância de ampliar a conscientização sobre as demências para toda a sociedade? E por que devemos reduzir o estigma associado à temática e nos preparar, o quanto antes, para os desafios do envelhecimento?
Estas reflexões estão no artigo mensal de Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar, para a coluna "EnvelheCiência", uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação do mês - "Por que é uma boa ideia ampliar a conscientização sobre as demências?" -, a pesquisadora aponta os principais motivos para ampliar o conhecimento acerca das demências e a relevância de informar, o quanto antes, sobre seus sintomas, tratamentos e estratégias de cuidado. Também cita iniciativas existentes dessa natureza em outros países e que podem nos inspirar.
O artigo está disponível para leitura no site do ICC.
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.
SÃO CARLOS/SP - Já pensou em ter um programa de rádio? A Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa, recebe propostas para a programação de 2024 em mais uma edição de sua Chamada Pública. Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos pode propor um programa sobre qualquer tema, podendo escolher sua duração, periodicidade de veiculação (apenas uma exibição, semanal, quinzenal, mensal etc.) e o formato, como entrevista, discotecagem, dentre outros. Os interessados devem se inscrever até as 12 horas do dia 12 de dezembro, pelo endereço www.radio.ufscar.br/chamadapublica.
Na modalidade "Independente", o proponente deve produzir o seu programa na íntegra e encaminhar o arquivo com o conteúdo editado para veiculação na emissora. Nesse caso, qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm vínculo com a UFSCar, podem participar da seleção. Já na modalidade "Coprodução", os programas serão feitos em conjunto com a Rádio UFSCar. Dessa maneira, a gravação e a edição do conteúdo poderão ser realizadas pela Rádio, ficando a cargo do coprodutor o conteúdo musical, entrevistados e/ou locução.
Para participar da Chamada Pública com propostas de coproduções, é preciso ter vínculo com a UFSCar, de estudante, pesquisador, servidor ou colaborador de empresa terceirizada. Os aprovados irão gravar um programa piloto para que possa ser analisada sua viabilidade técnica e orçamentária, bem como a qualidade artística e informativa do conteúdo a ser coproduzido. "Esperemos que servidores, pesquisadores e estudantes façam propostas de programas relacionados à sua atuação acadêmica", afirma Diego Doimo, diretor artístico da Rádio UFSCar. Além disso, todas as propostas devem atender às diretrizes do Projeto Editorial da Rádio, disponível em www.radio.ufscar.br.
A emissora educativa da UFSCar, que realiza Chamadas Públicas para compor sua programação desde 2014, tem atrações independentes e coproduções, além de produções próprias. "Nosso objetivo é democratizar a comunicação. No último ano, foram mais de 40 propostas selecionadas, desde programas que falam sobre envelhecimento, até atrações com conteúdo sobre a Coréia do Sul. Além disso, a rádio educativa universitária, por natureza, deve cumprir um papel educativo. Ao envolver a comunidade na criação de programas, oferecemos oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades em produção de mídia, comunicação e jornalismo", explica Doimo.
Para Mariana Luz, diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, ter uma programação inclusiva é essencial para a construção de uma sociedade, cada vez mais, democrática. Ela acredita que, ao permitir que a comunidade participe de forma ativa propondo programas, a Rádio diversifica sua programação e oferece conteúdos mais representativos. Além disso, ao dar voz à comunidade, a Rádio contribui para a promoção do pluralismo na mídia. "Isso é um passo importante em direção a uma sociedade menos desigual. A Chamada Pública tem um papel essencial de democratizar a comunicação, propiciando que qualquer pessoa participe da construção da comunicação sendo produtor de conteúdo. Dessa forma, é possível trazer para a Rádio diferentes experiências vividas na sociedade, diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas e isso só enriquece a nossa programação", esclarece a diretora.
Segundo Mariana Luz, um dos intuitos da Rádio UFSCar é aproximar a universidade de outros setores da sociedade, sendo um espaço de circulação do conhecimento. A emissora é um ponto de encontro entre a comunidade acadêmica dos quatro campi e toda a população, pois, apesar de estar sediada no Campus São Carlos, servidores e estudantes de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, em Buri, também fazem parte da programação. "Com uma rádio deste porte, a UFSCar chega a muitas pessoas. Nós divulgamos pesquisas científicas, projetos da Instituição dos quais qualquer pessoa pode participar, falamos sobre cursos, promovemos a cultura e muito mais. Seja pelo FM ou pela web, os ouvintes recebem informações qualificadas e ouvem uma programação musical diferente da que as outras emissoras costumam tocar", complementa.
"Muitas pessoas que não estão dentro da Universidade não ficam sabendo de tudo que é produzido aqui dentro. A Rádio reúne o que acontece dentro da UFSCar e divulga essas ações. No último ano, aumentamos nossa potência, investimos em equipamentos, contratamos jornalistas, para levar, cada vez mais, uma programação de qualidade para os nossos ouvintes", conclui Diego Doimo, diretor artístico da Rádio UFSCar.
Para estimular a diversidade, pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, assim como mulheres, pessoas transgênero e transsexuais, pessoas não binárias e pessoas com deficiência terão acréscimo na pontuação do processo seletivo da Chamada Pública. A Comissão de seleção é composta por representantes da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar - detentora da concessão da emissora -, da CCS, do Instituto da Cultura Científica (ICC) e da Pró-Reitoria de Extensão da universidade. Mais informações em www.radio.ufscar.br/chamadapublica. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Rádio UFSCar pode ser ouvida em 95,3 FM em São Carlos e região e pelo www.radio.ufscar.br, em qualquer lugar do mundo.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.