SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar – ação promovida pela Aliança pela Infância. A programação acontece em 36 unidades do Sesc no estado de São Paulo e conta com mais de 150 atividades, todas gratuitas, que visam fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância.
Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar", a programação convida o público a dar as mãos e ter a oportunidade de conviver, olhar, compartilhar suas brincadeiras, emoções e conhecimentos, na dinâmica dos trabalhos em grupo. A roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de tantas manifestações culturais que estão presentes nas memórias de infância dos adultos e os convidando para construir um futuro mais afetivo para as próximas gerações.
São mais de 150 atividades gratuitas – entre espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows – que buscam aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica, apontando a importância do brincar.
Programação Sesc São Carlos
Já no Sesc São Carlos, de 29/5 a 2/6, a vivência Brincadeiras ancestrais, é um dos destaques da programação da unidade com o Coletivo FestErê, oferece a oportunidade de crianças e adultos brincarem juntos a partir de estímulos trazidos pelo livro “Afrofuturo Ancestral do Amanhã”.
Acompanhe as demais programações de São Carlos -
vivência
Telhado de histórias
Com grupo Raconto
Numa tenda lúdica, com telhados de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores do grupo Raconto. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre cada uma delas, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço.
Dia 25/5. Sábado, 9h às 13h.
Atividade externa. Grátis.
oficina
Chapéu de vaqueiro
Com Bel Carvalho
As crianças aprenderão a fabricar um adereço de um dos personagens mais importantes do festejo: um chapéu de vaqueiro. Após a oficina, acontece uma contação de histórias e finaliza com uma vivência de bumba-meu-boi
Dia 25/5. Sábado, 14h às 15h30.
Convivência interna. Grátis. Senhas 30 minutos antes no local da atividade. Lugares limitados.
Livre - Autoclassificação
contação de história
Do Auto do Nosso Boi e Vivência de Bumba-Meu-Boi
Com Bel Carvalho
Nesse auto, Bel propõe uma releitura do tradicional teatro popular do Maranhão, seu estado natal, considerando os atuais debates antirracistas e contará ao público a história de Chico e Catirina, que roubam o boi encantado do patrão, recriando parte da tradição do Bumba-Meu-Boi, patrimônio imaterial da humanidade. Ao final da contação, ela se junta com mais dois musicistas/brincantes para a vivência de Bumba Meu Boi, cantando as toadas, brincando e tocando maracá, matraca e pandeirão.
Dia 25/5. Sábado, 16h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
oficina
Se joga na roda!
Com educadores de Infâncias e Juventudes
Durante a Semana Mundial do Brincar, as atividades para as famílias buscam colocar luz nos jogos, brincadeiras, vivências e oficinas. Venham brincar com a gente.
Crianças devem estar acompanhadas por um adulto de referência.
De 26/5 a 2/6. Quintas, sextas e domingos, 14h às 16h.
Foyer do teatro. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre - Autoclassificação
vivência
Brincadeiras ancestrais
Com o Coletivo FestERE
Brincar é um saber que a criança desperta em contato com o mundo, nessa vivência o coletivo festERE vai estimular a nossa memória para recuperarmos mais saberes brincantes, por meio de experiências lúdicas e despertar de todas as infâncias, para crianças e adultos brincarem juntos.
O coletivo promove o brincar a partir de estímulos trazidos pelo livro Afrofuturo ancestral do amanhã. E você não vai perder, não é mesmo?
Dia 29/5. Quarta, 14h30 às 15h30, 15h30 às 16h30 e 16h30 às 18h.
De 30/5 a 2/6. Quinta, sábado e domingo, 10h30 às 11h30 e 11h30 às 12h30.
Dia 31/5. Sexta, 16h30 às 17h30 e 17h30 às 18h30.
Convivência interna. Grátis.
Livre – Autoclassificação
vivência
Bem bolados
Com Volta e Meia
As crianças são curiosas e se encantam com as descobertas que fazem sobre o mundo e suas vivências. Desde muito pequenos são atraídos por elementos multissensoriais e possuem interesse crescente pelo ambiente que os cercam. Ações como agarrar, estender a mão para alcançar objetos, apertar, chacoalhar, lançar, são parte da progressão do seu desenvolvimento. A proposta Bem Bolado traz para as crianças de 0 a 3 anos muitas bolas para serem objetos de brincadeira e exploração. Com cores, tamanhos, texturas e aromas diversos, essas bolas oferecem muitas possibilidades para as diversas faixas de desenvolvimento infantil. São 3 balaios em crochê repletos de diferentes bolas.
Dia 30/5. Quinta, 10h30 às 11h30, 11h30 às 12h30 e 12h30 às 13h30.
Espaço de brincar. Grátis.
Livre - Autoclassificação
vivência
Construindo brincadeiras
Com Cia. Volta e Meia
Esconder-se, esconder o outro, esconder diferentes partes do corpo: a cabeça, as mãos, os pés, habitar, transformar, puxar, empurrar, equilibrar, transportar, correr, parar, rebolar, disfarçar. Essa é a brincadeira que vai se construindo em meio a caixas de papelão que sugerem pontes, portas, janelas, abrigos, fantasias, objetos. Juntas ou separadas, as caixas de diversos tamanhos tornam-se objetos para muitas invenções, construções e desconstruções, de acordo com o imaginário de cada um ou do grupo participante. As caixas são desenvolvidas e recriadas artesanalmente pela Cia. Volta e Meia. O tamanho diferenciado facilita a brincadeira coletiva.
Dia 30/5. Quinta, 14h30 às 15h30, 15h30 às 16h30 e 16h30 às 17h30.
Espaço de brincar. Grátis.
Livre - Autoclassificação
Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.