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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - A Progresso e Habitação de São Carlos (PROHAB), empresa de economia mista com participação majoritária da Prefeitura, informa que será realizado de 19 a 31 de março, das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, um cadastramento habitacional. 
A PROHAB explica que as senhas serão limitadas e serão entregues na bilheteria do ginásio todos os dias. Na senha já vai constar o dia do atendimento e o período (manhã ou tarde). Para realizar o cadastramento os interessados deverão levar RG, CPF do responsável, RG e CPF do cônjuge ou companheiro e comprovar que mora na cidade há 3 anos.  
O cadastramento tem por objetivo obter o déficit habitacional do município e a partir dos dados programar a busca de novos programas habitacionais junto aos governos estadual e federal.
Para os novos programas habitacionais a PROHAB ressalta que o público alvo serão mutuários na faixa 1 (1 a 3 salários mínimos) e faixa 2 (3 a 6 salários mínimos) e que não tenham imóveis. Por fim a PROHAB orienta que quem já tem o cadastro também deverá comparecer para atualizar os dados.
O diretor presidente da PROHAB, Rodson Magno, explica que último levantamento do déficit habitacional do município foi feito em 2014 e que essa atualização será importante na captação de recursos, já que o cadastro atualizado é uma das principais exigências. “As pessoas não precisam dormir na fila ou acampar no ginásio, elas podem ir com calma que serão todas atendidas pelos servidores da PROHAB e toda equipe da Prefeitura de São Carlos”, disse Rodson Magno.
O diretor presidente da PROHAB ressaltou, ainda, que neste momento é somente um cadastro ou atualização para quem já possui. “Quero deixar claro que não vamos sortear casas ou terrenos agora, esse é o primeiro processo para que depois possamos pleitear novos loteamentos e residenciais populares para o município”, finalizou Rodson Magno.

Aulas ocorrem em maio de 2023

 

SÃO CARLOS/SP - Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), quase 1 bilhão de pessoas no mundo são portadoras de deficiência, sendo que as crianças representam cerca de 10% desse contingente. Tendo em vista a promoção de políticas de inclusão nos mais diversos ambientes, desde a década de 90, no Brasil, as escolas têm passado por um processo de readequação inclusiva, com o intuito de promover a Educação Básica igualitária, permitindo que as crianças com deficiência sejam inseridas no processo de ensino-aprendizagem convencional, desde que haja suporte à elas, se necessário. No caso das crianças surdas, por exemplo, com as políticas educacionais inclusivas e a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse grupo passou a ter direito à educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa).
Porém, devido à falta de direcionamento de profissionais para atuação específica nessa área, a implementação dessa ideologia requer ajustes no currículo e formações continuadas para os educadores. "Atualmente, nós vemos em salas de aula, na rede de ensino, o pedagogo, que tem uma habilitação mais generalista, proporcionada pelo curso ou por uma introdução à Língua de Sinais. Para que tenhamos uma base curricular que atenda a uma modalidade bilíngue, precisamos de profissionais preparados para o mercado, para além da interpretação", explica Vanessa Martins, coordenadora do curso de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Ainda de acordo com a professora, o ideal é que profissionais habilitados auxiliem na aquisição da linguagem e do conteúdo, em Libras. "90% das crianças surdas são filhas de pais ouvintes, portanto elas aprendem uma gestualidade caseira diferente da Língua de Sinais, necessária para que o professor possa dimensionar conteúdos. A inclusão é mais do que ter a pessoa surda na escola, requer investir em formação para que o estudante possa ter condições de ingressar em uma universidade um dia. O baixo número de alunos surdos no Ensino Superior é um sinal de que há uma defasagem de escolaridade adequada para possibilitar uma continuidade da vida escolar. Queremos permitir que, assim como um indígena e um estrangeiro, o aluno surdo adquira o Português como sua segunda Língua e tenha todo o conteúdo pensando especificamente para o modo de aprender dele, refletindo no futuro", defende.
Com o intuito de capacitar profissionais e estabelecer metas para o desenvolvimento do ensino bilíngue, considerando a diversidade, a UFSCar oferece a "Formação continuada em Pedagogia Bilíngue para alunos surdos". As inscrições estão abertas. Serão encontros remotos síncronos nos dias 6, 7, 20 e 21 de maio. A formação de 60 horas, é voltada para professores bilíngues, instrutores de Libras e intérpretes educacionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que profissionais surdos também podem participar.
Informações sobre investimento e disciplinas podem ser obtidas no site www.pedagogiabilingue.faiufscar.com.

SÃO CARLOS/SP - Na última sexta-feira (3), os vereadores Lucão Fernandes e Laíde Simões reuniram-se na Câmara com representantes da ONG Espaço Azul – Associação de Apoio a Pais e Autistas, Rozimarie Fernandes, coordenadora de projetos, e Flávia Fracolli, diretora executiva, para comunicar a disponibilização de recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 65mil cada, destinados à aquisição de um veículo para a entidade.

A solicitação feita pela ONG esclarece que o novo veículo será utilizado em diferentes atividades, como transporte de doações, compra e retirada de materiais de consumo e transporte de produtos de eventos para angariação de fundos à entidade. Os funcionários poderão utilizar o veículo para cumprir entregas e retirar documentos juntos aos órgãos municipais, para realizarem visitas domiciliares às crianças quando necessário, entre outras atividades.

Em funcionamento desde 2013, a Associação de Apoio a Pais e Autistas surgiu com o encontro de algumas mães que buscavam trocar informações sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista. O atendimento fornecido conta com equipe formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagoga e psicopedagogo, oferecendo tratamento interdisciplinar, que contempla todas as áreas de desenvolvimento do indivíduo.

“Com este veículo poderemos dar mais agilidade e aperfeiçoar os serviços de nossa entidade, além de continuar na luta para uma vida com mais dignidade e independência no futuro de nossos atendidos”, declarou a diretora Flávia Fracolli.

Na ação, também foram recuperadas oito armas de fogo

 

MOGI DAS CRUZES/SP - Polícia Militar Ambiental prendeu três homens e apreendeu cerca de 700 munições de diversos calibres em quatro endereços na cidade de Mogi das Cruzes. O flagrante também resultou na apreensão de oito armas de fogo.

A ação do 1° Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e seu Grupamento Tático foi decorrente de uma denúncia anônima. Entre as armas estavam três rifles, quatro espingardas e uma pistola. Além do armamento e munições, foram encontrados equipamentos específicos para caça como silenciadores, lunetas, câmeras trap, óculos de visão noturna e uma roupa camuflada.

Foi aplicada uma multa no valor de R$ 500 pela manutenção em cativeiro de animal silvestre. Os envolvidos também responderão pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e munições e furto de uma arma de fogo. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Mogi das Cruzes.

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