fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, comunicou que mais um passo foi dado em sua gestão para a digitalização de documentos do Poder Legislativo e a consolidação do projeto “Câmara sem papel”. Na segunda-feira (17) foi realizada uma sessão extraordinária e todas as leis aprovadas em plenário já seguiram online para a Prefeitura, com assinatura digital do presidente e do secretário.

Marquinho destacou que essa medida foi implementada por meio da assessoria e corpo técnico de informática da Casa. “Nossa cidade merece processos otimizados que geram economia, agilidade e melhoram o atendimento da população. São Carlos avança em ter um Legislativo mais digital, transparente, democrático e parceiro do meio ambiente”, declarou.

Ele acrescentou que “com o esforço de todos, a partir do dia primeiro de agosto, da primeira sessão ordinária, nós vamos conseguir avançar ainda mais” e manifestou expectativa de que até o final de seu mandato que expira em 31 de dezembro de 2024, “com ajuda de todos, nós vamos cumprir nossa promessa de estarmos com até 80%, 85% da totalmente sem papel”.

Em sua página na rede social, o presidente da Câmara ressaltou: “Nosso sonho e o anseio dos 21 vereadores está saindo do papel e indo para o simples toque na tecla de um computador; as árvores agradecem e a burocracia chora”. Ao agradecer a todos os envolvidos, reiterou que “a Câmara sem papel é bom para a natureza, faz economia e sem dúvida nenhuma mostra a eficiência da capital nacional da alta tecnologia”.

Também serão homenageados reitores eleitos e não empossados, movimentos estudantis e sindicais

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou, a partir do Conselho Universitário (ConsUni), a criação de três memoriais: Memorial pelas vítimas da Covid-19, Memorial de reitores eleitos e não empossados e Memorial em defesa da democracia, dos movimentos estudantis e sindicais. "A concepção desses memoriais, aprovados pelo ConsUni, é uma iniciativa fundamental para que a UFSCar não se esqueça desses eventos que marcaram de forma bastante negativa nosso passado recente. Manter essa lembrança viva é estratégico para evitar que tragédias dessa natureza se repitam. Ao aprovar as criações, a UFSCar demonstra seu compromisso histórico com a ciência, com a democracia e o estado democrático de direito, reconhecendo o importante papel dos movimentos sociais na busca por uma sociedade mais justa e menos desigual", ressalta Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da Instituição. O formato de cada um dos memoriais será elaborado e apresentado à comunidade antes de suas execuções.
A proposta do Memorial pelas vítimas da Covid-19 foi concebida pelo Comitê Gestor da Pandemia da própria UFSCar. "Não tivemos nenhuma morte de servidores ativos e nem de terceirizados que estivessem em exercício na UFSCar. Isso é resultado do esforço institucional, do cuidado bem planejado que tivemos para as atividades presenciais. Mesmo assim, queremos homenagear os 10 servidores aposentados e outros integrantes da comunidade acadêmica que faleceram vítimas da pandemia. Seus nomes estarão escritos nesse memorial. Porém, naturalmente, será uma homenagem a todas as milhões de pessoas que perderam a vida por causa da Covid-19", afirma Maria de Jesus Dutra dos Reis, Vice-Reitora da UFSCar.
Inspirada nessa proposta, a Reitoria da UFSCar também encaminhou ao ConsUni a sugestão da criação de um Memorial para registro dos reitores eleitos e não empossados ao longo da história da Universidade, o que ocorreu com William Saad Hossne, em 1982, e Adilson de Oliveira, em 2020. "Nos ajuda a evidenciar a importância de garantir a legitimidade e o respeito aos processos democráticos no ambiente universitário e a preservação dos direitos acadêmicos. Através desses memoriais, a UFSCar se posiciona como uma instituição comprometida em manter a história viva e utilizar o conhecimento adquirido para lutar por um futuro melhor. Foi essa memória, incorporada aos processos democráticos internos, que protegeu a UFSCar de uma nova intervenção em 2020. Essa história não pode se perder", defende a Reitora.
Já a ideia do Memorial em defesa da democracia, dos movimentos estudantis e sindicais, partiu do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (AdUFSCar). Ao apresentar e defender a proposta da AdUFSCar, Paula Regina Mendes da Silva Serrão, representante docente no ConsUni e integrante da atual Diretoria da AdUFSCar, lembrou dos episódios recentes de criminalização do movimento estudantil e da perseguição a sindicatos: "Isso vai contra os processos democráticos. Não podemos permitir que isso ocorra novamente. A representação das categorias é de extrema importância para nossa Instituição", disse. "Ao criar esse memorial, a universidade se opõe a quaisquer formas de perseguição, reafirmando respeito às entidades representativas e aos movimentos sociais, compromisso com a liberdade de expressão e a defesa dos direitos dos trabalhadores", completa a Reitora da Universidade.

SÃO CARLOS/SP - Nesta quarta-feira (19), o dia será marcado pela presença de nebulosidade em toda faixa leste do Estado de São Paulo, com condições para ocorrência de chuva fraca ao longo do dia. Nas demais regiões do interior paulista, o Sol aparece entre nuvens, sem condições para precipitação. As temperaturas na faixa leste não devem subir muito ao longo das horas, por outro lado, nas demais áreas os termômetros devem registrar um aumento gradativo com o passar do tempo.

Pela ausência de chuvas e consequentemente de umidade no ar nas regiões do interior do Estado, o destaque deve ser os baixos índices de URA, que podem chegar a níveis críticos abaixo dos 30%, aumentando assim o risco para incêndios e demandando atenção em áreas de vegetação seca.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último sábado, dia 15, o segundo Mutirão de Atualização das Demandas Reprimidas de Cirurgias Eletivas. Desta vez foi para atualizar o cadastro de pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas.
Hoje na fila de espera para a realização de cirurgias eletivas constam aproximadamente 6 mil cadastros e a atualização é realizada via CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) e pelo Prontuário Eletrônico do Ministério da Saúde (PEC/E-SUS).
De acordo com a secretária de Saúde essa medida é necessária para estabelecer o planejamento da demanda, bem como a organização da gestão da pasta. “Com a confirmação de todos esses cadastros vai ficar mais fácil buscarmos recursos junto aos Governos Federal e do Estado. Essas parecerias são essências para que os municípios consigam zerar suas filas”, explica Jôra Porfírio.
Atualmente a Secretaria de Saúde está finalizando 1,2 mil avaliações para cirurgia de catarata. O convênio da Prefeitura com a Santa Casa de Misericórdia tem por objetivo zerar a fila de espera do município para este procedimento. “Os pacientes passam pelo cirurgião oftalmológico e saem do consultório com a data da cirurgia marcada ou, se necessário, com o pedido de exames complementares”, afirma Jôra Porfírio. 
Atualmente, são três as frentes de trabalho executadas pela Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito às cirurgias, abrangendo convênios com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, o Hospital Universitário e uma parceria com o Governo do Estado que, em comum acordo, possibilita a ampliação da capacidade operacional com mutirões em hospitais de cidades vizinhas como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.