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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - O assunto de hoje é muito importante e está relacionado ao Pix.

A nova modalidade de transferência e pagamento bancário caiu no gosto do consumidor, pois facilitou a vida de todos nós. O problema é que tal facilidade chamou a atenção de criminosos.

Abaixo explicitarei os golpes que vêm sendo praticados na nova modalidade de pagamentos instantâneos (Pix).

A Fragilidade do sistema está no que mais nos atrai, que é a permissão de transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, porém, a mesma também permite aos estelionatários sacarem ou movimentarem o dinheiro rapidamente, reduzindo o tempo da vítima para perceber a cilada e pedir o cancelamento da operação.

Na listagem de golpes mais comuns estão o “sequestro de conta de WhatsApp”, a utilização de perfil falso em redes sociais, a simulação de atendimento telefônico e o golpe do "bug do Pix".

Vamos entender agora passo a passo como são aplicados os golpes:

-A chamada “clonagem do WhatsAPP”

Um dos aplicativos mais usados no mundo, infelizmente no Brasil é utilizado para a aplicação de golpes. Na ação criminosa apelidada por clonagem, o golpista envia uma mensagem se passando por funcionário de estabelecimento bancário ou comercial em que o consumidor tem cadastro.

No caso, o golpista solicita um código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código em mãos, o criminoso consegue acessar a conta de WhatsApp em outro aparelho celular, deixando o aplicativo de “funcionar” no aparelho da vítima.  Com livre acesso a conta, os criminosos enviam mensagens para todos os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix. No caso, o golpista sempre afirma estar precisando do valor com urgência, alegando “ser caso de vida ou morte”.

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- O chamado perfil falso de WhatsApp

Por mais absurdo que pareça, nesta modalidade de fraude, o criminoso não “clona” o WhatsApp. O golpista procura aleatoriamente uma vítima nas redes sociais, analisa o perfil, escolhe uma foto e passa a buscar contatos da pessoa para que lhe informem números de celulares para que possa entrar em contato.

 Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, informando que perdeu o celular ou teve que trocar de número devido a algum motivo. A partir daí, solicita uma transferência via Pix, dizendo estar em alguma situação de emergência, aceitando até mesmo qualquer valor.

Uma orientação rotineira que realizo aos consumidores é para que tenham cuidado com a exposição de dados em redes sociais. Um exemplo são os sorteios e promoções que exigem o número de telefone do usuário.

Outra orientação importante é sempre ter cautela ao receber mensagens de algum contato com um número novo. Além disso, suspeite quando algum contato pedir dinheiro urgente. Não faça o Pix ou qualquer tipo de transferência até falar com a pessoa pessoalmente ou por chamada telefônica.

 

- Cuidado com as centrais de atendimento falsas

Neste caso, o criminoso entra em contato com a vítima se passando por um funcionário de banco, financeira ou empresa com a qual o consumidor tem vínculo. Desconfie imediatamente!!!

O estelionatário sempre muito gentil e atencioso, passa a explicar o funcionamento do Pix e oferece ajuda para que o “cliente” cadastre a chave Pix. Se o consumidor informar que já possui a chave, o golpista informa que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar o cadastro e assim poder utilizá-lo corretamente.

Com dúvida, a vítima acaba convencida a realizar uma transferência seja de qualquer valor. O consumidor tem que estar ciente que nenhuma instituição financeira ou estabelecimento comercial solicita dados pessoais como senhas e números de contas aos clientes, tampouco funcionários ligam para os clientes para que realizem testes de funcionalidade do Pix.

Ao receber ligação, desconfie e desligue. Entre imediatamente em contato com o banco ou estabelecimento comercial solicitando informações.

 

- Pesquisa falsa Covid-19

Como se não bastasse o caos que mundo vive diante da pandemia, os criminosos estão se aproveitando da situação informando para a vítima que estão realizando pesquisa relacionada a Covid.  Passando-se por servidor do Ministério da Saúde que está coletando dados, tenta conseguir uma transferência direta ou então “clonar” o WhatsApp da vítima.

 

 -A invenção do “Bug do Pix”

 Nesta modalidade de ação criminosa, é informado que existe falha ao executar algum sistema eletrônico. Mensagens e vídeos disseminados pelas redes sociais por criminosos afirmam que, graças a um "bug" no Pix, é possível ganhar o dobro do valor que foi transferido para chaves aleatórias. O consumidor pensando que irá levar vantagem financeira ao fazer este processo, está na verdade enviando dinheiro para os golpistas.

Agora que aprendemos um pouco sobre as modalidades de golpes aplicados “usando o Pix”, é importante que o consumidor deve ter o mesmo cuidado que possui com qualquer outra transação financeira. Verifique sempre os dados de quem irá receber os valores, tais como nome da pessoa física ou jurídica, CPF ou CNPJ e somente concretize a ação após ter certeza e segurança do que está fazendo.

Para finalizar, o cadastramento das chaves Pix deve ser feito única e exclusivamente nos canais oficiais das instituições financeiras como, por exemplo, o aplicativo bancário, internet banking, agências ou através de contato feito pelo cliente com a central de atendimento.

Jamais clique em links enviados por e-mails, pelo WhatsApp, redes sociais e/ou por mensagens de SMS que remetam o consumidor a um falso cadastro da chave do “Pix".

Por hoje é só, use máscara e álcool gel, siga as recomendações médicas e sanitárias.

 

 

*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP

RIO DE JANEIRO/RJ - Viviane Araújo postou um clique com um look parecido com o de Anitta no clipe de “Girl From Rio” e levou os seguidores à loucura.

A musa fitness surgiu sentada em sua casa e colocou suas pernas saradíssimas para jogo ao posar bem à vontade. “Garota do Rio!”, escreveu ela na legenda.

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Viviane Araújo chocou seus seguidores na tarde desta segunda-feira (17) ao postar um vídeo dançando a nova música de Anitta, ‘Girl From Rio’.

Exibindo um belo shape, a artista recebeu vários elogios e já contava com mais de 390 mil curtidas.

 

 

*Por: Geórgia Santiago / METROPOLITANA

EUA - Beijo de cinema é aquele tipo de coisa que todo mundo um dia quer fazer na vida. Até porque, não é todo dia que alguém tem a chance de dar um beijo super apaixonado embaixo de um temporal, ou então pendurado de cabeça para baixo como já vimos em muitos filmes por aí. Entre as muitas cenas icônicas de beijo de cinema, estão o de Allie (Rachel McAdams) e Noah (Ryan Gosling) em Diário de uma Paixão, e claro, a de Mary Jane (Kirsten Dunst) beijando Peter Parker (Tobey Maguire) em Homem-Aranha?

Acontece que assim como aconteceu nessas duas cenas, os atores muitas vezes não ficam nada confortáveis em gravar esse tipo de sequência. Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu listar alguns astros e estrelas de Hollywood que simplesmente odiaram se beijar no cinema. Confere só:

TOBEY MAGUIRE E KIRSTEN DUNST

Já que eles foram citados, nada melhor, então, do que começar por Homem-Aranha. Tobey Maguire e Kirsten Dunst protagonizaram um dos beijos mais memoráveis da história do cinema, em uma posição muito difícil. Pendurado de cabeça para baixo e encharcado de água da chuva, foi realmente uma façanha o ator conseguir beijar a companheira naquela cena, e nos bastidores, ele era completamente contra essa sequência, justamente por ser uma situação extremamente desconfortável.

 

KIRSTEN DUNST E BRAD PITT

Parece que essa história de beijo de cinema não está nada fácil para Kirsten Dunst. Em Entrevista com o Vampiro, ela não estava com a menor vontade de beijar ninguém mais, ninguém menos do que Brad Pitt. Na época, ela só tinha 11 anos e era o seu primeiro beijo cinematográfico. Na época, ela chegou a descrever a situação como nojenta e completamente repugnante.

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ROBERT PATTINSON E REESE WITHERSPOON

Durante as gravações de Água para Elefantes, Robert Pattinson acabou pegando um resfriado e teve que gravar uma das cenas mais importantes do longa nesta situação. Reese Witherspoon achou a situação bem nojenta e já chegou a afirmar que durante a gravação ele ficava puxando para cima o muco do nariz. Uma experiência nem um pouco sensual e totalmente decepcionante, não é mesmo?

 

EMMA WATSON E RUPERT GRINT

Se tinha uma cena que os fãs de Harry Potter estavam querendo muito assistir no último filme da saga, com certeza era o beijo entre Rony e Hermione. Acontece que para Rupert Grint e Emma Watson a situação não foi tão legal assim. O ator revelou que, por se conhecerem a nove anos, era muito difícil conseguir simular uma atração entre os dois e por isso a cena acabava ficando muito forçada. Para piorar a situação, eles tiveram que regravar essa cena pelo menos cinco vezes.

 

RYAN GOSLING E RACHEL MCADAMS

Para quem viu O Diário de Uma Paixão, é difícil acreditar que Ryan Gosling e Rachel McAdams se odiavam no início das gravações. O diretor Nick Cassavetes revelou durante uma entrevista que o ator chegou a questionar a presença da colega no longa e os dois foram vistos discutindo aos gritos. Ao decorrer das gravações, eles acabaram se entendendo e chegaram até a ter um relacionamento, que durou cerca de três anos.

 

JAMES MCAVOY E ANGELINA JOLIE

Em O Procurado, James McAvoy interpreta Wesley Gibson, um homem de 25 anos que detesta a sua vida. Na época em que o filme foi lançado, ele revelou que beijar Angelina Jolie foi uma situação bastante estranha, porque os dois tinham acabado de se conhecer.

 

THE ROCK E STEVE CARELL

Por fim, mas não menos importante, talvez o casal mais inusitado dessa lista. Em Agente 86, Steve Carell e Dwayne Johnson dão um beijo e de cara dá para ver que a situação foi bastante incômoda. Durante uma entrevista, The Rock brincou: “sua língua era como uma caixa de areia de gato e seus lábios como os calcanhares de um gato”.

 

 

*Por Caio Garritano / ADOROCINEMA

Interessados podem se inscrever até 21 de maio

 

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até 21 de maio para o curso de MBA em Gestão de Serviços e Transformação Digital (GSTD).

O curso é uma nova iniciativa na área de cursos de Especialização do DEP e reúne as competências já consolidadas, aliadas a uma visão de mercado, para difundir conhecimentos e formar profissionais em um dos setores mais dinâmicos e importantes para o País, que é o setor de serviços. O MBA tem como objetivo preparar os gestores de empresas de serviços e de empresas industriais orientadas a serviços para analisar e agir estrategicamente frente aos desafios impostos na criação, implementação e gestão de serviços. Além disso, volta-se para o futuro, preparando-os para liderar a transformação digital nas empresas de serviços. 

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Para isso, o curso traz uma visão abrangente e se baseia em quatro pilares de conhecimentos: Fundamentos da Gestão - voltado a desenvolver capacidades essenciais na gestão das empresas de serviços; Gestão de serviços - focado em desenvolver capacidades ligadas ao design, operação e qualidade dos serviços; Excelência operacional em Serviços - voltado à melhoria operacional dos processos de serviços; e Transformação digital em Serviços - focado em discutir como as novas tecnologias vêm transformando as empresas de serviços e como aproveitar essas oportunidades. 

O MBA em Gestão de Serviços e Transformação Digital (GSTD) está direcionado a empresários, diretores, gerentes e profissionais que possuem curso de nível superior e que desejam atualizar-se nas modernas técnicas da gestão de serviços e transformação digital. 

A carga horária total do curso é de 440 horas, sendo 368 de aulas, 12 de atividades avaliativas e 40 de projeto aplicado. O curso tem duração de dois anos. As aulas serão remotas e ao vivo, e o corpo docente é formado por professores da UFSCar e profissionais de renomada experiência no mercado. 

Esse curso está homologado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. Além disso, atende à Resolução nº 1 de 8 de agosto de 2007 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Mais informações sobre os procedimentos de inscrição, calendário e investimentos podem ser consultadas no site do DEP (www.dep.ufscar.br). Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (16) 3351-8238.

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