fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento prevê forte queda do PIB da Ucrânia em 2022 © Stringer

Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento prevê forte queda do PIB da Ucrânia em 2022

Escrito por  Maio 10, 2022

LONDRES - A economia ucraniana deve encolher quase um terço este ano devido à invasão russa, de acordo com as previsões do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), que tem sua assembleia geral anual esta semana.

O organismo revisou a previsão de contração do Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia para uma queda de 30% em 2022, contra 20% anunciado nas estimativas de março.

Sobre a Rússia, o BERD mantém a previsão de contração de 10% da economia, que enfrenta uma série de sanções sem precedentes.

A instituição revisou ainda a previsão de crescimento para toda a região que engloba: 1,1%, contra um avanço de 1,7% nas estimativas de março.

Fundado em 1991 para ajudar os países que integravam o bloco soviético a passar à economia de livre mercado, o BERD ampliou desde então o alcance e atualmente inclui países do Oriente Médio e do norte da África.

Continua depois da publicidade

Após uma forte contração do PIB destes países em 2020 devido à pandemia, e de uma forte alta no ano passado com a recuperação pós-covid, "a guerra na Ucrânia tem um profundo impacto nas economias" da região, destaca um comunicado.

A redução das previsões regionais é motivada "principalmente por uma contração da economia ucraniana mais forte do que o previsto devido à guerra em curso", afirma a nota.

O banco, que começa nesta terça-feira sua assembleia geral anual de três dias em Marrakesh, também espera que a economia da região se recupere em até 4,7% no próximo ano, estimulada pela hipótese de que a reconstrução da Ucrânia provocará uma alta ed 25% do PIB deste país.

Mas também prevê que a economia regional sofrerá em 2022 as "pressões inflacionárias", sentidas em toda a economia mundial.

As previsões podem ser revisadas em caso de escalada do conflito ou de mais restrições às exportações de commodities russas, alerta o BERD.

 

 

AFP

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.