Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos está orientando os consumidores sobre às compras realizadas durante a Black Friday, promoção que este ano acontece na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro. Muitas pessoas aguardam esse período para conseguir comprar com preços mais baixos e conquistar algo que deseja ou garantir os presentes do fim do ano.
“Com inúmeras promessas de descontos, propagandas e facilidade de pagamentos, o consumidor deve estar alerta e bem informado sobre os seus direitos para não cair em armadilhas e, assim, garantir que suas compras realmente sejam vantajosas”, ressalta Tiago Nonato de Souza, diretor do Procon São Carlos.
O diretor do Procon disse, ainda, que os consumidores devem seguir algumas orientações para aproveitar a Black Friday de maneira segura, evitando fraudes e garantindo o cumprimento dos seus direitos. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma ferramenta que o consumidor tem para se proteger”, finaliza.
Confira as dicas que o Procon repassa para que os consumidores efetuem as compras com segurança: evitar comprar por impulso; monitorar os valores com antecedência para evitar a “maquiagem de preço” ou falsas promoções; desconfiar de ofertas milagrosas ou descontos muito elevados; antes de pagar pelo produto, ficar atento aos valores dos fretes; a empresa deve deixar bem claro, caso seu CEP não esteja previsto no seu plano de entrega; a alteração do preço final deve constar no carrinho de compras do consumidor; confira bem a data de validade dos produtos; informe-se sobre a política de trocas da empresa, compras online ou a distância tem sete dias para desistência com devido ressarcimento; certifique-se de que a empresa tem canais diretos de atendimento ao consumidor; confira as condições do pagamento do produto, como parcelas e se é com ou sem juros; desconfie de empresas ou promoções que restrinjam formas de pagamento, aceitando por exemplo somente PIX ou boletos bancários; de preferência a formas de pagamentos mais seguras como cartão de crédito ou plataformas de pagamento; antes de pagar pelo produto ou serviço, confira se está correto o valor e o nome da pessoa ou da empresa que vai receber o dinheiro; desconfie se algo parecer falso, como a grafia; verifique se a empresa tem boa reputação na Internet e se o site de compras tem SSL e é confiável – quando o endereço começa com “https”, o “s” se deve a segurança do site; cuidado com golpes de phishing, quando tentam roubar seu dinheiro e sua identidade, como senhas e dados pessoais; os criminosos podem se passar por empresas e amigos, usando telefonemas e sites falsos; tenha cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais; prefira consultar o site oficial da empresa; evite abrir anexos e links recebidos de desconhecidos e não confirme informações pessoais (principalmente as senhas) por e-mail ou telefone.
O consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday deve acionar o PROCON São Carlos formalizando denúncias através dos canais oficiais de atendimento pelo telefone/WhatsApp (16) 3419-4510, site http://procon.saocarlos.sp.gov.br ou pessoalmente na rua Rui Barbosa, Nº 1.190, no centro.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Artes e Cultura, realiza até 28 de novembro, a Mostra de Trabalhos das Oficinas oferecidas ao longo 2024 no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC).
Em 2024, o CEMAC abriu 32 turmas de oficinas artístico-culturais com aulas no próprio CEMAC, no Céu das Artes do São Carlos VIII e no Salesianos Dom Luciano.
Esse ano o CEMAC recebeu 450 inscrições distribuídas em oficinas nas áreas de artes visuais, audiovisual, artes cênicas, literatura, música e elaboração de projetos.
A Mostra de Trabalhos é uma maneira dos participantes das oficinas apresentarem a técnica aprendida ao longo do ano. Terá exposição de artes visuais, apresentação de teatro, dança e circo, apresentação musical e exibição de vídeos.
“As oficinas de formação são voltadas para o ensino e aprendizagem de técnicas artísticas, viabilizadas por meio de Chamada Pública, em que artistas da cidade podem submeter seus projetos de oficinas e, aprovados, podem ser contratados para compor a grade de oficinas do Departamento”, explicou Valéria Mazzola, diretora do
Departamento de Artes e Cultura da Secretaria de Esportes e Cultura.
A Mostra de Trabalhos das Oficinas será realizada na sede do CEMAC, na rua São Paulo, 745, no centro, sempre a partir das 19h.
SÃO PAULO/SP - Pouco antes de morrer, Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida como Jhei Soares nas redes sociais, compartilhou momentos de descontração nos stories de seu Instagram. Às 00h25 de domingo, ela publicou um vídeo com a frase: “Indo ser jovem”. Horas depois, a influenciadora faleceu durante a forte chuva que atingiu Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Jhei estava no carro com seu marido, Wallison, quando ambos foram surpreendidos por uma enchente na Avenida Rondon Pacheco. O casal tentava atravessar a área inundada quando a tragédia aconteceu.
Com mais de 60,7 mil seguidores no perfil “Provador Fashion”, Jhei era conhecida por conteúdos de moda, estilo de vida, maquiagem e divulgação de jogos de apostas. Sua última postagem no feed foi feita na noite de sábado, quando atualizou a foto do perfil.
Nos stories anteriores ao acidente, a influenciadora registrou momentos alegres ouvindo música e se divertindo ao lado do marido, encerrando o dia com a mensagem que seria sua última publicação.
NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL
BRASÍLIA/DF - A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.

Acesse aqui o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday.
“[O guia] surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos”, explicou a Senacon.
Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens. O objetivo agora é oferecer as ferramentas necessárias para identificar promoções reais e evitar práticas abusivas.
A Senacon informou ainda que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.
A secretaria também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.
O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:
- Pesquisa prévia de preços: para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.
- Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.
- Verifique a reputação do vendedor: antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim é possível consultar o CNPJ das empresas.
- Leia a descrição completa do produto: a ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.
- Direito de arrependimento: para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.
- Garantia contra práticas abusivas: o Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.
- Cuidado com fretes e prazos de entrega: o guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.
ANDREIA VERDÉLIO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
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