fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BROTAS/SP - Durante todo o mês de maio, a Polícia Militar vem desenvolvendo ações preventivas e educativas no âmbito da Operação Caminhos Seguros, campanha nacional voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades estão sendo realizadas junto à comunidade escolar, envolvendo alunos, professores, equipes gestoras e demais órgãos integrantes da rede de proteção da infância.

Por meio da Ronda Escolar e de palestras educativas realizadas nas escolas, a Polícia Militar tem levado informações sobre identificação de sinais de abuso, riscos no ambiente virtual, importância da denúncia e funcionamento da rede de proteção. As ações também buscam fortalecer a confiança entre a comunidade escolar e as forças de segurança, demonstrando que a prevenção é construída de forma integrada entre família, escola, poder público e sociedade.

Durante os encontros, os policiais militares abordam temas relacionados à proteção integral da criança e do adolescente, destacando sinais de alerta comportamentais, físicos e emocionais que podem indicar situações de violência ou exploração. Também são repassadas orientações sobre segurança digital, cyberbullying, exploração sexual na internet e canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, Disque 181 e telefone de emergência 190.

Além do trabalho preventivo junto aos alunos, as equipes de Ronda Escolar vêm realizando orientações ao corpo docente e gestores das unidades de ensino durante as visitas escolares, reforçando protocolos de acolhimento, escuta ativa, preservação do sigilo e acionamento correto dos órgãos competentes em casos suspeitos.

A Polícia Militar destaca que o Maio Laranja não se resume apenas a uma campanha pontual, mas representa um esforço contínuo de conscientização e fortalecimento da rede de proteção da infância. O objetivo principal é estimular a denúncia responsável, ampliar o conhecimento da população sobre o tema e criar ambientes escolares cada vez mais seguros e acolhedores.

A Corporação reafirma seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, ressaltando que a segurança pública também se constrói por meio da prevenção, da informação e da atuação integrada entre instituições públicas e comunidade. Como reforçado durante as atividades educativas desenvolvidas nas escolas: “A proteção da infância é um trabalho em rede: Família, Escola e Polícia”.

IBATÉ/SP - A equipe de Basquete 3x3 de Ibaté participou, no último sábado, dia 09 de maio, da etapa dos Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo, realizada na cidade de Araraquara. Representando o município com muita garra, determinação e espírito esportivo, os atletas ibateenses tiveram grande destaque na competição.

A campanha da equipe foi marcada por partidas equilibradas e de alto nível técnico, incluindo um confronto decisivo contra a equipe de Itápolis, definido nos últimos segundos, demonstrando a entrega e o comprometimento dos jovens atletas durante toda a disputa.

Ao final da competição, Ibaté conquistou o 3º lugar geral da etapa, reforçando a evolução técnica da equipe e o crescimento da modalidade no município.

A classificação final ficou definida da seguinte forma:
? 1º lugar – Araraquara
? 2º lugar – Itápolis
? 3º lugar – Ibaté

Além do resultado positivo, a participação da equipe reforça o investimento realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo no esporte de base, incentivando os jovens atletas a participarem de competições regionais e estaduais.

O Basquete 3x3 vem crescendo cada vez mais como uma modalidade dinâmica, moderna e competitiva, proporcionando importantes experiências esportivas e contribuindo para o desenvolvimento físico, social e disciplinar dos participantes.

A experiência adquirida durante os Jogos Abertos da Juventude fortalece ainda mais a preparação da equipe de Ibaté para futuras disputas, mantendo o município comprometido com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento juvenil.

SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Polícia Militar terminou com a prisão de um homem por tráfico de entorpecentes na madrugada desta quarta-feira (13), no cruzamento da Avenida Doutor Heitor José Reali com a Rua Georg Ptak, em São Carlos.

De acordo com o boletim da ocorrência, os policiais realizavam patrulhamento preventivo quando perceberam uma motocicleta seguindo pela contramão de direção. A equipe tentou realizar a abordagem, mas o motociclista perdeu o controle da moto e caiu durante a tentativa de fuga.

Na revista pessoal, os policiais encontraram uma bag utilizada para entregas por aplicativo contendo diversas porções de maconha. Já em uma pochete que estava com o suspeito, foram apreendidos outros tipos de drogas, dinheiro em espécie e um telefone celular.

Segundo a polícia, foram recolhidas porções de maconha, cocaína, dry e ice, além de R$ 120 em dinheiro.

O homem foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária, onde a ocorrência foi registrada como tráfico de drogas pelo delegado responsável pelo plantão.

Depois do registro da ocorrência, o acusado permaneceu detido e ficou à disposição da Justiça.

SÃO CARLOS/SP - Uma ocorrência envolvendo um simulacro de arma de fogo mobilizou equipes policiais na manhã de quarta-feira (13) na Escola Estadual Professor Orlando Perez, localizada no bairro Cidade Aracy II, em São Carlos.

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada via COPOM após denúncias de que um adolescente de 16 anos estaria portando uma arma dentro da sala de aula.

Ao chegarem à unidade escolar, os policiais foram informados pela direção de que funcionários e estudantes relataram ter visto o jovem exibindo um objeto semelhante a uma arma de fogo dentro da escola. Ainda conforme o relato, o adolescente teria sido visto com o objeto preso à cintura.

Durante a intervenção da equipe gestora da escola, o estudante retirou o simulacro e o apontou em direção à vice-diretora, causando temor entre os presentes. Na sequência, o adolescente afirmou que o objeto não era uma arma verdadeira, mas sim um simulacro.

Com a chegada da polícia, o jovem já estava na diretoria da escola. Durante a abordagem, os agentes localizaram com ele um simulacro preto com características semelhantes a uma pistola semiautomática.

A Polícia Militar também informou que, após análise preliminar das imagens do sistema de monitoramento da escola, foi constatado que outro adolescente, de 15 anos, também teria manuseado o objeto anteriormente.

A vice-diretora relatou aos policiais que acreditou inicialmente tratar-se de uma arma real devido à aparência do simulacro e à atitude do estudante no momento da ocorrência.

O objeto foi apreendido e os adolescentes foram encaminhados ao Plantão Policial acompanhados de seus responsáveis legais. Após serem ouvidos pela autoridade policial, as partes foram liberadas.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.