fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO PAULO/SP - O saldo do vale-refeição do trabalhador brasileiro dura em média 11 dias, segundo um levantamento de empresa do ramo que considera o primeiro trimestre de 2024. O índice aponta ainda uma estagnação do benefício em relação ao mesmo período do ano passado, mas uma queda de 38% quando comparado há 5 anos, quando a duração ficou em 18 dias.

De acordo com a pesquisa, o gasto médio dos brasileiros que usam o vale foi de R$ 51,19 por transação, sendo o almoço a refeição com maior uso do benefício, correspondente a 40% do total. Na sequência, aparece o jantar, com 31%.

“Pelo segundo ano consecutivo, vimos a inflação impactar na duração do vale-refeição, que manteve o patamar dos 11 dias. Essa constância é positiva, apesar do período ainda ser baixo”, disse o diretor-executivo de Estabelecimentos da Pluxee, empresa responsável pela pesquisa, Antônio Alberto Aguiar.

Em relação ao uso do vale-alimentação, as transações realizadas registraram aumento de 9% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. O levantamento indica que 39% dos brasileiros usam o crédito na primeira semana do mês, com um gasto médio por compra de R$ 94,70.

O consumo em supermercados lidera o ranking das compras com o vale-alimentação, com 43,76%. Em seguida, aparecem o atacarejo (20,46%), minimercado (12,18%), padaria (7,61%) e açougue/peixaria (5,04%).

“O levantamento registrou que 67% dos usuários efetuaram compras em até três estabelecimentos diferentes; 22% visitaram entre quatro e seis estabelecimentos; 8% usaram o benefício em até 10 locais distintos; 2% em até 15 e apenas 1% dos usuários compraram itens de alimentação em mais de 16 estabelecimentos”, diz o estudo.

Continua depois da publicidade

Perfil do trabalhador

Dos trabalhadores entrevistados, 90% recebem algum benefício, seja vale-alimentação (56%), refeição (43%) ou transporte (50%).

No Brasil, o valor médio total dos benefícios relacionados a refeição e alimentação é de R$ 480,48. O Centro-Oeste lidera a posição das regiões com valor médio mais alto, com R$ 546,35. Na sequência, aparece o Sudeste (R$ 491,82), Sul (R$ 490,74), Norte (R$ 459,85) e Nordeste (R$ 397,06).

A duração do benefício por unidade da federação ganha destaque em Minas Gerais, onde o trabalhador leva em média 14 dias para gastar o vale-refeição.

“O levantamento aponta que o vale-alimentação é o benefício mais desejado por 46% dos trabalhadores, seguido por seguro saúde (46%) e vale-refeição (31%)”, concluiu.

 

 

Giovana Cardoso, do R7

BRASÍLIA/DF - A ministra Cármen Lúcia ao tomar posse na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse na segunda-feira, 03 de junho, que mentiras espalhadas em redes sociais são um "desaforo tirânico contra a integridade das democracias".

Seu discurso foi recheado de termos críticos às desinformações espalhadas nas redes e na defesa de punições a quem espalhar esse tipo de conteúdo. O tema deve ser prioridade em seu mandato na presidência.

"[A mentira nas redes] É um instrumento de covardes e egoístas", afirmou Cármen, em seu discurso após ser empossada.

"O algoritmo do ódio, invisível e presente, senta-se à mesa de todos. É preciso ter em mente que ódio e violência não são gratuitos", acrescentou.

Ao iniciar o discurso, ela agradeceu ao seu antecessor na presidência da corte, Alexandre de Moraes, pela "ação rigorosa e firme" contra os ataques às eleições e ao sistema de votação antes e depois das eleições de 2022.

"A atuação deste grande ministro foi determinante para a realização de eleições seguras, sérias, e transparentes num momento de grande perturbação provocada pela atuação de antidemocratas que buscaram quebrantar os pilares republicanos dos últimos 40 anos", afirmou.

O evento teve a participação do presidente Lula (PT) e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), como o presidente Luís Roberto Barroso, e do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Cármen Lúcia sucede Moraes na presidência da corte eleitoral e estará à frente do tribunal até meados de 2026. Ela estará à frente do TSE nas eleições municipais deste ano.

Moraes também deixará a corte eleitoral, e sua vaga será ocupada pelo ministro do Supremo André Mendonça.

Continua depois da publicidade

A magistrada tem dito que sua gestão será marcada pelo combate à desinformação nas eleições. No começo do ano, o TSE aprovou resoluções de sua relatoria que regula uso da inteligência artificial nos contextos eleitorais e a vedação absoluta de uso de deepfake na propaganda eleitoral, já para o pleito de 2024.

Ela estabeleceu que a inteligência artificial será feita com exigência de rótulos de identificação de conteúdo sintético multimídia. A utilização de IA de forma irregular poderá acarretar a cassação do registro e mandato.

É a segunda passagem de Cármen Lúcia na presidência do TSE. Em 2012, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo na história e comandou também comandou as eleições municipais daquele ano. Em novembro de 2013, Cármen deixou o TSE após o fim do mandato.

Antes da fala de Cármen, discursaram o corregedor do TSE, ministro Raul Araújo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti.

Gonet exaltou a atuação de Cármen no mandato anterior, como aplicação da Lei da Ficha Limpa e instalação do processo judicial eletrônico.

"Na sua volta à presidência da corte estamos todos seguros de que a causa do bem continuará a ter o refletido e enérgico empenho de que a democracia necessita para triunfar", disse Gonet.

Ao falar, Simonetti disse que a OAB é parceira do TSE em iniciativas de defesa da democracia, como campanhas para disseminação de informações corretas sobre a eleição.

Mas também mencionou, sem nominar, uma crítica que integrantes da Ordem têm feito a Alexandre de Moraes, que negou a chamada sustentação oral –manifestação presencial da defesa– a advogados em algumas ocasiões.

"O início deste novo ciclo da Justiça Eleitoral é, portanto, uma ocasião oportuna para, mais uma vez, exaltar os direitos e garantias individuais e as prerrogativas da advocacia", disse Simonetti.

"Estamos unidos na defesa de nossas prerrogativas, como o direito de realizar sustentação oral de forma presencial", afirmou o presidente da OAB. "A sustentação oral é um direito basilar do cidadão que recorre ao Judiciário por meio de seus advogados."

 

 

POR FOLHAPRESS

LONDRINA/PR - O Santos amargou a sua segunda derrota seguida na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite de segunda-feira, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Botafogo-SP, no Estádio do Café, em Londrina (PR), pela oitava rodada do torneio. Douglas Baggio e João Costa fizeram dois golaços para os visitantes, enquanto Joaquim descontou.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano desperdiçou a chance de retomar a liderança da competição. A equipe caiu para terceiro, com 15, dois a menos que o Goiás, que está na ponta. A Pantera, por sua vez, subiu para 16º, com sete.

Apesar do mando ser do Santos, a diretoria alvinegra decidiu levar o embate desta noite para Londrina. A ideia era contar com um público maior em relação à Vila Belmiro, já que o clube está punido pelo STJD. 20% da arquibancada precisou ser interditada, assim como será nos próximos dois jogos do time como mandante.

O Santos volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o Novorizontino, pela nona rodada da Série B. A bola rola no gramado do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi a partir das 21 horas (de Brasília). O Botafogo-SP encara o CRB no sábado, às 17 horas, fora de casa.

 

O jogo

O Peixe tentou se impor desde o começo no Estádio do Café. O time chegou pela primeira vez aos 11 minutos. JP Chermont cruzou com precisão e Joaquim, na pequena área, cabeceou por cima.

Logo na sequência, Pituca arriscou da entrada da área e parou em João Ricardo. No rebote, Willian pegou firme e parou mais uma vez no goleiro. Já aos 27, Giuliano fez boa jogada individual pelo meio e abriu para Patati, que cruzou rasteiro para Bigode. O atacante bateu de primeira, porém em cima da defesa.

E as chances perdidas acabaram custando caro. Com o relógio marcando 42 minutos, Douglas Baggio dominou pela direita, cortou para o meio e acertou um lindo chute no ângulo, sem chances para Gabriel Brazão, para colocar os visitantes na frente.

Em desvantagem, o Santos tentou intensificar a sua pressão. Instantes depois do tento, Weslley Patati soltou o pé da meia-lua e carimbou a trave.

 

2º tempo

Na volta do intervalo, o Botafogo-SP repetiu a dose e ampliou o placar com mais um golaço. Com cinco minutos, João Costa partiu com liberdade no meio de campo e soltou um foguete, no ângulo.

Continua depois da publicidade

A partir de então, o Peixe se lançou com tudo ao ataque. Aos 20, Otero cobrou falta com veneno, Joaquim dividiu com João Ricardo, a bola quicou no gramado e beijou o travessão.

Cinco minutos depois, Escobar aproveitou a sobra na entrada da área e tirou tinta da trave. No lance seguinte, em cobrança de escanteio, Rodrigo Ferreira cabeceou com perigo, pelo lado. Depois, foi a vez de Cazares tentar. O meia cortou o defensor e bateu para a defesa do goleiro.

Já aos 28, o Santos enfim conseguiu furar a defesa rival. Em cobrança de escanteio de Cazares, Joaquim cabeceou na trave. No rebote, o próprio zagueiro empurrou para a rede para descontar.

Aos 31, quase saiu o empate. Hayner cruzou na medida para Bigode, que ajeitou para Escobar. O lateral esquerdo se atirou na bola, mas parou em João Ricardo, que operou um milagre para evitar o gol. Aos 38, Cazares cobrou tiro de canto e Toró, na tentativa de cortar, mandou no travessão.

Do outro lado, Carlos Manuel saiu cara a cara com Brazão e teve uma chance de ouro de matar o confronto aos 41 minutos. O volante tentou de cavadinha e parou em Pituca.

Nos minutos finais, o Santos tentou de tudo para empatar, porém nada deu certo e o placar se manteve 2 a 1 para o Botafogo-SP.

 

 

GAZETA ESPORTIVA

ALEMANHA - O Brasil encerrou a participação no World Series de Berlim (Alemanha) de natação paralímpica com a conquista de 20 medalhas (sete ouros, seis pratas e sete bronzes) entre adultos e juniores, além de bater dois recordes mundiais.

Um dos recordes foi batido por Gabriel Araújo na prova dos 50 metros da classe S2 (limitação físico-motora) no último domingo (2). O mineiro completou as eliminatórias em 52s37 para estabelecer a melhor marca do planeta. Depois, na final, ele nadou em 54s08 para ficar com o ouro em Berlim.

Continua depois da publicidade

A outra quebra de recorde foi obra da pernambucana Carol Santiago, no sábado (1º) na prova dos 50 metros livre da classe S12 (baixa visão) com o tempo de 26s61.

Além do recorde e do ouro de Gabrielzinho, o domingo também foi dia de mais cinco pódios para o Brasil. A fluminense Mariana Gesteira subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100 metros costas na classe S9 (limitação físico-motora), já o catarinense Talisson Glock venceu os 200 metros medley da classe S6 (limitação físico-motora).

Já o mineiro Arthur Xavier ficou com a prata júnior nos 100 metros costas da classe S14 (deficiência intelectual). Outro segundo lugar foi alcançado por Carol Santiago nos 50 metros borboleta S12. A última conquista brasileira no domingo veio com o brasiliense Wendel Belarmino, um bronze nos 50 metros borboleta da classe S11 (deficiência visual).

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.