MUNDO - Tadej Pogacar se tornou o primeiro esloveno a ganhar o Tour de France depois de manter a camisa amarela na 21ª etapa no domingo, um dia depois de assumir a liderança geral.
Embora Sam Bennett tenha vencido a etapa final, o dia pertenceu a Pogacar, da Team UAE Emirates, que celebra seu 22º aniversário nesta segunda-feira e é o homem mais jovem a vencer a corrida desde Henri Cornet em 1904.
Pogacar, que conquistou a camisa amarela de Primoz Roglic com um desempenho monumental na prova contra relógio de sábado, também ganhou a camisa branca para o melhor ciclista sub-25 e a camisa de bolinhas pela classificação nas montanhas.
Roglic terminou em segundo, 59 segundos atrás, com o australiano Richie Porte em terceiro lugar.
Pogacar também venceu três etapas em uma das performances individuais mais brilhantes da história recente do Tour, deixando a equipe dominante Jumbo-Visma, de Roglic, se perguntando o que deu errado.
“Não esperávamos”, disse o companheiro de equipe de Roglic e ex-vice-campeão do Tour, Tom Dumoulin.
Bennett se tornou o primeiro irlandês desde Sean Kelly em 1989 a ganhar a camisa verde pela classificação por pontos, à frente de Peter Sagan, que buscava ampliar seu recorde ao conquistá-la pela oitava vez.
O final da competição na Champs-Élysées foi diferente este ano, pois apenas 5 mil torcedores puderam comparecer à famosa avenida como precaução contra o coronavírus.
A França registrou 13.498 novos casos de Covid-19 nas últimas no sábado, estabelecendo outro recorde em infecções diárias desde o início da epidemia.
Chegar à Champs-Élysées foi, no entanto, um alívio para os organizadores, que impuseram regras sanitárias rígidas para proteger a ‘bolha’ da corrida. Nenhum ciclista testou positivo.
*Julien Pretot / REUTERS